quarta-feira, 17 de junho de 2009

" Amor eterno "


- Você gosta do meu vestido?, perguntou uma menina para uma estranha que passava.

- Minha mãe fez para mim! comentou com uma lágrima nos olhos.

- Bem, eu acho que é muito bonito. Mas me conte porque você está chorando, disse a senhora.

Com um ligeiro tremor na voz a menina falou:

- Depois que mamãe me fez este vestido, ela teve que ir embora.

- Bem, disse a senhora, agora você deve ficar esperando por ela. Estou certa que ela voltará em breve.

- Não senhora, a senhora não entendeu. Meu pai disse que a mamãe está com meu avô, no céu.

Finalmente, a mulher percebeu o que a criança estava dizendo e porque estava choramingando.

Comovida, ajoelhou-se e, carinhosamente, embalou a criança nos braços.

Acariciando-a, chorou baixinho com ela. Então, de repente, a menina fez algo que a mulher achou muito estranho: começou a cantar.

Cantava tão suavemente que era quase um sussurro. Era o mais doce som que a mulher já tinha ouvido. Parecia a canção de um pássaro. Quando a criança parou de cantar, explicou para a senhora:

- Minha mãe cantou esta canção para mim antes de ir embora. Ela me fez prometer sempre cantar quando começasse a chorar, porque isso me faria parar. Veja, exclamou a criança, cantei e agora os meus olhos estão secos.

Quando a mulher se virou para ir embora, a pequena menina se agarrou na sua roupa.

- Senhora, pode ficar apenas mais um minuto? Quero lhe mostrar uma coisa.

- Claro que sim, falou a dama. O que você quer que eu veja?

Apontando para uma mancha no seu vestidinho, a menina falou:

- Aqui está a marca onde minha mãe beijou meu vestido. E aqui, disse, apontando outra mancha, é outro beijo, e aqui, e aqui. A mamãe disse que colocou todos esses beijos em meu vestido para que eu sempre tenha seus beijos se algo me fizesse chorar.

Naquele momento a senhora percebeu que não estava apenas olhando para uma criança, cuja mãe sabia que iria partir e que não estaria presente, fisicamente, para beijar as lesões que a filha viesse a ter.

Aquela mãe havia gravado todo seu amor no vestido da sua pequena e encantadora criança. Vestido que agora a menina usava tão orgulhosamente.

A mulher já não via apenas uma pequena menina dentro de um simples vestido. Via uma criança embrulhada no amor de sua mãe.

***

A morte a todos alcança. Preparar-se para recebê-la com dignidade, preparando igualmente os que permanecerão na terra por mais tempo, demonstra altruísmo e grandeza de alma.

Como Jesus nos afirmou que nenhum de nós sabe exatamente a hora em que terá que partir, importante que distribuamos o nosso amor e vivamos as nossas vidas em totalidade.

Assim, quando tivermos que partir, as lembranças do que fomos e do que fizemos, aquecerão as almas dos nossos amores, amenizando o vazio da nossa ausência física.

Pensemos nisso!




Muita "LUZ" e Bjks!!!

A Magia da Água


Não é só na vida diária que a água representa um dos papéis mais importantes, por exemplo, para beber, para a preparação dos alimentos, para lavar, para a preparação de vapor nas fábricas, mas também em nosso desenvolvimento mágico, onde o elemento água pode se tornar um fator essencial. Como mencionamos na parte teórica, atribui‑se ao elemento água o magnetismo, ou a força de atração.

É justamente essa característica que pretendemos utilizar no nosso desenvolvimento. Nos livros sobre a cura pelo magnetismo, irradiações de "od", etc., já se menciona o fato da água poder ser carregada magneticamente com esse "od". Mas pouco se conhece sobre o modo como essa característica pode ser ampliada ou utilizada de outra forma.

Não só a água, mas todos os líquidos têm a propriedade específica da atração, e por causa da contração, eles retêm as influências boas e também as más.

É por isso que o elemento água, principalmente o material denso, pode ser visto como um acumulador. Quanto mais fria a água, tanto maior a sua capacidade de acumulação; ela se torna mais receptiva, no seu peso específico total, quando está a 4 graus centígrados acima de zero. Esse dado não é muito determinante, pois as diferenças na capacidade de assimilação da água (ou de outros líquidos) até 6 graus centígrados acima de zero são tão insignificantes e tão pouco visíveis, que só um mago muito experiente consegue reconhecê‑las. Quando a água vai se tornando gradativamente mais morna em função do aumento da temperatura, a sua capacidade de assimilação vai diminuindo rapidamente.

Entre 36‑37 graus centígrados ela se torna neutra para o magnetismo.

Atenção! Aqui se trata somente da característica específica da força de atração a seu significado prático relativamente ao magnetismo, o que também se evidencia no conhecimento dos efeitos mútuos dos elementos a que é aceito como algo natural.

A impregnação (de qualquer coisa através do princípio do Akasha e assim também da água física) com um desejo pode ser feita em qualquer objeto e a qualquer temperatura.

Um pedaço de pão, a sopa quente, uma xícara de café ou chá, tudo pode ser carregado magicamente. Porém essa carga não depende da capa­cidade acumulativa do elemento água, mas ela ocorre através do princípio primordial da quinta força dos elementos e age através do fluido eletromagnético do elemento correspondente.

Essa diferença deve ser considerada, se quisermos evitar erros.

Assim, por exemplo, um prato de sopa quente pode não ser magnetizado, pois a capa­cidade de acumulação do elemento água pode estar neutralizada ou aumentar demais em função da força de expansão do calor contido na água, caso a temperatura suba a mais de 37 graus centígrados. No entanto, mesmo assim a sopa ainda poderá ser impregnada com o desejo correspondente.

Vamos explicar a magia da água do ponto de vista prático.



Todas as vezes em que lavamos as mãos, devemos imaginar intensamente que, com a água, lavamos não só a sujeira do corpo, mas também a da alma. Devemos imaginar, por exemplo, que o fracasso, a ansiedade, a insatisfação e a doença são lavados também a transferidos à água. Por isso é melhor você sempre se lavar sob uma torneira, para que a água suja escorra imediatamente, e imaginar que junto com a água estão escorrendo também os seus problemas a fraquezas.

Se você tiver somente uma bacia à sua disposição, então jogue fora a água logo depois de usá‑la, para que nenhuma outra pessoa a toque. Você poderá também mergulhar as mãos por algum tempo na água fria a concentrar‑se no pensamento de que todas as fraquezas de seu corpo e de sua alma serão atraídas pela força de atração magnético‑astral da água.

Convença‑se de que todos os fracassos serão transferidos à água; depois de pouco tempo você ficará surpreso com a eficácia desse exercício.

Essa água também deverá ser despejada logo depois de usada.

O exercício torna‑se excepcionalmente eficaz quando realizado no verão, num banho de rio, ao se submergir o corpo inteiro na água (com exceção da cabeça).

O mesmo exercício também pode ser executado da maneira inversa, isto é, magnetizando‑se ou impregnando‑se a água com o desejo antes de usá‑la, e convencendo‑se firmemente de que a força contida na água transferir‑se‑á para o corpo durante a lavagem, e que o desejo será realizado.

Quem tiver bastante disponibilidade de tempo poderá conjugar os dois exercícios, isto é, eliminar as coisas negativas numa água (por exemplo, debaixo de uma torneira ou num recipiente separado) e depois lavar‑se com outra, impregnada com o desejo correspondente.

No primeiro caso deve‑se usar o sabão, para eliminar melhor as coisas ruins.

As mulheres têm mais uma terceira possibilidade, além das duas já mencionadas, isto é, concentrar o seu magnetismo na idéia de que a água torna a cútis de seu rosto mais fresca, jovem, elástica e atraente.

Para isso é conveniente não só lavar o rosto, mas também mergulhá-lo na água por alguns segundos. Esse procedimento deve ser repetido pelo menos sete vezes seguidas; pode ser acrescentado à água também uma pitadinha de bórax.

O mago tem mais uma possibilidade a ser considerada, que é o banho magnético dos olhos.

Ele deve mergulhar o rosto, pela manhã, num recipiente cheio até a metade com água amanhecida ou fervida no dia anterior, abrindo os olhos dentro dele. Deve rolar os olhos para todos os lados, repetindo o exercício sete vezes.

O ardor inicial dos olhos logo passa, assim que eles se acostumam à água.

Se o aprendiz sofre de algum tipo de fraqueza visual, é conveniente acrescentar à água uma cocção de chá de eufrásia (Herba Euphrasia).

Esses banhos oculares tornam os olhos mais resistentes contra as mudanças climáticas, eliminam a fraqueza visual, fortalecem a visão, tornando os olhos claros e luminosos. Não devemos esquecer de impregnar a água a ser utilizada para tal fim, com o nosso pensamento ou desejo, e magnetizá‑la.

Os aprendizes mais evoluídos, que estão aprendendo a arte da clarividência, também têm a possibilidade de desenvolver essa habilidade através dessa técnica.



Muita "LUZ" e Bjks!!!

O caminho do sol‏ !


"O que aqui é dito sobre a obra Solar é completo e justo"

O caminho do Sol

Que os portões do Grande Sol Central sejam abertos em nosso coração.
Assim, a voz da multidão que vive dentro de mim, será ouvida no templo.

O templo recebe aquele que vibra na tom de Um-a só consciencia.

Que a Luz do meu Sol Interior ilumine minha mente com a luz da Compaixão,e da Sabedoria para que eu possa realizar a Vontade de Deus.

Que a Luz do meu Sol Interior ilumine meus olhos com a Verdade em minhas escolhas, em minhas decisões.

Apolo, Guie meus propósitos com a Boa
Vontade dirigida para servir ao bem.

Apolo e Artemis!
Eu me curvo diante dos irmãos Gêmeos Divinos!

Que a união sagrada do meu casamento interior alquímico, do meu Sol e da minha Lua interior - mistterium conjunctions - possa unir minha Alma e meu Espírito na harmonia celestial da Síntese.


Que o Apolo doador de vida me ilumine em direção a Consciência centrada, direcionada, e equilibrada.

Caminho do Leão.

Eu me curvo diante do templo de Delfos e, peço que eu seja coroada com a coroa da humildade que serve aos planos de Deus.

Quero calçar as sandálias do servo da Vontade de Deus e servir ao bem sem olhar a quem.

Quero vestir o manto sagrado tecido nos fios da luz da Consciência Solar.

Quero caminhar misturada no meio do povo, e me unir a todas as tribos, a toda gente, sem discriminação, preconceito, sem separação.

Que eu nunca seja possuída pela inflação da arrogância, do julgamento e do orgulho,nem pela fúria movida pelo ódio cego das emoções.

Que eu nunca seja possuída pelo ambição que cega, que é injusta e indiferente.


Que a Força de toda Força entre em mim, no sopro dos ventos com o nome Sophia.

Que as Asas de Hermes me levem ao centro da Fonte da totalidade, liberdade que o infinito oferece.

Que a Harmonia da Grande Senhora Sothis, a Possibilitadora do todo,a estrela mais brilhante dos céus me guie até Sirius, onde serei iniciada nos mistérios do Sol.

Assim Seja.


Caros amigos, irmãos este caminho é nosso, convido à todos para usarem a imaginação essência da magia. Vamos conquistar um lugar no céu e encontrar nossa estrela da Felicidade no céu da nossa mente.

"A Força dessa Vontade pode tudo e é infinita e inteira, pois existe na Terra através do humano/livre-arbítrio, que é, portanto, mestre de sua vontade. É na Terra que se resume o processo Telêmico universal, ou a livre vontade aplicada. Assim, dá-se origem ao maior processo alquímico que há, a criação de um novo ser humano, que é consciência cósmica, através da união dos poderes masculino e feminino, espiritual e material... Caminhos de Estrelas"

"Com os olhos no infinito, o ser humano alcança estrelas.
Com o tempo do infinito, o cosmos cria o agora eterno.
Com a voz de todos os ventos, o ventre cria a vida agora.

E pelos trilhos da Terra florida, cristais levantam-se das águas.
Emanam sopros de vida e recolhem cheiros de harmonias.

Caminhos todos levam ao Sol.
Caminhemos todos avante ao Sol.
Caminhantes do Céu na Grande Nave Terra Cristal"



Este texto enviado por Dharma Dharnnyá Psicoterauta transpessoal e astróloga, pesquisa inspirada nos ensinamentos de Alice Bailey, Alan Oken Hector Octon Sintonia Saint Germain





"LUZ" sempre e Bjks!!!

Empreendedor ou escravo?


"O dia que eu for dono do meu próprio negócio, terei mais tempo para mim". Quem já não ouviu ou disse essa frase alguma vez na vida? Talvez você tenha sido uma dessas muitas pessoas que falavam isso com freqüência. Infelizmente, essa afirmação é uma das coisas mais irreais que vejo quando falamos de administração do tempo para empreendedores. O empreendedor "padrão" é aquela pessoa que tem uma tendência a ser workaholic, deixar de lado as coisas importantes na sua vida em função do crescimento da empresa, está sempre pensando em inovações, mais resultados etc. A maioria dos empreendedores que conheço vira escravos do próprio negócio, pois não consegue separar a vida pessoal da vida empresarial. Eu fui assim durante muitos anos e o pior é que nem percebia o quanto me afundava no meu próprio estresse. Hoje vejo o quanto isso me fez mal e por isso recomendo algumas dicas para reverter esse quadro:


1. Pare e pense qual caminho sua vida está seguindo - Se você cuida tanto da empresa e se dedica pouco para você e para suas atividades importantes, pode perceber que focou seu tempo em tarefas erradas e, às vezes, isso acontece tarde demais. Conheço muitas histórias de empreendedores que cresceram com a empresa, mas destruíram suas vidas e depois passaram a questionar se realmente o esforço de tentar fazer com que a empresa prosperasse, esquecendo-se da vida pessoal, valeu a pena. Equilibrar sua vida profissional com a pessoal é muito importante para ter um futuro com maior sentido e sem arrependimentos;

2. Delegue o máximo que puder. Você não é onipresente! - O empreendedor precisa ter a consciência de que outras pessoas também podem realizar o trabalho que ele faz, pois ninguém é insubstituível. Isso não tira sua responsabilidade, mas o liberta para focar em outras atividades mais importantes. Se não for possível delegar algo a alguém, o crescimento da empresa estará diretamente ligado ao tempo do empreendedor, que pode ser bem limitado. Obviamente, ele não delegará definição de metas ou estratégias, mas o operacional deve ser, ao máximo, passado à equipe;

3. Aprenda técnicas de gerenciamento do tempo e redução de estresse - Chega um certo momento em que estamos tão assolados de urgências e atividades circunstanciais que precisamos de ajuda externa para conseguir enxergar uma solução. Recomendo que procure um treinamento que o ajude a incorporar novas técnicas de administração do tempo e redução de estresse no seu dia-a-dia. Elas funcionam e podem ajudar a sair dessa fase negativa;

4. Coloque momentos importantes para você mesmo em sua agenda semanal - Não deixe que os seus dias sejam compostos inteiramente por urgências e circunstâncias, comece a colocar pequenos momentos para você em sua agenda como, por exemplo, um almoço em família, sair um pouco mais cedo para ir ao cinema, buscar seus filhos na escola, praticar um esporte ou algum outro hobby. Além de ser importante para você e para suas relações sociais, atividades prazerosas como essas renovam suas energias e dão mais disposição para agüentar a pressão do dia-a-dia;

5. Aprenda com suas urgências - A maioria das questões urgentes da sua rotina ou da sua equipe poderia ser evitada! Na próxima vez que algo urgente acontecer, pare e pense como pode evitar que esse problema se repita. Em geral, com antecipação de atividades e planejamento você conseguirá reduzi-las com sucesso;

6. Domingos são para atividades pessoais - Sua família e sua vida precisam de você. Sempre que possível, evite ao máximo utilizar seu domingo para trabalhar. Desligue seu notebook, seu celular e esqueça a empresa. Faça passeios com a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida. Recomendo que no final do dia você planeje a semana, de modo a priorizar atividades importantes para seus dias e prevenir eventuais urgências;

7. Escolha uma ferramenta para gerenciar o seu tempo - Para que sua organização e planejamento sejam feitos da melhor maneira, você precisa ter uma agenda eficiente, um celular, um palm top ou então um site na Internet que o ajude a priorizar seus dias, planejar suas metas, agendar reuniões etc. Cada pessoa tem uma preferência por um tipo de "organizador" diferente. Seja no computador ou no papel, encontre qual forma é melhor para você e coloque em prática.

8. Por último, mas tão importante quanto qualquer uma das dicas citadas acima, é que você já agende suas férias. Se a empresa não vive sem você por pelo menos 10 dias, é melhor você repensar toda a estrutura e organização do seu empre endimento.

Fonte: Empreendedor / Christian Barbosa




"LUZ sempre e Bks!!!

MALEDICÊNCIA – NÃO FALES MAL DE NINGUÉM


Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesma tem a instintiva tendência de falar mal dos outros.

Qual a razão última dessa mania de maledicência?

É um complexo de inferioridade unido a um desejo de superioridade.

Diminuir o valor dos outros dá-nos a grata ilusão de aumentar o nosso valor próprio.

A imensa maioria dos homens não está em condições de medir o seu valor por si mesma.

Necessita medir o seu próprio valor pelo desvalor dos outros.

Esses homens julgam necessário apagar as luzes alheias a fim de fazerem brilhar mais intensamente a sua própria luz.

São como vaga-lumes que não podem luzir senão por entre as trevas da noite, porque a luz das suas lanternas fosfóreas é muito fraca.

Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dos outros para poder brilhar.

Quem tem valor real em si mesmo não necessita medir o seu valor pelo desvalor dos outros.

Quem tem vigorosa saúde espiritual não necessita chamar de doentes os outros para gozar a consciência da saúde própria.

As nossas reuniões sociais, os nossos bate-papos são, em geral, academias de maledicência.

Falar mal das misérias alheias é um prazer tão sutil e sedutor – algo parecido com whisky, gin ou cocaína – que uma pessoa de saúde moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia.

A palavra é instrumento valioso para o intercâmbio entre os homens. Ela, porém, nem sempre tem sido utilizada devidamente.

Poucos são os homens que se valem desse precioso recurso para construir esperanças, balsamizar dores e traçar rotas seguras.

Fala-se muito por falar, para "matar tempo". A palavra, não poucas vezes, converte-se em estilete da impiedade, em lâmina da maledicência e em bisturi da revolta.

Semelhantes a gotas de luz, as boas palavras dirigem conflitos e resolvem dificuldades.

Falando, espíritos missionários reformularam os alicerces do pensamento humano.

Falando, não há muito, Hitler hipnotizou multidões, enceguecidas, que se atiraram sobre outras nações, transformando-as em ruínas.

Guerras e planos de paz sofrem a poderosa influência da palavra.

Há quem pronuncie palavras doces, com lábios encharcados pelo fel.

Há aqueles que falam meigamente, cheios de ira e ódio. São enfermos em demorado processo de reajuste.

Portanto, cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar ensejo para que o veneno da maledicência se alastre, infelicitando e destruindo vidas.

Pense nisso!

Desculpemos a fragilidade alheia, lembrando-nos das nossas próprias fraquezas.

Evitemos a censura.

A maledicência começa na palavra do reproche inoportuno.

Se desejamos educar, reparar erros, não os abordemos estando o responsável
ausente.

Toda a palavra torpe, como qualquer censura contumaz, faz-se hábito negativo
que culmina por envilecer o caráter de quem com isso se compraz.

Enriqueçamos o coração de amor e banhemos a mente com as luzes da
misericórdia divina.

Porque, de acordo com o Evangelho de Lucas...

"a boca fala do que está cheio o coração"


(Texto extraído do livro "A Essência da Amizade"
– Huberto Rohden* – Editora Martin Claret





Não recrimine e não descarte a informação
Somente, guarde no "baú" e aguarde, pois o tempo dirá o que precisa saber
Não julgue precipitadamente. Não somos o eixo do mundo!
O mundo não gira em torno do que "nós achamos verdadeiro"
Nós é que temos que nos aproximar e compreender o que de fato é verdade

Enfim, o mundo não precisa da nossa "aprovação" para existir!!!





Muita "LUZ" sempre e Bjks!!!

RESILIÊNCIA...‏



Essa matéria foi enviada pela Querida Neusa uma amiga maravilhosa e uma Irmãzinha de jornada terrena que carinhosamente me chama de "gemula" pois somos muito parecidas em muitas coisas... Espero que gostem e que possam refletir a respeito, mudando tudo o que não esteja de acordo com uma vida saudável e plena como você merece!




MUDAR PARA UMA VIDA MELHOR Resiliência é um conceito existente na Física para explicar a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos a impacto ou a estresse e voltar ao seu estado original sem deformação.

Um exemplo é a vara do salto em altura que enverga ao máximo sem quebrar e volta com toda força para lançar o atleta para o alto.

A psicologia tomou emprestado esse conceito para explicar a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com problemas e impulsionar sua vida quando confrontadas com adversidades.

As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir seus objetivos constituem um exemplo de resiliência.

Cada um de nós possui um ponto mais frágil que precisa ser cuidado com mais atenção.

Quando algumaesfera da vida está aborrecida, sem graça e difícil de ser contornada, é sinal de que precisa de mais atenção.

Se percebermos alterações de humor, de disposição para as atividades diárias, aumento de tensão e diminuição da alegria de viver, precisamos usar nossa energia para mudar essa situação.

Não será na farmácia mais próxima que compraremos uma vida mais alegre e produtiva.

É preciso conquistar com esforço a alegria de viver e as lições estão dentro de nós mesmos.

“Se percebermos alterações de humor, de disposição para as atividades diárias, aumento de tensão e diminuição da alegria de viver, precisamos usar nossa energia para mudar essa situação. ”

Uma pessoa resiliente não se abate facilmente, não culpa os outros pelos seus fracassos e usa sua energia para lutar.

O fatalismo e o sentimento de vítima do destino passam longe dessas pessoas.

Pensamentos como tudo é difícil, não consigo mudar de rumo ou ninguém faz nada por mim, não fazem parte de suas vidas.

Ao contrário, vão à luta para reverter situações indesejáveis.

Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já conhecida.

Não adianta a pessoa reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é de maior agravamento dos problemas a cada dia que passa, podendo surgir sintomas de angústia, depressão, úlcera, labirintite e outros distúrbios psicossomáticos.

É possível ter a ilusão de acostumar-se com os problemas, quando na verdade eles não param de crescer.

Muitas vezes as pessoas insistem em comportamentos negativos e depois reclamam.

Reclamar é inútil, pois a única saída é analisar a situação e buscar uma solução.

Repetir os mesmos erros e esperar que os resultados melhorem é acumular frustrações.

Isso só pode nos deixar infelizes.

Por que muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm tanta dificuldade em perder peso?

Por que provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento.

De forma simplificada, podemos dizer que essas pessoas ficam presas num círculo vicioso que as impede de concretizar seus objetivos.

Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se.

Manter vínculos com pessoas que possam dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de salvadores do fundo do poço.

Cada pessoa deverá encontrar a melhor solução para si mesma.O autoconhecimento é a base para qualquer mudança de vida e muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode facilitar esse processo.

Na vida, podemos ser problema ou solução.

Se formos apenas problema, ninguém gostará de ficar ao nosso lado, pois provavelmente seremos uma pessoa amarga.

Se formos solução, teremos a chance de conquistar a maturidade com sabedoria.

Cada um escolhe o seu caminho.




uita "LUZ" e Bjks!!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

O Sol na Mitologia‏


O texto que segue foi enviado a mim por Dharma Dhannyá que é uma Psicoterauta transpessoal e astróloga, além de ser uma mulher de elevada espiritualidade e uma das Alma mais belas que conheço... Espero que goste!




Eu convido a todos para mergulharem no universo mitológico de Apolo, do Sol.

Que os Deus nos iluminem nesta caminhada.

Conhece-te a ti mesmo” está escrito no nos portões do templo em Delfos, que a luz do Sol interior – Eu Superior nos ilumine nesta busca.

“ Para Dion Fortune “a palavra Iniciado significa aquele em que o Eu Superior, a Individualidade, se entrefundiu com a personalidade e se encarnou realmente no corpo físico. Um iniciado é, por conseguinte, aquele cujo Eu Superior nos olha através de seus olhos’

‘Enquanto a consciência se focaliza na personalidade (pequeno “eu”), não podemos pô-nos em contato direto com as realidades. Conforme a personalidade se vai submetendo gradualmente ao Eu superior, a Luz interna (Sol interno) começa a resplandecer.

Tendo alcançado esta libertação da escravidão dos sentidos, abrem-se ante o iniciado : pode seguir a Senda Mística, que leva diretamente à libertação, ou pode seguir a Senda Oculta e voltar ao mundo dos homens equipado com os poderes da Mente Superior. O místico torna sua personalidade negativa, para assim, se converter em um canal de Forças Cósmicas”.

Aquele que não se “re-conhece’ como ser humano, alma, espírito, cidadão, está cego, sem direção e está sendo levado pelas inconsciente coletivo das massas.

Palavras chaves relacionadas com o Sol:

Deus da Música , medicina, e profecia. Equilíbrio autocentrado.

“conhece a ti mesmo” , “Verdadeiro Eu”. “Nada em excesso”.

O Sol sempre simbolizou essa vontade dirigida ou senso de propósito doador de toda a vida, é também a vasta e incipiente Força Vital que reside por trás da consciência centrada.

É por isso que todos os deuses do Sol simbolizam um equilíbrio entre a força vital inconsciente e a vontade, ou finalidade, que a dirige. O Sol símbolo da consciência reconcilia os opostos e representa o ponto central ou o equilíbrio entre o yin e o yang da vida. A luz nos revela a nossa verdadeira identidade., nosso verdadeiro Ser, Eu superior, Atma, Cristo Interno, Buda interior. O caminho do místico trata-se de um redespertar para aquilo que você é.

Quando você ler este texto, irá compreender que a consciência é a luz da inteligência ativa que nos ilumina com a clareza de um propósito direcionado para o bem de todos, para nossa felicidade, e nos guia para a realização do nosso destino, da nossa missão.

Quando estamos conscientes, ou seja integrados com nossa alma e espírito somos predestinados a encontrar a felicidade e iluminar outros para este caminho.

“O Sol” - Ariel Guttman e Kenneth Johnson

“... O Sol se ergueu em sua majestade;

O mundo tão gloriosamente contemplando

Que os cedros e vaies parecem ouro lustrado

Vênus o saúda com seu doce bom-dia:

"Ó tu, claro deus, padroeiro de toda luz,

De quem cada Campada e brilhante estréia empresta

Essa bela influência que as faz brilhar... *

— Shakespeare, "Vênus e Adônis "

O Sol ocupa uma posição única na astrologia. Não é igual aos outros planetas. Fica de fora, acima dos outros, devido ao fato de que todos os planetas giram em torno dele. É o centro do grupo; sua luz e seu calor permitem que a vida exista, cresça e se desenvolva — ao menos na Terra.

A primeira religião verdadeiramente monoteísta na história humana foi um culto solar, instituído pelo faraó egípcio Akenaton. O hino composto por esse precoce pensador religioso ainda sobrevive e indica que para Akenaton, assim como para os primeiros habitantes do planeta Terra, o Sol era a fonte de toda a vida: Ó Rá,

Na alvorada abres todos os horizontes,

Cada mundo de vida que fizeste

É conquistado pelo teu amor.

Como a luz do dia segue a ti,

Ela anda em paz...

Tudo o que foi criado

Foi criado em teu coração:

A Terra, as pessoas sobre ela,

Os alados, os de quatro patas,

Os que nadam, todos...

Eu sou teu filho.

Na maior de todas as alvoradas,

Eleva-me!12

A posição do Sol na roda do horóscopo, junto com seu signo e aspectos, tem sido para muitos astrólogos o ponto de referência principal. Talvez por isso a astrologia solar tenha se tornado tão popular. Mas, apesar de sua importância, o Sol não é o único fator no horóscopo; o destaque dado à astrologia solar nos jornais e revistas conspirou, na verdade, para impedir que o público tivesse consciência dos aspectos mais profundos da astrologia como um sistema integrado, holístico de pensamento. Embora a discussão sobre a importância do Sol em relação aos outros planetas vá se estender por muitas décadas, a maioria dos astrólogos provavelmente concorda que ele é ainda o primeiro item estudado na leitura de um mapa e, combinado com a Lua e o ascendente, constitui a maior parte dos dados essenciais a se basear na leitura astrológica.

A maior parte das culturas teve deuses solares. Na Grécia, a primeira divindade solar foi o Titã Hélios, que conduzia o carro do Sol pelo céu a cada dia e que foi o tema da famosa estátua chamada Colosso de Rodes (a ensolarada ilha de Rodes era consagrada a Hélios). Mas, o deus do Sol mais familiar à cultura ocidental é Apolo.

Sua mãe, a Titanesa Leto, fora fecundada por Zeus, o rei dos deuses. A esposa de Zeus, Hera, furiosa com a aventura de seu marido com Leto, decretou uma proclamação celestial que proibia qualquer santuário em homenagem à grávida Leto.

Após vagar por toda a região em busca de um lugar para dar à luz, Leto finalmente chegou à ilha de Ortígia e ali deu à luz Ártemis, irmã gêmea de Apolo e deusa da Lua, que assim que saíra do útero de sua mãe, esta imediatamente a conduziu, ainda em trabalho de parto, à ilha vizinha de Delos onde, no nono dia, ajudou no nascimento de seu irmão Apolo. Nenhum mortal tinha permissão de nascer ou morrer nessa ilha. É interessante notar que Delos é considerada o centro da cadeia de ilhas chamadas Cíclades, assim como o Sol é considerado o centro do sistema dos planetas. E dois leões, emblemas do signo de Leão, regido pelo Sol, guardam o santuário de Apolo naquele local.

Apolo era o filho dourado do panteão grego, dotado em música, matemática, medicina e profecia. Mas, no início, vagava pela Grécia em busca de um lugar sagrado para fundar seu santuário. Por fim, chegou ao ponto que hoje chamamos Delfos, porém o encontrou guardado por uma serpente gigante, a Píton. Apolo lutou contra a serpente, matou-a e ergueu seu santuário.

Ali ficava a sacerdotisa conhecida como Pitonisa;a quem pessoas em todas as estações da vida vinham de todo o mundo antigo para formular questões ao oráculo de Delfos. A pitonisa mascava folhas de louro sagradas, respirava a fumaça que saía de uma fissura na Terra e profetizava.

Qualquer mensagem trazida era considerada lei imutável. Ninguém podia questionar ou discutir. Dessa forma, Apolo, mesmo sem ditar diretamente as mensagens, tornou-se associado às leis proclamadas em Delfos.

Duas mensagens inscritas nos portões do templo em Delfos eram "Conhece a ti mesmo" e "Nada em excesso". O primeiro axioma tem clara ressonância com o conceito astrológico do Sol, uma vez que esse corpo luminoso é normalmente visto como representante do "Verdadeiro Eu" de um indivíduo.

Na maioria das vezes, a introdução à astrologia e aos aspectos mais profundos se dá por meio da informação representada pela posição do Sol no horóscopo.

Porém, e quanto a "Nada em excesso"? Também esse axioma descreve uma função solar, mas que demanda um exame muito mais profundo do mito.

Lendas que descrevem um deus em combate contra uma serpente mítica ou um dragão como Píton estão muito espalhadas. Alguns estudiosos feministas vêem como emblemáticos esses mitos da história sagrada.

O deus, segundo eles, representa a divindade das tribos patriarcais invasoras, enquanto a serpente representa a Grande Mãe, que fora dominada e posta de lado pelas novas religiões, que são mais guerreiras13.

Mas o mesmo mito pode ser encontrado, quase exatamente na mesma forma, entre os semitas, assim como entre os indoeuropeus — por todo o mundo antigo. Na Índia, o deus Indra derrota o dragão Vritra; o norueguês Thor enfrenta a serpente Midgard; ainda na Grécia, Zeus luta contra o dragão primordial Tifão; o épico da criação babilônica relata a batalha de Marduk contra a serpente marinha Tiamat; e o Antigo Testamento preserva fragmentos de um antigo mito no qual Javé batalha com outra serpente marinha, o Leviatã.

Obviamente, esse mito da luta contra o dragão é comum a todos os povos indoeuropeus, assim como entre os judeus e os babilônicos, que pertencem à mesma órbita cultural.

É verdade que, no Oriente próximo, a serpente primordial é descrita como feminina e podemos desconfiar que nessa região o mito realmente se tornou uma metáfora para a conquista do matriarcado. Mas, sua universalidade sugere que há um significado mais profundo, psicoespiritual, por trás dele.

Erich Neumann, em seu conhecido livro The Origins and History of Consciousness, faz uma interpretação junguiana desses mitos sobre a morte do dragão14. A serpente primordial, ou dragão, representa o inconsciente coletivo, como pode ser visto claramente pelo fato de ela viver sob o oceano (ou, na história de Apolo, embaixo da Terra), um símbolo universal do inconsciente. Assim como a serpente da alquimia, Ouroboros, o dragão possui o poder, o poder vital da própria vida.

Mas, esse poder ainda não tem direção nem propósito, está sem um foco. O dragão pode ocasionalmente ser representado como feminino porque a consciência feminina recebe impressões e percepções de modo intuitivo, psíquico, e não por meio de julgamentos conscientes (estamos aqui falando em termos muito gerais, sem referências aos modos de percepção escolhidos por homens e mulheres em particular).

Então o deus matador do dragão traz a ordem ao caos e leva o poder vital da mente coletiva para a luz do dia, dando-lhe foco e direção.

O Sol sempre simbolizou essa vontade dirigida ou senso de propósito — um Sol forte no horóscopo corresponde a um forte senso de propósito. Mas, o Sol, como doador de toda a vida, é também a vasta e incipiente força vital que reside por trás da consciência centrada.

É por isso que todos os deuses do Sol simbolizam um equilíbrio entre a força vital inconsciente e a vontade, ou finalidade, que a dirige. Ao estudar os atributos das diversas divindades solares, podemos aprender como os antigos percebiam o equilíbrio espiritual.

Apolo pode não ter sido um deus-sol originalmente (essa divindade tem uma história longa e conturbada)15, mas tornou-se vital no período clássico, merecidamente, considerando-se as artes e os dons que simbolizava.

Era o deus da ciência, da matemática e do manejo do arco, que são funções da consciência centrada, mas era também o deus dos oráculos e profecias, que são funções daquela consciência mais profunda e mais mística que reside por trás da consciência direcionada.

Como deus da música e da medicina, Apolo mostra sua verdadeira natureza de reconciliador de opostos — o musicista traz ordem ao caos sagrado do som puro, assim como o curandeiro traz ordem à própria força vital.

"Nada em excesso" — essa filosofia do equilíbrio que encontra expressão nos portões do oráculo de Delfos — pode significar igualmente "tudo em equilíbrio".

Shamash, o deus-sol babilônico, é freqüentemente simbolizado

erguendo-se entre duas montanhas16. Essas montanhas simbolizam os limites do mundo — ou, como diríamos hoje, as polaridades da consciência. O Sol reconcilia os opostos e representa o ponto central ou o equilíbrio entre o yin e o yang da vida.

No sistema astrológico ptolomaico praticado nas épocas romana e medieval, o Sol era visto como o rei dos planetas e o imperador Aureliano erigiu templos a Sol Invictus, o "Sol Invencível"17.

Tradicionalmente, diz-se que o Sol rege o Leão e o leão é o rei dos animais. Esse conceito do Sol sobreviveu na alquimia, que até o século XVII tinha uma visão de mundo mitológica. Os alquimistas ilustravam seus tratados com desenhos fabulosos e mágicos nos quais a força solar era freqüentemente representada como um rei coroado e vestido de púrpura.

O Sol alquímico freqüentemente era uma metáfora para o enxofre, uma substância ígnea, inflamável.

Em termos psicológicos, "Sol", "Enxofre" ou "Leão solar" simbolizava a força vital primordial, a mesma força que se manifesta em nossas vidas cotidianas como o ego.18

O Sol, portanto, pode ser comparado ao poderoso arquétipo masculino, que Robert Bly chama "rei interior"19. Esse rei interior, que todos nós, homens e mulheres, possuímos, é certamente um arquétipo muito complexo e não pode ser relegado apenas ao Sol — Júpiter, por exemplo, é também um importante componente do rei interior. Mas, em seu nível mais fundamental, o rei interior é outro símbolo do senso de propósito individual que toma nossas decisões por nós, que estabelece a estrada pela qual viajamos.

Não é o "Eu", o símbolo da completa totalidade. Embora tenhamos descoberto que o potencial para a completude era de algum modo incorporado pelos deuses Apolo e Shamash, o Sol ou rei interior é para a maioria de nós aquilo que foi para os alquimistas — a força vital ou princípio direcionador masculino.

De acordo com os alquimistas, o "Eu" aparece apenas quando o rei se une com a rainha em um casamento místico ou sagrado - a mysterium coniunctionis do Sol e da Luna, o Sol e a Lua. A emergência do "Eu" depende de uma união das qualidades masculinas e femininas. 20

Durante o período medieval e, mais tarde no século XVIII, o rei era um símbolo visível da força vital solar. Luís XIV da França pensava de forma mitológica ao se proclamar "O Rei-Sol". Seria de se estranhar, então, que os reis fossem vistos como seres sagrados?

Acreditava-se que os faraós egípcios e os reis merovíngios da França eram filhos dos deuses, ou de Deus, e os reis hebreus como Saul e Davi eram "ungidos".

Obviamente, um único indivíduo não é, na verdade, um ser

"sagrado" — exceto no sentido de que nós somos todos seres

sagrados. Em nosso mundo democrático, já ultrapassamos o conceito de absoluta monarquia que com freqüência mantém a maior parte da humanidade oprimida ou escravizada pelos desejos e éditos de uma única pessoa.


Mas, se ganhamos em termos de liberdade, perdemos em termos de clareza — astrologicamente, devemos notar que Urano, planeta da liberdade, que dá sentido às revoluções democráticas de todos os lugares, rege o signo oposto a Leão (Aquário), e que a clareza solar está em eterna oposição com o caos da liberdade democrática.


Robert Bly aponta que poucos líderes americanos, ao menos durante o último meio século, incorporaram um verdadeiro arquétipo solar ou real que possa ser relacionado a um nível nacional. Em vez disso, incorporaram uma forma pervertida do arquétipo do guerreiro — Marte atacando em um campo de batalha21.



Ficamos assim privados, enquanto nação, de clareza ou de um propósito direcionado.
Mas, mesmo essa perda aparente pode ter seus benefícios.
Somos agora levados a buscar o rei dentro de nós mesmos, e não por meio de arquétipos patrióticos nacionais. Somos forçados a perseguir nossa própria autoconsciência.


Embora o rei interior seja normalmente visto como um

arquétipo masculino — ao menos na Europa e no Oriente Próximo, de onde nossa cultura veio —, usamos o termo gênero deliberadamente. Houve muitas deusas do Sol na história do mundo, notadamente no Japão e entre os sherokee.


Mesmo em nossa própria esfera cultural, descobrimos que a força solar foi por vezes representada como feminina. Os hititas reverenciavam uma deusa solar chamada Hebat; seu nome em grego era Hebe, a deusa da juventude que servia néctar e ambrosia aos deuses do Olimpo (Hércules, o herói solar arquetípico cujos doze trabalhos são reminiscências dos signos do zodíaco, casou-se com Hebe ao ser divinizado)




Este texto é uma pesquisa e foi inspirados nos ensinamentos de Alice Bailey, Alan Oken.dion fortune, Ariel Guttman e Kenneth Johnson Sintonia Saintgermain Hector Octon





Muita "LUZ" e Bjks!!!