terça-feira, 22 de janeiro de 2008

*** TU B ' SHAVAT - O DIA DAS ÁRVORES ! ***


Hoje é Tu B´shvat!
Uma data especialmente valiosa em Shevat é o dia 15 – conhecido como Tu B’shvat – a festa das árvores. A tradição é plantar árvores nesse dia.

O verdadeiro motivo Cabalístico desse dia é que nele toda a criação do reino vegetal recebe sua carga de energia anual. O ano novo das árvores significa que as árvores ganham nova vida, da mesma forma como ocorre com os seres humanos em Rosh Hashaná no mês de Tishrei.
O Talmud nos ensina que há quatro Cabeças do Ano (o número quatro nos conecta com os quatro níveis do Yud Hei Vav Hei):

Rosh Chodesh Nissan - o dia do julgamento dos reis
Rosh Chodesh Elul - o dia do julgamento dos animais
Rosh Chodesh Tishrei - o dia do julgamento dos humanos
15th of Shevat - o dia do julgamento dos vegetais

Ilan (árvore em hebraico) possui numerologia 91, em Tu B’shvat alcançamos a energia completa de Zeir Anpin – o Yud Hei Vav Hei = 26 e Malchut, Aleph-Dalet-Nun-Yud = 65, que juntos totalizam 91 = Amém, significando energia completa.

A energia que as árvores possuem é a habilidade de superar a gravidade. A árvore cresce da terra, com tremendo poder. Tu B’shvat não é uma época para se admirarem as árvores, mas para acessar a consciência de ativar a restrição contra o desejo de receber para si mesmo.
Ao usar esta energia, meditamos em revelar luz no mundo e conectar-nos à consciência do Messias.

Há um versículo na parashá Balak que diz, “Água jorrará de seus vasos, sua semente com muita água, ele será exaltado sobre Agag, e seu reino surgirá” (Bemidbar 24:7). O símbolo de Aquário é o aguadeiro – homem que carrega água do poço. A água também possui a qualidade especial de superar a gravidade: nas fontes de água e nos geisers que irrompem da terra.

Aquário, D’li em hebraico, possui numerologia 44, igual a sangue, Dam. Isto quer dizer que o mês de Shevat pode ser conectado à energia da árvore - a Árvore da Vida, consciência de Amar ao Próximo como a Si Mesmo, ou inversamente, à consciência de derramamento de sangue.
“…Quando o Messias for revelado as forças maléficas do mundo serão derrotadas…”
(Janelas no Tempo, do Rav Berg, vol. 1).


Retirado de: Cabala Grupo de Estudos escrito por Shimon.



Fique na Luz Divina!!!

Nenhum comentário: