segunda-feira, 4 de junho de 2007

ENEAGRAMA

"Aquele que conhece os outros é sábio; aquele que conhece a si mesmo é iluminado."
Tao-Te-Ching
OS NOVE TIPOS DO ENEAGRAMA

TIPO 1 – O Perfeccionista. Qualifica e classifica tudo por padrões estabelecidos e querem que tudo seja feito de maneira certa, correta. Geralmente se ocupa com trabalhos que exigem detalhes e ordem.
TIPO 2 – O Altruísta. Direciona-se para os assuntos interpessoais e emocionais, querendo estar disponível aos outros, que de preferência dependam dele. Geralmente se ocupa com trabalhos que envolvem pessoas.
TIPO 3 – O Narcisista. Tem um comportamento enérgico, otimista e seguro. O Tipo 3 quer trabalhar muito para que os resultados apareçam e ele seja elogiado e admirado. Geralmente se ocupa com trabalhos que tenham repercussão.
TIPO 4 – O Personalista. Centrado em seus próprios sentimentos e discernimentos, os quais mede pela qualidade e exclusividade que o diferencia. Seu trabalho preferido está ligado às artes em geral e nas atividades entre pessoas.
TIPO 5 – O Racionalista. Busca a informação e o conhecimento, com o mínimo de problemas possíveis, buscando manter o controle como o mestre da sabedoria.
TIPO 6 – O Legalista. Tem um comportamento responsável, amigo e sociável. Receoso de tomar iniciativas e se arriscar, busca no grupo ou nas leis e normas a segurança para suas atitudes.
TIPO 7 – O Generalista. Tem um comportamento aventureiro, ativo e otimista. Geralmente alegre, evita lidar com as dificuldades e sofrimentos que a vida apresenta, criando soluções para um futuro melhor. Normalmente é um bom planejador e está ligado às mudanças e novidades dentro de um ambiente.
TIPO 8 – O Estadista. Tem um comportamento direto, autoritário e autoconfiante. Toma a defesa de si mesmo e dos seus para protegê-los e manter o controle, usando o poder. Geralmente é um líder, construtor, realizador e produz através do trabalho pesado, forte.
TIPO 9 – O Pacifista. Tem um comportamento receptivo, pacificador e de boa índole. Busca a união com as pessoas preservando os valores estabelecidos ou evitando o confronto sempre que surge. Adapta-se a qualquer trabalho que não seja frenético, de preferência entre pessoas. É um bom coordenador.

Nenhum comentário: