sexta-feira, 17 de agosto de 2007

*** "AYAHUASCA" a Força que vem do Fundo da Floresta.***

A Ayahuasca é conhecida por diversas culturas antigas pelos nomes: yajé, caapi, natema, pindé, kahi, mihi, dápa, bejuco de oro, vine of gold, vine of the spirits, vine of the soul e a tradução para a nossa língua portuguesa ficou em hoasca.

No Brasil ficou muito conhecida com o nome de "chá do Santo Daime" ou "vegetal". Na linguagem Quechua, aya significa espírito ou ancestral, e huasca significa vinho ou chá (Luna & Amaringo, 1991; Grob et al., 1996). Este nome, tanto se aplica à bebida preparada por meio da mistura do jagube( Banisteriopsis caapi ) que é um cipó, e da chacrona ou rainha da floresta (Psycotria Viridis ), que é um arbusto aonde usamos dela apenas as folhas.

O jagube invoca força pura, energia masculina é ele que transmite a força à nossa alma. A chacrona invoca e transmite a energia feminina é ela quem dá a luz ao nosso interior. Na verdade o ayahuasca não é um chá, mas sim um vinho, pela forma que é fabricado. Ela fermenta e possui o mesmo tratamento relativo à maturação do vinho de uvas. A decocção e combinação destas duas plantas Jagube e Chacrona, resulta no Ayahuascar.

As origens do uso da Ayahuasca na bacia Amazônica remontam à Pré-história. Fica muito difícil afirmar quando a prática do uso do Ayahuasca teve origem, porém, há dados e evidências arqueológicas através de potes, desenhos que levam a crer que o uso de plantas de Poder e o contato com o mundo Divino ocorra desde 2.000 a.C.

No século XVI, relatos de espanhóis e portugueses, que controlavam as florestas do Novo Mundo, observaram a utilização de bebidas dentro da cultura indígena recriminando-a: "quando bêbados, perdem o sentido, porque a bebida é muito poderosa, através de sua utilização comunicavam-se com o demônio, porque eles ficam sem julgamento, e apresentam várias alucinações que eles atribuem a um Deus que vive e habita dentro destas plantas" (Guerra, 1971).

O uso da plantas de Poder foi condenado pela Santa Inquisição em 1616, o cerimonial persistiu de forma secreta, escondida dos bárbaros dominadores Europeus. Os padres Jesuítas naquela época, perseguidores e destruidores de culturas, descreveram o uso de "poções diabólicas" pelos nativos do Peru no século XVII.

Em 1851 quando o botânico inglês R. Spruce, registra o uso do Ayahuasca entre os índios Tukanoan, no Brasil. Estes convidaram-no a participar de uma cerimônia que incluía a infusão que eles chamavam "caapi". Os Tukanoans mostraram a Spruce a planta da qual caapi derivava, e ele coletou espécies da planta e das flores. Spruce chamou-a de Banisteria caapi, e estudos posteriores levaram-no a concluir que caapi, yage e ayahuasca eram nomes indígenas para a mesma poção feita daquela videira. A Banisteria caapi de Spruce foi re-classificada como Banisteriopsis caapi em 1931.

Em 1858, Spruce encontrou a mesma planta sendo usada na tribo Guahibo, na margem superior do rio Orinoco, na Colômbia e Venezuela, e, no mesmo ano, entre os Záparos dos Andes Peruanos, que denominavam-na Ayahuasca.

Apesar da coleta e identificação da Ayahuasca datar de 1851, os alcalóides já eram conhecidos desde a primeira metade do século XIX., o que se deve à facilidade de extração dos mesmos, bem como aos possíveis usos clínicos: logo, a Harmalina foi isolada da Peganum harmala em 1840. Sete anos depois, a Harmina foi identificada. A "telepatina" - harmina - foi identificada na "yajé" em 1905 (Zerda e Bayon).

O começo do século XX foi marcado por mais confusão do que esclarecimentos acerca da Ayahuasca, muitos identificaram-na, equivocadamente, do ponto de vista da botânica. Até que, em 1939, Chen & Chen descobriu que tanto a caapi, yagé e ayahuasca eram a mesma bebida. Foram estes mesmos pesquisadores que confirmaram que a harmina, telepatina e banisterina eram a mesma substância.

Em 1957, Hochstein and Paradies encontraram, além de Harmina, também Harmalina e Tetrahidroharmina.

Em 1968, identificou-se a N,N dimetiltriptamina (DMT) como outro alcalóide deste chá. Este já havia sido sintetizado em 1931, porém, só foi identificado como substância natural em 1955, na planta Piptadenia peregrina (Anadenanthera peregrina).

Os princípios da ação farmacológica da Ayahuasca foram traçados na década de 1960 e sugeriam a interação das beta-carbolinas presentes na Banisteriopsis e do DMT proveniente da P. viridis.

Ayahuasca não e Droga!!!

Muitas pessoas mal esclarecidas e desinformadas acreditam de forma errônea que o ayahuascar é uma droga. Longe de ser uma droga prejudicial a saúde, a planta de poder trás equilíbrio e até a cura.

Para vocês terem uma idéia de como o Ayahuasca não é uma droga, saibam que a diferença do veneno e do remédio pode ser encontrado na concentração de um elemento químico ou principio ativo em uma determinada substância. Até mesmo um remédio bem simples como o AAS (ácido acetilsalicilico ), se ingerido em concentração maior, poderá até matar.

Pesquisadores afirmam que um dos componentes da ayahuasca é o Dimetiltriptamina ou simplesmente DMT. Uma substância que contenha o DMT, para ser enquadrada como droga, dentro das leis científicas atuais, precisa conter ao menos 2 % de DMT. No caso da ayahuasca este percentual é 0,02 %, ou seja, 100 vezes menor que a taxa mínima necessária para que uma substância seja taxada como droga.

Os Xamãs usam a bebida em um contexto de cura. Eles tomam a Ayahuasca para melhor diagnosticar a natureza da doença do paciente. Xamãs podem receber o dom da cura por meio de espíritos da floresta e seu papel é o de, muitas vezes, intermediar a transmissão do conhecimento médico da floresta para o mundo dos humanos, possibilitando assim a cura.

Os espíritos da planta professora são responsáveis por ensinarem aos xamãs algumas músicas sobrenaturais chamadas "icaros", tanto dentro das sessões de ayahuasca quanto durante os sonhos que se seguem. Os mestres espirituais ensinam canções mágicas aos xamãs ou vegetais, estes podem cantá-las ou sussurrá-las durante a sessão de cura. Segundo a explicação dos xamãs, quando uma pessoa se torna doente, seu "padrão energético torna-se distorcido". Sob a influência da Ayahusca, o xamã pode ver a distorção e corrigí-la através de cantos, sons, massagens, sucção, plantas medicinais, hidroterapia e restauração da alma do doente.

A similaridade entre estes métodos xamãs e as técnicas orientais podem ser percebidas. Os xamãs escolhem plantas medicinais baseados em características visuais energéticas, como formas e cores. Por exemplo, uma planta que produz flores de formas semelhantes a uma orelha podem e devem ser usadas para tratamento de doenças relacionadas à orelha e audição. No treinamento dos xamãs, eles aprendem a respeito dos poderes das plantas e dos animais e suas "virtudes escondidas".

Os Xamãs também utilizam instrumentos como: Tambor, Maraca, Pau de chuva, Cachimbo, queima de ervas, banhos de ervas, dentre outros instrumentos e técnicas, para facilitar o contato ou o encontro com os guardiões de Pele Vermelha, nossos ancestrais ou mesmo o Animal de Poder, tudo isto para atingir o Equilíbrio, Paz até mesmo a Cura do Corpo, Mente e do Espírito.

Texto: Xamã Alberto Junior - Crt - 25910. Terapeuta Holístico e Ocultista.


Fique na Luz Divina!!!
*** ENERGIA SEXUAL ***

Para que serve e Como usá-la?
Todo o nosso corpo precisa de energia, por isso alimentamos, dormimos. São como vitalidades para o Ser. Uma das maiores fontes de energia que possuimos é a da sexualidade, capaz de criar a vida de um novo ser.
Poucos de nós temos consciência da sexualidade e perdemos a possibilidade de experimentar como nascer o amor em nosso interior através da energia da vida. O homem possui a energia sexual em seu sêmem e a mulher em seu óvulo, quando a união do casal irá movimentar uma força que canalizada pelas costas, levada ao cérebro e deixada no coração, reconstroi todo o corpo interior e com o fogo sexual, acabar com as limitações da mente.
Inconscientemente, desequilibramos as partes: psicológica, emocional e a sexual, refletindo em nossos comportamentos agressivos e descontrolados como está o nosso interior. Através das práticas sexuais vamos equilibrar esses pontos e preencher os vazios que deixamos. A nossa mente está condicionada a auto-satisfação, a busca do prazer é instrumento de formação e crescimento da personalidade, assim acreditávamos que o orgasmo era o objetivo da sexualidade, o que na realidade é um desperdício de energia, por isso ficamos viciados na pornografia, masturbação, adultério, pois é a própria mente que faz o ser humano ejacular. Quando desperdiçamos a energia sexual alimentamos ainda mais os conflitos internos e ficamos estressados, criando brigas e rivalidade entre humanos.
A parte emocional, ligadas as paixões, carências afetivas, fez também o ser humano buscar a sexualidade para preencher este vazio, criamos o ciúme, manipulações e obsessões. Hoje estamos insatisfeitos com tudo e perdemos a consciência. “Ao se dominarem os sentidos, aumenta-se à inteligência”. O prazer é pólo oposto à dor, mais a sua exigência causa o sofrimento. O Objetivo seria ter o controle desta dualidade, a parte instintiva (+) e a sentimental (-), na atração, unir estes dois pólos, canalizar a energia sexual para despertar a consciência do ser humano. Não desperdice sua energia sexual.

Fique na Luz Divina!!!
*** "AS CRIANÇAS DA ESTRELA AZUL". Arcanjo Miguel ***

Uma Nova Onda de Crianças da Estrelas encarna na Terra:
As Crianças da Estrela Azul". Arcanjo Miguel através de Celia Fenn.
Mensagens para Janeiro de 2006

Queridos Trabalhadores da Luz, é uma grande felicidade compartilhar com vocês a noticia da nova onda de Crianças das Estrelas que chegam ao Planeta junto com as novas energias. Estes seres tem entrado no campo de energia Planetária e estão nascendo neste momento como a mais nova onda de Crianças Cristal.
Sua chegada tem sido parte da elevada Radiação e Luz que tem cercado a Terra desde o Portal 11:11:11.
A presença delas tem ajudado inclusive na aceleração aumentada do campo de Merkaba da Terra. As pessoas tem sentido também a velocidade elevada nos seus próprios campos de Merkaba enquanto experienciavam o processo de "insuflamento" vibracional com esta chegada destas sementes estelares e seus elevados níveis de consciência.
As Crianças da Estrela Azul tem esperado até este momento para encarnarem no Planeta. Elas esperaram até que a Rede do Paraíso estivesse em seu lugar e um grande grupo de Trabalhadores da Luz tivesse passado para a 9ª Dimensão para manter a rede de Consciência Crística. Uma vez que estes dois fatores estivessem em seu lugar, as Crianças da Estrela Azul estavam aptas para encarnar para cuidar do seu trabalho especial.
Elas nascerão em um nível de Consciência de 9ª Dimensão, e irão ancorar a sua encarnação material dentro da Rede do Paraíso.

Crianças Estrela Azul .
A Energia e Cor Harmônica na qual estas crianças encarnam é um Raio de intenso Azul Safira. Mas no interior do Raio Safira também existem brilhantes faíscas de Luz Branca Diamante. É como um Azul Fulgurante, uma flamejante energia cósmica de uma vibração muito elevada. Aqueles de vocês que foram capazes de sentir a sua energia tem se sentido desnorteados e com vertigens, e experienciaram uma desintoxicação já que seus corpos foram "insuflados" à vibração destas almas que chegavam, pois elas ajudam a "erguer" o Planeta mais adiante na sua jornada de Ascensão

O que também faz destas Novas Crianças únicas e maravilhosas, é que seus padrões de alma descendem do Sistema Estelar de Sirius, e elas trazem um novo padrão para a Terra que carregará as sementes da futura evolução e desenvolvimento espiritual humano na Nova Terra. Sim, queridas almas, mesmo agora enquanto a Nova Terra esta nascendo, as Dimensões mais Elevadas se lembram de assegurar que a Humanidade continue a evoluir e crescer através das Oitavas de Luz.
As Crianças da Estrela Azul carregam dentro de si mesmas as sementes de vida em uma Experiência de Oitava que começa com a Nona Dimensão, o lugar onde a maioria de vocês completará a sua jornada de Ascensão. As crianças da Estrela Azul permanecem bem equilibradas para continuar a jornada em direção da Luz. Mas, por enquanto isto não será ainda por muitas gerações, pois estas crianças serão sementes, e o que elas trazem será compartilhado com toda a população Cristal ou Crística da Terra.
nicialmente, as Crianças Estrela Azul irão encarnar entre todas as comunidades, mas elas buscarão especialmente encarnar entre as comunidades indígenas, ou em pais que tem laços bem próximos com as comunidades indígenas. A razão para isso e que a primeira parte de seu trabalho e revitalizar e re-energizar as tradições Indígenas da Terra.
A medida que estas crianças encarnam dentro destas comunidades, a sua presença será como o Azul Flamejante. Haverá tamanha corrente de vitalidade na sua presença que transformará e energizará as tradições e sabedoria dos povos indígenas. Elas próprias honrarão estas tradições e se entenderão com elas com grande respeito. Isto é necessário, de maneira que a população da Nova Terra aprenda a aceitar e honrar a Sabedoria da Terra das Comunidades Indígenas outra vez. E para que estas comunidades livrem-se de quaisquer sentimentos de exploração e inadequação, e uma vez mais honrem a fonte de sabedoria das suas tradições e rituais.

Inicialmente também, estas crianças serão pontos ancora para a energia da Paz. Sua mera presença irradiará paz e calma. Aqueles de vocês que recentemente sentiram a sua vibração tem notado o quanto se sentem sensíveis, e o quanto se conectaram ao Fluxo dos sentimentos do seu Coração.
Esta é a energia das crianças Estrela Azul.
Elas serão imensamente poderosas, mas será o poder da absoluta integridade a alinhamento com a Energia do Coração, e com a Luz da Fonte da sua Origem, e elas nunca perderão esta Elevada Conexão. Elas serão poderosas, mas serão também muito gentis. Esta extrema nobreza criará o espaço de paz pelo qual vocês chegarão a reconhece-las.
Assim, queridos Trabalhadores da Luz, no meio de todo tumulto e mudanças e desafios deste tempo especial, vocês, com certeza são privilegiados por darem as boas-vindas às Crianças do Raio Azul Flamejante no seu Planeta!

Fiquem na Luz Divina!!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

*** IDOLATRIA ***


Como Praticamos a Idolatria
Após a Torá falar sobre a prosperidade e as bênçãos que caem sobre uma pessoa que esteja verdadeiramente conectada à Luz do Criador, ela dá um aviso: “Cuidado para não se esquecer de Hashem, para não deixar de guardar as Mitzvot (ações espirituais)…Cuidado para não comer e sentir-se satisfeito, e para não construir belas moradias e ali se instalar; para que seu gado e rebanho sejam muitos, e ouro e prata e tudo o que você se tornar seja em abundância, e seu coração se tornar altivo e você se esquecer de Hashem…e você dirá em seu coração, ‘minha força e a grandeza de minhas mãos me trouxeram toda essa riqueza.’ Aí você deverá lembrar-se de Hashem, porque ele é Aquele que lhe dá forças para construir a riqueza… Porque se você se esquecer de Hashem e adorar ídolos… ”

Este é um ensinamento espiritual muito importante. Se realmente examinarmos a nós mesmos, certamente descobriremos que todos temos esse pensamento “minha força e a grandeza de minhas mãos me deram tudo isso.” A maioria das pessoas espirituais sabe que esse processo de pensamento, esse ego, é um traço negativo que deve ser removido, mas infelizmente não temos a noção exata da gravidade desta doença espiritual.

Rabi Ovadia se formos explica que através desses versículos a Torá está nos ensinando que a conseqüência extrema desse processo de pensamento é que a pessoa se tornará um idólatra. Como podemos compreender essa correlação? A maioria de nós sequer acolheria um pensamento de idolatria, então como podemos entender esses versículos, que certamente se aplicam a todos nós?

Rabi Yitzchak Isaac Sher explica que esse pensamento em si já é uma idolatria. Idolatria, em seu nível mais fundamental, é quando uma pessoa olha para qualquer outra fonte que não o Criador como supridora de suas necessidades, quando pensa que qualquer outra fonte além do Criador pode atendê-lo. Baseando-nos nisso, podemos compreender que quando pensamos que somos responsáveis por nossa riqueza, inteligência ou qualquer outra coisa, de fato estamos sendo idólatras, porque estaremos nos colocando como a fonte no lugar do Criador. Este é um ensinamento verdadeiramente importante. Embora muitos de nós entenda que seja errado deixar nossos egos nos dizer que somos a causa, ainda assim provavelmente não compreendemos que isto equivale a idolatria. Esse entendimento deveria reforçar nossa intenção de fazer o máximo para eliminar completamente de dentro de nós este processo de pensamento carregado de ego.

Devemos nos dar conta de que esse pensamento também é verdadeiro no que se refere ao nosso desenvolvimento espiritual. Às vezes perdemos de vista o fato de que até mesmo nosso desenvolvimento espiritual depende do Criador. Quando pensamos que somos os responsáveis pelo nosso crescimento espiritual também estamos em essência sendo idólatras.

Podemos entender também através disso porque os sábios disseram que, quando alguém fica enraivecido, é como se estivesse adorando ídolos. Quando uma pessoa se enraivece porque algo ocorreu em desacordo com sua vontade própria, em essência ela está dizendo que seu desejo e não o do Criador deveria prevalecer.

Uma outra conseqüência negativa dessa idolatria é que projetamos este pensamento nos outros e também os tornamos ídolos. Quando pensamos que outra pessoa pode influenciar-nos para bem ou para mal, e que isto não está nas mãos do Criador, aí também a estamos idolatrando. Quando tratamos uma pessoa com reverência indevida e com bajulação para obter favores, ou quando ficamos aborrecidos porque nos causaram mal, em essência estamos adorando ídolos. Por isso, Rabbeinu Bachyei escreveu que uma pessoa que bajula indevidamente os outros, e os reverencia para obter favores, a seus olhos é pior do que um idólatra. Porque um idólatra adora um ídolo, mas esta pessoa pode adorar muitos ídolos diferentes (pessoas). A idolatria desta pessoa é secreta, e as pessoas objeto da adoração não se protegem, “e é uma das piores doenças desse mundo.”

Texto de Michael Berg, Sabedoria Semanal

Fique na Luz Divina!!!
*** O QUE VOCÊ PENSA ACONTECE ***

Cuidado com o que você pensa! Com as mudanças vibracionais em nosso planeta, os pensamentos estão se transformando rapidamente em realidade

De agora em diante, toda a atmosfera de seu planeta estará mudando. As moléculas que interagem com vocês estarão respondendo de diferentes formas, isto é, os resultados que vocês obterão, em diferentes maneiras de agir, parecerão estranhos e fora de ordem.

O que vocês não sabem é que seu campo vibracional está mudando e movendo-se tão rapidamente que, quando vocês começam a pensar, as circunstâncias se fazem prontas.

Isso significa que, quando vocês imaginam, o Universo já está providenciando as suas mudanças. Por isso, gostaríamos de avisá-los do seguinte: tomem extremo cuidado com seus pensamentos.

Os átomos podem ouvi-los. Então, pensem saudavelmente, desejando amor, paz e fortuna para todos, mesmo ao seus inimigos, porque existe a "Lei do Retorno " e, em tempos como estes que ora passamos, algo infeliz poderá retornar a vocês ou às pessoas que amam.

Não obstante, vocês podem colocar essas condições extraordinárias a seu favor, imaginando e criando boas idéias e fatos acontecendo para vocês.
É tempo para transformações, é tempo para reconstrução, é tempo para mudanças! Não deixe para amanhã, porque amanhã pode ser tarde demais!

*Via Lux

Fique na Luz Divina!!!
*** "RESILIÊNCIA" ***

MUDAR PARA UMA VIDA MELHOR Resiliência é um conceito existente na Física para explicar a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos a impacto ou a estresse e voltar ao seu estado original sem deformação.

Um exemplo é a vara do salto em altura que enverga ao máximo sem quebrar e volta com toda força para lançar o atleta para o alto. A psicologia tomou emprestado esse conceito para explicar a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com problemas e impulsionar sua vida quando confrontadas com adversidades. As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir seus objetivos constituem um exemplo de resiliência.Cada um de nós possui um ponto mais frágil que precisa ser cuidado com mais atenção. Quando alguma

esfera da vida está aborrecida, sem graça e difícil de ser contornada, é sinal de que precisa de mais atenção.Se percebermos alterações de humor, de disposição para as atividades diárias, aumento de tensão e diminuição da alegria de viver, precisamos usar nossa energia para mudar essa situação. Não será na farmácia mais próxima que compraremos uma vida mais alegre e produtiva. É preciso conquistar com esforço a alegria de viver e as lições estão dentro de nós mesmos.
“Se percebermos alterações de humor, de disposição para as atividades diárias, aumento de tensão e diminuição da alegria de viver, precisamos usar nossa energia para mudar essa situação. ”
Uma pessoa resiliente não se abate facilmente, não culpa os outros pelos seus fracassos e usa sua energia para lutar. O fatalismo e o sentimento de vítima do destino passam longe dessas pessoas. Pensamentos como tudo é difícil, não consigo mudar de rumo ou ninguém faz nada por mim, não fazem parte de suas vidas. Ao contrário, vão à luta para reverter situações indesejáveis. Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já conhecida. Não adianta a pessoa reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é de maior agravamento dos problemas a cada dia que passa, podendo surgir sintomas de angústia, depressão, úlcera, labirintite e outros distúrbios psicossomáticos.É possível ter a ilusão de acostumar-se com os problemas, quando na verdade eles não param de crescer. Muitas vezes as pessoas insistem em comportamentos negativos e depois reclamam. Reclamar é inútil, pois a única saída é analisar a situação e buscar uma solução. Repetir os mesmos erros e esperar que os resultados melhorem é acumular frustrações. Isso só pode nos deixar infelizes.Por que muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm tanta dificuldade em perder peso? Por que provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento. De forma simplificada, podemos dizer que essas pessoas ficam presas num círculo vicioso que as impede de concretizar seus objetivos.Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se. Manter vínculos com pessoas que possam dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de salvadores do fundo do poço. Cada pessoa deverá encontrar a melhor solução para si mesma.O autoconhecimento é a base para qualquer mudança de vida e muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode facilitar esse processo. Na vida, podemos ser problema ou solução. Se formos apenas problema, ninguém gostará de ficar ao nosso lado, pois provavelmente seremos uma pessoa amarga. Se formos solução, teremos a chance de conquistar a maturidade com sabedoria. Cada um escolhe o seu caminho.

Fique na Luz Divina!!!
*** A DESINTEGRAÇÃO DO EGO ***

Numa situação destas por exemplo, como agir?

Se estamos com um defeito maior, o que mais nos faz sofrer, e estamos lutando, pedindo a desintegração dele, mas é só ocorrer a situação em que ele se manifesta que ele retorna... Então pedimos ardentemente a desintegração.

Como desintegrar essas bestas, que não querem morrer?...

O Mestre Samael Aun Weor disse que para desintegrarmos os
defeitos, primeiro devemos compreender a causa que o criou, análisá-lo, julgá-lo e pedir a sua desintegração...



Trata-se da didática da morte do ego ao qual estamos aqui entregando.

Jamais alimentar tagarelices sobre os defeitos. A Morte em Marcha deverá ser aplicada de segundo à segundo à cada mínimo detalhe, sem rotular, classificar, alimentar conceitos sobre os defeitos:

Mãe Divina destrua este defeito desintegra-o

A Mãe Divina está vendo o defeito, basta suplicar fortemente à cada mínimo pensamento ou mesmo até às sombras dos pensamentos. Assim vamos trabalhando retirando o alimento destes defeitos mais fortes, vamos minando-os, desta forma os defeitos vão perdendo a força de forma gradual. Esta é a Verdadeira Limpeza, a Faxina Psicológica à qual devemos nos lançar à realizar.

Devemos eliminar igualmente estes eus criados que duvidam da Mãe Divina, que Ela está eliminando o defeito, que as súplicas não surtem efeitos, etc... Enfim, inúmeras tagarelices alimentadas internamente, desta forma deveremos colocar as BASES bem sólidas no trabalho de Morte do Ego.

Para os defeitos mais fortes, aqueles que teimam em voltar, através dos mais diversos ângulos e facetas, que vemos através destes defeitos, destes eus que se encontram ligados, irmanados, atacam em blocos, vamos levá-los à Decaptação, à Morte Intensiva.

Na prática da Decaptação deveremos relaxar num local tranquilo, onde sabemos que não seremos interrompidos, levar este defeito ao banco dos Réus, malhá-lo bastante, colocando todos os problemas, sofrimentos e dor que tem nos causado, e também causamos aos demais irmãos. Aí não há tagarelices sobre o defeito, mas sim uma prática dirigida para tal ou qual defeito que já temos inclusive a compreensão sobre ele. A compreensão sobre o defeito é elástica, por exemplo o defeito da Ira, poderá vir de algum outro defeito que se não combatido IMEDIATAMENTE robustecerá a Ira. Seja nas impaciências com os semelhantes, com o orgulho, as auto-considerações, etc... A luxúria, por exemplo, à qual podemos desbancar colocando a Dualidade, pois, a carne pertence ao tempo, e com o tempo irá virar pó! Logo virá a flacidez, as rugas, a velhice, etc...

Façam assim sem tréguas, quantas vezes forem necessárias, incansavelmente e lograrão!

O ego morre, isto tenho comprovado na prática. Aquele que assim se lançar implantando estas disciplinas internas, apertando cada vez mais os cintos sobre si mesmos, sem tréguas contra o ego, irá morrer em si mesmo!

Convido à todos que coloquem suas compreensões, suas comprovações desde que não firam o Hermetismo, suas dúvidas, por Amor à Humanidade!

São muitos irmãos chegando neste momento, dia após dia! Vamos nos libertar dos egoísmos, da timidez, da preguiça, do comodismo, da inércia, e de todos os inimigos.

Fique na Luz Divina!!!
*** NOSSA CASA INTERIOR ***

Temos esse corpo físico, desta existência, deve ser o único.
Não teríamos mais que um ao mesmo tempo.

Quando estamos em nossa casa, temos o direito e o dever de prevalecer
nossa privacidade deixando dentro de nossa casa somente o que nos
convém, seja isto, pessoas, coisas, animais, plantas, objetos, etc...

Normalmente tiramos o que não presta de deixamos o que há de
melhor e quando aos ladrões, assassinos, malvados, adúlteros,
traiçoeiros, só deixamos ficar em nossa casa se quisermos.
Normalmente os expulsamos quando invadem nossa privacidade. Certo?!!!

Por analogia, nosso corpo físico é nossa morada aqui também.
vivemos nele dentro dele. Mas se tratando de nossa parte psicológica,
carregamos dentro de "nossa casa" toda imundície possível, basta
olharmos pra dentro de nós.

Então agora nos perguntamos com humildade: Quem estou deixando habitar minha morada?????

Traiçoeiros, adúlteros, assassinos, mentirosos, ladrões,
cobiçosos, malfeitores, preguiçosos, gulosos, .... Precisa dizer
mais algo?!!! Acredito que não.

Assim é que somos. Deixamos habitar nossa casa interior toda classe
de maldições! Lamentavelmente.!!!

Vamos limpar nossa casa, irmãos, transformar o sujo em limpo, a
escuridão em luz, limpar essa podridão que carregamos dentro (O
EGO) e deixarmos a luz prevalecer com paz, harmonia, serenidade,
pois nossa morada é a morada do PAI, nosso Real Ser.

Fique na Luz Divina!!!
***TERAPIAS HOLÍSTICASRADIESTESIA E RADIÔNICA ***

Assumindo o comando de nossas vidas
*Por Tania Resende

A radiestesia é a ciência que investiga as radiações dos objetos, ambientes e seres vivos. A palavra radiestesia significa sensibilidade às radiações. Utilizando o pêndulo como instrumento de pesquisa, temos como conhecer as vibrações existentes ao nosso redor, suas qualidades e atributos, e desta forma compreender a realidade em que estamos inseridos.

Existem energias que nos afetam, sejam de forma positiva ou negativa e dependendo da qualidade destas vibrações, podemos nos inserir dentro de uma realidade harmoniosa, onde tudo flui naturalmente rumo ao positivo, ou não: doenças, bloqueios, obstáculos, dificuldades,..., são indícios de vibrações negativas.

A partir das vibrações que emitimos ou mesmo das vibrações que recebemos, podemos manifestar saúde ou doença, prosperidade ou miséria, harmonia ou conflitos,... Identificá-las e corrigí-las é domínio da radiestesia e radiônica.

A radiônica é a técnica utilizada para trabalhar o que foi detectado pela radiestesia. Através de gráficos neutralizadores, emissores e/ou potencializadores, temos a chance, não apenas de transmutar o negativo, como também de criar e potencializar uma realidade mais positiva e harmoniosa para nós e para todos ao nosso redor. Com a radiônica, podemos limpar, equilibrar, neutralizar e harmonizar energias, pessoas, situações, ambientes, etc.

Uma vez detectadas e neutralizadas as vibrações nocivas, podemos, através da radiônica, trabalhar para potencializar e/ou criar vibrações mais positivas, atraindo todo tipo de facilidades, não apenas para nós como também para todos a nossa volta.

Sendo assim, radiestesia e radiônica é uma técnica que nos remete ao auto-conhecimento, uma vez que nos permite identificar e classificar o que acontece conosco e levando-nos a conhecer os motivos vibracionais que nos coloca frente as situações que estamos vivendo.

Conhecer e trabalhar com radiestesia e radiônica ativa nosso Poder Pessoal, uma vez que nos coloca no comando de nossas próprias ações, pois assumimos a responsabilidade por nossa própria vida e pelas energias que nos circundam, dando-nos a possibilidade não apenas de transmutá-las como também de criá-las.

Fique na Luz Divina!!!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

*** 11 PASSOS PARA A ALMA! ***
Na Kabalah existem 11 passos que devemos seguir, segundo Abulafia, para que possamos elevar nossa alma, sair da nefesh e conhecer a luz do Ruach e neshamah.
Sair da impulsividade, da reatividade.


1. Consciência durante a respiração: não se deve respirar ou inspirar no esquecimento, devemos estar atentos, e prestando atenção ao ar que entra e sai. Quando prestamos atenção a nossa respiração estamos nos conectando ao tempo presente, o aqui e agora e é uma ótima forma de controlarmos nossa reatividade.

2. Observar os passos – ter consciência do andar: saber e perceber a sua forma de andar e a sua postura, percebendo o contato dos pés com o chão.

3. Ira para a sua Terra Prometida. Espaço/lugar é Makon em hebraico e esta palavra é considerada um dos Nomes de D´us. O Lugar é o lugar sagrado, especial, onde tu te encontra contigo mesmo (a). Este é o caminho do auto conhecimento, a autonomia sobre a sua vida.

4. Solidão na Multidão: o equilíbrio perfeito só é alcançado a partir de uma postura adequada em um meio inadequado. É relativamente mais fácil alcançar um estado elevado no isolamento; o desafio verdadeiro é se elevar em um meio ao caos do dia-a-dia sem se deixar afetar por ele. Estar nele e não ser ele.

5. Recordar, trazer na memória: Bal Shem Tov dizia: “A base da sabedoria é a lembrança”. Esta é a base do judaísmo. Mesmo envolvidos pelas atividades mundanas, não devemos esquecer de nossa verdadeira função na existência, de nossa caminhada, de quem realmente somos. Exemplo disto estão as mitzvot e as celebrações.

6. Restrição: somos constantemente bombardeados por imagens, fatores e estímulos externos, sendo eles bons e maus, sofridos ou prazerosos. É o ego que se liga em tudo, sem separar o joio do trigo, a restrição trabalha com este ego, impulsivo e desejoso. Egoísta acima de tudo. Quando você se restringe aprende a contatar a sua essência, a parara para pensar, perceber-se.

7. Plena atenção: existe um exercício importantíssimo na kabbalah que é o desenvolvimento da kavaná. Sem ela, não tem como entender e aplicar os conhecimentos místicos. Kavaná é intenção direcionada, é quando corpo, alma, coração, mente, emoção e ação estão ligados no mesmo objetivo. Coma, mas coma com atenção, estude, mas estude por inteiro. Vai alem de ser atento, mas se deixar envolver. É perceber como aqui que estas fazendo age em você, em seus sentidos.

8. Recolhimento: para a Kabbalah o que interessa é tudo que vai alem dos 5 sentidos, e contatar este universo, do 6° sentido é abrir portas para a percepção. É importante perceber coisas pela alma, um sentir por completo. Não acredite na intuição ela é um elemento do Ego.

9. Pausa no tempo: Agora vem as partes mais difíceis em nossas vidas, mas fundamentais. Criar tempo, espaço para a pausa, para o descanso. Um shabat pessoal. Dar uma pausa no tempo é ter controle sobre o seu tempo, ao invés de ser conytrolado por ele. Estabelecendo prioridades, sem nunca esquecer do tempo para você, do tempo para o Nada, lembrando que Nada é D´us para nós, na Kabbalah. O que você precisa fazer agora é urgente ou importante? Ao darmos atenção excessiva ao urgente muitas vezes deixamos de fazer o que era realmente importante, aumentando o caos em nossas vidas. O mal, a contra inteligência nos induz a pensar que tudo...absolutamente tudo é urgente, e o que é urgente é importante. Não se engane!!

10. Pausa no Espaço: Qual o espaço que você ocupa? Qual o espaço que seus pensamentos ocupam de sua vida? De seu coração? Será que as preocupações não ocupam espaços de mais...seus medos, suas queixas???? É comum algo tolo acontecer e aquilo permanece no seu interior o dia todo, a semana toda.

11. Pausa no coração: Respire, feche seus olhos...reze! Concentre sua atenção em sua respiração e não deixe pensamentos entrarem em sua mente. Visualize um duplo de si e coloque a mão em seu coração, no seu duplo. Quem conhece o Tetragrama, coloque no coração as 4 letras do Nome de D´us. Faço isto todos os dias, 1 minuto, pela manha!

Fique na Luz Divina!!!
*** AS LEIS DA AFINIDADES ***


Após alguns anos de muita ignorância interior, vamos acordando para
o trabalho interior sério, que é colocar as bases, de que tanto
falam os mestres.
Começamos a buscar com seriedade, depois de sermos por diversas
vezes, vítimas das circunstâncias.
Chega um momento em que subimos ou baixamos por falta de trabalho,
pois é puro movimento, sem tempo pra nos acomodarmos.
Muito importante também, participar sempre dos grupos, mesmo que
seja lendo, porém, postando, adquirimos mais força pra nos
arrependermos e seguirmos adiante...
Ir renunciando diariamente, com consciência, das atividades
hipnóticas provenientes do ego, mesmo que para isso tenhamos que
diminuir o círculo de "amigos".
Por exemplo, quando deixamos um vício, nossos amigos afins também se
vão... pois estão estagnados, fora do movimento ascendente...
Então as bases é nada mais do que por em prática o essencial, viver
o dia consciente, aplicando a morte em marcha sempre que começamos a
sentir o hipnotismo do ego, praticar a dualidade, pra fugirmos das
mas impressões, seja de luxúria, materialismo, etc... não esquecer o
nosso Pai que está em nós aqui e agora, adorar nossa Divina Mãe,
pois sem ela, não teríamos chance... Ver o estado lamentável em que nós e nossos irmãos se encontram, e levar até os mesmos o conhecimento, para que também possam se limpar, assim como nós estamos... Ser puro no sexo, pois diviniza se praticado com amor... obedecendo as pausas, e transmutando as energias para dentro e para cima... chegando até o coração...
Que ninguém se desvie do caminho, pois a dor é quase insuportável, mas
a porta do arrependimento sempre estará aberta, pra que entremos com
mais humildade, sabedoria e amor...

Certamente que desta forma se evidencia a Lei de Afinidades: para aqueles que vivem para robustecer o ego, seremos vistos como pessoas mortas, que não vivem a vida, que não aproveitam a vida, etc... etc... etc... pois somos vistos, analisados, julgados de acordo com as lentes do ego, dos irmãos que vendem a Alma por pratos de lentilhas, que se vendem por qualquer satisfação ilusória, que colocam o coração em coisas que pertencem ao tempo e que com o tempo serão corroídas, que buscam os prazeres fugazes, a luxúria, o materialismo, a inveja, a cobiça, a ganância, o ódio como doutrina de vida.

Seguimos amando e perdoando à todos incondicionalmente. Mas, pelo contrário do que possam julgar-nos, estamos mais vivos do que nunca! Vamos despertando para as realidades internas, investigando à nós mesmos, nos arrependendo das imperfeições que criamos, nos lapidando sem tréguas, nascendo para as realidades Cósmicas! Para o sentido da própria existência!

Neste momento me vem à recordação que desde a adolescência, mesmo não tendo ainda naquela fase desta existência recebido os ensinamentos, possuía um tremendo senso de responsabilidade, ao qual mesmo sujeito aos erros, descartava sabiamente aquilo que não me servia. Ignorava a origem de tal maturidade, o que certamente foi adquirida através do aprendizado por conta de terríveis sofrimentos de anteriores existências vivendo no erro, era guiado pela "Intuição" de forma a não cometer os mesmos delitos, os mesmos erros, o que implicaria em novos Carmas e Recorrências.

Os amiguinhos de infância cresciam, assim como retornavam os egos de anteriores existências para cair na tentação dos vícios, orgias, fumo, bebedeiras, drogas, etc... Veio a pré-adolescência, a adolescência onde cada qual faria suas escolhas. De forma gradual fui me distanciando do grupo, mesmo porque não havia mais sentido em acompanhá-los. Mesmo sem ter recebido o ensinamento naquela época da vida em meu Íntimo sabia que não era aquilo que buscava... Os pais físicos não compreendiam e me calava diante de algumas indagações, pois, me envergonharia de dizer-lhes o motivo.

Assim se desenrolam os fatos, encontros e desencontros, pois, se por um lado nos distanciamos de alguns, por afinidades nos aproximamos de outras pessoas com as mesmas buscas e ideais, tudo vai sendo encaixado feito um quebra-cabeças. Desta forma, ao buscarmos algo de real sentido e valor para nossas vidas, ao realizarmos boas obras, os Carmas vão sendo pagos, as recorrências eliminadas... Vamos passo à passo rumo à Liberação Final.

Assim são as Leis de Afinidades.


Muita paz e força à todos os irmãos, para que consigamos trilhar
este caminho difícil (para o ego) obedecendo somente ao Pai que está
em secreto, nos esperando já há muitos milhares de anos de braços
abertos.

Fique na Luz Divina!!!
*** "A LIMPEZA DA CASA - Pré Salto Quântico" ***
*por Geoffrey Hoppy.

É a energia pré Salto Quântico. Isso é tudo. É como uma Grande Limpeza da Casa antes da Grande Mudança. Pensem sobre isso como uma intensa e profunda faxina. Um enema espiritual. Ou a uma missão da Verdade-ou-Consequências antes do Salto Quântico.

Os sintomas desta fase temporária são fáceis de se identificar.....

Os relacionamentos estão terríveis. Ficar ao redor de pessoas que são intimas a você é como tê-los arranhando suas unhas no quadro-negro da sua consciência. É muito mais fácil (mas ainda uma limpeza) estar ao redor de pessoas que você mal conhece. Mas as pessoas com quem você tem que trabalhar? E viver? E dividir um banheiro e cama? Vamos dizer simplesmente que não é um crime PENSAR sobre o que gostariam de fazer com elas de vez em quando.

Tudo esta pela conta. Vocês perceberam que exatamente tudo parece ser um monte de caca recentemente. Eu quero dizer tudo. Todas as noticias na TV e nos jornais parecem até mais SUJAS do que as habituais! Não gostariam de pular dentro do tubo e atirar marshmallows em todo mundo? Já perceberam que cada comentarista de noticias, cada locutor esportivo, cada expert da moda e de dietas e a maioria dos comediantes parecem exasperar os seus nervos contra a sua própria natureza? Se estiverem como eu, até mesmo este noticiário Shaumbra esta irritando vocês!

Nada esta resolvido. Tudo parece como se estivesse no ar. Quando vocês tentam encontrar equilíbrio e conforto em suas costumeiras rotinas, eles simplesmente não estão por lá. É difícil tomar decisões e finalizar projetos. As pessoas com quem estão contando não estão conseguindo finalizar os acordos. A energia da manãna (do amanhã) parece ser o único padrão que se aplica. Atravessar o dia é como arrebanhar gatos.

Você se sente entorpecido. A conexão interna que tinham com si mesmos não esta mais lá. Você tem saudades daqueles tempos tranqüilos, rejuvenescedores consigo mesmo – até durante seu sono – mas simplesmente não é o que acontece.

Nas palavras de Norma Delaney, vamos respirar profundamente.

Todas estas coisas que estão sentindo – a ansiedade, a tensão, a completa falta de paciência com tudo e com todos – faz parte da transformação antes do grande Salto Quântico.

Não é um ajuste de consciência típico. A energia de raiz é a verdade. Trata-se de limpar para fora a sujeira e o pó para ajudá-los a descobrir a sua nova verdade. Com todas as distrações da vida humana, é duro saber qual é a sua verdade. Vocês podem surgir com alguns conceitos intelectuais sobre a sua verdade, mas esta energia pré Salto Quântico escava profundamente dentro de vocês para ajudar a identificar a sua real verdade interior. Tudo isto esta ocorrendo enquanto as energias da consciência estão se movendo mais rápido do que nunca!

Em algum lugar profundamente em seu interior, vocês descobrirão que os conceitos da verdade da velha energia não são mais validas. É por isso que as coisas parecem estar tão inseguras. Vocês se sentem emocionalmente dormentes, porque não estão fazendo a conexão com o que costumavam saber como a sua verdade e os seus princípios orientadores. Fatores externos como relacionamentos e rotinas diárias não estão em sincronia porque vocês estão passando de suas verdades da velha energia para suas verdades da Nova Energia.

Apesar disso ser sentido assim, é uma coisa boa. Vocês estão se permitindo se reajustar à Nova Energia nos níveis mais profundos. A Faxina da Casa raramente é divertida, mas o resultado final vale a pena. Nestas semanas finais antes do Salto Quântico estarão purgando interiormente energias estagnadas para um nível de consciência tão elevado ou mais eficiente que ela puder se mover. Vocês estarão substituindo velhas crenças e verdades por novas e mais apropriadas verdades.

Em vez de julgarem esta como uma época ”ruim”, façam uma respiração profunda e considerem o que realmente está acontecendo. Estão passando por um processo sagrado de uma renovação da consciência exatamente na hora do Salto Quântico. Respirem profundamente dentro da sua nova verdade e sintam como a energia é diferente daquela sua velha verdade. Então, em vez de resistir ao processo, celebrem a sua evolução contínua com um pedaço de chocolate ou uma taça de vinho. Apreciem!

*No novo Shoud 1 "Os Demônios são Seus" da Nova Série do Salto Quântico Tobias traz Lucifer como convidado e fala de nossos demônios, nossas criações.
*Tradução: Silvia Tognato Magini silvia.tm@uol.com.br
Insights na Nova Energia do Shoud 12 Dr. Michael Brandt

Fique na Luz Divina!!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

*** MEDITAR FAZ BEM AO CORAÇÃO ***

Pesquisas mostram que a meditação ajuda no tratamento das doenças cardíacas

A meditação - técnica cujo objetivo é interromper o fluxo de pensamentos na mente - está se tornando uma aliada cada vez mais forte no tratamento das doenças do coração. Diversos estudos apontam neste sentido. Um dos mais recentes foi realizado pela Universidade da Pensilvânia (EUA) com portadores de insuficiência cardíaca: incapacidade de o coração bombear sangue para o resto do corpo.

Foram selecionados 23 pacientes recém-hospitalizados. Eles foram divididos em dois grupos. O primeiro foi orientado a praticar a meditação todos os dias, durante 20 minutos, enquanto o segundo recebeu o suporte de informações médicas a respeito da doença. O experimento durou seis meses e neste período todos os pacientes continuaram a tomar seus medicamentos convencionais.

Aqueles que praticaram a meditação tiveram melhor desempenho nos testes efetuados três e seis meses após o início da pesquisa. Eles demonstraram maior condicionamento físico e apresentaram menores índices de depressão, febre e hospitalização. "A meditação pode ser um complemento eficaz para melhorar a qualidade de vida do paciente", diz o médico Ravishankar Jayadevappa, coordenador do trabalho.

Outro estudo, feito na Universidade Maharishi (EUA), concluiu que essa prática auxilia na redução da pressão arterial. De acordo com a pesquisa, realizada com 150 pacientes acompanhados durante um ano, o grupo que meditou obteve melhor controle da pressão e precisou de menos remédios comparados aos pacientes que se submeteram a exercícios de relaxamento ou aos que só receberam informações de saúde.

Diante de conclusões como essas, há um esforço para entender os mecanismos que explicariam os benefícios. Por enquanto, existem algumas hipóteses. Uma delas é resultado de um estudo conduzido no Cedars-Sinai Research Institute (EUA). Ele indicou que a meditação atuaria no sistema nervoso, ajudando a regular a resposta do organismo ao stress, conhecido fator de risco para o coração. Em outra pesquisa, cientistas da Universidade de Harvard descobriram que a prática está associado ao aumento de óxido nítrico no sangue - a substância é vasodilatadora e quando em maior concentração facilita o fluxo sangüíneo, diminuindo a pressão arterial.

No Brasil, esse método ganha espaço. A advogada Maria Rita Paes de Almeida, 48 anos, o pratica há cinco anos. Freqüentadora do Centro Integrado de Ioga, Meditação e Ayurveda (medicina indiana) Ciymam, em São Paulo, ela acredita que isso a auxilia a controlar a pressão. "Ela me acalma", diz. A meditação também é adotada em dois hospitais e 42 postos municipais de saúde de São Paulo. "É uma maneira de tratar doenças enxergando o indivíduo de forma mais ampla", explica a médica Tazue Branquinho, coordenadora do programa de Medicina Tradicional e Práticas Integrativas em Saúde, de São Paulo.

É importante salientar que se trata de um método complementar. "É um recurso coadjuvante. Os pacientes não podem abandonar as recomendações médicas", esclarece o médico Hilton Chaves, secretário da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

*Revista Istoé

Fique a Luz Divina!!!
*** SABEDORIA & PAZ - para refletir....e muito... ***

Se voce não consegue se aquietar,
O que vai aprender ?
Como vai se tornar livre ? Gautama , o Buda
Todo aprendizado acontece por meio da meditação ,
ele não acontece por meio do estudo. Isso é acumular informação, não é aprender.
Fique sempre alerta sobre o conhecimento que toma emprestado:
por mais preciso que pareça, ele é falso, É pseudoconhecimento.
Buda tinha as escrituras a disposição dele.
Ele poderia ter aprendido o Gita tão a fundo que teria sido capaz de repeti-lo de memória, mas, então ele teria perdido a condição de Buda ( * não teria despertado)
No tempo de Jesus, o velho testamento estava á disposição,
mas Jesus tentou descobrir a verdade por si mesmo.
Isso é algo muito essencial a se compreendido:
a verdade tem que ser descoberta pela propria pessoa.
Somente vivendo a verdade por si mesmo que a liberdade acontece.
A liberdade é a FRAGÂNCIA da EXPERIÊNCIA DA VERDADE.
Você Já É Tudo Isso
Você já é um todo, já é completo.
Você não vai conseguir tudo isso, você já é tudo isso!
Nós agimos segundo nossos pensamentos.
Estes pensamentos literalmente se tornam nossa experiência diária de vida.
Em conseqüência, se você despende uma grande parte da energia de sua vida concentrando-se em escassez, isto é o que você vai expandir em sua vida.
Para vivenciar a fartura, voce na verdade tem que deliberadamente concentrar-se em fartura. ­
Quando você Vive e respira prosperidade,
e a com a crença de que existe um enorme suprimento de tudo
e de que todos temos ­direito a ter tudo que podemos ter,
você começa ativamente a tratar a si e os outros desta forma.
Este princípio aplica-se a aquisição de riqueza, felicidade pessoal, saúde, atividades intelectuais e tudo o mais.
Está relacionado à antiga promessa bíblica:
"Ao que tem, mais deve ser dado."
Realmente dá certo.
A fartura reina por toda a parte.
O suprimento é infinito e só há um motivo para vc não estar usufruindo : voce está resistindo.
Sempre é bom lembrar : Os únicos limites que temos são os que alimentamos com nossa crença nestes mesmos limites.
O unico meio de tornar-se um mestre de si mesmo
é entrar no desconhecido.
É entrar em si mesmo.
Naquela parte de voce é que paz , que é amor , que é a vida.
Esqueça por um momento a sua identidade pessoal
e seus papéis nela : pai , filho, amigo , tradutor , irmão...
Sente-se, respire , relaxe, e solte-se.
Esqueça tudo o que disseram sobre a busca da verdade.
Enquanto há uma busca e uma procura , ainda há um buscador.
Ainda há uma entidade , um eu que acha-se separado.
Deixe sua mente de lado , acalme-se e abrace o seu amado ,
a sua realidade, a sua verdadeira natureza.
Silenciosamente, sem pensamentos, sem objetivos, sem pressa , e assim,
sem nada a alcancar ou a se tornar , sinta sua beleza.
Quando voce estiver totalmente no aqui e agora,
sua presença irá se revelar.
Não há nada que Voce precise fazer ou recitar .
Apenas sente-se e acalme-se.
Inspire e expire o Eu Sou.
So Ham, a resposta está em voce.


Fique na Luz Divina!!!
*** OSHO: A DIETA DO MEDITADOR ***

O homem é a única espécie cuja dieta não é previsível. A dieta de todos os outros animais é correta. As necessidades físicas básicas deles e sua natureza decidem o que eles devem ou não comer; a quantidade que eles devem ou não comer, quando devem comer e quando devem parar de comer. Mas o homem é completamente imprevisível, ele é absolutamente incerto. Nem sua natureza lhe diz o que ele deve comer, nem sua consciência lhe diz a quantidade que ele deve comer, nem seu entendimento decide quando ele deve parar de comer.

Como nenhuma dessas qualidades do homem são previsíveis, a vida dele seguiu direções muito incertas. Porém, se houver mesmo um pouco de entendimento - se o homem começar a viver com alguma inteligência, com um pouco de reflexão, abrindo um pouco seus olhos - então não é absolutamente difícil mudar para uma dieta apropriada. É muito fácil, não pode haver nada mais fácil. Para entender a dieta correta, vamos dividir em duas partes.

A primeira coisa: o que o homem deve comer e o que ele não deve comer? O corpo do homem é feito de elementos químicos. Todo o processo do corpo é muito químico. Se o álcool for ingerido pelo homem, então seu corpo será afetado pela química - ele ficará intoxicado, inconsciente. Por mais saudável que seja, por mais pacífico que o homem possa ser, a química da intoxicação afetará seu corpo. Por mais santo que o homem seja, se lhe for dado veneno, ele irá morrer.

Qualquer alimento que leve o homem para algum tipo de inconsciência, algum tipo de excitação, algum tipo de extremidade, algum tipo de perturbação, é prejudicial. E o maior, o dano mais profundo é quando essas coisas alcançam o umbigo.

Talvez você não esteja cônscio que na naturopatia por todo o mundo, sacos de lama, comida vegetariana, comida leve, tiras de pano embebidas com água e banheiras estão sendo usadas para curar o corpo. Mas nenhuma naturopatia ainda entendeu o ponto que o efeito das tiras embebidas em água, sacos de lama, ou das banheiras sobre o corpo não é tanto devido às qualidades especiais delas, mas por causa de como elas afetam o centro do umbigo. E assim, o centro do umbigo afeta o resto do corpo. Todas essas coisas - a lama, a água, a banheira - afetam a energia dormente no centro do umbigo e quando essa energia surge, a saúde começa a aparecer na vida da pessoa.

Todavia, a naturopatia ainda não está ciente disso. A naturopatia acha que talvez esses efeitos benéficos estão vindo dos sacos de lama ou dos banhos nas banheiras ou das tiras embebidas sobre o estômago! Eles trazem benefícios, mas os benefícios reais estão vindo do despertar da energia nos centros adormecidos do umbigo.

Se o centro do umbigo for maltratado, se uma dieta errada, uma comida errada for utilizada, então vagarosamente, o centro do umbigo se torna dormente e sua energia fica enfraquecida. Bem lentamente, esse centro começa à adormecer. Finalmente, ele praticamente vai dormir. Dessa maneira, nós sequer o percebemos como um centro.

Assim, percebemos somente dois centros: um é o cérebro aonde pensamentos estão constantemente se movendo e o outro é um pouco do coração onde as emoções estão se movendo. Mais fundo que isso não temos nenhum contato com coisa alguma. Dessa maneira, quanto mais leve for a comida, menor o peso que ela cria sobre o corpo, mais valiosa e significante ela será para o início de sua jornada interior.

Para uma dieta adequada, a primeira coisa a lembrar é que ela não deve criar excitação, ela não deve ser tóxica, ela não deve ser pesada. Depois de comer adequadamente você não deve se sentir pesado e sonolento. Mas talvez, nos sintamos pesados e sonolentos após nossas refeições - assim sabemos que estamos comendo erradamente.

Algumas pessoas adoecem porque elas não ingerem comida suficiente e algumas pessoas adoecem por ingerirem muita comida. Algumas pessoas morrem de fome e outras morrem por comer demais. E o número de pessoas que morrem pelo excesso de comida tem sido sempre maior do que o número de pessoas que morrem de fome. Poucas pessoas morrem de fome. Muito poucas pessoas morrem de fome. Mesmo se um homem quiser permanecer faminto não há nenhuma possibilidade dele morrer por pelo menos três meses. Qualquer pessoa pode viver sem comida por três meses. Mas se um homem comer demasiadamente por três meses, então não haverá nenhuma possibilidade dele sobreviver.

Nossas atitudes erradas com relação à alimentação estão se tornando perigosas para nós. Elas estão provando ser muito custosas. Elas nos levaram a um ponto onde apenas estamos de alguma maneira vivos. Nossa comida não parece estar criando saúde em nós, ela parece estar criando doença. É uma situação surpreendente quando a comida começa a nos adoecer. É como se o sol que nasce pela manhã trouxesse escuridão. Isso devia ser um acontecimento igualmente estranho e surpreendente. Mas todos os médicos do mundo são da opinião de que a maioria das doenças do homem são por causa de sua dieta inadequada.

Portanto, a primeira coisa é que toda pessoa deve estar bem ciente e cônscia de sua alimentação. E estou dizendo isso especialmente para o meditador. É necessário para um meditador permanecer ciente do que ele come, quanto ele come, e quais os efeitos disso sobre seu corpo. Se um homem experimentar por alguns meses com consciência, ele irá certamente descobrir qual a comida ideal para ele, qual comida lhe dá tranqüilidade, paz e saúde. Não existem dificuldades reais, contudo, devido a que não damos nenhuma atenção à comida, nunca somos capazes de descobrir a alimentação adequada.

The Inner Journey


Fique na Luz Divina!!!
*** A REVOLUÇÃO DO CÉREBRO ***


Texto longo, mas superinteressante !!!

A máquina mais complexa do Universo está na sua cabeça. Agora que começamos a entender como ela funciona, descobrimos capacidades que nem imaginávamos. Saiba quais são esses superpoderes - e o que fazer para adquiri-los

O seu cérebro é capaz de quase qualquer coisa. Ele consegue parar o tempo, ficar vários dias numa boa sem dormir, ler pensamentos, mover objetos a distância e se reconstruir de acordo com a necessidade.

Parecem superpoderes de histórias em quadrinhos, mas são apenas algumas das descobertas que os neurocientistas fizeram ao longo da última década. Algumas dessas façanhas sempre fizeram parte do seu cérebro e só agora conseguimos perceber.

Outras são fruto da ciência: ao decifrar alguns mecanismos da nossa mente, os pesquisadores estão encontrando maneiras de realizar coisas que antes pareciam impossíveis. O resultado é uma revolução como nenhuma outra, capaz de mudar não só a maneira como entendemos o cérebro, mas também a imagem que fazemos do mundo, da realidade e de quem somos nós. Siga adiante e entenda o que está acontecendo (e aproveite que, segundo uma das mais recentes descobertas, nenhum exercício para o seu cérebro é tão bom quanto a leitura).

Superpoder 1 - Mudar a própria forma

Os dedos da mão esquerda de um violinista fazem todo tipo de movimentos. Já os da mão direita fazem só um: segurar o arco, algo importante, mas simples. Todas essas ações são coordenadas pelo córtex motor, uma fatia acima da orelha que possui um mapa de todo o corpo: um pedaço coordena o pé, outro, a perna, e assim vai até a cabeça. Quando os cientistas analisaram esse mapa em violinistas, repararam em algo curioso: a região que comanda os dedos da mão esquerda é maior do que a da direita. O cérebro se adapta ao estilo de vida do seu dono.

O mesmo acontece com todo mundo. Quem lê textos em braile desde pequeno utiliza para o tato uma parte do cérebro normalmente ocupada pela visão. Em pessoas que perdem um braço, a área que recebia sensações desse membro se liga a outras partes do corpo, como o rosto, o que às vezes gera "dores fantasmas": um toque na bochecha é interpretado como uma lesão no braço. Aliás, não se assuste, mas, agora mesmo, este texto e tudo o mais a sua volta estão deixando marcas físicas no seu cérebro.

Está aí a revolução: segundo os cientistas, o seu cérebro é muito elástico. Há menos de 20 anos, imaginava-se que ele era como um computador, uma máquina com circuitos fixos, em que tudo o que se podia fazer era acrescentar informações. Agora se sabe que não. "O hardware também é aprendido. Caminhar, falar, mover partes do corpo envolve experiência e memória", diz Iván Izquierdo, neurocientista da PUC gaúcha. O cérebro se reiventa, cria novos neurônios, novas conexões e novas funções para áreas pouco utilizadas.

Não é de espantar que os cientistas tenham demorado a perceber isso. Até 3 décadas atrás, tudo o que se podia fazer para estudar o cérebro humano era abrir a cabeça e olhar dentro. Alguns chegaram a fazer isso com pacientes vivos, mas o normal era esperar as pessoas morrerem e depois olhar o que sobrava. Na época, as principais descobertas vinham de pesquisas com animais ou com pessoas com lesões no cérebro - por exemplo, se alguém perdia o hipocampo e, junto com ele, a memória recente, é porque os dois deviam estar ligados.

Agora os cientistas conseguem desde entender como os genes dão origem às moléculas do cérebro até simular em computador conjuntos de neurônios. E surgiram maneiras de observar o cérebro em atividade, graças, principalmente, à ressonância magnética funcional (RMF), uma espécie de telescópio Hubble para os neurocientistas. O princípio é colocar o paciente em um campo magnético tão forte que, pendurado em um guindaste, seria capaz de levantar dois carros juntos (o que mostra por que não é uma boa idéia aproximar objetos metálicos de aparelhos como esse). Essas circunstâncias possibilitam detectar, por ondas de rádio, o fluxo de sangue oxigenado para diferentes partes do cérebro, o que indica as regiões mais ativas em cada situação.

A técnica permitiu, pela primeira vez, mapear o cérebro em funcionamento. Também enterrou aquela idéia de que só usamos 10% da nossa mente: todo o cérebro trabalha o tempo inteiro. Mas, de acordo com o que fazemos, algumas partes são mais ativadas que outras (veja quadro na página 54). Nos últimos anos, as pesquisas mostraram os sistemas que acendem em situações como se apaixonar, tomar uma decisão, sentir sono, medo, desejo de uma comida ou até schadenfreunde, palavra alemã para o prazer de ver alguém se dando mal (que, percebeu-se, é mais intenso em homens). "Estamos decifrando a linguagem com que as áreas do cérebro conversam. É possível que os sistemas que conseguimos ver sejam como um arquipélago: parecem ilhas isoladas, mas, por baixo, são parte de uma mesma montanha", diz o radiologista do Hospital das Clínicas Edson Amaro, membro do projeto internacional Mapeamento do Cérebro Humano.

O que complica as pesquisas é que, assim como não existe pessoa igual a outra, cada cérebro é diferente. Além disso, a aparência dos neurônios não é um indicador fiel do que acontece na cabeça. "Existe quem morra com problemas de memória e, na autópsia, se percebe que o cérebro estava perfeito. E também os que não apresentaram problemas até o fim da vida, mas têm um cérebro danificado", diz Lea Grinberg, uma das coordenadoras do banco de cérebros da USP, que reúne e tenta comparar 3 600 amostras para resolver problemas como esse. Mesmo ainda misterioso, é provável que seja esse o ponto em que o modo como você utiliza o cérebro faça a diferença.

"É como um músculo: se você exercita, você está mais protegido contra problemas", diz Lea. Em caso de danos ao cérebro - seja causado por doenças como Alzheimer ou por pauladas na cabeça -, pessoas com bom nível educacional ou QI alto sofrem perdas menores da capacidade cerebral. Ao que tudo indica, exercitar o cérebro cria uma espécie de reserva. É possível que, quando necessário, os atletas mentais consigam recrutar outras áreas do cérebro mais facilmente, ou talvez compensem a perda por usarem cada área de forma mais eficiente.

Aliás, uma boa notícia: só o fato de você estar lendo este texto já é um começo. "Leitura é um exercício fantástico. Quem não lê está fadado a uma memória mais lenta", diz Izquierdo. Enfrentar desafios e sair da frente da TV também ajuda, assim como fazer exercícios físicos. Eles não só permitem que o seu cérebro funcione melhor como, provavelmente, fazem nascer novos neurônios.

Superpoder 2 - Regenerar suas partes

A história do seu cérebro começa pouco depois da concepção, quando o embrião humano ainda é chato como uma panqueca. Até que, com uns 17 dias, uma parte da superfície começa a dobrar até se fechar em um tubo. Esse tubo acabará se transformando no sistema nervoso inteiro. De 5 a 6 meses depois, seu crescimento cerebral atinge a velocidade máxima, espantosos 250 mil novos neurônios por minuto. Antes mesmo de você nascer, o cérebro está praticamente formado. Daí em diante, segundo o que se acreditava até há pouco tempo, ele poderia aprender coisas novas, mas não ganharia novos neurônios. Só nos restava cuidar bem dos que já temos.

Tudo isso mudou em 1998, quando os cientistas provaram que o cérebro produz, sim, novas células ao longo da vida - num processo batizado de neurogênese. Caía um dos mais arraigados mitos da ciência. Desde então, descobrir como surgem novos neurônios e para que eles servem se tornou um dos temas mais quentes da neurociência. É possível que dessas pesquisas saiam formas de curar doenças como depressão e Alzheimer, retardar o envelhecimento e até garantir um melhor funcionamento do cérebro para pessoas saudáveis.

Apesar de os cientistas terem visto sinais de novos neurônios em várias partes do cérebro, a produção está restrita a duas regiões. "É possível que ela exista em outras áreas de forma bem reduzida, que não conseguimos detectar com os métodos atuais", diz neurobiólogo Alysson Muotri, do Instituto Salk, EUA.

O primeiro ponto é uma zona logo abaixo dos ventrículos (um bolsão de líquidos no meio do cérebro), que produz neurônios relacionados aos sentidos. O segundo é o hipocampo, o que é intrigante porque ele é uma área essencial para a formação de memórias, embora ninguém saiba dizer qual a função dos novos neurônios ali. "A neurogênese é um processo muito lento e fraco para dar conta da memória", diz Izquierdo. Ou seja, ele descarta que os novos neurônios surjam a cada nova memória que gravamos - afinal temos muitas memórias e poucos neurônios nascendo. O mais provável é que eles tenham um papel mais limitado.

Mas não há dúvidas de que a neurogênese é um processo importante. Sabe-se, por exemplo, que alguns tipos de derrames aumentam a produção de neurônios. A maioria deles morre, mas alguns conseguem chegar ao local da lesão e formar um remendo que não resolve os casos mais graves, mas corrige microderrames que acabam passando despercebidos. E um grande número de doenças, de uma forma ou de outra, está ligado à neurogênese. A depressão é uma delas.

O mal de Alzheimer é outra: ratos modificados geneticamente para desenvolver a doença apresentam também problemas na neurogênese, prova de que alguma conexão há. E remédios capazes de estimular o nascimento de neurônios em cobaias conseguiram atenuar os sintomas de mal de Parkinson - uma abordagem que pode se revelar promissora para humanos.

O grande sonho dos cientistas agora é controlar o processo para fazer o cérebro tapar os próprios buracos - mais ou menos como uma lagartixa regenera uma perna cortada. E, possivelmente, estimular o cérebro de pessoas saudáveis a fabricar neurônios - afinal, células novinhas em folha podem dar uma bela mão na hora de raciocinar. Ainda estamos distantes desse sonho, mas já existe um caminho. "Muitos fatores que incentivam o crescimento de novos neurônios já são conhecidos", diz o neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo.

Um deles é evitar estresse, que sabidamente bloqueia o crescimento de neurônios. Outro é viver em um ambiente rico, com estímulos mentais e físicos variados: basta colocar ratos em jaulas agradáveis e cheias de brinquedos divertidos para que a neurogênese triplique. O mesmo para banhos de sol - que fazem o corpo produzir vitamina D, essencial para o crescimento das novas células - e para uma dieta rica em colina, substância presente em gema de ovos e ingrediente-chave dos neurônios. Junte tudo isso e a sua mente, literalmente, começará a crescer.

Superpoder 3 - Mover objetos

O seu corpo, ao que parece, é muito pequeno para conter uma máquina tão poderosa quanto o cérebro. Prova disso veio em julho, quando foram divulgadas as aventuras de Matthew Nagle, um norte-americano que ficou paralítico em uma briga em 2001. Três anos depois, cientistas da Universidade Brown, EUA, e de 4 outras instituições implantaram eletrodos na parte do cérebro dele responsável pelos movimentos dos braços e registraram os disparos de mais de 100 neurônios. Enviados a um computador, esses sinais permitiram que ele controlasse um cursor em uma tela, abrisse e-mails, jogasse videogames e comandasse um braço robótico. Somente com o pensamento, Nagle conseguiu mover objetos.

Mas não espere virar logo um personagem de Matrix e se plugar a computadores. Além de ser meio incômodo viver com fios saindo de dentro da cabeça, os movimentos de Nagle eram desajeitados, o sistema precisava ser recalibrado todo dia e, depois de alguns meses, os eletrodos perderam a sensibilidade. Foi, entretanto, uma prova de que o nosso cérebro é capaz de comandar objetos fora do corpo - uma idéia que pode mudar nossa relação com o mundo.

Um dos pioneiros nesse tipo de experiência é o neurobiólogo brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, EUA, que desde 1999 vem tornando primatas capazes de comandar computadores com a mente. Ele chegou a fazer experiências em que sinais cerebrais de um macaco eram transmitidos pela internet e reproduzidos por um braço robótico a mais de 1 000 quilômetros de distância.

No ano passado, ele e sua equipe demonstraram um fato curioso: depois de um tempo ligado ao aparelho, o cérebro do macaco começou a assimilar a nova extensão como parte do próprio corpo. A grande promessa da descoberta é abrir caminho para que pessoas que perderam um membro operem membros robóticos como se fossem naturais.

Mas tem mais: apesar de os eletrodos terem sido colocados na área do córtex que comanda o braço, o macaco havia se adaptado à prótese: era possível fazer uma coisa com o braço natural, e outra diferente com o mecânico. Ou seja, não é absurdo imaginar que esse novo conhecimento permita não apenas criarmos próteses para deficientes, mas também membros novos para pessoas perfeitamente saudáveis - que tal um terceiro braço?

Tudo isso parece ficção, mas é possível que todos nós façamos algo parecido no dia-a-dia. Pense na quantidade de instrumentos que você usa e na facilidade com que faz coisas difíceis como dirigir automóveis, ler, tocar instrumentos, usar talheres. O que a pesquisa de Nicolelis sugere é que tanta destreza pode existir porque, para os nossos neurônios, é como se todos esses objetos fizessem parte do nosso corpo. "Macacos e humanos têm a habilidade de incorporar ferramentas na estrutura do cérebro. Na verdade, achamos que o próprio conceito de identidade se estende às nossas ferramentas", diz Nicolelis. Ou seja, para o cérebro, o lápis, o violão ou a bicicleta são literalmente partes de nós. Já é uma idéia impressionante, mas fica mais incrível ainda com outra descoberta: a de que não fazemos isso apenas com objetos, mas também com seres humanos.

Superpoder 4 - Ler pensamentos

Um macaco em um laboratório da Universidade de Parma, na Itália, jamais imaginaria que faria parte de uma das maiores descobertas da ciência quando, 15 anos atrás, descansava com eletrodos implantados no cérebro. Os fios estavam conectados a neurônios que disparavam quando ele fazia movimentos.

Por exemplo, se o macaco levantava um objeto, um neurônio começava a funcionar. Até que, despretensiosamente, um cientista levantou um objeto perto do simpático primata. E, para surpresa de todos, exatamente o mesmo neurônio que disparava quando o próprio macaco fazia a ação começou a funcionar. Em alguns casos, bastava o som dessa ação para acionar a célula. Ou seja, era como se a mente do macaquinho simulasse tudo o que os outros fizessem ao redor. Essa tendência para imitar tudo fez com que, em 1996, ao publicarem a descoberta, os cientistas italianos batizassem essas células de "neurônios-espelho".

Nos anos seguintes, os cientistas descobriram que não só temos o mesmo sistema dos macacos, como em humanos ele é muito mais desenvolvido. Em humanos, os neurônios-espelho envolvem muito mais áreas e são acionados com mais freqüência. Tanto que, apesar de recém-descobertos, eles já estão sendo propostos para responder por que os bocejos são contagiosos, por que apreciamos a arte, como surgiu a cultura, a sociedade, a linguagem e a civilização e até mesmo para definir quem somos nós.

Os neurônios-espelho estão ativos desde o momento em que nascemos. Faça o teste: mostre sua língua para um recém-nascido e, provavelmente, ele tentará copiá-lo. "Parece que o único modo de perceber as coisas é usando o nosso sistema motor e o nosso corpo para imitá-las", diz o neurologista Marco Iacoboni, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Com o tempo, conseguimos até prever as intenções dos outros: o sistema pode disparar mesmo que as pessoas apenas dêem sinais de que farão alguma coisa. O mesmo vale para as emoções. Cientistas em Marselha, França, mostraram que sentir um cheiro nojento ou ver pessoas fazendo cara de nojo dispara o mesmo grupo de neurônios-espelho.

"Esses neurônios, ao que parece, dissolvem a barreira entre a pessoa e os outros", diz o neurologista indiano Vilayanur Ramachandran, da Universidade da Califórnia em San Diego, EUA. Ele faz parte de um grupo de cientistas que acredita que essa tendência para imitar emoções esteja na base da empatia, das habilidades sociais e da própria cultura.

Um argumento a favor dessa teoria é a importância dos neurônios-espelho na linguagem: basta ler um texto com a descrição de uma ação para que você dispare essas células cerebrais da mesma forma que faria se a estivesse executando. Ramachandran e outros acreditam que a imitação de movimentos tenha funcionado como uma espécie de linguagem primitiva, que foi se sofisticando até dar origem a sinais abstratos, palavras, línguas complexas e Prêmios Nobel de Literatura.

Os neurônios-espelho podem mudar até mesmo a idéia de quem é você: afinal, para eles, tanto faz se uma ação foi feita por você ou por qualquer outro. "Isso mostra que você 'compartilha' sua mente com outras pessoas, que você e os outros não são duas entidades totalmente independentes, mas, sim, dois lados da mesma moeda", diz Iacoboni.

É um ponto em que as mais avançadas pesquisas médicas ganham ar de filosofia oriental: a idéia de que você e os outros são partes de um mesmo todo. "Culturas onde a ênfase é menos no indivíduo e mais no grupo devem ter pessoas com um sistema de neurônios-espelho mais robusto", diz ele. Ou seja, para o seu cérebro, talvez você seja uma soma do seu organismo, de vários objetos que você usa e de pessoas que estão à sua volta. Pense nisso da próxima vez que alguém disser que você precisa ser você mesmo.

Superpoder 5 - Ampliar seus poderes

Já que o nosso cérebro muda tanto, imagine só se você pudesse fazer isso na marra. Aperte um botão e a depressão vai embora. Mude a configuração e um viciado deixa de sentir a fissura. Ajuste mais um pouco e você consegue aprender mais rápido, ficar mais atento, mais acordado ou ter mais memória. Interessante, não? Não admira que muitos laboratórios estejam buscando máquinas e remédios capazes de algo parecido.

Um dos avanços tem um nome estiloso: estimulação magnética transcraniana de repetição (EMTr). É uma técnica que permite estimular, inibir e modelar circuitos específicos do cérebro. Trata-se de um ímã fortíssimo - tão forte quando o de um aparelho de ressonância magnética - focado em partes específicas do córtex e aplicado em flashes de apenas 0,2 milésimos de segundo. Emitir menos de um pulso por segundo inibe a região do cérebro sobre a qual ele é direcionado. Dois ou 3 por segundo estimulam. E centenas por segundo fazem a pessoa entrar em convulsão.

Mas, dentro dos parâmetros seguros, a máquina faz proezas. "Nós conseguimos usar a EMTr para estimular uma parte do córtex e aliviar a depressão. Também usamos para acelerar o efeito de antidepressivos: em vez de um mês, o remédio apresenta resultados em apenas uma semana", diz o psiquiatra Marco Antonio Marcolin, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ele é um dos pioneiros da técnica: seu laboratório também conseguiu o feito de puxar o freio de áreas do cérebro que fazem alguns pacientes sentir dor crônica ou ter alucinações auditivas.

Entre as possibilidades da EMTr também está estimular a recuperação em derrames, fazer pessoas parar de fumar, atenuar transtorno de déficit de atenção ou até regular o apetite. A grande vantagem é que a técnica não requer cirurgias nem anestesias e traz resultados que podem se prolongar por meses. Além disso, tem poucos efeitos colaterais - e o mais interessante é que, entre eles, pode estar um aumento da memória.

Uma técnica que aumente a capacidade de aprendizado do cérebro é algo que nunca existiu e que muitos pesquisadores tomam como impossível. Mas a EMTr tem a chance de fazer esse milagre, apesar de ninguém ter provado isso com testes em larga escala.

Uma das maiores evidências nesse sentido veio da Universidade de Göttingen, na Alemanha, em uma pesquisa que assusta à primeira vista: os voluntários não só receberam os fortíssimos pulsos magnéticos da EMTr como ainda levaram pequenos choques em áreas relacionadas ao controle de movimentos.

O surpreendente resultado foi uma melhora de 10% em testes de aprendizado de tarefas motoras. "Não conseguimos ainda provar que um baterista poderia usar a técnica para aprimorar seu treinamento, mas é provável que ela poderia ajudá-lo a chegar mais rapidamente ao auge da performance", diz o neurofisiologista alemão Walter Paulus, um dos autores do estudo.

Pesquisas patrocinadas pelo Exército dos EUA também tentam reduzir as máquinas que geram magnetismo a algo que se possa colocar no capacete de um piloto de caça para melhorar seu desempenho. E até já se imaginou um aparelho parecido com um tocador de mp3 que usasse pequenos choques para estimular o cérebro ao toque de um botão.

Mas ninguém tem prometido tanto um caminho para uma mente turbinada quanto a indústria farmacêutica. Existe mais de uma dezena de remédios em estudo para aprimorar funções do cérebro como memória, atenção e resistência ao sono. Alguns agem sobre uma proteína chamada CREB, capaz de aumentar ou diminuir a produção de moléculas essenciais nas ligações que os neurônios fazem entre si ao gravarem novas informações - e, assim, turbinar a memória.

Ao menos em laboratório, ratos e moscas lembram mais rapidamente dos objetos em seu ambiente ao receber um remédio que estimula a CREB. Outras pesquisas buscam agir sobre neurotransmissores - substâncias que os neurônios usam para se comunicar -, uma abordagem que já rendeu remédios em fase de testes para pacientes com o mal de Alzheimer. Mas, assim como com a EMTr, pouco se chegou a provar sobre a eficácia desses estimulantes em pessoas saudáveis.

Por enquanto, a grande sensação nesse tipo de pesquisa é o modafinil, uma droga disponível nos EUA e na Europa que permite descansar 4 horas por noite ou ficar dois dias sem dormir e sem sentir sono. Desde que foi lançada há 7 anos para curar narcolepsia (um sono súbito e incontrolável), o remédio vem se tornando popular, com vendas chegando a 575 milhões de dólares só no ano passado.

A grande vantagem sobre outras drogas até então usadas para se ficar acordado - como café ou anfetaminas - é a quase ausência de efeitos colaterais. A pessoa continua atenta e com boa capacidade de julgamento mesmo com até 72 horas sem dormir. Para alguns, ela fará para o sono o que o anticoncepcional fez para o sexo: separar o ato das suas conseqüências biológicas. Para outros, pode não ser tão bom negócio: sabe-se lá o que pode acontecer a longo prazo com a vida, a criatividade e os hábitos de uma pessoa - ou de uma sociedade - que nunca dorme.

É que mudar o funcionamento do cérebro pode trazer problemas. Aumentar a memória, por exemplo, tem riscos. "Milhões de anos de evolução otimizaram o equilíbrio entre a informação necessária e a não necessária. Desregular esse sistema talvez encha a sua cabeça de informações inúteis - e de problemas", diz Paulus. Para o bem ou para o mal, o nosso conhecimento sobre a mente aumentará daqui em diante. Mas, mesmo com novas máquinas e remédios, nenhuma tecnologia será capaz de fazer você saber o que nunca aprendeu. A capacidade do seu cérebro depende, antes de mais nada, de tudo o que leu, viu, experimentou e viveu. E isso depende apenas de você.

Depressão não é tristeza?

A teoria tradicional diz que a depressão é uma deficiência de serotonina - um neurotransmissor relacionado a funções como o humor, o sono e o apetite - e, para combatê-la, tudo o que os antidepressivos fazem é aumentar a quantidade dessa substância no cérebro.

Mas duas questões nessa teoria intrigam os cientistas há algum tempo. A primeira é que, pouco depois de tomar esses remédios, o cérebro já está cheio de serotonina e, no entanto, nada acontece. O segundo é que os efeitos esperados só vão aparecer um mês depois. Um mês é exatamente o tempo que o cérebro leva para produzir novos neurônios e fazê-los funcionar. Foi daí que se suspeitou que existe uma relação entre a depressão e a queda na produção de novas células no cérebro.

Outros indícios reforçaram a hipótese: o estresse - um dos principais fatores que desencadeiam a depressão - também inibe a neurogênese, como se o cérebro estivesse mais preocupado em sobreviver ao fator estressante que em produzir neurônios para o futuro. Mas a primeira evidência concreta veio em 2000, quando cientistas norte-americanos mostraram que os principais tratamentos antidepressivos aumentam a neurogênese em ratos adultos.

No ano seguinte, percebeu-se também que bloquear o nascimento de neurônios em ratos tornava ineficazes os antidepressivos. Agora a esperança é encontrar uma forma de estimular a neurogênese e, com isso, aliviar a depressão. Ao que indicam esses estudos, essa doença pode não ser só um estado de tristeza, mas, sim, o efeito da falta de neurônios novos e da conseqüente perda da habilidade de se adaptar a mudanças.

Este é o seu cérebro em...

Paixão
Muita coisa muda, mas poucas relacionadas ao desejo sexual. Os sistemas mais acionados são os de motivação e recompensa, também usado quando um viciado consome drogas ou quando um apostador ganha um prêmio. Para os pesquisadores, é uma resposta parecida com a que os demais mamíferos apresentam ao buscar um parceiro adequado.

Susto
O sentimento de uma possível ameaça faz dois caminhos no cérebro. Um é direto para um estrutura chamada amígdala, responsável por lidar com fortes estímulos emocionais e capaz de dar respostas rápidas, como aumentar os batimentos cardíacos. O segundo passa pelo córtex e é mais lento, mas é onde percebemos se aquilo é mesmo algo perigoso ou apenas um susto.

Humor
Ver cartuns aciona sistemas relacionados à linguagem e ao processamento de imagens para que você entenda a graça. Mas, uma vez que você pegou a piada, muda tudo lá no cérebro. Aí acendem sistemas de recompensa, que estão ligados a vários tipos de prazer. Curiosamente, isso acontece mais em mulheres que em homens - ninguém ainda sabe explicar bem por quê.

Concentração
Segundo cientistas israelenses, em tarefas que exigem muita atenção (como identificar uma imagem em uma série rápida de figuras), o cérebro concentra os esforços em áreas sensoriais e silencia uma região associada ao sentimento de introspecção. O que significa que, diante de uma tarefa difícil, você literalmente esquece que a vida existe.

A máquina de ler mentes

Cuidado com o que você pensa. Alguns laboratórios já criaram técnicas para ler a mente. Em 2005, pesquisadores japoneses mostraram para voluntários padrões de linhas em várias direções enquanto escaneavam o cérebro com aparelhos de ressonância magnética funcional (RMF). Em seguida, analisaram as áreas acionadas durante a experiência e conseguiram deduzir qual padrão os voluntários estavam vendo.

A brincadeira deve esquentar até o final do ano. É quando duas empresas norte-americanas - a Cephos e a No Lie MRI - devem levar ao mercado os primeiros detectores de mentiras baseados em RMF. A diferença em relação aos detectores tradicionais é a precisão: não dá para enganar uma máquina que está olhando dentro da sua cabeça.

A técnica parte do princípio de que, para o cérebro, contar uma mentira é difícil - envolve as mesmas áreas de falar a verdade e algumas outras mais -, como se a sua mente precisasse primeiro ocultar o impulso de dizer a verdade e depois inventar uma mentira. Ou seja, se alguém perguntar o seu nome, ele automaticamente aparece na sua cabeça. Se quiser mentir, você terá que primeiro esquecê-lo e depois inventar um outro.

Ainda é bastante complicado usar essas máquinas - a pessoa precisa ficar completamente imóvel dentro de um enorme tubo - e por isso se acredita que, a princípio, ela será usada apenas por voluntários dispostos a confirmar sua versão da história. Mas, com o tempo, é possível que ela se torne disponível em todo tipo de julgamento e até em salas de embarque de aeroportos ou em entrevistas de emprego. Fascinante. E assustador.

Colocando um freio no tempo

Não é muito difícil fazer minutos e segundos durar mais. Algumas drogas ilegais bastante disponíveis fazem isso. Monges em meditação, atletas no auge de sua atividade e pessoas muito concentradas em sua atividade têm a mesma impressão. E pesquisas científicas podem encontrar outras formas de fazer isso, à medida que os cientistas comecem a decifrar os mecanismos com os quais percebemos a passagem do tempo.

O nosso cérebro tem 3 relógios. O primeiro determina o ritmo dos dias, os momentos de sono ou de alerta. Outro controla atividades que duram milésimos de segundo, como as que se passam no controle de atividades motoras finas. Já o terceiro fica no meio do caminho, no ritmo dos minutos e segundos, e é em grande parte aí que está nossa consciência da passagem do tempo.

No ano passado, pesquisas com técnicas de imagem feitas na Universidade Duke, EUA, levaram a um modelo de como ele funciona. O segredo pode estar no corpo estriado, uma região bem na base do cérebro que monitora as ondas que os demais neurônios emitem ao produzir suas atividades.

Assim como um maestro dá o ritmo de uma orquestra, essa região integra todas essas ondas em uma estimativa da passagem do tempo. No futuro, talvez seja possível manipular neurotransmissores nessa região e, dessa forma, fazer o tempo passar mais devagar sem sofrer outros efeitos colaterais. Até lá, a única forma é tentar formas mais naturais de esticar os minutos e segundos, como exercícios de meditação e concentração, ou simplesmente ficando parado: afinal, sempre que você está sem fazer nada, o tempo passa mais devagar.

Para saber mais
The Future of the Brain, Steven Rose, Oxford University Press, Reino Unido, 2005
Cérebro - A Maravilhosa Máquina de Viver, Alessandro Greco, Terceiro Nome, 2006

Fique na Luz Divina!!!
*** FORMAS-PENSAMENTO, LARVAS ASTRAIS E OVÓIDES ***


Larvas Astrais e Vibriões Psíquicos

Para entender como surgem as larvas astrais vamos continuar com o que diz o instrutor Alexandre a André Luiz, no capítulo 4 do livro Missionários da Luz: "Você não ignora que, no círculo das enfermidades terrestres, cada espécie de micróbio tem o seu ambiente preferido. ... Acredita você que semelhantes formações microscópicas se circunscrevem à carne transitória? Não sabe que o macrocosmo está repleto de surpresas em suas formas variadas? No campo infinitesimal, as revelações obedecem à mesma ordem surpreendente. André, meu amigo, as doenças psíquicas são muito mais deploráveis. A patogênese da alma está dividida em quadros dolorosos. A cólera, a intemperança, os desvarios do sexo, as viciações de vários matizes, formam criações inferiores que afetam profundamente a vida íntima. Quase sempre o corpo doente assinala a mente enfermiça. A organização fisiológica, segundo conhecemos no campo das cogitações terrestres, não vai além do vaso de barro, dentro do molde preexistente do corpo espiritual. Atingido o molde em sua estrutura pelos golpes das vibrações inferiores, o vaso refletirá imediatamente."

Ainda no mesmo capítulo, Alexandre continua: "Primeiramente a semeadura, depois a colheita; ... Não tenha dúvida. Nas moléstias da alma, como nas enfermidades do corpo físico, antes da afecção existe o ambiente. As ações produzem efeitos, os sentimentos geram criações, os pensamentos dão origem a formas e conseqüências de infinitas expressões. E, em virtude de cada Espírito representar um universo por si, cada um de nós é responsável pela emissão das forças que lança em circulação nas coerentes da vida. A cólera, a desesperação, o ódio e o vício oferecem campo a perigosos germens psíquicos na esfera da alma. E, qual acontece no terreno das enfermidades do corpo, o contágio aqui é fato consumado, desde que a imprevidência ou a necessidade de luta estabeleça ambiente propício, entre companheiros do mesmo nível. ... Cada viciação particular da personalidade produz as formas sombrias que lhe são conseqüentes, e estas, como as plantas inferiores que se alastram no solo, por relaxamento do responsável, são extensivas às regiões próximas, onde não prevalece o espírito de vigilância e defesa."

Como vemos, as larvas astrais surgem dos excessos e desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais de toda sorte, pela repetição contínua de uma mesma conduta, física e/ ou mental, o que causa o acúmulo de energias mais densas em determinadas regiões do organismo, as quais se organizam na forma de colônias de microorganismos astrais.

As conseqüências são as mais variadas, podendo ir desde problemas físicos, graves ou não, até perturbações espirituais que, se não combatidas a tempo, podem se transformar em sérios distúrbios psíquicos, acarretando sérias complicações para o encarnado, nesta vida e nas próximas. Larvas astrais são bastante "aderentes" e se multiplicam com muita facilidade, bastando, para isso, que se lhes ofereçam as mínimas condições mentais e energéticas.

Dependendo da extensão do problema, serão necessárias muitas aplicações energéticas para limpeza, desinfecção e rearmonização da região afetada, o que pode exigir a atuação de vários aplicadores, em várias sessões, para que estas colônias sejam enfraquecidas e não possam mais se expandir, vindo a desaparecer. Mas, como em qualquer tratamento físico, a colaboração do "paciente" é imprescindível, uma vez que estas larvas são criadas e alimentadas pelas energias geradas pelos seus próprios pensamentos e sentimentos. Assim, além das aplicações energéticas, é necessário que se oriente e conscientize a pessoa sobre como e porque mudar os seus hábitos mentais e as suas atitudes, garantindo que ela mesma não mais oferecerá condições para que estas larvas se instalem e espalhem.

Se larvas astrais são criações mentais, geradas a partir de pensamentos e sentimentos desequilibrados, a prevenção se faz, também aqui, pelo equilíbrio e o controle do que pensamos e sentimos. Não há outro meio. Como já dito muitas vezes, sintonia é a "alma" do universo. Tudo funciona segundo as suas leis e só viveremos com aquilo que nós mesmos criarmos ou atrairmos a partir do que geramos dentro de nós.



Fique na Luz Divina!!!
*** AS INTELIGÊNCIAS ***

Lógico-matemática: Capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. (matemáticos, engenheiros, cientistas)
Linguística: Sensibilidade para a língua escrita e falada. (oradores, escritores, poetas.)
Espacial: Capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. (arquitetos, desenhistas, escultores)
Musical: Habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais. (Músicos, compositores, dançarinos)
Físico-cinestésica: Potencial de usar o corpo para dança, esportes. (Mímicos, dançarinos, desportistas)
Intrapessoal: Capacidade de se conhecer. (escritores, psicoterapeutas, conselheiros)
Interpessoal: Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. (Políticos, religiosos, professores)
Naturalista: Sensibilidade para compreender e organizar os padrões da natureza (paisagistas, arquitetos, mateiros)

Trajetória da teoria
Depois de quase duas décadas de tentativas de estudiosos de explicar a inteligência, Howard Gardner a conceitua de modo mais refinado como: "um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura".

Em seu processo de revisão de sua teoria Gardner acrescentou a Inteligência Natural à lista das inteligências originais, que refere-se à habilidade de reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna e flora e devido às suas contribuições para uma maior compreensão do meio ambiente e de seus componentes.

Porém, o mesmo não ocorre com a Inteligência Existencial ou Espiritual, embora o autor se sinta interessado, ele conclui que “o fenômeno é suficientemente desconcertante e a distância das outras inteligências suficientemente grande para ditar prudência - pelo menos por ora” – conclui o autor da Teoria, em seu recente livro entitulado “Inteligência: um conceito reformulado” (2001).

Gardner explica que as inteligências não são objetos que podem ser contados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros.

Fique na Luz Divina!!!