quinta-feira, 5 de junho de 2008

*** SÉTIMA E ÚLTIMA CONTAGEM DE ÔMER ***

Ômer - sétima semana
7ª SEMANA – MALCHUT



Esta é a última semana da Contagem do Ômer, regida por Malchut, o mundo físico. Malchut é a morada da Shechiná no exílio e o receptor da Luz emanada do Mundo Infinito. Corresponde, sozinha, a Assiá, o Mundo da Ação, e a tudo o que pode ser percebido pelos nossos sentidos. Não há mérito em nos desenvolvermos espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente se não pudermos pôr estes conceitos em prática.
Toda a Árvore da Vida tem por objetivo nutrir Malchut e, no sentido inverso, tudo o que fazemos (as coisas boas e as ruins), é projetado de Malchut para cima (os mundos superiores), para, em algum momento, retornar a Malchut.
Hashem não promoveu o Dilúvio porque se cansou das pessoas, elas próprias geraram uma energia de iniqüidade tão grande que, na décima geração depois de Adam, a humanidade recebeu tudo o que foi, por ela, emanado, de forma extremamente destrutiva.
Precisamos pensar em Malchut sempre como fim e como ponto de partida, sendo de nossa responsabilidade a sua retificação para a plena revelação da Luz Espiritual no mundo. O principal objetivo do ser humano deve ser a promoção do Tikun Olam, que é a retificação de todos os planos, principalmente das dimensões inferiores. Como somos a única criatura de Hashem que pode transformar energia (a positiva em negativa e a negativa em positiva), esta é a nossa missão.
O propósito do desenvolvimento de todos os atributos da Árvore da Vida deve ser o Tikun Olam. Não adianta estarmos envolvidos em um caminho espiritual se não praticamos os conceitos aprendidos nele. Outro aspecto de Malchut que é importante ser desenvolvido é a Humildade.
A Humildade é a grande arma contra o nosso ego. Devemos ter a consciência da grandeza e Sabedoria de Hashem, fundamentando a nossa vida de acordo com a Sua vontade. Fazer o que deve ser feito e realizar o sonho que Hashem tem para nós é a forma de fazermos com que o ego não nos ponha no centro do mundo. A aptidão e as qualidades que temos para isso não são nossas, mas sim de Hashem que nos concede Bênçãos para nos tornarmos pessoas melhores e ajudarmos a transformar o mundo em um mundo melhor.
David é o patriarca de Malchut. Malchut significa “Reino” e David foi primeiro rei que conseguiu unificar as 12 tribos, fazendo de Israel uma nação forte que prosperou por muitos anos.




*43 da contagem
a partir das 18h de 01/06/2008 às 18h de 02/06/2008

Chessed de Malchut
HA-YOM SH'LOSHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT V'YOM E-CHAD LA-OMER

Hoje é dia 43, ou seja, seis semanas e um dia da Contagem do Ômer

Meditação: A Bondade da Concretização.
Quando estamos prestes a concretizar algo em nossas vidas, tendemos a dar atenção somente aos nossos interesses. Devemos parar para pensar como este projeto pode ajudar outras pessoas ou se pode estar prejudicando alguém. Realizarmos um projeto unicamente para nós é desejo de receber para si mesmo. A satisfação pessoal só é plena quando ela inclui satisfação do coletivo. O motivo da criação não é a nossa satisfação, e sim a plenitude do mundo. O cumprimento das mitzvot propostas pela Torá gera Luz no mundo físico, uma Luz que precisa ser compartilhada para que se mantenha a dinâmica da Árvore da Vida em constante renovação. Na verdade, não cumprimos as mitzvot apenas por nós mesmos, mas também por aqueles que não o fazem, como guardar o Shabat, por exemplo. Também é importante nos empenharmos em ajudar outras pessoas a concretizarem seus sonhos. Isto, contudo, não nos torna melhores que os outros. Os judeus não foram ‘escolhidos’ por predileção, mas porque têm um compromisso com as demais 70 nações: levar a Luz da Torá para toda a humanidade. Toda vez que algo luminoso é concretizado no mundo físico, uma onda de Luz Espiritual se espalha pela Humanidade.

Exercício: A Torá faz referência ao ‘fogo estranho’ (as nossas conexões, de um modo geral), como o serviço religioso motivado pelo desejo de receber só para si. Esqueça, ao menos no dia de hoje, de seus problemas, medos e ansiedades. Aproxime-se de Hashem com a consciência de que somos um canal de receber para compartilhar e dedique todas as suas orações para o próximo.



*44 da contagem
a partir das 18h de 02/06/2008 às 18h de 03/06/2008

Guevurá de Malchut
HA-YOM ARBA-A V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT USHNE YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 44, ou seja, seis semanas e dois dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Força e Disciplina na Concretização.
Guevurá de Malchut fala da necessidade de estarmos permanentemente em estado de alerta, prontos para combater a má inclinação, a valorização da forma em detrimento do conteúdo e a busca pelos resultados imediatos seguindo o caminho do menor esforço, entre outras coisas. A consciência de Guevurá em Malchut é a nossa proteção constante, pois o Temor a Hashem é o principal argumento para mantermos intacta a nossa integridade. Simultaneamente, se Malchut é o receptor, Guevurá, na qualidade de desejo de receber, puxa a Luz Espiritual para o mundo físico. Existem duas formas de você não conseguirmos alguma coisa: uma é tendo um Malchut debilitado (a incapacidade de consolidar a Luz Espiritual para um determinado propósito), a outra é a ausência do desejo de receber. Devemos ter Força e Disciplina para concretizar a Luz, pois o nosso objetivo é sermos melhores e não bonzinhos. Toda vez que a Luz está para se concretizar no mundo físico, as forças assediadoras (que estão dentro de nós mesmos), fazem de tudo para impedir esse acontecimento.

Exercício: Avalie os seus projetos de vida, as coisas que você gostaria de realizar, mas que não saem do seu arquivo de pendências. Busque dentro de si o que pode estar errado, o que você (e tão somente você), tem feito para retardar este processo.



*45 da contagem
a partir das 18h de 03/06/2008 às 18h de 04/06/2008

Tiféret de Malchut – ROSH CHODESH
HA-YOM CHAMI-SHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT U'SHELOSHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 45, ou seja, seis semanas e três dias da Contagem do Ômer.


Meditação: Equilíbrio na Concretização.
Hoje é 1 de Sivan. “No terceiro mês de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, neste dia chegaram ao deserto do Sinai. E partiram de Refidim e foram ao deserto do Sinai, e acamparam no deserto, e acampou ali Israel em frente ao monte” (Shemot 19:1-2).
“E acampou ali Israel”. A Cabalá ressalta que esta é a primeira vez em que as tribos são tratadas no singular, como uma única entidade, porque ali aquelas 600.000 pessoas formavam um só corpo e um só coração para receber a Torá no Sinai. Tiféret de Malchut se refere, entre outras coisas, à Consciência da Unidade em meio à diversidade por meio da Compaixão. Toda vez que criamos e colocamos algo no mundo, passamos a ter responsabilidade sobre isso. Por isso é muito importante que tenhamos precaução e atenção, principalmente com nossas ações e palavras, já que a partir do momento em que as concretizamos, perdemos o controle sobre suas conseqüências. Devemos evitar ao máximo o comportamento reativo e buscarmos ser contemplativo para aumentarmos a distância entre ação e reação, assim evitamos ações desmedidas. Em Malchut tudo está aparentemente separado: eu, você, o computador à sua frente, a mesa onde ele está apoiado. Se você pára aí, se acredita que não há nada além do que os seus sentidos podem perceber ou a sua mente pode classificar (e muitas pessoas vivem assim), você está condenado a viver dominado pelas clipót, vulnerável aos ataques das forças assediadoras e distante da Luz Espiritual. Por outro lado, se você busca o Verdadeiro propósito para a sua existência, se percebe, mesmo sem entender muito bem, que existe uma trama invisível que mantém todas as coisas interligadas e que a menor de suas (re)ações pode causar um grande impacto no mundo, um processo de transformação tem início, quer você esteja consciente dele ou não. O Rosh Chodesh de Sivan (ritual que nos conecta a energia do mês), vem com a promessa de grande amadurecimento espiritual através do portal aberto por Shavuot, que acontece no dia seguinte ao término da Contagem do Ômer. Toda a Contagem do Ômer é uma preparação para Shavuot, mas, na meditação desta noite, contribuímos com a abertura do nosso Receptor para essa revelação buscando perceber mundo além da forma. Foco na Concretização também significa priorizar projetos em nossa vida. Muitas vezes nos envolvemos com diversas tarefas e acabamos por não realizar nenhuma delas; é importante frisar que nem sempre o que nós queremos é o mais necessário para o momento.

Exercício: Um bom exercício é pensar nas pessoas que você não gosta, seja qual for o motivo, e buscar o que vocês têm em comum. Eliminar as diferenças é um dos primeiros passos para o ingresso na Era do Mashiach. Procure analisar, também, os projetos que você possui atualmente e priorize alguns deles.



*46 da contagem
a partir das 18h de 04/06/2008 às 18h de 05/06/2008

Netzach de Malchut
HA-YOM SHI-SHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT V'ARBA-A YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 46, ou seja, seis semanas e quatro dias da Contagem do Ômer

Meditação: A Permanência na Consolidação.
O mundo físico tem um tempo determinado: algumas coisas permanecerão por séculos, outras encontrarão o seu fim em poucos dias, ou menos. De um jeito ou de outro, tudo que existe cumpre um ciclo de nascimento, amadurecimento, declínio e morte. Isto significa que se nós nos fixamos inadequadamente às coisas ao nosso redor (bens, pessoas, relacionamentos, trabalhos, etc.), são grandes as chances de sofrimento, pois cedo ou tarde elas vão deixar de existir, alimentando um sentimento de vazio totalmente desnecessário. Netzach de Malchut, a energia desta noite, tem como objetivo focalizar a mente no que é permanente – a Luz Espiritual. Ensina a Cabalá que tudo o que existe e tudo o que buscamos é Luz. A Luz pode se manifestar como carro, dinheiro, trabalho, amor, segurança, saúde, etc., mas nenhuma destas coisas pode ser confundida como sendo a Luz. Muitas pessoas limitam o conceito de idolatria ao culto a imagens, à projeção de Hashem em algo finito, como uma estátua, uma pedra, uma árvore, etc., mas a idolatria vai além: idolatria, numa abordagem muito simples, é colocar como centro do nosso mundo algo que não seja a Luz. O nosso filho, o nosso casamento, o nosso trabalho, o nosso dinheiro (ou a ausência de qualquer um deles), não podem ser a coisa mais importante da nossa vida. E não é só isso: sabemos que as forças assediadoras têm um interesse especial por tudo que tem a nossa atenção, logo, quando nos dedicamos excessivamente a algo que não seja a aquisição de Entendimento (o que por si só é um combate contra o Satan – “obstáculo”), atraímos toda a sorte de problemas, exatamente onde depositamos as nossas esperanças como solução. Em outras palavras, basta estar com a unha encravada para todo mundo acidentalmente pisar no nosso pé.

Exercício: A meditação desta noite é sobre esta relação de pesos e medidas que estabelecemos com as coisas ao nosso redor.



*47 da contagem
a partir das 18h de 05/06/2008 às 18h de 06/06/2008

Hod de Malchut
HA-YOM SHIVA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT VA'CHAMI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 47, ou seja, seis semanas e cinco dias da Contagem do Ômer.

Meditação: O Refinamento na Consolidação.
Já foi dito mais de uma vez ao longo deste exercício que as nossas palavras e ações são como sementes lançadas sobre a terra fértil, o que nos torna responsáveis por tudo o que vier a germinar – algo que acontecerá cedo ou tarde. Sempre que nos referimos a Hod ressaltamos a necessidade de nos refinarmos, de nos tornarmos melhores dia após dia. Na noite que meditamos em Hod de Malchut, contudo, devemos parar para pensar no impacto de nossas ações no mundo, de modo a também torná-lo melhor. Não se trata apenas de revelar a Luz no mundo físico, como propomos em Chessed de Malchut, através do próprio exemplo, mas, respeitosamente, estender a mão para que outras pessoas também possam se aprimorar. Neste ponto, nós podemos encarar os fatos como novos desafios a serem superados e fazer um bem não só para si como para outras pessoas.

Exercício: Você consegue identificar claramente os seus talentos? Domina um determinado assunto? De que forma você pode contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas? Estabeleça um plano de ação ainda hoje, com etapas e datas.



*48 da contagem
a partir das 18h de 06/06/2008 às 18h de 07/06/2008

Yessod de Malchut
HA-YOM SHEMONAH V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHI-SHA SHAVUOT V'SHI-SHA YAMIM LA-OMER

Hoje é dia 48, ou seja, seis semanas e seis dias da Contagem do Ômer.

Meditação: Fundamento na Concretização.
Comprometer-se com a construção de um Caminho Espiritual que fale sobre Misericórdia, Respeito e Amor ao próximo, é uma das melhores heranças que podemos deixar para nossos filhos e para o mundo. Podemos contribuir de diversas formas para o caminho que acreditamos, seja financeiramente, participando de uma Sociedade Mantenedora, ou com a nossa disponibilidade de trabalhar ajudando em tarefas cotidianas. Assim possibilitamos que mais pessoas tenham acesso a Fundamentos que o mundo de hoje precisa. Dentre todas as coisas que podemos concretizar, com certeza, essa é uma das mais gratificantes.
Nossos medos, traumas e angústias, quando se manifestam, ficam acumulados em Yessod e indica a nossa falta de Confiança na Providência Divina; Confiança esta que deve se fazer presente mesmo quando não há nada em que depositar a nossa esperança. Yessod é o único canal que liga o mundo físico aos mundos superiores. Logo, quando estes sentimentos e seus correlatos dominam as nossas ações (Malchut), danificamos uma peça chave de todo este processo. Simchá (‘alegria’), é um estado de comunhão com Hashem. Quando estamos alegres a nossa atenção se volta para o que nos preenche. Quando estamos tristes, nos voltamos para o que nos falta. Cabe a nós escolher se desejamos nos conectar com a Luz ou com a sombra. Yessod de Malchut se refere, entre outras coisas, ao cultivo da alegria, principalmente em meio ao caos. Hashem se faz presente na Alegria. O Shabat, associado a Malchut, por exemplo, evoca o estado de menuchá necessário para se perceber claramente a Shechiná, a Divina Presença. Tenha em mente que todo problema está diretamente associado a uma necessidade de retificação; retificação essa que é solicitada quando nós estamos preparados para fazê-la, e não antes disso.

Exercício: Procure na noite de hoje analisar os seus problemas com uma outra perspectiva: a do alto. Você passa todo o ano estudando a Torá, talvez faça isso há anos. O que Moshé, Avraham ou Yossef fariam no seu lugar? Procure eliminar os sentimentos negativos e os pensamentos perturbadores e a resposta a essa pergunta estará à sua frente, acredite.



*49 da contagem
a partir das 18h de 07/06/2008 às 18h de 08/06/2008

Malchut de Malchut
HA-YOM TISHA V'ARBAIM YOM, SHEHEM SHIV-A SHAVUOT LA-OMER

Hoje é dia 49, ou seja, sete semanas da Contagem do Ômer

Meditação: Humildade na Concretização e Concretização da Humildade.
Hoje é o último dia da Contagem do Ômer. Malchut de Malchut, entre outras coisas, fala da consciência de si mesmo e do momento presente. Quantas pessoas nós conhecemos que parecem viver “no piloto automático”? Quantas estão aqui com a cabeça e o coração presos no passado ou, ainda, na expectativa de um futuro que ninguém sabe se virá? Nas palavras de um sábio, o nosso verdadeiro lar está no momento presente.
O milagre não está em abrir o mar, mas no caminhar consciente sobre a terra apreciando a paz e a beleza que estão ao nosso alcance neste exato momento. Precisamos trazer nossa mente e o nosso corpo de volta ao presente. Hashem é o que está acontecendo. Quando nós fazemos algo com Kavaná nós estabelecemos um contato com Ele, quer esteja rezando, caminhando na rua ou lavando pratos.
Sempre que realizamos algo em nossas vidas corremos o risco de sermos tomados pelo ego, pois a sensação de orgulho e poder nos envaidecem. Portanto devemos dar importância, e sermos gratos a todas as pessoas que nos ajudaram e a Hashem que sempre traz Bênçãos para nossa vida. Não devemos pensar que podemos fazer tudo sozinhos e devemos aprender a receber ajuda dos outros. Agindo assim também estamos concretizando a Humildade. Não basta ficarmos nos auto-declarando humildes, até porque quem mais faz isso, menos o é, mas sim nos envolvermos verdadeiramente no combate contra o nosso ego. Sermos gratos, aceitarmos ajuda e conselhos, adotarmos um mestre, aprendermos em todas as situações e com todas as pessoas e termos consciência da totalidade do Eterno são maneiras de sermos menos arrogantes e mostrar para todos os benefícios da Humildade.

Exercício: Reserve este momento para tomar consciência de você mesmo, dos sons ao redor, do aroma do ambiente, do contato do seu corpo com outros objetos. Se estiver de olhos abertos, focalize sua atenção em um objeto buscando os detalhes. Faça disso um hábito, repita todos os dias. Se estiver almoçando, por exemplo, preste realmente atenção no sabor da comida, na mastigação, no prazer de saborear uma boa refeição. Analise a importância de todas as pessoas que fazem parte de sua vida e de todos os acontecimentos, procure a Centelha Divina em cada um deles. Seja grato por isso, e reconhecendo a Sabedoria de Hashem, se prepare para Shavuot.


Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: