sábado, 3 de maio de 2008

*** CONTAGEM DE ÔMER ***


3ª SEMANA - TIFÉRET



A terceira semana da Contagem do Ômer é regida por Tiféret (Beleza), a sefirá que regula os fluxos de energia de Chessed (Misericórdia) e Guevurá (Julgamento), convertendo os desejos de compartilhar e de receber em desejo de receber para compartilhar. Por isso, algumas de suas virtudes tendem para um movimento expansivo, como a Beleza, e outro para o movimento de contração, como a Restrição. A Kavaná é um outro aspecto de Tiféret e significa a atenção, a concentração, o foco que não nos deve faltar em nenhum momento. Um grande equívoco é confundir o equilíbrio de Tiféret com estagnação, uma grande arma das forças assediadoras para impedir o nosso crescimento espiritual. Quando desejamos uma vida ‘tranqüila’, longe de tudo, em uma casinha branca, sem nenhum problema, estamos desejando o congelamento, a estagnação, a falta de restrição em nossas vidas. E Restrição é fundamental para o nosso crescimento. O verdadeiro equilíbrio de Tiféret faz com que nós deixemos de ser tão afetados pelos obstáculos da vida e consigamos assim, perceber a Luz que existe por trás deles. Tiféret é o coração da Árvore da Vida. Entre seus atributos, temos a compaixão, que evoca a visão da eqüidade.

Yaacov é o patriarca de Tiféret. De Yaacov são geradas as 12 Tribos de Israel.




30 de Nissan

a partir das 18h de 04/05/2008 às 18h de 05/05/2008

Chessed de Tiféret – ROSH CHODESH

HA-YOM CHAMI-SHA ASAR YOM, SHEHEM SH'NE SHAVUOT V'YOM ECHAD LA-OMER

Hoje é dia 15, ou seja, duas semanas e um dia da Contagem do Ômer


Meditação: Compartilhando a Beleza. Tiféret, entre outras coisas, se refere à emoção gerada pelo contato do Belo com o Sagrado. Isto ocorre, principalmente, quando conseguimos perceber a presença de Hashem em todas as coisas, sendo Chessed a representação do que nos aproxima Dele. A Beleza de Tiféret não deve ser limitada por padrões estéticos, até porque eles são relativos e dizem respeito apenas aos nossos sentidos. A Beleza de Tiféret, antes de qualquer outra coisa, é despertada por algo que toca a nossa alma. Outro aspecto importante é compartilhar essa consciência, incentivando as outras pessoas a trazerem mais Beleza para sua vida. Um ato de ajuda e caridade feito de forma bela santifica-o e o torna mais luminoso. Procure difundir esta percepção em todas suas as ações, permitindo que a Luz o preencha por completo.

Exercício: Quando foi a última vez que você se emocionou com a leitura de um Salmo, celebrando um Shabat? O que verdadeiramente o tocou? É possível determinar o que desperta esta emoção? É possível determinar o que exatamente faz o seu coração arder? Durante o meu dia-a-dia consigo incentivar as pessoas a aplicarem mais Beleza ao seu cotidiano?



1 de Iyar – Guevurá de Tiféret

a partir das 18h de 05/05/2008 às 18h de 06/05/2008

ROSH CHODESH

HA-YOM SHI-SHA ASAR YOM, SHEHEM SH'NE SHAVUOT USHNE YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 16, ou seja, duas semanas e dois dias da Contagem do Ômer

Meditação: Disciplina na Restrição. A impulsividade e reatividade refletem o mesmo problema: agir sem pensar. Quando damos conta, já fizemos. A meditação deste dia nos ensina, entre outras coisas, que é preciso ter uma certa disciplina para não falharmos pelo excesso. É preciso ter a medida certa do quanto se deve envolver em determinado assunto. O arrebatamento sem uma dose de julgamento pode ser perigoso. Devemos remover várias clipót ( ‘cascas’), para percebermos isso. Mas não estamos devidamente preparados para que elas simplesmente sumam de uma hora para outra. A Disciplina faz parte de um trabalho gradual. A Restrição de Tiféret traz, assim, o aspecto do cumprimento das mitzvot. As mitzvot são conexões com a Luz, presentes na Torá, que devemos praticar no nosso dia-a-dia. Cada vez que praticamos uma mitzvá trazemos mais Luz para nós e para quem nos cerca. Por isso é necessário que façamos com disciplina, de forma contínua e organizada, não somente quando queremos ou precisamos. É comum que nós passemos a cumprir várias mitzvót após os momentos difíceis de nossas vidas e quando nos estabilizamos, deixamos isto para segundo plano.

Exercício: “Tenho disciplina suficiente para cumprir as mitzvót? Dedico parte de meu tempo a elas?” Tente introduzir, aos poucos, as mitzvót no seu cotidiano. Caso você já pratique alguma, tente introduzir novas mitzvót.



2 de Iyar

a partir das 18h de 06/05/2008 às 18h de 07/05/2008

Tiféret de Tiféret

HA-YOM SHIVA ASAR YOM, SHEHEM SH'NÊ SHAVUOT U'SHELOSHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 17, ou seja, duas semanas e três dias da Contagem do Ômer

Meditação: Kavaná no cumprimento das mitzvót. Como encontrar o ponto de equilíbrio em nossas vidas? A dificuldade, na maioria das vezes, está na falta de Kavaná (‘foco’, ‘concentração’ ou ‘atenção’), pois a vida é um terreno pelo qual não podemos atravessar distraídos. Depois que passamos a cumprir as mitzvot, corremos o sério risco, com o tempo, de cairmos no processo robótico, repetindo-as sem prestar atenção em seu significado. Quando passamos a agir sem consciência, nos tornamos vulneráveis e desprevenidos, abrindo espaço para as forças assediadoras. As mitzvót também necessitam de muita Kavaná, pois são conexões que têm como um dos principais objetivos tomar consciência do momento presente. Cumprir as mitzvot sem Kavaná não surte efeito. Ao percebermos que perdemos o foco, devemos fazê-las de novo, com mais atenção e beleza. Maimônides aconselhava a pessoa irada a buscar o pacificador dentro de si e o miserável a doar mais do que poderia, por mais que isso contrariasse a lógica. Para ilustrar, Maimônides falava de uma pessoa que caminhava por uma ponte muito estreita e que jogava o peso do corpo para um lado assim que percebia estar tombando para o outro, de modo a compensar o desequilíbrio.

Exercício: Reflita em como o conselho de Maimônides se aplica em diferentes áreas de sua vida, desenvolvendo ou despertando aquilo que precisa funcionar como contrapeso em sua travessia pela ponte estreita. Analise também como você está cumprindo as mitzvot? Com consciência ou de forma mecânica? Isso acontece em outras áreas da sua vida? Ao cumprir uma mitzvá lembre-se da primeira vez que a fez e de toda atenção que dedicou a ela.



3 de Iyar

a partir das 18h de 07/05/2008 às 18h de 08/05/2008

Netzach de Tiféret

HA-YOM SHEMONAH ASAR YOM, SHEHEM SH'NÊ SHAVUOT V'ARBA-A YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 18, ou seja, duas semanas e quatro dias da Contagem do Ômer

Meditação: Perseverança na Beleza. Conservar a Beleza ou a percepção da beleza é um desafio. Com o passar do tempo tendemos a nos acostumar com as coisas ou tornar o nosso comportamento robótico, de modo que não nos impressionamos mais com a Beleza de algo visto inúmeras vezes ou já não somos tão dedicados a uma atividade que se repete todos os dias. O verdadeiro mérito está em conseguir aplicar a Beleza na correria do dia-a-dia, na nossa rotina e em coisas que não nos interessam. Dessa forma poderemos transformar maldições em Bênçãos.

Exercício: Avalie suas práticas espirituais, seus relacionamentos, seu trabalho e pense como renovar estas experiências em sua vida, resgatando a alegria, a surpresa, a curiosidade e a possibilidade de aprendizado. Faça com que cada atitude do seu dia-a-dia, da mais comum a mais complicada, se torne algo Sagrado.



4 de Iyar – Hod de Tiféret

a partir das 18h de 08/05/2008 às 18h de 09/05/2008

Hod de Tiféret07

HA-YOM TISHA ASAR YOM, SHEHEM SH'NE SHAVUOT VA'CHAMISHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 19, ou seja, 2 semanas e 5 dias da Contagem do Ômer

Meditação: Refinamento na Restrição. Hod de Tiféret, a reflexão da Contagem do Ômer desta noite, fala de Gratidão. A Gratidão nasce do reconhecimento de que a Verdade está por trás de todas as coisas, de que tudo tem uma razão de ser, tanto as facilidades quanto as dificuldades. É muito comum desejarmos uma vida sem dificuldades, sem restrições. O fato é que, as restrições, na maioria das vezes, são as grandes responsáveis pelo nosso refinamento pessoal. O Refinamento vem através da Restrição e quanto maior o refinamento espiritual de uma pessoa, mais ela consegue vencer os obstáculos e assimilar os ensinamentos que eles contêm. Devemos sempre procurar nos tornarmos pessoas melhores e não ficarmos estagnados. A busca pelo refinamento deve ser um incentivo para não desanimarmos diante das restrições de nossa vida. A Restrições sempre existirá, o que pode mudar é a maneira como nós agimos diante delas e o efeito que elas têm sobre nós.

Exercício: Medite todas as manhãs, antes mesmo de sair da cama, no significado do Modê Ani, a primeira oração que fazemos ao despertar. "Eu agradeço a Hashem, por me dar outro dia e outra oportunidade de usá-lo com sabedoria” (tradução não literal). Perceba que o que nos contraria, as ‘maldições’, nada mais são do que Bênçãos disfarçadas.




5 de Iyar

a partir das 18h de 09/05/2008 às 18h de 10/05/2008

Yessod de Tiféret

HA-YOM ESRIM YOM, SHEHEM SH'NÊ SHAVUOT V'SHI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 20, ou seja, duas semanas e seis dias da Contagem do Ômer


Meditação: Fundamento na Beleza e Verdade na Restrição. Já foi sugerido, ao longo dessa semana, que as pessoas não se limitassem à percepção estética da Beleza, afinal, esse atributo de Tiféret não pode ser percebido pelos sentidos, mas sim pela alma. A Beleza de Tiféret toca a alma porque está comprometida com algo muito maior. Logo, quando queremos promover o belo em nossas vidas devemos comprometer nossas ações com um propósito elevado. Algumas pessoas dirão que não há nada de elevado no trabalho do dia-a-dia, no pagamento de contas e na resolução de problemas comuns, como a manutenção de um carro ou a limpeza da geladeira. Mas a visão do cabalista vai além: ele sabe que a realidade é maior do que conseguimos perceber; e mais importante, ela não é real em si mesma - tudo é Luz Espiritual. Por isso é importante procurarmos descobrir o que Hashem quer de nós. Dessa forma, estaremos sendo verdadeiros com nós mesmos. Essa Verdade também deve estar presente nos momentos de Restrição, pois devemos ter a real consciência de que nós somos os verdadeiros responsáveis pelos nossos obstáculos, e quais foram os reais motivos que nos fizeram construí-los. Devemos dedicar o nosso dia e tudo o que fazemos a Hashem. Quando nos colocamos com esta perspectiva não só buscamos sempre dar o melhor de nós mesmos como evitamos, automaticamente, qualquer forma de iniqüidade ou manifestações do ego.

Exercício: Experimente dedicar o dia de hoje a Hashem, de todo o coração e, como ensinavam os sábios da Cabalá, faça do mundo uma moradia confortável para a Luz. Dedique cada uma de suas refeições (principalmente a que você prepara), o seu trabalho e/ou estudo, seu diálogo com amigos, parentes, desconhecidos e desafetos e, obviamente, suas mitzvot, à recepção da Luz no mundo físico. Isso vai exigir de você muita atenção, mas vai ser extremamente recompensador. Estenda esta consciência para os dias seguintes.




6 de Iyar

a partir das 18h de 10/05/2008 às 18h de 11/05/2008

Malchut de Tiféret

HAYOM E-CHAD V'ESRIM YOM, SHEHEM SHLOSHA SHAVUOT LA-OMER

Hoje é dia 21, ou seja, três semanas da Contagem do Ômer

Meditação: A Humildade na Beleza. Depois de muita análise sobre os aspectos de Tiféret, vem o momento mais importante: a prática. Concretizar a Beleza, a Restrição, o equilíbrio entre os pilares e o senso de medida, é trazer estes aspectos para o nosso cotidiano e tornar a nossa vida mais bela. Tiféret muita vezes identifica o estado ideal de alguma coisa, o seu ponto de equilíbrio, mas, como já foi dito anteriormente, o equilíbrio de Tiféret não é estático, estagnado. Ao contrário, é dinâmico, um tsimtsum constante: há momentos de investimento e de construção (Chessed); mas há também momentos de contração, de remoção dos excessos (Guevurá), o que abrirá espaço para novas manifestações. Quando conseguimos esse senso de medida, devemos manter sempre a Humildade, reconhecendo que essa aptidão é de Hashem e não nossa. A Humildade também está em ver a Beleza no próximo e nas coisas simples da vida.

Exercício: A meditação desta noite tem por propósito a renovação de nossos objetivos. O estado de conforto e segurança pode gerar a acomodação, e é sempre prejudicial para o cabalista. Se você alcançou alguma meta, estabeleça outra, comece tudo de novo ou vá além. Procure descobrir a Beleza que existe em todas as coisas e perceba quantos milagres acontecem na nossa vida.



Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: