quinta-feira, 5 de junho de 2008

*** SÉTIMA E ÚLTIMA CONTAGEM DE ÔMER ***

Ômer - sétima semana
7ª SEMANA – MALCHUT



Esta é a última semana da Contagem do Ômer, regida por Malchut, o mundo físico. Malchut é a morada da Shechiná no exílio e o receptor da Luz emanada do Mundo Infinito. Corresponde, sozinha, a Assiá, o Mundo da Ação, e a tudo o que pode ser percebido pelos nossos sentidos. Não há mérito em nos desenvolvermos espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente se não pudermos pôr estes conceitos em prática.
Toda a Árvore da Vida tem por objetivo nutrir Malchut e, no sentido inverso, tudo o que fazemos (as coisas boas e as ruins), é projetado de Malchut para cima (os mundos superiores), para, em algum momento, retornar a Malchut.
Hashem não promoveu o Dilúvio porque se cansou das pessoas, elas próprias geraram uma energia de iniqüidade tão grande que, na décima geração depois de Adam, a humanidade recebeu tudo o que foi, por ela, emanado, de forma extremamente destrutiva.
Precisamos pensar em Malchut sempre como fim e como ponto de partida, sendo de nossa responsabilidade a sua retificação para a plena revelação da Luz Espiritual no mundo. O principal objetivo do ser humano deve ser a promoção do Tikun Olam, que é a retificação de todos os planos, principalmente das dimensões inferiores. Como somos a única criatura de Hashem que pode transformar energia (a positiva em negativa e a negativa em positiva), esta é a nossa missão.
O propósito do desenvolvimento de todos os atributos da Árvore da Vida deve ser o Tikun Olam. Não adianta estarmos envolvidos em um caminho espiritual se não praticamos os conceitos aprendidos nele. Outro aspecto de Malchut que é importante ser desenvolvido é a Humildade.
A Humildade é a grande arma contra o nosso ego. Devemos ter a consciência da grandeza e Sabedoria de Hashem, fundamentando a nossa vida de acordo com a Sua vontade. Fazer o que deve ser feito e realizar o sonho que Hashem tem para nós é a forma de fazermos com que o ego não nos ponha no centro do mundo. A aptidão e as qualidades que temos para isso não são nossas, mas sim de Hashem que nos concede Bênçãos para nos tornarmos pessoas melhores e ajudarmos a transformar o mundo em um mundo melhor.
David é o patriarca de Malchut. Malchut significa “Reino” e David foi primeiro rei que conseguiu unificar as 12 tribos, fazendo de Israel uma nação forte que prosperou por muitos anos.




*43 da contagem
a partir das 18h de 01/06/2008 às 18h de 02/06/2008

Chessed de Malchut
HA-YOM SH'LOSHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT V'YOM E-CHAD LA-OMER

Hoje é dia 43, ou seja, seis semanas e um dia da Contagem do Ômer

Meditação: A Bondade da Concretização.
Quando estamos prestes a concretizar algo em nossas vidas, tendemos a dar atenção somente aos nossos interesses. Devemos parar para pensar como este projeto pode ajudar outras pessoas ou se pode estar prejudicando alguém. Realizarmos um projeto unicamente para nós é desejo de receber para si mesmo. A satisfação pessoal só é plena quando ela inclui satisfação do coletivo. O motivo da criação não é a nossa satisfação, e sim a plenitude do mundo. O cumprimento das mitzvot propostas pela Torá gera Luz no mundo físico, uma Luz que precisa ser compartilhada para que se mantenha a dinâmica da Árvore da Vida em constante renovação. Na verdade, não cumprimos as mitzvot apenas por nós mesmos, mas também por aqueles que não o fazem, como guardar o Shabat, por exemplo. Também é importante nos empenharmos em ajudar outras pessoas a concretizarem seus sonhos. Isto, contudo, não nos torna melhores que os outros. Os judeus não foram ‘escolhidos’ por predileção, mas porque têm um compromisso com as demais 70 nações: levar a Luz da Torá para toda a humanidade. Toda vez que algo luminoso é concretizado no mundo físico, uma onda de Luz Espiritual se espalha pela Humanidade.

Exercício: A Torá faz referência ao ‘fogo estranho’ (as nossas conexões, de um modo geral), como o serviço religioso motivado pelo desejo de receber só para si. Esqueça, ao menos no dia de hoje, de seus problemas, medos e ansiedades. Aproxime-se de Hashem com a consciência de que somos um canal de receber para compartilhar e dedique todas as suas orações para o próximo.



*44 da contagem
a partir das 18h de 02/06/2008 às 18h de 03/06/2008

Guevurá de Malchut
HA-YOM ARBA-A V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT USHNE YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 44, ou seja, seis semanas e dois dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Força e Disciplina na Concretização.
Guevurá de Malchut fala da necessidade de estarmos permanentemente em estado de alerta, prontos para combater a má inclinação, a valorização da forma em detrimento do conteúdo e a busca pelos resultados imediatos seguindo o caminho do menor esforço, entre outras coisas. A consciência de Guevurá em Malchut é a nossa proteção constante, pois o Temor a Hashem é o principal argumento para mantermos intacta a nossa integridade. Simultaneamente, se Malchut é o receptor, Guevurá, na qualidade de desejo de receber, puxa a Luz Espiritual para o mundo físico. Existem duas formas de você não conseguirmos alguma coisa: uma é tendo um Malchut debilitado (a incapacidade de consolidar a Luz Espiritual para um determinado propósito), a outra é a ausência do desejo de receber. Devemos ter Força e Disciplina para concretizar a Luz, pois o nosso objetivo é sermos melhores e não bonzinhos. Toda vez que a Luz está para se concretizar no mundo físico, as forças assediadoras (que estão dentro de nós mesmos), fazem de tudo para impedir esse acontecimento.

Exercício: Avalie os seus projetos de vida, as coisas que você gostaria de realizar, mas que não saem do seu arquivo de pendências. Busque dentro de si o que pode estar errado, o que você (e tão somente você), tem feito para retardar este processo.



*45 da contagem
a partir das 18h de 03/06/2008 às 18h de 04/06/2008

Tiféret de Malchut – ROSH CHODESH
HA-YOM CHAMI-SHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT U'SHELOSHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 45, ou seja, seis semanas e três dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Equilíbrio na Concretização.
Hoje é 1 de Sivan. “No terceiro mês de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, neste dia chegaram ao deserto do Sinai. E partiram de Refidim e foram ao deserto do Sinai, e acamparam no deserto, e acampou ali Israel em frente ao monte” (Shemot 19:1-2).
“E acampou ali Israel”. A Cabalá ressalta que esta é a primeira vez em que as tribos são tratadas no singular, como uma única entidade, porque ali aquelas 600.000 pessoas formavam um só corpo e um só coração para receber a Torá no Sinai. Tiféret de Malchut se refere, entre outras coisas, à Consciência da Unidade em meio à diversidade por meio da Compaixão. Toda vez que criamos e colocamos algo no mundo, passamos a ter responsabilidade sobre isso. Por isso é muito importante que tenhamos precaução e atenção, principalmente com nossas ações e palavras, já que a partir do momento em que as concretizamos, perdemos o controle sobre suas conseqüências. Devemos evitar ao máximo o comportamento reativo e buscarmos ser contemplativo para aumentarmos a distância entre ação e reação, assim evitamos ações desmedidas. Em Malchut tudo está aparentemente separado: eu, você, o computador à sua frente, a mesa onde ele está apoiado. Se você pára aí, se acredita que não há nada além do que os seus sentidos podem perceber ou a sua mente pode classificar (e muitas pessoas vivem assim), você está condenado a viver dominado pelas clipót, vulnerável aos ataques das forças assediadoras e distante da Luz Espiritual. Por outro lado, se você busca o Verdadeiro propósito para a sua existência, se percebe, mesmo sem entender muito bem, que existe uma trama invisível que mantém todas as coisas interligadas e que a menor de suas (re)ações pode causar um grande impacto no mundo, um processo de transformação tem início, quer você esteja consciente dele ou não. O Rosh Chodesh de Sivan (ritual que nos conecta a energia do mês), vem com a promessa de grande amadurecimento espiritual através do portal aberto por Shavuot, que acontece no dia seguinte ao término da Contagem do Ômer. Toda a Contagem do Ômer é uma preparação para Shavuot, mas, na meditação desta noite, contribuímos com a abertura do nosso Receptor para essa revelação buscando perceber mundo além da forma. Foco na Concretização também significa priorizar projetos em nossa vida. Muitas vezes nos envolvemos com diversas tarefas e acabamos por não realizar nenhuma delas; é importante frisar que nem sempre o que nós queremos é o mais necessário para o momento.

Exercício: Um bom exercício é pensar nas pessoas que você não gosta, seja qual for o motivo, e buscar o que vocês têm em comum. Eliminar as diferenças é um dos primeiros passos para o ingresso na Era do Mashiach. Procure analisar, também, os projetos que você possui atualmente e priorize alguns deles.



*46 da contagem
a partir das 18h de 04/06/2008 às 18h de 05/06/2008

Netzach de Malchut
HA-YOM SHI-SHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT V'ARBA-A YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 46, ou seja, seis semanas e quatro dias da Contagem do Ômer

Meditação: A Permanência na Consolidação.
O mundo físico tem um tempo determinado: algumas coisas permanecerão por séculos, outras encontrarão o seu fim em poucos dias, ou menos. De um jeito ou de outro, tudo que existe cumpre um ciclo de nascimento, amadurecimento, declínio e morte. Isto significa que se nós nos fixamos inadequadamente às coisas ao nosso redor (bens, pessoas, relacionamentos, trabalhos, etc.), são grandes as chances de sofrimento, pois cedo ou tarde elas vão deixar de existir, alimentando um sentimento de vazio totalmente desnecessário. Netzach de Malchut, a energia desta noite, tem como objetivo focalizar a mente no que é permanente – a Luz Espiritual. Ensina a Cabalá que tudo o que existe e tudo o que buscamos é Luz. A Luz pode se manifestar como carro, dinheiro, trabalho, amor, segurança, saúde, etc., mas nenhuma destas coisas pode ser confundida como sendo a Luz. Muitas pessoas limitam o conceito de idolatria ao culto a imagens, à projeção de Hashem em algo finito, como uma estátua, uma pedra, uma árvore, etc., mas a idolatria vai além: idolatria, numa abordagem muito simples, é colocar como centro do nosso mundo algo que não seja a Luz. O nosso filho, o nosso casamento, o nosso trabalho, o nosso dinheiro (ou a ausência de qualquer um deles), não podem ser a coisa mais importante da nossa vida. E não é só isso: sabemos que as forças assediadoras têm um interesse especial por tudo que tem a nossa atenção, logo, quando nos dedicamos excessivamente a algo que não seja a aquisição de Entendimento (o que por si só é um combate contra o Satan – “obstáculo”), atraímos toda a sorte de problemas, exatamente onde depositamos as nossas esperanças como solução. Em outras palavras, basta estar com a unha encravada para todo mundo acidentalmente pisar no nosso pé.

Exercício: A meditação desta noite é sobre esta relação de pesos e medidas que estabelecemos com as coisas ao nosso redor.



*47 da contagem
a partir das 18h de 05/06/2008 às 18h de 06/06/2008

Hod de Malchut
HA-YOM SHIVA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT VA'CHAMI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 47, ou seja, seis semanas e cinco dias da Contagem do Ômer.

Meditação: O Refinamento na Consolidação.
Já foi dito mais de uma vez ao longo deste exercício que as nossas palavras e ações são como sementes lançadas sobre a terra fértil, o que nos torna responsáveis por tudo o que vier a germinar – algo que acontecerá cedo ou tarde. Sempre que nos referimos a Hod ressaltamos a necessidade de nos refinarmos, de nos tornarmos melhores dia após dia. Na noite que meditamos em Hod de Malchut, contudo, devemos parar para pensar no impacto de nossas ações no mundo, de modo a também torná-lo melhor. Não se trata apenas de revelar a Luz no mundo físico, como propomos em Chessed de Malchut, através do próprio exemplo, mas, respeitosamente, estender a mão para que outras pessoas também possam se aprimorar. Neste ponto, nós podemos encarar os fatos como novos desafios a serem superados e fazer um bem não só para si como para outras pessoas.

Exercício: Você consegue identificar claramente os seus talentos? Domina um determinado assunto? De que forma você pode contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas? Estabeleça um plano de ação ainda hoje, com etapas e datas.



*48 da contagem
a partir das 18h de 06/06/2008 às 18h de 07/06/2008

Yessod de Malchut
HA-YOM SHEMONAH V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT V'SHI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 48, ou seja, seis semanas e seis dias da Contagem do Ômer.

Meditação: Fundamento na Concretização.
Comprometer-se com a construção de um Caminho Espiritual que fale sobre Misericórdia, Respeito e Amor ao próximo, é uma das melhores heranças que podemos deixar para nossos filhos e para o mundo. Podemos contribuir de diversas formas para o caminho que acreditamos, seja financeiramente, participando de uma Sociedade Mantenedora, ou com a nossa disponibilidade de trabalhar ajudando em tarefas cotidianas. Assim possibilitamos que mais pessoas tenham acesso a Fundamentos que o mundo de hoje precisa. Dentre todas as coisas que podemos concretizar, com certeza, essa é uma das mais gratificantes.
Nossos medos, traumas e angústias, quando se manifestam, ficam acumulados em Yessod e indica a nossa falta de Confiança na Providência Divina; Confiança esta que deve se fazer presente mesmo quando não há nada em que depositar a nossa esperança. Yessod é o único canal que liga o mundo físico aos mundos superiores. Logo, quando estes sentimentos e seus correlatos dominam as nossas ações (Malchut), danificamos uma peça chave de todo este processo. Simchá (‘alegria’), é um estado de comunhão com Hashem. Quando estamos alegres a nossa atenção se volta para o que nos preenche. Quando estamos tristes, nos voltamos para o que nos falta. Cabe a nós escolher se desejamos nos conectar com a Luz ou com a sombra. Yessod de Malchut se refere, entre outras coisas, ao cultivo da alegria, principalmente em meio ao caos. Hashem se faz presente na Alegria. O Shabat, associado a Malchut, por exemplo, evoca o estado de menuchá necessário para se perceber claramente a Shechiná, a Divina Presença. Tenha em mente que todo problema está diretamente associado a uma necessidade de retificação; retificação essa que é solicitada quando nós estamos preparados para fazê-la, e não antes disso.

Exercício: Procure na noite de hoje analisar os seus problemas com uma outra perspectiva: a do alto. Você passa todo o ano estudando a Torá, talvez faça isso há anos. O que Moshé, Avraham ou Yossef fariam no seu lugar? Procure eliminar os sentimentos negativos e os pensamentos perturbadores e a resposta a essa pergunta estará à sua frente, acredite.



*49 da contagem
a partir das 18h de 07/06/2008 às 18h de 08/06/2008

Malchut de Malchut
HA-YOM TISHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHIV-A SHAVUOT LA-OMER

Hoje é dia 49, ou seja, sete semanas da Contagem do Ômer

Meditação: Humildade na Concretização e Concretização da Humildade.
Hoje é o último dia da Contagem do Ômer. Malchut de Malchut, entre outras coisas, fala da consciência de si mesmo e do momento presente. Quantas pessoas nós conhecemos que parecem viver “no piloto automático”? Quantas estão aqui com a cabeça e o coração presos no passado ou, ainda, na expectativa de um futuro que ninguém sabe se virá? Nas palavras de um sábio, o nosso verdadeiro lar está no momento presente.
O milagre não está em abrir o mar, mas no caminhar consciente sobre a terra apreciando a paz e a beleza que estão ao nosso alcance neste exato momento. Precisamos trazer nossa mente e o nosso corpo de volta ao presente. Hashem é o que está acontecendo. Quando nós fazemos algo com Kavaná nós estabelecemos um contato com Ele, quer esteja rezando, caminhando na rua ou lavando pratos.
Sempre que realizamos algo em nossas vidas corremos o risco de sermos tomados pelo ego, pois a sensação de orgulho e poder nos envaidecem. Portanto devemos dar importância, e sermos gratos a todas as pessoas que nos ajudaram e a Hashem que sempre traz Bênçãos para nossa vida. Não devemos pensar que podemos fazer tudo sozinhos e devemos aprender a receber ajuda dos outros. Agindo assim também estamos concretizando a Humildade. Não basta ficarmos nos auto-declarando humildes, até porque quem mais faz isso, menos o é, mas sim nos envolvermos verdadeiramente no combate contra o nosso ego. Sermos gratos, aceitarmos ajuda e conselhos, adotarmos um mestre, aprendermos em todas as situações e com todas as pessoas e termos consciência da totalidade do Eterno são maneiras de sermos menos arrogantes e mostrar para todos os benefícios da Humildade.

Exercício: Reserve este momento para tomar consciência de você mesmo, dos sons ao redor, do aroma do ambiente, do contato do seu corpo com outros objetos. Se estiver de olhos abertos, focalize sua atenção em um objeto buscando os detalhes. Faça disso um hábito, repita todos os dias. Se estiver almoçando, por exemplo, preste realmente atenção no sabor da comida, na mastigação, no prazer de saborear uma boa refeição. Analise a importância de todas as pessoas que fazem parte de sua vida e de todos os acontecimentos, procure a Centelha Divina em cada um deles. Seja grato por isso, e reconhecendo a Sabedoria de Hashem, se prepare para Shavuot.


Fique na Luz Divina !!!

*** CONTAGEM DE ÔMER - sexta semana ***

Esta é a penúltima semana da Contagem do Ômer. Estamos sob a influência da sefirá de Yessod (Fundamento). Yessod é a sede do Brit, da ‘Aliança’, do comprometimento que devemos ter não só com um caminho espiritual como com as pessoas, com as nossas palavras, nosso relacionamento afetivo, nossas amizades e demais circunstâncias ao longo de nossa vida. Sendo o único ponto a estabelecer a conexão de Malchut com toda a Árvore da Vida, é uma sefirá constantemente atacada pelas forças assediadoras, pois, uma vez dominada, toda a Árvore se torna vulnerável. O comprometimento exige responsabilidade, concessões, abandono de conceitos antigos para a entrada de novos fundamentos, e, sobretudo, Verdade. O caminho que liga Yessod a Malchut, regido pela letra Tav, é conhecido como ‘caminho da Verdade’. A palavra ‘Verdade’, em hebraico, é emet, escrita com as letras Alef, Mem e Tav, ou seja, a primeira letra, a letra central e a última letra do alfabeto hebraico. Desta construção, concluímos que ‘Verdade’ é algo que se mantém inalterado do começo ao fim. A Verdade é uma das virtudes mais difíceis de ser atingida. Ela não é somente evitar falar mentiras, é sobretudo agir de forma verdadeira com aquilo que acreditamos, portanto, a energia das outras sefirót dará a Yessod a proteção necessária para esta sefirá que guarda aspectos tão importantes do ser humano. A Luz emanada de Ein Sof (‘Mundo Infinito’), só alcançará Malchut se nós estivermos comprometidos com essa Verdade. Na lógica reversa, aquele que opta por um caminho espiritual só ascenderá nos planos da Árvore da Vida se tiver esta mesma Verdade no coração.

Na contagem do tempo, os anos de Yessod são sempre os mais delicados, pois temos tanto a oportunidade de uma grande revelação como de cometer um grande erro induzido pela má inclinação. A Torá foi entregue em um ano de Yessod e logo em seguida tivemos o ‘bezerro de ouro’. Outro exemplo é que em Yessod temos a expressão da sexualidade, que é uma faca de dois gumes: você pode tanto se elevar através da sexualidade como pode se perder em iniqüidade.

Quando partimos a palavra Yessod, temos Yesh-Sod (‘há segredo’). Isto porque Yessod guarda a essência, os segredos, de todas as coisas, a possibilidade de se desvendar o verdadeiro significado do mundo físico e todo o farto material de nosso inconsciente – medo, traumas, condicionamentos, auto-imagem residual, etc.

Yossef é o patriarca de Yessod, um dos grandes exemplos do que o brit deve significar em nossas vidas. Mesmo depois de tantas perdas e traições ele se manteve fiel ao Eterno e foi recompensado por isso. Também conhecido por suas profecias, todas extraídas dos sonhos que ele decifrava.



21 de Iyar
a partir das 18h de 25/05/2008 às 18h de 26/05/2008

Chessed de Yessod

HA-YOM SHI-SHA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT V'YOM ECHAD LA-OMER

Hoje é dia 36, ou seja, cinco semanas e um dia da Contagem do Ômer


Meditação: Amor no Fundamento. Chessed representa a busca do que é sublime. O Amor é certamente um dos pilares de sustentação de nossos compromissos. Não há sentido em se comprometer com algo que não amamos, pois o compromisso sem Amor se torna monótono e às vezes até torturante. Os pactos e alianças que fazemos necessitam de envolvimento para se tornarem firmes. Em Yessod, Chessed vai servir de estímulo para os pactos que realmente devemos fazer; todas as coisas que nos elevam e com as quais devemos nos comprometer. Existem dois tipos de Amor que precisamos desenvolver em nossos compromissos, principalmente no compromisso espiritual. O primeiro é o ‘Amor Eterno’, que é adquirido a partir do Entendimento. Ele compreende a percepção da importância da presença de Hashem em tudo a nossa volta. O outro aspecto do amor é o chamado ‘Amor Imenso’. Ele vem pela emoção, pelo brilho nos olhos. É a Chama Eterna presente no nosso coração e que não podemos deixar apagar. As pessoas de modo geral imaginam a questão do pacto como algo elaborado, contratual ou litúrgico, mas fazemos inúmeros pactos ao longo de um dia, de forma consciente ou não, quer por palavras ou por ações. Estar atento para este fato é muito importante, pois a iniqüidade muitas vezes seduz, estimula os sentidos, aguça a curiosidade, promove uma saciedade temporária que exige ser renovada. É muito fácil deslizar, seja por palavras, julgamentos ou lashon hará (‘maledicência’, uso negativo da palavra). Se você não está conectado com o que é superior, corre o risco de pisar em falso e cair no ‘abismo’, que é uma expressão código para os mundos inferiores. A Cabalá ‘ensina que a distração é o maior perigo no trajeto pelo deserto. Estar alerta equivale a estar consciente do que se faz ou se deixa de fazer, até porque há muito mais além do que é possível perceber.

Exercício: Como você faz este trajeto no dia-a-dia? Quais os pactos que você tem feito? Qual o preço você acha que vai pagar por eles? Quanto menos você souber com relação a essa pergunta, em especial, maior deve ser a sua preocupação.


22 de Iyar
a partir das 18h de 26/05/2008 às 18h de 27/05/2008

Guevurá de Yessod

HA-YOM SHIVA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT USHNE YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 37, ou seja, cinco semanas e dois dias da Contagem do Ômer


Meditação: Disciplina no Fundamento. Já vimos a importância de basear os nossos fundamentos no caminho espiritual. Porém, o processo de mudança de valores que ocorre quando fazemos essa aliança não está livre de um grande inimigo – a dúvida. Ela aparece principalmente nos momentos de dificuldade. É nestes momentos que precisamos estar com os nossos fundamentos bem sólidos para não sucumbirmos. Guevurá de Yessod reflete a nossa capacidade de dizer ‘não’ para muitas coisas e aplicar a Disciplina necessária em nosso comprometimento, como na alimentação casher (‘adequada’), só para citar um exemplo. Para não cairmos na armadilha da dúvida precisamos de Entendimento, ou seja, saber todos os ‘ porquês’ e ’como’ sobre o assunto, e a importância do caminho espiritual em nossas vidas. A nossa outra arma é a Emuná, traduzida como certeza, pois tudo é Benção, até as aparentes maldições, pois Hashem não nos coloca em caminhos falidos. Nas palavras de um sábio, “não há nada de vergonhoso em ser tentado, o problema é (e será sempre) cair na tentação”. Não são raras as vezes em que somos pressionados pelas circunstâncias a fazer uma escolha errada, ou que, em teoria, nos conduziriam mais rapidamente ao nosso objetivo, mas que na verdade nos desvirtuam e afastam do que deve ser feito.

Exercício: A meditação desta noite deve avaliar a convicção com que rejeitamos os ataques das forças assediadoras, do nosso ego. Possui Entendimento e Emuná no caminho espiritual? Procure retirar todas as dúvidas que possam existir no caminho espiritual.


23 de Iyar
a partir das 18h de 27/05/2008 às 18h de 28/05/2008

Tiféret de Yessod

HA-YOM SHEMONAH U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT U'SHELOSHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 38, ou seja, cinco semanas e um três dias da Contagem do Ômer.


Meditação: O Equilíbrio da Essência. O Comprometimento é algo que necessita de um constante Equilíbrio entre o desejo de receber e o desejo de compartilhar. A falta de um desses desejos é responsável pela falência de vários compromissos como a Aliança Espiritual, o casamento e até uma amizade. Quando possuímos somente desejo de receber, acabamos desgastando os outros, pois exigimos um milhão de coisas e não contribuímos com nada. Porém, possuir só o desejo de compartilhar, significa não se sentir merecedor dos benefícios de uma Aliança. Isto é chamado ‘pão da vergonha’. Além de a pessoa poder chegar a um estágio de auto sabotagem, ele a impede de receber e compartilhar com o que ela se compromete. Além disso, se nós paramos de receber, existe uma hora que não há mais o que compartilhar. Precisamos ter a restrição de saber o momento das concessões e aquele em que temos que nos impor (sempre com humildade). Desta forma, liberamos o fluxo de compartilhar para receber, e receber para compartilhar. Algumas pessoas acreditam que podem fazer o que quiserem porque isso só diz respeito a elas. Isto não é verdade. Tudo o que fazemos gera resultados visíveis e invisíveis que se propagam em todas as direções, influenciando tudo ao redor. O conceito de Tikun Olam (‘Correção dos Mundos’), traduz nossa responsabilidade pela elevação dos cinco reinos (mineral, vegetal, animal, humano e angelical), a partir de nossa própria elevação, ou seja, você melhora e, automaticamente, faz do mundo um lugar melhor. Acontece que o inverso também é verdadeiro, logo, a cada pacto negativo você, igualmente, contribui para a degradação do mundo e para o retardamento do início da Era do Mashiach.

Exercício: Tenha esta informação em mente a partir de hoje. Compreenda que o seu compromisso com um caminho de retidão tem uma abrangência muito maior do que você imaginava. Reflita se você tem restrição e senso de medida necessários para equilibrar o desejo de receber e de compartilhar. Procure eliminar o desejo de receber para si mesmo e o pão-da-vergonha de suas alianças.


24 de Iyar
a partir das 18h de 28/05/2008 às 18h de 29/05/2008

Netzach de Yessod

HA-YOM TISHA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT VA'ARBA-A YAMIM L A-OMER

Hoje é dia 39, ou seja, cinco semanas e quatro dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Perseverança na Verdade. O aspecto Netzach de Yessod se refere à Permanência de um pacto através de sua constante renovação. Uma Aliança se mantém, seja qual for a sua natureza, na medida em que você cuida dela. Muitas pessoas, quando assumem um compromisso, acreditam que a sinceridade ou a entrega daquele momento, por si só, é capaz de perpetuar indefinidamente as promessas feitas pelas partes envolvidas. Não é assim que funciona. Um casamento, uma amizade, um contrato de trabalho, uma aliança espiritual, todo dia é um novo dia. Principalmente quando se trata de uma Aliança Espiritual, é preciso haver regularidade, pois você semeia hoje para colher adiante – não se sabe exatamente quando. E não se trata de um processo cumulativo, você pode colocar tudo a perder em um único gesto. Quem pode garantir onde está a raiz das Bênçãos e dificuldades que você vivencia no dia de hoje? É muito importante sermos perseverantes naquilo que acreditamos. A pessoa que é verdadeira com os outros e consigo, tem a consciência de que está no caminho certo. A Verdade não deve se enfraquecer diante das dificuldades. Se cada um de nós tiver a consciência da importância da Verdade e difundirmos isto, a sociedade começará a se transformar também.

Exercício: Pergunte para si mesmo de que forma você tem renovado os pactos que são importantes para você. Lembre-se que Netzach não se refere apenas à perpetuação de algo, como uma prática espiritual, por exemplo, mas ao resgate do mesmo sentimento da primeira vez. Em outras palavras, não basta renovar de forma mecânica, mas renovar com o coração, sempre.


25 de Iyar
a partir das 18h de 29/05/2008 às 18h de 30/05/2008

Hod de Yessod

HA-YOM ARBA-IM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT VA'CHAMISHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 40, ou seja, cinco semanas e cinco dias da Contagem do Ômer


Meditação: Refinamento no Comprometimento Espiritual. Muitos rezam “Que seja feita a Tua vontade, e não a minha”, mas até que ponto estamos realmente preparados para cooperar para a realização de um plano que não é o nosso, mas de Hashem? É uma constatação estatística que as congregações aumentam em época de crise. Sentindo-se abandonadas, as pessoas procuram um abrigo sob Suas asas na expectativa que esta demonstração de resignação e humildade sirva de solução para todos os problemas. Ao entrarmos no caminho espiritual, criamos muitas expectativas sobre os benefícios que aquilo irá nos trazer. Achamos que será o fim dos nossos problemas. Logo no início, realmente sentimos alguma melhora, porém, após este momento, os problemas voltam, às vezes até em maior quantidade. As coisas nem sempre acontecem do jeito que esperamos e a nossa incapacidade de perceber as coisas como um todo pode ser um grande obstáculo. Nesta hora muitas pessoas questionam o caminho espiritual e alguns chegam a abandoná-lo. Embora se repita “seja feita a Sua vontade”, o ego, de modo geral, tem os seus próprios planos, e se as coisas saem do script é muito fácil que sentimentos contraditórios de frustração, indignação, raiva, etc. despertem, piorando o que já não estava muito bom. Isto acontece porque as pessoas não percebem o verdadeiro significado do caminho espiritual. Hashem não pode ser comprado. Ele não necessita de nossas ofertas e orações. Tudo o que acontece ao nosso redor tem por objetivo o nosso Refinamento pessoal, a extração das clipót que limitam a nossa percepção da realidade como ela é. A espiritualidade não irá resolver os nossos problemas nem diminuí-los, mas sim nos dar ferramentas para desenvolver o nosso Refinamento pessoal. A palavra-chave de hoje é Confiança. Ou você confia ou você não confia. Não dá para confiar pela metade ou confiar pela manhã e não confiar à tarde... Quando nos entregamos a um caminho espiritual devemos estar preparados para tudo, pois esta confiança será testada, tenha certeza disso. O segredo é descobrir qual o propósito que se esconde em cada circunstância, o fardo que recusamos assumir. Assim, o que muda não são os problemas, mas a forma como eles nos afetam e como nós reagimos a eles. O Refinamento pessoal no caminho espiritual é essencial para melhorarmos a nossa qualidade de vida e podermos servir melhor a Hashem.

Exercício: Leia este texto mais de uma vez, se necessário, e reflita como ele se encaixa na sua vida, no seu momento. Se as coisas estão difíceis, você só tem duas opções: desistir ou continuar lutando. Pode ser que nada disso faça qualquer sentido e que a luta seja inútil. Pode ser que tudo seja verdade e que a sua confiança o conduza para algo realmente gratificante. Qual a sua escolha?


26 de Iyar
a partir das 18h de 30/05/2008 às 18h de 31/05/2008

Yessod de Yessod

HAYOM E-CHAD V'ARBAIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT V'SHI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 41, ou seja, cinco semanas e seis dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Fundamento e Verdade no Comprometimento. “Fundamento”, a palavra-chave de Yessod se refere à base de sustentação para tudo em nossas vidas. Isto significa que para edificarmos algo consistente é preciso termos um Yessod firme e muito bem resolvido. O Comprometimento sem Fundamento e Valores não tem sustentação. Mas não se trata só disso, existe outro fator essencial para a manutenção de uma aliança. Este fator é a Verdade. Temos que ser verdadeiros em nossas atitudes, sentimentos e palavras. Seja em um casamento ou em um caminho espiritual, a Verdade é a base da confiança. Devemos analisar se o compromisso está nos ajudando a nos tornarmos pessoas melhores. Se não estiver, o que estamos fazendo de errado?. Já vimos o que significa ser um tzadik (justo), anteriormente, associando-o à sefirá Guevurá. Ao mesmo tempo em que ele veio ao mundo em busca do Eterno, é responsável por trazer a Sua Luz aos homens. Por isso é dito que tzadik yessod olam – “o justo é o fundamento do mundo”. Isto ocorre porque Yessod é o elo que une os mundos superiores ao mundo físico, ou, como preferem alguns o Criador e a Sua criação.

Exercício: Supondo que você tenha um pacto e seja fiel a ele, de que forma você tem contribuído para a revelação da Luz Espiritual no mundo? Esta é a sua reflexão para esta noite.




27 de Iyar
a partir das 18h de 31/05/2008 às 18h de 01/06/2008

Malchut de Yessod
HA-YOM SH'NEIM V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT LA-OMER

Hoje é dia 42, ou seja, seis semanas da Contagem do Ômer


Meditação: Humildade e concretização da Verdade. Concluímos esta noite a semana regida por Yessod na Contagem do Ômer. A Humildade em Yessod está ligada ao caminho espiritual. Quando estamos fundamentados nele, não devemos desrespeitar e questionar os valores e a certeza de quem se fundamenta em um caminho diferente do nosso. Devemos ser humildes e saber que a Verdade de cada um é legítima e não podemos impor a nossa vontade. Concretizar Yessod significa por em prática os seus conceitos. Temos que assumir compromissos e nos envolvermos neles. Somos como sementes que temos duas opções de vida. A primeira é continuarmos sementes, protegidos dos perigos e solitários. A segunda é nos tornarmos uma flor, exposta aos perigos, porém um exemplo de Beleza e Vitalidade. Basta nos regarmos de Fundamento e Verdade. De modo geral, depois de ungidas ou iniciadas, as pessoas esperam receber um manual que as prepare para tudo o que virá pela frente, de preferência com uma relação de todos os defeitos e a correspondente seqüência de sugestões e soluções. Elas sempre procuram por uma “fórmula mágica” que contenha sempre a descrição perfeita do que deve ser feito. A vida não é tão simples e o único manual que dispomos é composto por cinco livros onde nem tudo é o que parece – a Torá. Se você não tem alguém qualificado por perto que lhe explique os códigos por trás dos textos, na melhor das hipóteses, não vai chegar a lugar algum, o que, em alguns casos, é melhor do que chegar ao lugar errado. Independente da Tradição, não há caminhos prontos; o caminho se faz ao caminhar. Cada pessoa é única e especial por diferentes razões. Cada um tem os seus próprios méritos e desafios nesta existência e irá lidar com eles de acordo com o seu próprio sistema de crenças. Mesmo seguindo o mesmo Sidur (livro de oração), nem todo mundo tem as mesmas experiências em um ritual de Cabalat Shabat, por exemplo.

Exercício: A análise de hoje requer que você tome consciência da sua própria história. Não pare para comparar o seu resultado com o de outra pessoa. Muito menos caia na armadilha de pensar que as suas dificuldades estão fundamentadas no fato que um caminho de princípios elevados não foi feito para você, que é incompatível com a sua natureza (ou qualquer outra explicação do ego ameaçado), logo, a melhor opção é abandoná-lo. Não se esqueça: quanto maior o obstáculo, maior a possibilidade de revelação da Luz. Não pergunte por que você está passando por esta ou por aquela situação, mas qual o propósito de tudo isso. Quando o propósito é claro não existe razão para sofrimento.


Fique na Luz Divina !!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

*** CULTURA DO MEDO - Ondas de transformação ***‏

Recebi esse email hoje e quero compartilhar com todos, pois acho q muitas pessoas andam com um medo exagerado do fim do mundo em 2012.

A veiculação do terror faz parte da cultura do medo, um mecanismo de controle social que propaga os falsos profetas e catastrofistas.

Quanto a isso mais uma vez digo q "onde vocês colocarem sua atenção ... tudo cresce ..."
- Você Pensa ...
- Você Sente ...
- Você Cria ...

Portanto cuide mais do seu interior (onde as coisas realmente acontecem) para q o exterior mostre menos desgraças e mais "Luz" ... somos reflexos, nos criamos nossa realidade.

A distorção humana do poder domina a partir da ideia de separação e medo. Homem e natureza formam uma unidade, a exemplo do surfista que enfrenta as mudanças e se integra ao meio - aprende a se tornar uno com as ondas



*** CULTURA DO MEDO - Ondas de transformação ***

Terremotos, furacões, erupções vulcânicas, vendavais, tsunamis. Com toda a aparente placidez e beleza, a natureza parece que não se acanha em revelar também sua face destrutiva e dominadora, a qual sempre atemorizou o homem que, por seu lado, se esforça a todo custo a se adaptar aos seus processos de mudança.

A visão racional e separatista, apesar de estar sendo superada com todos os avanços do pensamento científico - sobretudo após as descobertas da Física Quântica, em seus estudos das partículas subatômicas - ainda hoje tem um peso nas mentes individuais e coletiva. Desde princípios do século XX, os físicos comprovaram que a mente do observador influencia diretamente seus experimentos, ou seja, não existe separação entre o ser e o que ele vivência.

O terapeuta italiano Stèphano Sabetti obteve tal compreensão, há alguns anos, só que de modo peculiar, ao atravessar um tsunami interno. Em uma viagem que fez ao Nepal, passou três dias de intenso sofrimento após ter tomado um simples copo de chá com limão para matar a sede. Os germes do copo desarrumaram seu organismo com febre alta, suor, delírios e forte disenteria.

Na ocasião, estava sozinho em um quarto quente de hotel e sentiu estar à beira da morte. Mas conta que a experiência não foi em vão. A partir dessa época, teve confirmação sobre o vínculo estreito entre os estados de desequilíbrio - doenças - e a fuga de uma poderosa dinâmica que ocorre tanto no âmbito individual, quanto coletivo e natural: o processo de transformação.

Sabètti obteve uma iluminação, pois passou a desenvolver um trabalho, no âmbito energético, para ajudar a si mesmo e aos demais a romper essas tentativas de escape das mudanças, uma vez que todas as áreas atravessam o processo, da espiritual à social, da política à econômica, enfim, a mudança faz parte da existência. No ser humano, os desvios desse fluxo se evidenciam, em geral, por claros sinais físicos, como perda de energia, cansaço, desânimo, sem razão aparente.

MEDO - Movimento e vida, na realidade, são sinônimos, afirma a professora de yoga e integrante do programa Transforma, do Instituto Visão Futuro, no Ceará, Sandra Pinto de Castro. Por essa razão, a estagnação, a imobilidade - como confirmam outros estudiosos atuais e antigos - costumam ser arautos da morte.

A observação atenta da vida em movimento, ensina Sabètti na obra ‘‘Ondas de Transformação’’ (Editora Summus), traz uma compreensão ampla de que tudo ao redor está envolvido em um vasto e constante processo de transformação. Sua orientação básica é a mesma de Sandra: manter a atenção e a consciência aos movimentos pessoais, observando se permanece a favor ou contra o processo de transformação. Os problemas que vão surgindo são evidências da paralisia frente às mudanças.

Há milênios, os orientais já atentavam para a máxima do livre fluxo de energia da vida. Essa máxima está no arcabouço filosófico da Medicina Chinesa, por exemplo, e nas práticas meditativas dos próprios iogues, corroborado por Sabètti, que aponta o medo como gerador de imobilidade e, em verdade, o responsável pelas sérias crises que se observa em todas as áreas e em todo o mundo.

A intensificação do medo e desconfiança tem conduzido ao movimento de contração que a humanidade vive, salienta Sandra Castro. O ser e a natureza formam um todo integrado. A visão separatista e o medo, diz, levam as pessoas a se fecharem, se isolarem, subirem os muros de seus lares e se agarrarem, de forma equivocada, na segurança externa. Dentro de cada um se estabelece, então, uma luta entre ‘‘eu ou o outro’’, na tentativa de obter segurança, ganhar sempre e manter tudo imutável.

A falta de percepção ampla da realidade, que é transformação constante e integração com a totalidade, cria um pensar que constrói, com a ajuda de vários e difusos mecanismos de controle - dentre eles, os meios de informação -, um verdadeiro império do medo, como atesta o cientista político e professor da Universidade de Maryland (EUA) Benjamim Barber.

O estudioso expõe o arcabouço de uma doutrina estratégica, incorporada ao programa de ‘‘guerra preventiva’’, desenvolvido pelos americanos nos últimos dois séculos, em ‘‘O Império do Medo’’ (Editora Record). No livro, ele esmiúça o engendramento do 11 de setembro de 2001. O atentado acabou sendo um marco para o desmonte do falso poderio e segurança americanos e a seleção, pelos EUA, do que se denomina ‘‘Estados párias’’ - nações usadas agora como bodes expiatórios, substitutas dos terroristas individuais, por estes serem difíceis de localizar e destruir.

PROFECIAS - O terror não parou nos atentados e guerras. O mundo continua em polvorosa com a série de acontecimentos que são veiculados pela mídia, de forma sensacionalista. Os órgãos mais estrondosos vendem a desgraça como espetáculo e sob alegação que o público gosta. Outro estudioso americano, Barry Glassner, questiona de forma contundente a razão pela qual se teme hoje cada vez mais o que deveria se temer menos, ou seja, as drogas, os crimes, as minorias, as crianças assassinas, micróbios mutantes, acidentes de avião, entre outras ocorrências que reforçam na atualidade o que ele chamou de ‘‘Cultura do Medo’’ .

Glassner é provocador, quando mostra que as pessoas acabam virando reféns de medos extravagantes, ao ponto de se assustarem com a própria sombra e com a do vizinho. Para ele, a sociedade americana é um modelo tão perverso quanto idolatrado do medo contagiante, ao cúmulo de levar a se engolir rumores como se fossem fatos. É a distorção do poder que utiliza o medo como forma de controle, manipula dados e os difunde.

O Brasil não fica fora desse contexto, uma vez que a população luta para se manter na inconsciência e imaturidade; enleva videntes desequilibrados e oferece dinheiro e fama a falsos profetas, como o que recentemente se popularizou com a propagação de uma onda gigante que invadirá breve todas as cidades litorâneas, exceto a região em que ele vive e o centro do poder político do País.

Alerta para a direção das mudanças

A lista de previsões que normalmente são veiculadas pela mídia costumam ser, no parecer da psicóloga Jane Eyre Melo, um ‘‘almanaque dos horrores’’, puro catastrofismo. Ela não crê que esta seja a missão de um verdadeiro profeta, mesmo porque, só contribui para propagar o medo e a imobilidade. Os verdadeiros profetas fazem um alerta que evidenciam as mudanças, para que as pessoas despertem para dar uma direção apropriada à transformação em curso.

Vários têm sido os que falam profeticamente da Onda Gigante. A psicóloga diz que todos devem saber que a Terra passa por várias transformações climáticas e ninguém deve ficar desavisado disto. ‘‘Cuidamos muito mal deste planeta azul nos últimos séculos’’.

Ela cita as Profecias Maias, as quais lançaram o sinal de que a Terra mudará o padrão (e a forma) em 2012, há milhares de anos atrás. Ela acredita que, a partir deste ponto, surgiram videntes que reforçam essa idéia. ‘‘Há um campo de possibilidades. Ao ponto de essas coisas serem possíveis mesmo de ocorrer - tem até torcida a favor’’.

Nos jogos de poder em que o medo é utilizado, basta checar informações, como mostra a psicóloga: ‘‘Vejam, os estados salvos seriam Minas Gerais (o estado de um dos videntes) e uma parcela do Planalto Central (algum tipo de bairrismo?!). Fico pensando nos investidores e nas pessoas legais que queiram mudar, por exemplo, para o Nordeste’’.

Na mitologia, há um tempo traiçoeiro para previsões. É o Tempo de Kronos. Já o Kairós é mais surpreendente e, muitas vezes, aponta para a direção certeira. A psicóloga lembra como muitas profecias não se cumpriram e nem virão a se cumprir. Para ela, a razão desses equívocos pode ser compreendida a partir da Física Quântica, que traz a idéia de uma linha de tempo distinta da linear. Apesar de pouco entendida ainda, a linha do tempo holográfico mostra que quando chega a data prevista das tais profecias - por exemplo - tudo já mudou, total ou parcialmente.

No antigo padrão de tempo linear, esclarece Jane Eyre, as profecias estão sendo, e de agora em diante serão sempre, condenadas ao fracasso. ‘‘Poucos sabem a respeito, mas no tempo holográfico, nós estamos sempre mudando tudo: o presente, o passado e o futuro. Num pensamento quântico, tudo são possibilidades e não certezas’’.

E cita o livro ‘‘Quem se atreve a ter certeza’’, de José Andreeta, um bê-a-bá da Física Quântica, onde o autor conduz ao estabelecimento de um novo olhar sobre a realidade. Para quem ainda fortalece a crença e o temor dos falsos profetas que fazem previsões catastróficas, ela ensina a manter um olhar crítico, como verificar a história pessoal do vidente; checar quais trabalhos pessoais já realizou. Sobretudo, ver como está o ego desta pessoa e qual a necessidade que possui de apenas se fixar no lado destrutivo das profecias. ‘‘Recentemente, soube de uma vidente americana que prevê invenções de ponta para o setor de cosméticos, e muita coisa já aconteceu, mas todas boas, de crescimento e auxilio’’.


Para completar e finalizar o texto digo q: SOMOS A CONSCIÊNCIA NO UNIVERSO E O UNIVERSO NA NOSSA CONSCIÊNCIA ..........

O conceito que mais implica mudanças em nossa percepção da realidade é o conceito de que a mente interfere na realidade física. Experimentos cada vez mais comprovam a conexão mente-matéria e demonstram a influência de nossos pensamentos na realidade que experimentamos e no ambiente ao nosso redor. Assim, aqueles pensamentos que circulam em nosso inconsciente, a grande maioria recheada de condicionamentos e “pré-conceitos” daquilo que achamos ser a realidade, são os que nos governam e atraem experiências em nosso dia-a-dia.

Cada vez mais, os cientistas encaram o mundo quântico como composto de idéias, conceitos, qualidades, informações e não de qualquer partícula material que possa ser medida ou pesada. A estrutura do Universo contém uma quantidade ilimitada de informação e o ser humano é uma manifestação dessa energia. Matéria, energia e informação são três formas de apresentação da mesma coisa. Para além desse mundo quântico abstrato, o mundo das supercordas da Teoria-M, a matéria-prima é a mesma da mente humana e, por isso mesmo, totalmente influenciável por esta. É o mundo maravilhoso, multidimensional e mágico das múltiplas e infinitas possibilidades mentais (o mundo de maya), no qual se escolhe uma realidade para experimentar, mas quase sempre inconscientemente.

Nos tornamos tudo aquilo em que pensamos constantemente, diariamente e persistentemente, mesmo que inconscientemente. A mente humana é um grande atrator, para usar a nomenclatura usada pela matemática da complexidade, que atrai, como um grande imã, aquilo em que foca sua atenção. Olhe à sua volta e perceba o que lhe rodeia: suas posses materiais, intelectuais e espirituais, sua família, seu cônjuge, seu trabalho, etc.. Existe alguma coisa que não tenha sido um dia desejada mentalmente, sonhada ou imaginada. O real começa no mental.

E quanto mais forte desejamos, mais realisticamente imaginamos e mais vividamente sonhamos, mais rápido se materializa: “o seu desejo é uma ordem!”.

Tudo o que pensamos sempre vem carregado de sensações, sentimentos e emoções. Na realidade o que nós sentimos, isso nós atraímos. Esse é a principal função de nossas emoções: elas intensificam o nosso processo criativo mental. Desejos mentais mesclados com sentimentos integrativos, como alegria, compaixão, amor, etc., atraem criações que integram, e vice-versa, e esse processo criativo é diretamente proporcional ao poder de focalização mental, ou concentração.

Em todos os experimentos quânticos que investigam a interferência da mente do Observador (aquele que interfere mentalmente no experimento) constata-se que para se obter um efeito consistente necessita-se de uma profunda concentração no objetivo a ser alcançado, embora qualquer ação mental interfira, de alguma forma, no experimento. É por isso que não conseguimos fazer nenhuma mudança consistente em nossa vida: não temos clareza em nossos propósitos nem foco mental para materializá-los. Pior ainda, todo o nosso tempo de utilização consciente do poder mental é dispensada naquilo que não queremos, despertando sentimentos e emoções desintegradoras que só atraem mais desintegração e aquilo que não desejamos.

Como conseguir mudanças se inundamos nossa mente com violência, medo, raiva, negativismo? A mídia é pródiga na divulgação desses aspectos da vida cotidiana, afinal “dá IBOPE!”. Ante a infinindade de possibilidades que, potencialmente, podem surgir em nossa mente, escolhemos a pior parte delas para preencher-nos e nos surpreendemos, sem motivo para isso, com o que surge em nossa vida.


Evoluir espiritualmente é criar conscientemente nossas experiências, de uma forma integradora para si mesmo e para o que nos rodeia, trazer à consciência nossos padrões destrutivos de pensamento (conscientes e inconscientes) que criam a nossa realidade e agradecer antecipadamente por tudo o que possamos desejar, imaginar e sonhar, afinal sua materialização é somente questão de tempo.

Desejo que, nossos pensamentos possam co-criar e reintegrar o nosso planeta e a nós mesmos, trazendo-nos abundância, felicidade e a experiência do divino dentro de nós e ao nosso redor, afinal tudo é manifestação do amor divino. Que possamos encarar nosso mundo interno como mais real que o mundo externo, pois é para isso que a ciência atual está apontando, concordando com todas as tradições espirituais do planeta.

Esses são tempos de manifestação do arquétipo do Amor cujo Ícone é o Cristo. Ter plena consciência do Amor manifestado em tudo e em todos é realizar em si mesmo as palavras de Paulo: “não mais eu, mas Cristo vive em mim” Gl 2:20. Que o Cristo possa renascer em nossos corações, já que o matamos todos os dias com nossos pensamentos, atos e omissões. Que o Cristo possa nos permear e que o nosso Ser possa se manifestar. Que tenhamos Vida e Vida em abundância.

São tempos de propostas de mudança. Que possamos ser os Observadores de nossa vida e do Universo, para que possamos inundar de luz nosso inconsciente para perceber nossos hábitos e condicionamentos. Mas não apenas perceber, mas nos propor mudanças reais e não máscaras reais, buscas reais e não buscas ilusórias, metas corretas e não alvos errados, discernimento e não condicionamento, ação e não omissão, AMOR e não o medo.


Fiquem na "Luz Divina"