sexta-feira, 13 de julho de 2007

*** RODA DA VIDA ***

Equilíbrio é palavra fundamental quando se deseja construir uma
vida prazerosa.


Embora a felicidade não seja um estado permanente, ela pode ser buscada ao darmos atenção às diferentes esferas que compõe nossa existência. Pensando nisso, os hindus desenvolveram um sistema de auto-avaliação chamado Roda da Vida.

Este sistema é composto por um círculo com oito divisões. Em cada uma delas é definida uma esfera da vida considerada fundamental para a conquista do equilíbrio pessoal. A idéia central é que as pessoas façam reflexões periódicas sobre a atenção dispensada a cada uma destas áreas e desenvolvam um plano de ação para melhorar o
que não está satisfatório.

Cada esfera deve ser avaliada atribuindo-se uma pontuação de 0 a 100% que reflita a quantidade e a qualidade dos investimentos a ela destinados nos últimos meses. Segundo os hindus, as principais esferas da vida são: lazer, intelecto, saúde, vida financeira, amigos e família, trabalho, espiritualidade e amor.

1- Lazer: é o tempo disponível para fazer aquilo que dá prazer. Não entram neste item as atividades de trabalho ou de estudo, por mais que tragam satisfação. Esta área refere-se a tudo aquilo que “recarrega as suas energias”, que relaxa, diverte e dá satisfação.

“Parar para refletir pode ser um bom caminho a quem procura uma alternativa para realizar as mudanças necessárias para alcançar uma vida mais feliz”
2- Intelecto: são as atividades realizadas para o desenvolvimento intelectual. São os cursos, leituras, estágios, enfim, atividades que propiciam enriquecimento com informações que contribuirão para o seu crescimento.


3- Saúde: os hindus consideram esta esfera como a mais importante, pois sem ela o restante não flui. Deve-se avaliar como a saúde física está sendo cuidada. É preciso fazer exames periódicos de rotina e, quando necessário, submeter-se aos tratamentos propostos. Neste item existe também a preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos, e com a prática de exercícios físicos. O controle da obesidade e do sobrepeso é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

4- Vida financeira: analisar se o rendimento financeiro é suficiente para suprir as necessidades de alimentação, vestuário, saúde e lazer de forma satisfatória, ou se a vida financeira é motivo de estresse e preocupação a ponto de trazer desgaste emocional.

5- Amigos e família: avalie os seus relacionamentos observando se é possível contar com os parentes e amigos nos bons momentos e também nas situações difíceis; se os encontros sociais são agradáveis e amistosos, sem grandes fontes de tensão; se os eventuais problemas são resolvidos com diálogo e boa vontade para “acertar as arestas”. Deve-se destacar que este item não inclui o relacionamento com o marido, esposa ou o namorado.

6- Trabalho e carreira: verificar se a atividade profissional é interessante e traz satisfação, se o ambiente de trabalho permite crescimento, se possui desafios e oferece oportunidades de progresso na carreira.

7- Espiritualidade: Deve-se avaliar se há paz interior, coerência de valores e força interna para suportar as dificuldades sem se desequilibrar. Este item pode ou não estar ligado à religiosidade, mas se sua religião exerce influência nesses aspectos, a espiritualidade terá relação com suas crenças.

8- Amor: considerar se o vínculo emocional estabelecido com o parceiro(a) é satisfatório. Se há respeito mútuo das diferenças e dificuldades individuais e coerência nos atos que impulsionam o casal a continuar unido; se as respostas para superar as dificuldades presentes na vida a dois reforçam os laços afetivos do casal.

Parar para refletir pode ser um bom caminho a quem procura uma alternativa para realizar as mudanças necessárias para alcançar uma vida mais feliz. No sistema hindu é desejável que se obtenha pelo menos 60% de satisfação em cada uma das esferas.

Caso o nível de satisfação esteja abaixo desse valor, é importante promover as mudanças necessárias para suprir as deficiências e atingir o equilíbrio desejado. Experimente fazer esta avaliação para identificar se alguma esfera da sua vida pode ser melhorada para tornar você uma pessoa mais feliz. Vale a pena investir nesta descoberta pessoal. Então mãos à obra!


Coluna assinada por:
Flávia Leão Fernandes


Fique na Luz Divina!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto, me ajudou muito, tô ficando viciada no Blog!!!