quinta-feira, 5 de junho de 2008

*** CONTAGEM DE ÔMER - sexta semana ***

Esta é a penúltima semana da Contagem do Ômer. Estamos sob a influência da sefirá de Yessod (Fundamento). Yessod é a sede do Brit, da ‘Aliança’, do comprometimento que devemos ter não só com um caminho espiritual como com as pessoas, com as nossas palavras, nosso relacionamento afetivo, nossas amizades e demais circunstâncias ao longo de nossa vida. Sendo o único ponto a estabelecer a conexão de Malchut com toda a Árvore da Vida, é uma sefirá constantemente atacada pelas forças assediadoras, pois, uma vez dominada, toda a Árvore se torna vulnerável. O comprometimento exige responsabilidade, concessões, abandono de conceitos antigos para a entrada de novos fundamentos, e, sobretudo, Verdade. O caminho que liga Yessod a Malchut, regido pela letra Tav, é conhecido como ‘caminho da Verdade’. A palavra ‘Verdade’, em hebraico, é emet, escrita com as letras Alef, Mem e Tav, ou seja, a primeira letra, a letra central e a última letra do alfabeto hebraico. Desta construção, concluímos que ‘Verdade’ é algo que se mantém inalterado do começo ao fim. A Verdade é uma das virtudes mais difíceis de ser atingida. Ela não é somente evitar falar mentiras, é sobretudo agir de forma verdadeira com aquilo que acreditamos, portanto, a energia das outras sefirót dará a Yessod a proteção necessária para esta sefirá que guarda aspectos tão importantes do ser humano. A Luz emanada de Ein Sof (‘Mundo Infinito’), só alcançará Malchut se nós estivermos comprometidos com essa Verdade. Na lógica reversa, aquele que opta por um caminho espiritual só ascenderá nos planos da Árvore da Vida se tiver esta mesma Verdade no coração.

Na contagem do tempo, os anos de Yessod são sempre os mais delicados, pois temos tanto a oportunidade de uma grande revelação como de cometer um grande erro induzido pela má inclinação. A Torá foi entregue em um ano de Yessod e logo em seguida tivemos o ‘bezerro de ouro’. Outro exemplo é que em Yessod temos a expressão da sexualidade, que é uma faca de dois gumes: você pode tanto se elevar através da sexualidade como pode se perder em iniqüidade.

Quando partimos a palavra Yessod, temos Yesh-Sod (‘há segredo’). Isto porque Yessod guarda a essência, os segredos, de todas as coisas, a possibilidade de se desvendar o verdadeiro significado do mundo físico e todo o farto material de nosso inconsciente – medo, traumas, condicionamentos, auto-imagem residual, etc.

Yossef é o patriarca de Yessod, um dos grandes exemplos do que o brit deve significar em nossas vidas. Mesmo depois de tantas perdas e traições ele se manteve fiel ao Eterno e foi recompensado por isso. Também conhecido por suas profecias, todas extraídas dos sonhos que ele decifrava.



21 de Iyar
a partir das 18h de 25/05/2008 às 18h de 26/05/2008

Chessed de Yessod

HA-YOM SHI-SHA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT V'YOM ECHAD LA-OMER

Hoje é dia 36, ou seja, cinco semanas e um dia da Contagem do Ômer


Meditação: Amor no Fundamento. Chessed representa a busca do que é sublime. O Amor é certamente um dos pilares de sustentação de nossos compromissos. Não há sentido em se comprometer com algo que não amamos, pois o compromisso sem Amor se torna monótono e às vezes até torturante. Os pactos e alianças que fazemos necessitam de envolvimento para se tornarem firmes. Em Yessod, Chessed vai servir de estímulo para os pactos que realmente devemos fazer; todas as coisas que nos elevam e com as quais devemos nos comprometer. Existem dois tipos de Amor que precisamos desenvolver em nossos compromissos, principalmente no compromisso espiritual. O primeiro é o ‘Amor Eterno’, que é adquirido a partir do Entendimento. Ele compreende a percepção da importância da presença de Hashem em tudo a nossa volta. O outro aspecto do amor é o chamado ‘Amor Imenso’. Ele vem pela emoção, pelo brilho nos olhos. É a Chama Eterna presente no nosso coração e que não podemos deixar apagar. As pessoas de modo geral imaginam a questão do pacto como algo elaborado, contratual ou litúrgico, mas fazemos inúmeros pactos ao longo de um dia, de forma consciente ou não, quer por palavras ou por ações. Estar atento para este fato é muito importante, pois a iniqüidade muitas vezes seduz, estimula os sentidos, aguça a curiosidade, promove uma saciedade temporária que exige ser renovada. É muito fácil deslizar, seja por palavras, julgamentos ou lashon hará (‘maledicência’, uso negativo da palavra). Se você não está conectado com o que é superior, corre o risco de pisar em falso e cair no ‘abismo’, que é uma expressão código para os mundos inferiores. A Cabalá ‘ensina que a distração é o maior perigo no trajeto pelo deserto. Estar alerta equivale a estar consciente do que se faz ou se deixa de fazer, até porque há muito mais além do que é possível perceber.

Exercício: Como você faz este trajeto no dia-a-dia? Quais os pactos que você tem feito? Qual o preço você acha que vai pagar por eles? Quanto menos você souber com relação a essa pergunta, em especial, maior deve ser a sua preocupação.


22 de Iyar
a partir das 18h de 26/05/2008 às 18h de 27/05/2008

Guevurá de Yessod

HA-YOM SHIVA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT USHNE YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 37, ou seja, cinco semanas e dois dias da Contagem do Ômer


Meditação: Disciplina no Fundamento. Já vimos a importância de basear os nossos fundamentos no caminho espiritual. Porém, o processo de mudança de valores que ocorre quando fazemos essa aliança não está livre de um grande inimigo – a dúvida. Ela aparece principalmente nos momentos de dificuldade. É nestes momentos que precisamos estar com os nossos fundamentos bem sólidos para não sucumbirmos. Guevurá de Yessod reflete a nossa capacidade de dizer ‘não’ para muitas coisas e aplicar a Disciplina necessária em nosso comprometimento, como na alimentação casher (‘adequada’), só para citar um exemplo. Para não cairmos na armadilha da dúvida precisamos de Entendimento, ou seja, saber todos os ‘ porquês’ e ’como’ sobre o assunto, e a importância do caminho espiritual em nossas vidas. A nossa outra arma é a Emuná, traduzida como certeza, pois tudo é Benção, até as aparentes maldições, pois Hashem não nos coloca em caminhos falidos. Nas palavras de um sábio, “não há nada de vergonhoso em ser tentado, o problema é (e será sempre) cair na tentação”. Não são raras as vezes em que somos pressionados pelas circunstâncias a fazer uma escolha errada, ou que, em teoria, nos conduziriam mais rapidamente ao nosso objetivo, mas que na verdade nos desvirtuam e afastam do que deve ser feito.

Exercício: A meditação desta noite deve avaliar a convicção com que rejeitamos os ataques das forças assediadoras, do nosso ego. Possui Entendimento e Emuná no caminho espiritual? Procure retirar todas as dúvidas que possam existir no caminho espiritual.


23 de Iyar
a partir das 18h de 27/05/2008 às 18h de 28/05/2008

Tiféret de Yessod

HA-YOM SHEMONAH U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT U'SHELOSHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 38, ou seja, cinco semanas e um três dias da Contagem do Ômer.


Meditação: O Equilíbrio da Essência. O Comprometimento é algo que necessita de um constante Equilíbrio entre o desejo de receber e o desejo de compartilhar. A falta de um desses desejos é responsável pela falência de vários compromissos como a Aliança Espiritual, o casamento e até uma amizade. Quando possuímos somente desejo de receber, acabamos desgastando os outros, pois exigimos um milhão de coisas e não contribuímos com nada. Porém, possuir só o desejo de compartilhar, significa não se sentir merecedor dos benefícios de uma Aliança. Isto é chamado ‘pão da vergonha’. Além de a pessoa poder chegar a um estágio de auto sabotagem, ele a impede de receber e compartilhar com o que ela se compromete. Além disso, se nós paramos de receber, existe uma hora que não há mais o que compartilhar. Precisamos ter a restrição de saber o momento das concessões e aquele em que temos que nos impor (sempre com humildade). Desta forma, liberamos o fluxo de compartilhar para receber, e receber para compartilhar. Algumas pessoas acreditam que podem fazer o que quiserem porque isso só diz respeito a elas. Isto não é verdade. Tudo o que fazemos gera resultados visíveis e invisíveis que se propagam em todas as direções, influenciando tudo ao redor. O conceito de Tikun Olam (‘Correção dos Mundos’), traduz nossa responsabilidade pela elevação dos cinco reinos (mineral, vegetal, animal, humano e angelical), a partir de nossa própria elevação, ou seja, você melhora e, automaticamente, faz do mundo um lugar melhor. Acontece que o inverso também é verdadeiro, logo, a cada pacto negativo você, igualmente, contribui para a degradação do mundo e para o retardamento do início da Era do Mashiach.

Exercício: Tenha esta informação em mente a partir de hoje. Compreenda que o seu compromisso com um caminho de retidão tem uma abrangência muito maior do que você imaginava. Reflita se você tem restrição e senso de medida necessários para equilibrar o desejo de receber e de compartilhar. Procure eliminar o desejo de receber para si mesmo e o pão-da-vergonha de suas alianças.


24 de Iyar
a partir das 18h de 28/05/2008 às 18h de 29/05/2008

Netzach de Yessod

HA-YOM TISHA U'SHELOSHIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT VA'ARBA-A YAMIM L A-OMER

Hoje é dia 39, ou seja, cinco semanas e quatro dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Perseverança na Verdade. O aspecto Netzach de Yessod se refere à Permanência de um pacto através de sua constante renovação. Uma Aliança se mantém, seja qual for a sua natureza, na medida em que você cuida dela. Muitas pessoas, quando assumem um compromisso, acreditam que a sinceridade ou a entrega daquele momento, por si só, é capaz de perpetuar indefinidamente as promessas feitas pelas partes envolvidas. Não é assim que funciona. Um casamento, uma amizade, um contrato de trabalho, uma aliança espiritual, todo dia é um novo dia. Principalmente quando se trata de uma Aliança Espiritual, é preciso haver regularidade, pois você semeia hoje para colher adiante – não se sabe exatamente quando. E não se trata de um processo cumulativo, você pode colocar tudo a perder em um único gesto. Quem pode garantir onde está a raiz das Bênçãos e dificuldades que você vivencia no dia de hoje? É muito importante sermos perseverantes naquilo que acreditamos. A pessoa que é verdadeira com os outros e consigo, tem a consciência de que está no caminho certo. A Verdade não deve se enfraquecer diante das dificuldades. Se cada um de nós tiver a consciência da importância da Verdade e difundirmos isto, a sociedade começará a se transformar também.

Exercício: Pergunte para si mesmo de que forma você tem renovado os pactos que são importantes para você. Lembre-se que Netzach não se refere apenas à perpetuação de algo, como uma prática espiritual, por exemplo, mas ao resgate do mesmo sentimento da primeira vez. Em outras palavras, não basta renovar de forma mecânica, mas renovar com o coração, sempre.


25 de Iyar
a partir das 18h de 29/05/2008 às 18h de 30/05/2008

Hod de Yessod

HA-YOM ARBA-IM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT VA'CHAMISHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 40, ou seja, cinco semanas e cinco dias da Contagem do Ômer


Meditação: Refinamento no Comprometimento Espiritual. Muitos rezam “Que seja feita a Tua vontade, e não a minha”, mas até que ponto estamos realmente preparados para cooperar para a realização de um plano que não é o nosso, mas de Hashem? É uma constatação estatística que as congregações aumentam em época de crise. Sentindo-se abandonadas, as pessoas procuram um abrigo sob Suas asas na expectativa que esta demonstração de resignação e humildade sirva de solução para todos os problemas. Ao entrarmos no caminho espiritual, criamos muitas expectativas sobre os benefícios que aquilo irá nos trazer. Achamos que será o fim dos nossos problemas. Logo no início, realmente sentimos alguma melhora, porém, após este momento, os problemas voltam, às vezes até em maior quantidade. As coisas nem sempre acontecem do jeito que esperamos e a nossa incapacidade de perceber as coisas como um todo pode ser um grande obstáculo. Nesta hora muitas pessoas questionam o caminho espiritual e alguns chegam a abandoná-lo. Embora se repita “seja feita a Sua vontade”, o ego, de modo geral, tem os seus próprios planos, e se as coisas saem do script é muito fácil que sentimentos contraditórios de frustração, indignação, raiva, etc. despertem, piorando o que já não estava muito bom. Isto acontece porque as pessoas não percebem o verdadeiro significado do caminho espiritual. Hashem não pode ser comprado. Ele não necessita de nossas ofertas e orações. Tudo o que acontece ao nosso redor tem por objetivo o nosso Refinamento pessoal, a extração das clipót que limitam a nossa percepção da realidade como ela é. A espiritualidade não irá resolver os nossos problemas nem diminuí-los, mas sim nos dar ferramentas para desenvolver o nosso Refinamento pessoal. A palavra-chave de hoje é Confiança. Ou você confia ou você não confia. Não dá para confiar pela metade ou confiar pela manhã e não confiar à tarde... Quando nos entregamos a um caminho espiritual devemos estar preparados para tudo, pois esta confiança será testada, tenha certeza disso. O segredo é descobrir qual o propósito que se esconde em cada circunstância, o fardo que recusamos assumir. Assim, o que muda não são os problemas, mas a forma como eles nos afetam e como nós reagimos a eles. O Refinamento pessoal no caminho espiritual é essencial para melhorarmos a nossa qualidade de vida e podermos servir melhor a Hashem.

Exercício: Leia este texto mais de uma vez, se necessário, e reflita como ele se encaixa na sua vida, no seu momento. Se as coisas estão difíceis, você só tem duas opções: desistir ou continuar lutando. Pode ser que nada disso faça qualquer sentido e que a luta seja inútil. Pode ser que tudo seja verdade e que a sua confiança o conduza para algo realmente gratificante. Qual a sua escolha?


26 de Iyar
a partir das 18h de 30/05/2008 às 18h de 31/05/2008

Yessod de Yessod

HAYOM E-CHAD V'ARBAIM YOM, SHEHEM CHAMI-SHA SHAVUOT V'SHI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 41, ou seja, cinco semanas e seis dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Fundamento e Verdade no Comprometimento. “Fundamento”, a palavra-chave de Yessod se refere à base de sustentação para tudo em nossas vidas. Isto significa que para edificarmos algo consistente é preciso termos um Yessod firme e muito bem resolvido. O Comprometimento sem Fundamento e Valores não tem sustentação. Mas não se trata só disso, existe outro fator essencial para a manutenção de uma aliança. Este fator é a Verdade. Temos que ser verdadeiros em nossas atitudes, sentimentos e palavras. Seja em um casamento ou em um caminho espiritual, a Verdade é a base da confiança. Devemos analisar se o compromisso está nos ajudando a nos tornarmos pessoas melhores. Se não estiver, o que estamos fazendo de errado?. Já vimos o que significa ser um tzadik (justo), anteriormente, associando-o à sefirá Guevurá. Ao mesmo tempo em que ele veio ao mundo em busca do Eterno, é responsável por trazer a Sua Luz aos homens. Por isso é dito que tzadik yessod olam – “o justo é o fundamento do mundo”. Isto ocorre porque Yessod é o elo que une os mundos superiores ao mundo físico, ou, como preferem alguns o Criador e a Sua criação.

Exercício: Supondo que você tenha um pacto e seja fiel a ele, de que forma você tem contribuído para a revelação da Luz Espiritual no mundo? Esta é a sua reflexão para esta noite.




27 de Iyar
a partir das 18h de 31/05/2008 às 18h de 01/06/2008

Malchut de Yessod
HA-YOM SH'NEIM V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT LA-OMER

Hoje é dia 42, ou seja, seis semanas da Contagem do Ômer


Meditação: Humildade e concretização da Verdade. Concluímos esta noite a semana regida por Yessod na Contagem do Ômer. A Humildade em Yessod está ligada ao caminho espiritual. Quando estamos fundamentados nele, não devemos desrespeitar e questionar os valores e a certeza de quem se fundamenta em um caminho diferente do nosso. Devemos ser humildes e saber que a Verdade de cada um é legítima e não podemos impor a nossa vontade. Concretizar Yessod significa por em prática os seus conceitos. Temos que assumir compromissos e nos envolvermos neles. Somos como sementes que temos duas opções de vida. A primeira é continuarmos sementes, protegidos dos perigos e solitários. A segunda é nos tornarmos uma flor, exposta aos perigos, porém um exemplo de Beleza e Vitalidade. Basta nos regarmos de Fundamento e Verdade. De modo geral, depois de ungidas ou iniciadas, as pessoas esperam receber um manual que as prepare para tudo o que virá pela frente, de preferência com uma relação de todos os defeitos e a correspondente seqüência de sugestões e soluções. Elas sempre procuram por uma “fórmula mágica” que contenha sempre a descrição perfeita do que deve ser feito. A vida não é tão simples e o único manual que dispomos é composto por cinco livros onde nem tudo é o que parece – a Torá. Se você não tem alguém qualificado por perto que lhe explique os códigos por trás dos textos, na melhor das hipóteses, não vai chegar a lugar algum, o que, em alguns casos, é melhor do que chegar ao lugar errado. Independente da Tradição, não há caminhos prontos; o caminho se faz ao caminhar. Cada pessoa é única e especial por diferentes razões. Cada um tem os seus próprios méritos e desafios nesta existência e irá lidar com eles de acordo com o seu próprio sistema de crenças. Mesmo seguindo o mesmo Sidur (livro de oração), nem todo mundo tem as mesmas experiências em um ritual de Cabalat Shabat, por exemplo.

Exercício: A análise de hoje requer que você tome consciência da sua própria história. Não pare para comparar o seu resultado com o de outra pessoa. Muito menos caia na armadilha de pensar que as suas dificuldades estão fundamentadas no fato que um caminho de princípios elevados não foi feito para você, que é incompatível com a sua natureza (ou qualquer outra explicação do ego ameaçado), logo, a melhor opção é abandoná-lo. Não se esqueça: quanto maior o obstáculo, maior a possibilidade de revelação da Luz. Não pergunte por que você está passando por esta ou por aquela situação, mas qual o propósito de tudo isso. Quando o propósito é claro não existe razão para sofrimento.


Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: