domingo, 20 de abril de 2008

*** O QUE É CONTAGEM DE ÔMER - Primeira Semana ***


Contagem de Ômer
Conforme nos ensina a Cabala, existem cinqüenta portões de Bênçãos, e não por
acaso são exatamente cinqüenta dias entre o 1o. dia de Pessach (Páscoa) e
Shavuot (Pentecostes), ocasião na qual ocorreu a Revelação da Torá no Sinai.
Shavuot também tem o significado de semanas, já que temos 7 semanas completas
a partir do 2o. dia de Pessach até o 1o. dia de Shavuot.
Neste período, faz-se a "contagem do Omer" (Sefirat ha-Omer), ou seja, "conta-se
cada dia" desde as "trevas da impureza espiritual do Egito, até a ascensão ao
estado de pureza representado pela outorga da Torá".

O Que é a Contagem do Omer?

A Contagem do Omer é o período de 49 dias entre Pessach e Shavuot. Contamos
'cada dia' por sete semanas e na última noite ficamos acordados a noite inteira para
recebermos o Sefer Torá. Contam-se os dias e as semanas durante o desenrolar do
serviço religioso habitual, como preparação para o dia de Shavuot, que também é
conhecido como o dia das primeiras colheitas de frutas. Cada uma das sete
semanas representa uma Sefirá diferente na Árvore da Vida, começando por
Chessed e terminando com Malchut. Cada dia da semana também é representado
por sua própria Sefirá.
Tradicionalmente, Shavuot é celebrado como o dia em que Moisés recebeu a Torá
no Monte Sinai. Devido ao fato da Torá ser considerada como uma doação recebida
para nos ajudar a atingir uma conscientização mais elevada e ser considerada pelos
cabalistas como um projeto da Criação, os místicos judeus então explicam a
contagem dos quarenta e nove dias do Omer como sendo um período no qual nos
preparamos para estarmos prontos para receber a luz da Tora.

Como fazer a Contagem
1º. Dia da Contagem do Omer = 21 de abril (começa ao entardecer do dia anterior)
- 33º. Dia da Contagem do Omer = 23 de maio / Lag Ba Omer (começa ao
entardecer do dia anterior)
- 49º. Dia da Contagem do Omer = 8 de junho (começa ao entardecer do dia
anterior)

- 1ª. Noite de Shavuot = 8 de junho
- 1º. Dia de Shavuot = 9 de junho
- 2ª. Noite de Shavuot = 9 de junho
2º. Dia de Shavuot = 10 de junho


Cada dia entre Pessach e Shavuot representa um dos cinqüenta portões de
Bênçãos.
O ato de contar conscientemente cada um destes cinqüenta dias (contagem do
Omer) é em essência uma nova oportunidade de estabelecer um canal ou uma
conexão espiritual que permite que a energia das esferas (Sefirot) possa fluir
livremente para dentro de nossas vidas, preenchendo nosso mundo físico e
realizando nossos desejos materiais com a certeza da satisfação espiritual.
Podemos associar cada uma das 7 semanas do Omer a uma posição das 7 Sefirot
inferiores da Árvore da Vida, e trabalharmos com estas energias em cada uma das
semanas, ou seja:

1a. semana : Chessed / noite de 20/4 à noite de 26/4
(Expansão, compaixão, misericórdia, perdão, gentileza, amor, benevolência)

2a. semana : Guevurá / noite de 27/4 à noite de 3/5
(Contração, severidade, julgamento, ira, força, poder)

3a. semana : Tiferet / noite de 4/5 à noite de 10/5
(Equilíbrio, beleza, esplendor)

4a. semana : Netsach / noite de 11/5 à noite de 17/5
(Permanência, vitória, eternidade, infinidade)

5a. semana : Hod / noite de 18/5 à noite de 24/5
(Refinamento, glória, esplendor)

6a. Semana : Yessod / noite de 25/5 à noite de 31/6
(Essência, fundamento, fundação)

7a. semana : Malchut / noite de 1º. de junho à noite de 7/6
(Segurança, reino, concretude, reinado)


O primeiro dia da primeira semana do nosso exercício é chamado Chessed de
Chessed.
Se nós considerarmos que Chessed é generosidade, então este dia
representa o cerne da generosidade. Poderíamos explorar a fonte da generosidade.

Qual é a parte do meu ser que dá?
Como me sinto quando dou?
Como me sinto quando não dou?
Onde é que meu doador interno se conecta ao meu 'eu' superior?
Passamos cinco, dez ou quinze minutos contemplando estas perguntas. Durante o
decorrer do dia também paramos, algumas vezes, por poucos minutos, para refletir
sobre elas.

O segundo dia é Guevurá de Chessed. Representa a restrição dentro da nossa
generosidade.
Onde que meu doador interno está limitado?
Qual é a parte que diz não?
Que parte é na verdade o autoprotetor e não a parte egoísta?


O terceiro dia é Tiferet de Chessed: a compaixão dentro da generosidade.

Que parte de mim se acha conectada ao meu centro quando estou dando?
Será que tenho compaixão por mim quando estou dando e quando não estou dando? Será que meu ato de dar está equilibrado demais ou muito pouco?
Qual é a melhor forma para determinar uma perspectiva de generosidade equilibrada?

O quarto dia é Netzach de Chessed: o dominar dentro da generosidade.

Fico com pena quando dou minhas coisas? Dou condicionalmente ou com restrições? Fico lembrando de minha generosidade por longos períodos?
Gosto de ser uma pessoa generosa?
Será que desejo profundamente ser identificado(a) como um(a) grande
doador(a)?


Este processo continua pelos quarenta e nove dias à medida que percorremos as
permutações das características e procedemos a cada dia com a nossa investigação
interna.
Com essa prática percebemos que aprendemos muito sobre nós se ficamos algum
tempo em introspecção. Tornamo-nos nossos próprios analistas e mestres e
podemos colocar em prática qualquer nova descoberta a nosso respeito.
Utilizando um breve ato de conscientização, você evita que os dias se confundam
uns com os outros. A Contagem do Omer dá uma noção de um modelo ascendente
e cumulativo, onde um dia serve de alicerce para o próximo.


As meditações serão colocadas separadas por semanas em tópicos separados!!


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Ômer - Primeira Semana
1ª SEMANA - CHESSED
A primeira semana da Contagem do Ômer é regida pela sefirá Chessed (Misericórdia).

Dentre as sete sefirót do mundo físico, é a que está mais próxima do mundo
espiritual. Chessed é o primeiro e o mais elevado atributo emocional da alma, o Amor. Representa a busca do sublime, a misericórdia, a contemplação, o desejo de compartilhar, a expansão e o cumprimento das mitzvot positivas – as conexões que realizamos para nos aproximarmos de Hashem.

Amar é uma experiência que nos aproxima muito de Hashem, pois Ele ama a todos igualmente e a todo tempo. O maior desafio desse sentimento é sem dúvida, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. A misericórdia e o desejo de compartilhar são o que sustenta este Amor. Isso nos mostra a nossa capacidade de servir, dar e ajudar às outras pessoas. Já o comportamento contemplativo nos possibilita deixarmos de ser efeito dos acontecimentos a nossa volta e passarmos a ser causa deles. A complementação de Chessed com as outras sefirót do mundo físico pode não só transformar a vida de uma pessoa como a vida de todas as pessoas ao seu redor.

Avraham é o patriarca associado a Chessed. Além de um exemplo de prontidão a serviço de Hashem, Avraham é a personificação da hospitalidade sem discriminação. E do mesmo modo que a partir de Avraham surge uma nova linhagem, é a energia de Chessed que nutrirá os demais atributos emocionais da Árvore da Vida para que amadureçam apropriadamente.




**PRIMEIRO DIA
a partir das 18h de 20/04/2008 às 18h de 21/04/2008

Chessed de Chessed – A bondade da bondade

HA-YOM YOM E-CHAD LA-OMER.
Hoje é dia 1 da Contagem do Ômer

Eis-me pronto e preparado para cumprir o mandamento da Contagem do Ômer, conforme está escrito na Torá: “E contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiverdes trazido o ômer da movimentação; sete semanas completas serão. Até o dia seguinte da sétima semana contareis cinqüenta dias; e oferecereis oblação nova a Hashem”. Seja sobre nós a graça de Hashem Elohim; estabelece Tu sobre nós a obra das nossas mãos, sim, as obras das nossas mãos, estabelece-as.

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU, BEMITZVOTAV VETZIVÁNU, AL SEFIRAT HAÔMER.

Senhor do mundo! Tu nos ordenaste por meio de Moshé, Teu servo, proceder a Contagem do Ômer, para nos purificar das nossas clipót e da nossa impureza, conforme escreveste na Tua Torá: “E contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiverdes trazido o ômer da movimentação; sete semanas completas serão. Até o dia seguinte da sétima semana contareis cinqüenta dias”, para que sejam purificadas as almas de Israel de suas impurezas. Assim, seja do Teu agrado, Ó Hashem, nosso Elohim e Elohim de nossos ancestrais, que no mérito da Contagem do Ômer que eu contei hoje, seja remediado o que faltei no segredo contido neste dia, e que eu seja purificado e santificado com elevada santidade, para através disso recair uma influência abundante sobre todos os mundos, para retificar a nossa alma e espírito de toda torpeza e defeito, e para purificar-nos e santificar-nos com Tua Santidade elevada.

Meditação do Primeiro dia
Meditação: No primeiro dia da Contagem do Ômer temos a expressão pura de Chessed e devemos refletir sobre como temos trabalhado o “Amar ao próximo como a ti mesmo”. Essa é maneira mais intensa de realizarmos a energia de Chessed em nossas vidas. Esse é um dos atributos mais difíceis de se alcançar. Devemos agir com as pessoas da mesma maneira como gostaríamos que agissem conosco. Este atributo também consiste em amarmos as outras pessoas sem julgamento prévio. Amar alguém que já conhecemos é muito fácil, o desafio está em amar o estranho, por exemplo. Colocar Amor em todos os nosso atos é uma das formas de nos aproximarmos mais da natureza de Hashem. Por isso, quando exercitamos Chessed conseguimos uma conexão direta com Hashem.

Exercício: Analise a forma como está aplicando o Amor em sua vida.

Aplico o Amor a todo tempo ou só quando me é conveniente? Tenho dificuldade em amar? Consigo amar sem fazer julgamento? Tenho a capacidade de me dar ao próximo? Injete amor em sua vida!


**SEGUNDO DIA
a partir das 18h de 21/04/2008 às 18h de 22/04/2008

Guevurá de Chessed – A disciplina da bondade

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU, BEMITZVOTAV VETZIVÁNU, AL SEFIRAT HAÔMER.

HA-YOM SH'NÊ YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 2 da Contagem do Ômer

Meditação: No segundo dia da Contagem do Ômer temos o aspecto de Guevurá (julgamento), inserido em Chessed. Guevurá evoca a disciplina, o rigor, o limite e o desejo de receber para compartilhar. É preciso ter o discernimento, na medida certa, da generosidade a ser aplicada. Disciplinar o Amor não é deixar de amar, e sim amar de forma consciente. Dessa forma podemos ajudar muito mais a quem amamos. O amor cego é prejudicial tanto para quem ama quanto para quem é amado. É preciso Amar sem criar dependência, sem invadir territórios, respeitando o livre-arbítrio das pessoas. Quando isso não acontece é porque o ego (a contra inteligência), busca reconhecimento e poder. Outro aspecto importante que Guevurá traz para Chessed é o desejo de receber para compartilhar. Muitas vezes compartilhamos muito e não nos achamos no direito de receber algo. Esquecemos assim, que para podermos cada vez mais compartilhar, temos que também estar recebendo algo, senão não teremos mais o que compartilhar.

Exercício: Reflita sobre os excessos ou as deficiências do Amor em nossas ações, buscando a medida certa.

Estou amando as pessoas de forma consciente ou cega? O meu Amor pode estar fazendo com que eu deixe de ajudar a quem amo? Tenho dificuldade em receber para depois compartilhar? Tente ajudar a quem ama e não negue ser ajudado, quando precisar.


**TERCEIRO DIA
a partir das 18h de 22/04/2008 às 18h de 23/04/2008

Tiféret de Chessed – O equilíbrio da bondade.

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU, BEMITZVOTAV VETZIVÁNU, AL SEFIRAT HAÔMER.

HA-YOM SH'LOSHA YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 3 da Contagem do Ômer

Meditação
Meditação: No terceiro dia da Contagem do Ômer temos o aspecto Tiféret (beleza), inserido em Chessed. A energia de Tiféret é despertada pela compaixão. De modo geral as pessoas confundem compaixão com pena, o que é um grande equívoco. Ter pena de alguém é achar que a situação pela qual ela passa é injusta – isto não existe. Compreender que os obstáculos cumprem o propósito de revelar a Luz é o primeiro passo. Compreender que você não pode realizar o tikun (correção), de outra pessoa é o segundo. Em outras palavras, existe uma razão para tudo e podemos até ser a seta, mas nunca o caminho. Compaixão é ‘não-discriminação’. Se você reconhece que tudo o que existe faz parte da Unidade, qual o sentido de ser solidário com os judeus e não ser solidário com os membros de qualquer outra tradição? Respeitar as pessoas e não respeitar os animais? Gostar de bichos, mas maltratar plantas? Não há limite para os exemplos... Distinção entre religião, raça, cor, cultura, ideologia, etc., são recursos das forças assediadoras para perpetuar a percepção de separatividade, nos distanciando da Luz.

Exercício: O que faz com você julgue que uns merecerem mais a sua atenção do que outros? Até que ponto o que você critica no outro não é algo mal trabalhado em sua própria natureza? Estou sendo misericordioso com beleza ou faço isso de qualquer maneira? Faço do Amor algo especial? Presto atenção ao compartilhar ou faço isso de maneira robótica? Quando fizer um gesto de Amor, faça da melhor maneira possível.


**QUARTO DIA
a partir das 18h de 23/04/2008 às 18h de 24/04/2008

Netzach de Chessed – A perseverança da bondade.

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU, BEMITZVOTAV VETZIVÁNU, AL SEFIRAT HAÔMER.


HA-YOM ARBA-A YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 4 da Contagem do Ômer

Meditação: No quarto dia da Contagem do Ômer temos o aspecto Netzach (imortalidade), inserido em Chessed. Netzach se refere à permanência, à continuidade, à superação dos desafios externos e dos limites pessoais na aplicação da energia do Amor em nossas vidas. Falta de tempo, indisposição, vergonha, tempo ruim... As forças assediadoras são muito boas em argumentos convincentes, e toda vez que caímos nesta armadilha perdemos uma grande oportunidade de revelar Luz num gesto de generosidade, no cumprimento de uma mitsvá (‘conexão’), ou na expressão de nosso Amor. Amar nos momentos de alegria não é muito complicado. O problema está no fato desse Amor resistir aos momentos difíceis da vida. A permanência em Chessed nos mostra o quão o desejo de compartilhar, a misericórdia, o amor e a proatividade estão estabelecidos dentro de nós. Devemos sempre lutar e ter certeza desses sentimentos. Um dos maiores meios de fazer com que o Amor permaneça em nós é retirando todo o rancor de nossos corações.

Exercício: Reflita sobre as desculpas que você tem usado (ou sempre usou), para não expressar plenamente o Amor em sua vida e o quanto isso pode estar comprometendo o seu crescimento.

Sou sincero com meus sentimentos? Na próxima vez que for fazer um gesto de misericórdia, tente fazê-lo de forma discreta e sincera.


**QUINTO DIA
a partir das 18h de 24/04/2008 às 18h de 25/04/2008

Hod de Chessed – O refinamento da bondade

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU, BEMITZVOTAV VETZIVÁNU, AL SEFIRAT HAÔMER.

HA-YOM CHAMI-SHA YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 5 da Contagem do Ômer

Meditação: No quinto dia da Contagem do Ômer temos o aspecto Hod (refinamento), inserido em Chessed. Refinar é tornar mais puro, mais forte e mais intenso. A Cabalá nos ensina que ninguém veio ao mundo para ser bom, mas para ser melhor a cada dia. Reflita sobre os atributos de Chessed e dedique-se a refiná-los progressivamente. O refinamento de suas virtudes está no desenvolvimento da kavaná (concentração), e de menuchá (quietude). A concentração e a quietude fazem com que tenhamos o senso de oportunidade, ou seja, que aproveitemos todas as possibilidades para nos conectarmos com a Luz do Mundo Infinito. Quando vencemos o impulso reativo, podemos parar para analisar situações e descobrir como elas podem nos fazer crescer. Sempre há uma forma de melhorarmos as nossas conexões e nós devemos buscar fazê-lo. “Como posso aprimorar as minhas conexões?” É apenas uma pergunta dentre muitas que devem ser feitas no dia de hoje. Responda sem pressa, considerando os elementos internos e externos que podem contribuir para o aumento do seu desempenho.

Exercício: Considerando o exemplo das conexões, escolha uma (o serviço da manhã, da tarde ou da noite, a celebração de Cabalat Shabat, de Havdalá etc., fica a seu critério), e comprometa-se a aperfeiçoá-la, a partir de agora, distanciando-se cada vez mais do processo robótico. Monitore a sua evolução, faça anotações, medite em como era, como está sendo e o que ainda pode melhorar ao longo de todo o ano como um exercício que pode e deve ser estendido para todos demais atributos de Chessed.


**SEXTO DIA
a partir das 18h de 25/04/2008 às 18h de 26/04/2008

Yessod de Chessed – A essência da bondade

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU, BEMITZVOTAV VETZIVÁNU, AL SEFIRAT HAÔMER

HA-YOM SHI-SHA YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 6 da Contagem do Ômer

Meditação: No sexto dia da Contagem do Ômer temos o aspecto Yessod (fundamento), inserido em Chessed. Yessod é a sede dos nossos pactos e o único ponto a unir Malchut (o Mundo Físico), com o restante da Árvore da Vida (os Mundos Superiores). Se Yessod é corrompido por algum motivo (traumas ou atitudes inadequadas, por exemplo), todo o fluxo da Luz Espiritual fica comprometido. Fundamentar Chessed em nossas vidas é fazer com que amor, misericórdia e proatividade se tornem mais do que presentes em momentos determinados. Precisamos tornar isso um objetivo de vida. Fazer uma aliança de Amor com Hashem, com o próximo e com nós mesmos é uma das formas mais bonitas de expressá-lo .

Exercício: De que forma suas crenças fundamentam Chessed em sua vida? Você expressa seus atributos pelos motivos corretos? Seus laços com o caminho espiritual que escolheu é estável? Você se mantém fiel a ele, mesmo nos momentos mais difíceis? Busque sinceramente dentro de si cada resposta. Torne o Amor e a Misericórdia objetivos de vida.


**SÉTIMO DIA
a partir das 18h de 26/04/2008 às 18h de 27/04/2008

Malchut de Chessed – A consolidação da bondade

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU, BEMITZVOTAV VETZIVÁNU, AL SEFIRAT HAÔMER.

HA-YOM SHIV-A YAMIM, SHEHEM SHAVU-A E-CHAD LA-OMER
Hoje é dia 7, ou seja, uma semana da Contagem do Ômer

Visualize as letras do dia:
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=14161322952782163066&aid=1208338243&pid=1208365437603

Meditação: Esta noite fecha a primeira semana da Contagem do Ômer e, conseqüentemente, da meditação em Chessed. Quando nos tornamos misericordiosos e compartilhamos muito, corremos o risco de nos acharmos melhores do que quem está recebendo, ou de quem não consegue compartilhar. A Glória de ser misericordioso não está em se gabar disso, está em fazê-lo com Humildade. Não é a pessoa que recebe que precisa disso, nós é que precisamos compartilhar. Ser misericordioso é vital. Devemos fazer disto um hábito constante e sem nos acharmos superiores. Malchut (Reino), de Chessed se refere também à manifestação, no mundo físico, do Amor, da Misericórdia, da generosidade, do desejo de compartilhar e todos os seus demais atributos. O propósito da Luz Espiritual é revelar-se em Malchut e é de nossa responsabilidade fazer com que isso aconteça. Todas as reflexões anteriores tiveram por objetivo permitir a expressão adequada de Chessed em nossas vidas, do começo (Chessed de Chessed) ao fim (Malchut de Chessed). Quando Chessed se faz presente é como uma fruta que amadureceu e está pronta para ser colhida. A grande questão de hoje é refletir sobre a qualidade da fruta que estamos trazendo (ou deixando de trazer), ao mundo, substituindo o ‘por que?’ de cada questionamento por um ‘para que’. Toda vez que buscamos um ‘por que’, estamos tentando satisfazer o ego. Quando buscamos um ‘para que’, estamos respondendo à alma.

Exercício: As minhas atitudes procuram revelar o Amor no mundo? Os meus objetivos traduzem sempre um desejo de compartilhar? Faço isso com humildade ou procuro apenas reconhecimento e atenção?


Produção: Kabbalah Group.
© Permitida a reprodução em qualquer midia, desde que citada a fonte e mantidos integralmente todos os demais créditos.


Fique na Luz Divina !!!

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