sábado, 9 de fevereiro de 2008

*** O QUE É PAGANISMO ***


Ao contrário do que se pensa, Paganismo nada tem a ver com o culto ao demônio - até porque o demônio não passa de uma invenção dastradições judaico-cristãs.
A palavra "PAGÃO" vem dolatim "paganus", que é aquele que mora no "pagus", no campo, na Natureza.
Assim, pode-se dizer que, em termos religiosos, o Paganismoé o culto e o respeito às forças da Natureza.
Para o Pagão, toda a Natureza é viva, é Sagrada - e seus deuses e deusas refletem essa crença, oferecendo conforto e equilíbrio àqueles que compreendem o real significado de se respeitar a Natureza.
Muitos equívocos são propagados quanto ao real sentido da palavra "paganismo", por dicionários, enciclopédias e até mesmo por seus seguidores.
Em alguns casos, o termo pagão é empregue como sinônimo de não-cristão - o que é um grande erro, pois assim se incluiriam religiões como o Judaísmo, o Islã e outras, as quais não possuem componentes distintamente "pagãos" no sentido real da palavra - ou seja, de respeito à Natureza.
Em outros verbetes, um "pagão" é aquele que ainda não foi batizado no cristianismo. Em outros mais, os termos "paganismo" e "ateísmo" são confundidos, pois ateu é aquele que não crê em nada, não possui religião - bem diferente da noção de paganismo enquanto caminho religioso.
Mas quem são os pagãos?
Originalmente, esse termo era empregue para diferenciar os seguidores das religiões da Terra, dos muitos deuses edeusas da Natureza.
É este o sentido que adotamos quando utilizamos o termo "paganismo".
Assim, costumamos nos referir às culturas pré-cristãs da Europa e das América(apenas como exemplos clássicos) como "culturas pagãs".
Poucas pessoas hoje em dia ainda mantêm um contato direto com as tradições originais do Paganismo, daí a necessidade de se diferenciar o Paganismo original - surgido na Antigüidade - do novo paganismo, representado por diversas correntes recentes.
Para que tal diferenciação seja bem clara e cristalina, muitos autores e pesquisadores optam por utilizar o termo neo-pagão, ou seja... os novos pagãos - aqueles que seguem tradições filosófico-espirituais inspiradas nos ensinamentos e valores das Antigas Religiões.
Dentre estas correntes neo-pagãs, sem dúvida duas ganham destaque: a wicca e o neo-druidismo.

Texto de Claudio Quintino (Crow)
A utor de "O Livro da Mitologia Celta"


Fique na Luz Divina!!!

Nenhum comentário: