segunda-feira, 28 de julho de 2008

*** PORÇÃO MATOT DO ZOHAR ***


Neste momento, estamos no início do período de três semanas mais negativas e mais difíceis do ano. O auge é 9 de Av – o dia em que é permitido ao Satan reinar sobre o mundo. Nesse dia, ele governa o universo. Este também é o dia em que o Mashiach nasceu (todos nós sabemos que onde existe maior escuridão, existe também maior potencial de se revelar luz).

Apenas pensar em alguma coisa já produz resultados em sua vida. Por exemplo, suponha que você pense em matar alguém, mas na verdade não o faça porque não quer ir para a prisão. Só a idéia já constitui um potencial – a Árvore da Vida – Zeir Anpin. Só pensar já traz resultados. Ainda temos a capacidade no âmbito dos 99% de criar realidade. Esta semana, você pode modificar sua vida simplesmente pensando em como você quer que ela seja. Nos próximos dias, é possível trazer para a realidade o que você quiser. Mas você tem que se manter acima da dimensão física.

Isto é igual ao conceito do dízimo. Dízimo é quando você dá de 10 a 20% da sua renda líquida para caridade. Na Árvore da Vida, existem 10 mundos – os três superiores são potenciais, os seis seguintes são processo e o mundo final é o mundo físico (Malchut), onde você realiza seus desejos. Eis aqui um exemplo de Potencial-Processo-Manifestação:

Três Superiores: você deseja beber chá. É um desejo, você pensa nele, é uma idéia.

Seis seguintes: você procura o chá, uma xícara, começa a despejar, etc.
Último: você realmente bebe o chá.

Onde é mais provável acontecer uma situação de caos nesse cenário? Quando é um pensamento? Não. Em Malchut. É aí que você pode se engasgar. É fácil sonhar com a construção de uma casa, fazer planos, etc. Mas é quando você inicia a obra que o caos pode acontecer.

Quando você dá o dízimo, você abre mão do aspecto Malchut do seu dinheiro, porque ele é a parte ligada à fisicalidade e ao caos. É o mundo do Satan. Quando você se livra dessa parte do seu dinheiro, que é a parte física, então você consegue ir acima dele. Se você der o dízimo e se mantiver acima do âmbito físico, então seu negócio vai ser cuidado. Mas se você der apenas 10%, então você ainda tem que ser uma pessoa espiritual para poder se conectar com o aspecto positivo do resto do dinheiro. Você não pode sair e humilhar alguém em público e ainda esperar que seu dízimo vá protegê-lo. Se você der mais, até o nível de 20%, então você não só elimina Malchut, mas você também elimina o canal que conecta Malchut com o próximo nível da Árvore da Vida. Você acessa o canal. Então, mesmo que você seja negativo algumas vezes, seu negócio ainda assim não é afetado.

Nosso trabalho, antes do fim do Shabat, é nos elevar acima do âmbito físico. Dar o dízimo não com dinheiro, mas com esforço espiritual.

Esta porção é sempre lida neste período de três semanas negativas. Lembra-se da porção Shlach Lechá, quando Moisés envia os chefes das doze tribos para verificar se a terra de Israel era boa? Bem, foi dentro dessas três semanas que os espiões retornaram. Na verdade, eles retornaram em Tishá BeAv, o 9º. dia de Av, O dia mais negativo. Eles relataram que Israel era uma terra boa, mas eles não achavam que poderiam conquistar o povo que ali habitava. Isso criou caos por várias gerações porque foi um teste sobre certeza e eles não passaram.

Existem apenas umas três paginas no Zohar sobre a porção de Matot. Só três páginas para se conectar com a Árvore da Vida! Por quê? Porque menos é mais. Logo vamos cair na consciência da Árvore do Conhecimento, onde não possuímos controle. Num minuto as coisas parecem bem, e no outro parecem péssimas. Você não consegue controlar. Como podemos remover o caos de nossas vidas? Através da Kabbalah, que nos ensina como obter controle.

Esta porção nos fala sobre o movimento dos israelitas nos ínfimos detalhes. Ela diz que eles foram para tal cidade, lá dormiram, ficaram, comeram... Parece até ridículo. Mas se você contar todas as paradas que eles fizeram nos quarenta anos que vagaram pelo deserto, você verifica que eles foram para 42 lugares. Todos nós sabemos que esta é a combinação da conexão Ana Becoach, que nos fornece a ferramenta para ir acima da influência dos planetas, a fim de controlar tudo o que é físico neste mundo. Os chefes das 12 tribos representam os 12 signos do zodíaco, e a capacidade de superá-los. Isso nos fornece o poder para eliminar as influências negativas do mundo físico.

Quando você se encontra no mundo físico, você é afetado por tudo – por pessoas com raiva, pelo tempo, por questões de saúde, etc. Então, a pergunta é como você pode ir acima de tudo isso? Como podemos parar de ser afetados? Você pode consegui-lo fazendo seu trabalho espiritual esta semana. Esta é a negociação que a Luz faz conosco – se você fizer seu trabalho espiritual, então a Luz assegurará que o mundo físico não o afete. Eis o que podemos fazer:

1. Cumprir todas as promessas que tenhamos feito.
2. Desligar-nos de tudo que for negativo.
3. Encontrar uma batalha na sua vida e ir à luta.

Sobre as promessas:

Uma promessa é qualquer voto ou compromisso que você faça sobre alguma coisa que você queira alcançar. Você pode prometer não ser reativo, perder peso, parar de fumar, alimentar os sem teto, fazer exercício, etc. Se você faz uma promessa, o que acontece? A Luz quer lhe dar a capacidade de realizar aquilo que prometeu, e então ela o preenche com a quantidade certa de Luz necessária para realizar seu intento.

Você sabe que quando toma uma decisão desse tipo você se sente muito bem. Você se sente energizado. Isto ocorre porque quando você declara um desejo, você cria um receptor e obtém Luz. O entusiasmo que você sente é a Luz. Mas às vezes mudamos de pensamento e não cumprimos nossas promessas. Encontramos motivos para não cumpri-las, montamos racionais, etc. Mas com isso, o que acontece? Você já obteve a Luz para realizar aquela ação!

Você sabe como as promessas são importantes? Todo ano, uma vez por ano, os judeus de todo mundo correm para as sinagogas. Mesmo que nunca tenham colocado os pés numa sinagoga o ano inteiro, eles vão ao Kipur. E nem mesmo o fazem durante o dia inteiro, mas só para ouvir uma oração – o Kol Nidre. Por quê? Porque ela cancela suas promessas. Geralmente existe um significado importante por trás de uma tradição forte, mesmo que as pessoas não o saibam. E este é um desses casos.

Promessas são muito importantes. Você pode pensar, o que importa se eu quebrar uma promessa – isso tem a ver apenas comigo mesmo. Fiz uma promessa a mim mesmo de fazer alguma coisa, então quem sai prejudicado? Não se trata de alguma coisa entre mim e outra pessoa, e nem mesmo entre mim e Deus. Trata-se apenas da minha pessoa, então quem se importa?

Quando fazemos uma promessa, geralmente temos a verdadeira intenção de fazer alguma coisa, e usualmente tem a ver com uma mudança positiva. Mas aí a vida assume o controle sobre nós – Malchut assume o controle. É muito fácil prometer fazer alguma coisa e depois não cumprir. Essa é a natureza dos seres humanos, encontrar uma razão para não fazer algo bom, e contrariamente encontrar todos os motivos para fazer algo ruim.

Quando fazemos promessas e não as cumprimos, causamos poluição. Na verdade afetamos a camada de ozônio. Quando Moshe pediu aos chefes das tribos para irem para Israel, seu pedido exato foi, “vão e vejam como é boa a terra de Israel”. Como é boa. E quando eles disseram que iriam, fizeram uma promessa. Não para Moisés, mas para si próprios. Isso é uma promessa. Quando você faz uma promessa, você a assume, não importa por quem ou por que você a tenha feito. Mas eles retornaram e disseram que “Israel era uma terra boa, mas...” Eles quebraram a promessa. Quando se trata de promessas, não existe “mas”. É isso que torna uma promessa tão poderosa, e também tão perigosa.

Em Matot, aprendemos que os chefes das tribos (que representavam os 12 signos) possuem um incrível poder, mas quem decide se vai ou não ser controlado por eles? Nós decidimos. Depende de nós. Esses chefes de tribos possuíam receptores imensos. Eles eram os líderes responsáveis por 36.000 pessoas cada um! Eles possuíam uma enorme capacidade, assim como nós também possuímos. Quanto maior o receptor, tanto mais você quer, tanto maiores são seus objetivos e tanto mais você pode realizar.

Então, qual o problema em quebrar uma promessa? O Zohar enuncia a seguinte lei: quando você se separa da Luz, a Luz também tem que se afastar de você. Não existe coerção na espiritualidade. Se você diz que não quer a Luz, a Luz se afasta. Se você obtém Luz através de uma promessa feita, e depois você não a cumpre, a Luz tem que ir embora. E quando a Luz se afasta, você não sabe de onde ela o fará. Se você obtém Luz para iniciar um relacionamento, e depois dá para trás, a Luz não necessariamente vai se afastar de você nessa área. Ela pode se ausentar na área da saúde.

Para proteger-se do caos, esta semana você tem que manifestar todas essas promessas e planos que tenha feito e que nunca tenha cumprido. Ao mesmo tempo, se não for lógico ou possível cumprir essas promessas antes do Shabat terminar, não importa. Você simplesmente tem que começar a cumpri-las, porque se você não usar a Luz que recebeu, ela se voltará contra você.

Sobre desligar-se do negativo e ir à luta:

Nesta porção, os israelitas vão à guerra contra os midianitas. Ela fala algo sobre “desligar-se”. Moshe envia o povo para lutar na guerra. Então, temos que perguntar, por que ele fez isso? Por que ele simplesmente não usou ferramentas espirituais? E as pessoas que ele enviou nem eram as mais fortes – não eram seus melhores guerreiros. Eram pessoas justas; não eram lutadores. Também diz “foram à guerra sobre os midianitas”. Por que não diz “com”?

Quando os soldados retornam, Moshe fica muito furioso porque eles não haviam matado as mulheres e as crianças. Isso é horrível, mas o Zohar explica que quebrar a negatividade ao nosso redor é como ir à guerra. A guerra “sobre” Midian indica que não se trata de ir à guerra contra pessoas. É uma oportunidade de elevar-se acima da influência negativa dos midianitas. E apenas soldados espirituais poderiam assumir aquela luta, e não soldados que lutassem no nível físico.

Para lutar na guerra contra a negatividade, você tem que se desligar. Romper com seu ego, seu interesse pessoal, seus cálculos, etc. Você tem que ir acima da sua negatividade, e trabalhar-se com afinco para que não seja afetado pela negatividade.

Moshe ficou furioso porque supostamente eles deveriam remover TODA a negatividade e o caos, e não o fizeram. Ele estava preocupado com a negatividade que os cercava.

Muitas vezes, quando conhecemos uma pessoa negativa, simplesmente dizemos que não importa, que vamos ficar longe dela, que não é da nossa conta. Mas somos afetados! Você TEM que lidar com isso! Você não tem idéia de quanto uma pessoa negativa pode afetá-lo! É sim da sua conta. Você tem que se desligar.

No fim da guerra contra os midianitas, os israelitas não reportaram nenhuma baixa. Ninguém havia morrido. O Zohar pergunta, como pode ser? Isto porque não foi uma guerra física – os soldados foram como carruagens para quebrar todas as formas de negatividade.

Às vezes vemos as pessoas caminhando em direção ao desastre e não queremos nos envolver, mas temos que assumir de qualquer jeito. Você tem que dizer “não importa que ele não tenha abertura, vou lhe dizer para onde está indo, mesmo que ele não escute”. Se não houver baixas depois disso, você saberá que sua ação terá sido positiva.

Se você faz algo e não sente a Luz emanando desse ato, não o faça. Para que lutar se não existir Luz ali? Você só deve lutar para obter Luz. Do contrário, provavelmente estará lutando para estar certo, ou por causa do seu ego.

Para ganhar uma guerra contra qualquer coisa que seja negativa (e qualquer carência é negativa – não ter uma alma gêmea, problemas de dinheiro, etc), você TEM que se desligar dessa coisa. Eleve-se acima dela e pense em como fazê-lo.

Quando você vacina um bebê, ele chora no médico, chora por causa da injeção, e depois fica doente por causa da reação. Mas dizemos que é bom para ele – que isso o protegerá no futuro. Como pode ser? Se você suar por alguma coisa, para chegar a um lugar positivo, isso está certo. Esta semana, distinga entre trabalho duro que vale a pena e coisas que não possuem valor. Se você estiver trabalhando duro e conseguir alguma plenitude, ou se se sentir bem com aquilo, então você estará fazendo a coisa certa.


Encontrando uma batalha para ir à guerra:

Esta semana encontre uma batalha em algum lugar da sua vida onde você possa ir à guerra. Escolha pelo menos uma área onde você possa ir à guerra, mas faça diferente das outras vezes. Remova a negatividade, mas de uma perspectiva diferente – com LUZ.

Essas próximas três semanas são muito negativas, mas elas também podem ser muito boas se você trabalhar realmente duro. Deixe a Luz guiá-lo!

Quando uma pessoa faz o trabalho espiritual, ele se instala. Criamos fundações maiores do que antes. Você pode continuar melhorando cada vez mais o resultado no âmbito fisico.
Se existem áreas em sua vida que você não consiga mudar – esse é o momento de mudá-las!

O Ana Becoach é nossa ferramenta para controlar o mundo físico, não o mundo espiritual. É uma oração que está no nível dos resultados. Assim, se algo ruim acontecer, faça o Ana Becoach – para sair do trânsito, para ter certeza de que um negócio dê certo, etc. Ela é destinada a momentos onde você necessite superar alguma coisa no âmbito físico.

Você não pode pedir a Luz e depois empurrá-la para fora de sua vida. Quando você recebe uma oportunidade de compartilhar, ou uma oportunidade de exercer a restrição, e não a aproveita, você está afastando a Luz. E lembre-se, a Luz não o está punindo ao se afastar de você – ela tem que ir. Porque não existe coerção na espiritualidade.

Tudo de bom
Jamie Greene


Fique na "Luz Divina" !!!