sábado, 26 de abril de 2008

*** O QUE É CONTAGEM DE ÔMER - Segunda Semana ***


2ª SEMANA - GUEVURÁ

A segunda semana da Contagem do Ômer é regida pela sefirá Guevurá (Julgamento). Se Chessed representa o Amor por Hashem, Guevurá representa o Temor como complemento. Amar a Hashem significar fazer por onde estar próximo Dele; temê-Lo significa não fazer nada que possa afastá-Lo. Não basta você fazer o que deve ser feito e não evitar o que deve ser evitado. As pessoas, de um modo geral, interpretam Guevurá como uma energia essencialmente punitiva, o que é um grande equívoco. A necessidade de tikun (correção), é sempre proporcional à falta e tem por objetivo conter (ou eliminar de vez), os impulsos instintivos - a reatividade, o desejo de receber só para si e a busca de resultados imediatos. Um outro aspecto importante de Guevurá, é que muitas pessoas logo associam-na a reatividade. Confundimos ser justo, disciplinado e forte com o comportamento reativo. Essa não é a sua verdadeira face. A reatividade corresponde ao mau uso dessa energia. Justiça, Disciplina e Força são as formas de nos conectarmos à verdadeira essência desta sefirá. Estes atributos são extremamente importantes na vida de uma pessoa e por isso mesmo são muito difíceis de serem alcançados. A tarefa de usarmos isto em nossas vidas requer Sabedoria e Entendimento. Dentro da tradição judaica, quando um homem ou uma mulher alcança o nível de Guevurá em sua evolução espiritual, recebe o título de tzadik ou tzadecá, respectivamente. Um tzadik (justo), é aquele que conseguiu converter todo o mal de sua alma animal em bem ou que mantém sua diminuta porção de má inclinação sob absoluto controle, no lado esquerdo do coração. Embora algumas pessoas possam viver como um tzadik, o título só é conferido após a sua morte, indicando que ela manteve a sua integridade até o fim. Por mais difícil que possa parecer, devemos ter a condição de tzadik como meta, uma meta que é construída na medida que buscamos cumprir todas mitzvot (conexões), ao nosso alcance, lembrando que tolerar o mal é equivalente a praticar o mal.
Yitzchak é o Patriarca associado à Guevurá. Conhecido pela sua habilidade em cavar poços, Yitzchak representa a elevação dos aspectos inferiores da alma.

8
23 de Nissan
a partir das 18h de 27/04/2008 às 18h de 28/04/2008
Chessed de Guevurá – A bondade da disciplina
HA-YOM SH'MONA YAMIM, SHEHEM SHAVU-A E-CHAD V'YOM E-CHAD LA-OMER
Hoje é dia 8, ou seja, uma semana e um dia da Contagem do Ômer

Meditação: No primeiro dia da segunda semana, temos a expressão Chessed de Guevurá. Uma é extremamente importante para o uso da outra. Receber e compartilhar são duas dinâmicas que se completam. Quando recebemos e não compartilhamos, geramos uma energia altamente destrutiva em nossas vidas. Compartilhar é um ato de justiça, e é a forma de cada vez mais abrirmos o nosso receptor para recebermos mais Luz. Outro aspecto muito importante é a Misericórdia que se deve fazer presente no “Rigor” (Din é o outro nome de Guevurá). Quando trazemos Misericórdia para ele, nos tornamos mais tolerantes e capazes de perdoar. Assim como não gostamos quando nos julgam de forma severa, não devemos agir dessa forma com as outras pessoas. Precisamos aprender a ser severo com as nossas próprias atitudes e não abrir espaço para a negociação com a Contra Inteligência (as pequenas justificativas e concessões associadas às iniqüidades). Lembre-se que quando um dedo aponta, ao menos três se voltam contra nós.

Exercício: Estou exercitando o desejo de receber para compartilhar ou sou egoísta? Faço julgamentos severos sobre outras pessoas ou sobre mim mesmo? Vejo as qualidades das outras pessoas ou só julgo os seus defeitos? Compartilhe algo que você recebeu e traga misericórdia em seus julgamentos.

9
24 de Nissan
a partir das 18h de 28/04/2008 às 18h de 29/04/2008
Guevurá de Guevurá – A disciplina da disciplina
HA-YOM TISH-A YAMIM, SHEHEM SHAVU-A E-CHAD USHNÊ YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 9, ou seja, uma semana e dois dias da Contagem do Ômer

Meditação: O segundo dia da segunda semana da Contagem do Ômer evoca o aspecto Guevurá de Guevurá, ou seja, a expressão do julgamento, da retidão e da disciplina em sua plenitude. A essência de Guevurá é o que chamamos de temor à Hashem. Isso representa a consciência das nossas limitações em relação a Hashem e sua Unidade. Aplicar o Temor à Hashem em nossas vidas é fazermos o que Ele espera que façamos de nossas vidas, ao invés de fazermos o que queremos. Assim vencemos o nosso ego. A melhor forma de conseguirmos isso é procurarmos ver o melhor de nós mesmos. Força, disciplina e justiça são essenciais para essa conquista. O desejo de receber faz com que possamos nos tornar receptores para a Luz Espiritual e depois compartilhá-la com as outras pessoas, cumprindo assim a nossa missão.
Exercício: Devemos contribuir para revelar a Luz do Mundo Infinito no Mundo Físico, não só sendo um exemplo para outros, mas nos engajando seriamente em campanhas que possam fazer a diferença, como a que a Academia de Cabalá vem desenvolvendo, sobre a importância da meditação, para a aquisição de uma nova consciência contemplativa. Analise qual dos aspectos de sua personalidade precisa ser trabalhado, para que se oponha firmemente à má inclinação de sua alma. Leve, de uma forma adequada, a orientação do que seja verdadeiro para os outros. Lembre-se: embora não tenhamos o direito de interferir no livre-arbítrio alheio, a omissão é uma falta.

10
25 de Nissan
a partir das 18h de 29/04/2008 às 18h de 30/04/2008
Tiféret de Guevurá – A beleza da disciplina.
HA-YOM ASARA YAMIM, SHEHEM SHAVU-A ECHAD USHLOSHA YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 10, ou seja, uma semana e três dias da Contagem do Ômer


Meditação: Ter disciplina para fazer determinadas atividades em nossa vida é difícil. Mais difícil ainda é fazer essas atividades com Beleza. A Beleza de Tiféret não é meramente uma questão estética. Ela se refere à injeção de sentimento em algo, o cuidado para que não haja um comportamento robótico, sem atenção ou consciência. A contínua repetição dos mesmos procedimentos tende a torná-los mecânicos. Como evitar isso? Adicionando Beleza. Quando você se envolve verdadeiramente com os rituais, cada prática tem um colorido diferente, uma mensagem que se destaca, um sentimento novo que aflora. Trazer Beleza para a Disciplina transforma as atividades mais chatas que temos de fazer em momentos mais prazerosos.
Exercício: Faça uma avaliação sincera e perceba como tem conduzido as coisas. Não se trata apenas do cumprimento das mitzvot (conexões), mas também de todas as atividades com as quais está comprometido dia após dia. Você desenvolve as suas atividades, que precisam de disciplina, da melhor forma possível, ou torna a rotina algo robótico? Torne a disciplina uma benção e não uma maldição!

11
26 de Nissan
a partir das 18h de 30/04/2008 às 18h de 01/05/2008
Netzach de Guevurá – A perseverança da disciplina
HA-YOM ACHAD ASAR YOM, SHEHEM SHAVU-A ECHAD V'ARBA-A YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 11, ou seja, uma semana e quatro dias da Contagem do Ômer.

Meditação: A permanência da Força e da Disciplina. Força e Disciplina são atributos fundamentais para enfrentarmos os momentos difíceis de nossa vida. Porém é exatamente nesses momentos que tendemos a perdê-los. Permanecer sempre forte significa ter sempre confiança em nós mesmos e em Hashem. É sabermos que Hashem nos torna capazes de superar todos os obstáculos. A permanência na disciplina também é muito difícil. Quando queremos nos disciplinar em algo, é impressionante como tudo acontece para dificultar essa meta. Um caminho de retidão, por exemplo, é uma proposta de tempo integral; e as práticas exigem regularidade para que consolidem alguma coisa. Há pessoas que se comprometem com um caminho espiritual (seja ele qual for),como quem faz um curso de idiomas, basta 1h30, duas vezes por semana durante dois anos e fim. Isso não faz qualquer sentido. As orientações da Torá devem ser aplicadas todo o tempo e em todas as situações. Um cabalista não é mais cabalista no sábado, por exemplo, porque é Shabat, do que em qualquer outro dia da semana.
Exercício: A minha Força permanece em momentos difíceis ou só de vez em quando? Tenho confiança em mim e em Hashem? A minha disciplina sobrevive aos obstáculos? Reflita na regularidade do seu estado de permanência em algo elevado que, por sua própria natureza, exige mais de você. Torne a Força e a Disciplina fatores contínuos em sua vida.
12

27 de Nissan
a partir das 18h de 01/05/2008 às 18h de 02/05/2008
Hod de Guevurá – O refinamento da disciplina.
HA-YOM SH'NÊ ASAR YOM, SHEHEM SHAVU-A ECHAD VACHAMI-SHA YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 12, ou seja, uma semana e cinco dias da Contagem do Ômer

Meditação: Refinamento na contração. Saber o momento de se contrair é extremamente necessário para o crescimento espiritual. O universo em que vivemos está em constante movimento de expansão e contração. Porém, a contração não pode ser confundida com estagnação e alienação. Por isso é preciso aperfeiçoar esta contração – ela deve ser entendida como um momento de introspecção, ou seja, de análise interna. Devemos estabelecer novas metas e desenvolvermos a precaução para darmos passos seguros no futuro, quando voltaremos a nos expandir. ‘Glória’ (Kavod), é um dos atributos de Hod (Refinamento), mas com as mesmas letras também temos kaved, que significa “fardo”. Se você encara o seu compromisso como um fardo, ele se tornará cada vez mais pesado, e não conseguirá ver a Glória do seu aprendizado. Se, por outro lado, você reconhece o propósito por trás de cada ação, de cada restrição, o fardo deixa de existir e se transforma em Benção. A contração é necessária, nesses momentos, para percebermos a Luz por trás de todas as coisas.
Exercício: Veja se não é hora de fazer um movimento de contração. Busque responder para que as coisas acontecem, (e não “por que”), onde está o fardo e a glória em cada ato. Todo desejo de receber é legítimo, mas deve ter como objetivo o benefício de outras pessoas. Você consegue perceber este desdobramento? Como as pessoas podem se beneficiar com o seu estudo, o seu trabalho, o seu caminho espiritual?

13
28 de Nissan
a partir das 18h de 02/05/2008 às 18h de 03/05/2008
Yessod de Guevurá
HA-YOM SH'LOSHA ASAR YOM, SHEHEM SHAVU-A ECHAD V'SHISHA YAMIM LA-OMER
Hoje é dia 13, ou seja, uma semana e seis dias da Contagem do Ômer

Meditação: A disciplina fundamentada. Yessod de Guevurá, entre outras coisas, questiona a solidez do alicerce onde construímos o projeto de vida que norteia os nossos caminhos. A forma como fundamentamos a nossa disciplina é muito importante. Estabelecê-la de acordo com o que nós queremos e gostamos pode nos tornar prisioneiros do ego. Devemos fundamentá-la em algo maior e mais sábio como um caminho espiritual. O estudo da Cabalá, por exemplo, ainda que ganhe uma roupagem contemporânea para facilitar a nossa compreensão, não pode contrariar as orientações de nossos antepassados porque a Verdade revelada pela Torá é atemporal. Questionar é importante, mas não podemos nos afastar da disciplina, fundamentando-a em nossas vidas. Desta forma é mais fácil fazer o que deve ser feito.
Exercício: Você se mantém fiel aos ensinamentos que recebe ou se disciplina somente para as coisas que quer? Nossas reflexões sempre têm uma abordagem fortemente espiritual, mas os princípios se aplicam a outras áreas de sua vida, não se esqueça disso.

14
29 de Nissan
a partir das 18h de 03/05/2008 às 18h de 04/05/2008
Malchut de Guevurá
HA-YOM ARBA-A ASAR YOM, SHEHEM SH'NÊ SHAVUOT LA-OMER
Hoje é dia 14, ou seja, duas semanas da Contagem do Ômer


Meditação: Humildade no Julgamento. Concluímos esta noite mais uma semana da Contagem do Ômer, o que, entre outras coisas, faz referência à manifestação do julgamento através de cada um de nós. Muitas vezes nos achamos sábios o bastante para julgar as pessoas. Quando isso acontece, fica evidente o quanto de nosso ego ainda comanda nossas ações e o quanto precisamos trabalhar para corrigir esta falha. A Humildade no Julgamento está em sabermos que, na maior parte das vezes, somos injustos e que não estamos aptos a avaliá-las, bem como a seus atos. Não julgar o próximo é muito difícil. A Humildade também está no fato de não nos colocarmos na condição de juízes e de que nós não somos as melhores pessoas para saber o que é melhor para os outros. Se em qualquer área de sua vida você se coloca como o ‘dono da verdade’, aquele que sempre tem razão, este é o momento certo para uma reflexão profunda sobre o que verdadeiramente o motiva agir assim.
Exercício: O que o qualifica como juiz de uma determinada situação? Que direito você tem de ‘ditar’ a verdade (ou que acredita ser verdade), aos outros? Quando alguém pede o seu conselho (um julgamento), você ajuda pro-ativamente ou vende culpa, aumentando ainda mais a pressão? Passa pela sua cabeça que nestas situações fica muito clara a idéia de que ‘eu sou melhor que você’? Pense bem, talvez você ainda tenha muito mais a aprender do que a ensinar.

Produção: Kabbalah Group.
© Permitida a reprodução em qualquer midia, desde que citada a fonte e mantidos integralmente todos os demais créditos.


Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: