quinta-feira, 16 de agosto de 2007

*** IDOLATRIA ***


Como Praticamos a Idolatria
Após a Torá falar sobre a prosperidade e as bênçãos que caem sobre uma pessoa que esteja verdadeiramente conectada à Luz do Criador, ela dá um aviso: “Cuidado para não se esquecer de Hashem, para não deixar de guardar as Mitzvot (ações espirituais)…Cuidado para não comer e sentir-se satisfeito, e para não construir belas moradias e ali se instalar; para que seu gado e rebanho sejam muitos, e ouro e prata e tudo o que você se tornar seja em abundância, e seu coração se tornar altivo e você se esquecer de Hashem…e você dirá em seu coração, ‘minha força e a grandeza de minhas mãos me trouxeram toda essa riqueza.’ Aí você deverá lembrar-se de Hashem, porque ele é Aquele que lhe dá forças para construir a riqueza… Porque se você se esquecer de Hashem e adorar ídolos… ”

Este é um ensinamento espiritual muito importante. Se realmente examinarmos a nós mesmos, certamente descobriremos que todos temos esse pensamento “minha força e a grandeza de minhas mãos me deram tudo isso.” A maioria das pessoas espirituais sabe que esse processo de pensamento, esse ego, é um traço negativo que deve ser removido, mas infelizmente não temos a noção exata da gravidade desta doença espiritual.

Rabi Ovadia se formos explica que através desses versículos a Torá está nos ensinando que a conseqüência extrema desse processo de pensamento é que a pessoa se tornará um idólatra. Como podemos compreender essa correlação? A maioria de nós sequer acolheria um pensamento de idolatria, então como podemos entender esses versículos, que certamente se aplicam a todos nós?

Rabi Yitzchak Isaac Sher explica que esse pensamento em si já é uma idolatria. Idolatria, em seu nível mais fundamental, é quando uma pessoa olha para qualquer outra fonte que não o Criador como supridora de suas necessidades, quando pensa que qualquer outra fonte além do Criador pode atendê-lo. Baseando-nos nisso, podemos compreender que quando pensamos que somos responsáveis por nossa riqueza, inteligência ou qualquer outra coisa, de fato estamos sendo idólatras, porque estaremos nos colocando como a fonte no lugar do Criador. Este é um ensinamento verdadeiramente importante. Embora muitos de nós entenda que seja errado deixar nossos egos nos dizer que somos a causa, ainda assim provavelmente não compreendemos que isto equivale a idolatria. Esse entendimento deveria reforçar nossa intenção de fazer o máximo para eliminar completamente de dentro de nós este processo de pensamento carregado de ego.

Devemos nos dar conta de que esse pensamento também é verdadeiro no que se refere ao nosso desenvolvimento espiritual. Às vezes perdemos de vista o fato de que até mesmo nosso desenvolvimento espiritual depende do Criador. Quando pensamos que somos os responsáveis pelo nosso crescimento espiritual também estamos em essência sendo idólatras.

Podemos entender também através disso porque os sábios disseram que, quando alguém fica enraivecido, é como se estivesse adorando ídolos. Quando uma pessoa se enraivece porque algo ocorreu em desacordo com sua vontade própria, em essência ela está dizendo que seu desejo e não o do Criador deveria prevalecer.

Uma outra conseqüência negativa dessa idolatria é que projetamos este pensamento nos outros e também os tornamos ídolos. Quando pensamos que outra pessoa pode influenciar-nos para bem ou para mal, e que isto não está nas mãos do Criador, aí também a estamos idolatrando. Quando tratamos uma pessoa com reverência indevida e com bajulação para obter favores, ou quando ficamos aborrecidos porque nos causaram mal, em essência estamos adorando ídolos. Por isso, Rabbeinu Bachyei escreveu que uma pessoa que bajula indevidamente os outros, e os reverencia para obter favores, a seus olhos é pior do que um idólatra. Porque um idólatra adora um ídolo, mas esta pessoa pode adorar muitos ídolos diferentes (pessoas). A idolatria desta pessoa é secreta, e as pessoas objeto da adoração não se protegem, “e é uma das piores doenças desse mundo.”

Texto de Michael Berg, Sabedoria Semanal

Fique na Luz Divina!!!

Nenhum comentário: