domingo, 18 de maio de 2008

*** CONTAGEM DE ÔMER - QINTA SEMANA ***


A quinta semana do Ômer é regida por Hod, a sefirá da Glória e do Refinamento da Árvore da Vida.

Muitas vezes, quando alcançamos certos objetivos em nossa vida, nos damos por satisfeitos e paramos de crescer. Entramos então em um processo de estagnação e damos início a ciclos repetitivos de falência em nossa vida. Então nos perguntamos: Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? A resposta é que a nossa missão não é sermos bons, e sim melhores, dia após dia. A busca pelo desenvolvimento de Hod é a busca por receber a Luz Espiritual de uma forma mais plena, mais refinada. Isto só se realiza quando conseguimos unir a energia de Hod com a das outras sefirót. Esta sefirá traz também a energia da Glória. Em hebraico, Glória é a mesma palavra para ‘fardo’. Significa que não alcançamos a Glória, sem carregarmos um fardo. O ‘fardo’ seria todas as restrições que precisamos passar e os obstáculos que precisamos vencer para alcançar um objetivo. Essas restrições e obstáculos, conseqüentemente acabam nos tornando pessoas mais refinadas.

Aaron é o patriarca de Hod, o primeiro sumo-sacerdote de Israel e principal aliado de Moshé na saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida. Entre as suas qualidades, encontramos em Aaron a figura do mediador, não só entre Moshé e os Bnei Israel nas questões políticas e administrativas, como entre os Bnei Israel e Hashem na condução dos rituais e, principalmente, sacrifícios.


29 da contagem
a partir das 18h de 18/05/2008 às 18h de 19/05/2008

Chessed de Hod
HA-YOM TISHA V'ESRIM YOM, SHEHEM ARBA-A SHAVUOT V'YOM E-CHAD LA-OMER

Hoje é dia 29, ou seja, quatro semanas e um dia da Contagem do Ômer

Meditação: Compartilhando o Refinamento. Quando amamos alguém desejamos sempre oferecer o melhor de nós. Quando oferecemos conscientemente os nossos dias a Hashem, ou seja, dedicamos a Ele todas as nossas ações, buscamos automaticamente nos superar em tudo o que fazemos, pois sabemos que isso nos aproxima da Luz do Mundo Infinito. Mas precisamos compreender que não há sentido em crescer sem ajudar as pessoas à nossa volta a crescerem também. É importante sempre buscar compartilhar aprendizado e Sabedoria com o próximo. Do contrário, caímos na armadilha do desejo de receber para si mesmo. O grande mérito não está apenas em nos refinarmos, mas em podermos, também, refinar tudo a nossa volta. Algumas das melhores formas de se fazer isso é sermos um exemplo deste refinamento e estarmos sempre dispostos a levar isso a quem precise. O outro não está separado de nós. É nesta consciência que reside o princípio da Unidade. Muitas pessoas não gostam do que fazem em algum setor de sua vida. Mas, mesmo que você ‘vire a mesa’ e decida trilhar novos rumos em busca da satisfação perdida, se não houver uma causa maior por trás de tudo isso, a tendência é vivermos a mesma frustração em um cenário diferente.
-Exercício: Tenha uma vida material a serviço de uma meta espiritual. Compartilhe o seu aprendizado. Este é o segredo de uma vida plena e significativa. Reflita como fazer disso a sua realidade.


30 da contagem
a partir das 18h de 19/05/2008 às 18h de 20/05/2008

Guevurá de Hod
HA-YOM SHLOSHIM YOM, SHEHEM ARBA-A SHAVUOT USHNE YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 30, ou seja, quatro semanas e dois dias da Contagem do Ômer

Meditação: Disciplina no Refinamento. A reflexão de hoje estabelece um parâmetro óbvio que nem sempre é observado: não é possível alcançar o aperfeiçoamento sem disciplina e combate à má inclinação. Muitas pessoas desejam crescer sem esforço. Isto não existe. Ninguém acorda de um dia para outro dominando um determinado conhecimento ou exibindo alguma habilidade física, por exemplo. Mesmo os milagres exigem trabalho e entendimento. As coisas não vão acontecer porque você porta um talismã. O aspecto Guevurá de Hod é um apelo ao bom senso: não basta querer, é preciso fazer algo em prol do que se quer. Quando você alcança a consciência de que é preciso se aprimorar, constantemente, na sua carreira, no seu estudo, na sua espiritualidade, no seu relacionamento, etc., deve perceber que esta é a primeira etapa do processo. A partir de agora, é preciso ter disciplina para se manter firme em seus propósitos e caminhar rumo aos seus objetivos. Este atributo também está no exercício do ‘Temor a Hashem’, ou seja, nos afastarmos de nossa má inclinação e das conexões negativas. Cada vez que vencemos uma má inclinação que perturba o nosso espírito, estamos nos tornando pessoas melhores. Uma ótima forma de desenvolvermos esta disciplina é regularmente separarmos um tempo para o estudo e para a prática espiritual.
-Exercício: O que você tem feito para viabilizar o seu aprimoramento? Tem se dedicado com regularidade? Separe mais tempo para estudar Cabalá, para decodificar a Torá, e reflita sobre o aprendizado do dia-a-dia. Estabeleça um plano de ação para cada área de sua vida.


31 da contagem
a partir das 18h de 20/05/2008 às 18h de 21/05/2008

Tiféret de Hod
HAYOM E-CHAD U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM ARBA-A SHAVUOT U'SHELOSHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 31, ou seja, quatro semanas e três dias da Contagem do Ômer

Meditação: Equilíbrio no Refinamento. Quando buscamos refinamento, corremos o risco de nos concentrar apenas em uma área e darmos menos importância às outras. Mas é um erro acreditar que os diversos aspectos da nossa vida, como trabalho, família, vida espiritual ou saúde, estão separados uns dos outros. O Equilíbrio desse Refinamento é ter o senso de medida de que todas as áreas precisam ser constantemente refinadas. Do contrário, a cada momento uma área entrará em falência. Há certos períodos em que é urgente refinar um aspecto da vida, mas não devemos nunca nos esquecer dos outros por muito tempo. Manter a Kavaná (atenção, concentração), em nosso Refinamento nos ajuda nesta tarefa. É bastante conhecida a história de um pesquisador inglês que foi explorar os mistérios do oriente através de um homem de grande sabedoria. Quando se encontram pela primeira vez, o homem sábio, muito hospitaleiro, convida o pesquisador para um chá. Ao verter o conteúdo da chaleira, contudo, não pára ao completar a xícara e o chá começa a transbordar, para desespero do pesquisador, que pergunta qual o significado desta atitude. “É simples”, responde o sábio, “você é como esta xícara cheia, não há espaço para mais nada. Antes de começarmos, esvazie-se e permita que algo novo possa ser avaliado com isenção; só então poderá fazer um trabalho significativo”. O que é a busca pelo aperfeiçoamento? É estar receptivo à exploração do novo, à reciclagem. Algumas coisas vão somar, outras vão substituir, pois você alcançou um novo nível de entendimento. Por mais que você estude a mesma Torá todos os anos, parashá por parashá, sempre é possível obter uma nova compreensão do texto. Este exemplo se aplica para tudo na vida. Tiféret em Hod se refere a essa consciência e a esse exercício: em dado momento você se expande e coleta coisas novas (Chessed), no outro você mantém o que contribui para o seu crescimento e descarta o que não tem mais utilidade (Guevurá).
-Exercício: Seu desejo de Refinamento é legítimo? Veja se está refinando as diversas áreas da sua vida ou se há alguma esquecida? Você está predisposto a abrir mão de condicionamentos e conceitos ultrapassados? Questione tudo, mas pare para refletir sobre diferentes temas antes de dizer que algo é falso ou não lhe serve. É assim que um cabalista encontra progresso em sua vida.


32 da contagem
a partir das 18h de 21/05/2008 às 18h de 22/05/2008

Netzach de Hod
HA-YOM SH'NEIM U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM ARBA-A SHAVUOT V'ARBA-A YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 32, ou seja, quatro semanas e quatro dias da Contagem do Ômer


Meditação: Perseverança no Refinamento. O aperfeiçoamento pessoal em qualquer área da vida é um projeto para toda uma existência, um projeto que envolve tanto os detalhes como as coisas grandiosas. O que é ser melhor? Por vezes o ‘ser melhor’ se refere a pequenas mudanças que agilizam os processos ou um esforço a mais em direção a algo. Em outras ocasiões, contudo, é preciso recomeçar do zero e isso assusta muita gente. Netzach em Hod fala do prazer pelo desafio em busca da superação pessoal. É seguir em frente onde muitos desistem por medo ou apego.
-Exercício: Qual a sua disposição para mudar de estilo, mudar de cidade, mudar de carreira, ou seja, mudar radicalmente onde a mudança se faz necessária? Pergunte para si mesmo o quanto o seu ego tem interferido nestas questões, bloqueando as suas reais chances de crescimento - sim, reais, porque muitas vezes as forças assediadoras irão dar uma falsa sensação de progresso apenas para mantê-lo aprisionado em um mesma condição, não representando, assim, alguma ameaça ao seu ego, cuidado. Procure não passar sequer um dia, em que você tenha se tornado alguém melhor.


33 da contagem
a partir das 18h de 22/05/2008 às 18h de 23/05/2008

Hod de Hod – LAG BA ÔMER
HA-YOM SH'LOSHA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM ARBA-A SHAVUOT VACHAMISHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 33, ou seja, quatro semanas e cinco dias da Contagem do Ômer

Meditação: A Glória no Refinamento. A Cabalá nos diz que o principal objetivo do cabalista é o “Tikun Olam” (a correção dos mundos), por isso a busca do Refinamento é tão importante. Cada vez que melhoramos um aspecto de nossas vidas, atingimos a Glória. O Refinamento, em qualquer circunstância, começa dentro, e não fora. Isto é muito importante de ser observado porque, sem esta reflexão, corremos o risco de buscar ser melhor que o outro, estimulando a competitividade sem sentido, ou fortalecendo a vaidade. Refinar é tornar algo puro; e a pureza que buscamos para nossas vidas é um estado livre da influência das clipót (‘cascas’). Cada vez que nos tornamos mais refinados, a nossa responsabilidade sobre as nossas atitudes aumenta.
-Exercício: Analise o que move o seu Refinamento? O ego ou seu desejo de compartilhar? No dia de hoje, medite sobre seus processos pessoais e tenha certeza que eles existem pelos motivos corretos.



** Hoje é Lag BaÔmer, um dia de grande luminosidade dentro deste processo que, por si só, está completamente associado ao Refinamento – o principal atributo de Hod. É também Hilulá de Rav Shimon Bar Yochai, que fez de sua vida um grande exemplo de Refinamento, de Desejo de Compartilhar e de responsabilidade em suas atitudes. **




34 da contagem
a partir das 18h de 23/05/2008 às 18h de 24/05/2008

Yessod de Hod
HA-YOM ARBA-A U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM ARBA-A SHAVUOT V'SHI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 34, ou seja, quatro semanas e seis dias da Contagem do Ômer


Meditação: Comprometimento no Refinamento. Tudo o que alcançamos ou deixamos de alcançar nesta vida tem como base um sistema de valores. Fazendo o caminho passo-a-passo, um sistema de valores define a forma como você percebe o mundo. A partir desta percepção, surgem as reações aos estímulos internos e externos; e como resultado da semeadura, temos a colheita. Se os valores não mudam, os resultados são sempre os mesmos. Hod é o que motiva nosso esforço em direção a um objetivo (Netzach), a expectativa que faz com que este esforço valha a pena. Se o resultado não corresponde à expectativa é porque precisamos rever os nossos valores, o que significa rever a expressão do ego em nossas vidas.
-Exercício: O exercício de hoje é percorrer o caminho inverso: avalie o fruto que você vem colhendo em cada área de sua vida. Se alguma coisa não está do jeito que você gostaria, considere onde você pode ter errado e os valores que o levaram a seguir por este caminho. Eles precisam mudar.


35 da contagem
a partir das 18h de 24/05/2008 às 18h de 25/05/2008

Malchut de Hod
HA-YOM CHAMI-SHA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT LA-OMER

Hoje é dia 35, ou seja, cinco semanas da Contagem do Ômer

Meditação: Humildade para praticar o Refinamento. Concluímos mais uma semana da Contagem do Ômer. A manifestação do Refinamento nem sempre é algo fácil de se perceber por conta própria, até porque, por vezes, julgamos ter melhorado e, de fato, melhoramos muito menos do que imaginávamos ou não melhoramos coisa alguma. Por outro lado, quanto mais nos refinamos, mais corremos o risco de nos acharmos melhores que as outras pessoas e sermos intolerantes com quem julgamos não ser refinado. Devemos ter a consciência de que, apesar do nosso mérito, o real responsável pelo nosso Refinamento é Hashem. Ele nos torna aptos a sermos melhores. Por isso não somos superiores às outras pessoas. Estar atento ao que as pessoas dizem, neste sentido é muito importante. Sem que você faça qualquer propaganda a respeito, cedo ou tarde elas começarão a perceber e comentar sobre o seu aperfeiçoamento seja em qual área for. Devemos, inclusive, dar uma atenção redobrada aos comentários de nossos opositores, pois são eles que muitas vezes apontam o que os amigos acobertam. É óbvio que nem sempre estes opositores estarão certos, mas não rejeite de imediato um comentário ácido só porque veio de alguém com quem você não tem afinidade. Como dizem os mestres da nossa Tradição: “Sábio é aquele que consegue aprender até com os tolos”.
-Exercício: Busque com sinceridade no seu coração o quanto há de verdade nas últimas críticas que você recebeu. Este é o ponto de partida para a busca do Refinamento necessário em nossa vida.


Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: