domingo, 20 de julho de 2008

*** T E U R G I A ***


"O mago é o soberano pontífice da natureza;
o feiticeiro não passa de um profanador".
Eliphas Levi




A Cabala tem má fama. Está sempre associada com obscuridades impenetráveis ou com objetivos vulgares e distorcidos em títulos como "cabala do dinheiro", "cabala do sexo", "cabala prática", etc. A verdadeira Magia nunca se deu em prol de interesses egoístas e materiais, e mesmo as pessoas mais preparadas se perdem no caminho pela ambição e pela mentira. É preciso cautela, mas a despeito de títulos pomposos, é pelo hábito da mentira que detectamos os mal intencionados, e quase sempre a ambição anda junto com a mentira.

O desenvolvimento espiritual em geral se dá por duas vias: uma de ascensão e outra de manifestação. Subir é o caminho do místico, através de preces, meditações, contemplações e estados de êxtase cada vez mais profundos. O caminho do mago é a via de descida das energias divinas para a natureza, o que quer dizer que o mago verdadeiro colabora com a manifestação divina e a natureza, ao invés de operar contra ela. Essa distorção moral é que levou a Magia a ser inadequadamente ser chamada de "negra", uma vez que a corrupção é moral, do praticante, e não da Magia em si.

A Cabala engloba as duas vias. E exige para as duas elevado senso moral. A Magia na Cabala, por ser exercida em torno de nomes divinos, é mais propriamente chamada de Teurgia, "espécie de magia baseada em relações com os espíritos celestes; a arte de fazer descer Deus à alma para criar um estado de êxtase". Estas espantosas afirmações são do dicionário Novo Aurélio, e surpreende que num mesmo verbete tenhamos as definições tanto do caminho do místico quanto do caminho do mago!

Para a prática da Magia na Cabala, é preciso de uma séria meditação moral sobre as conseqüências da ação. Pela ação correta, no mesmo diapasão da própria divindade, todo o universo se rejubila. Para a ação distorcida, vale a lei do retorno tríplice, presente em muitas das culturas antigas e bastante explorada na Cabala Cristã, surgida do Renascimento. Pela falta de firmeza moral, muitos magos famosos e sacerdotes preparados terminaram na ruína.

Em matérias de Magia, é preciso ter firmeza, correção, prudência, humildade e sinceridade.

Enviado por: Giancarlo Salvagni, um aprendiz



Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: