sexta-feira, 22 de junho de 2007

*** TRANSTORNOS DE CONDUTA ***


Transtorno de conduta - você sabe o que é?

Um dos comprometimentos emocionais mais importantes da infância e adolescência é o transtorno de conduta. Também chamado de delinqüência, esse comportamento caracteriza-se por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti-social, agressiva ou desafiadora por, no mínimo, seis meses, segundo a CID 10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Esse tipo de transtorno pode se esconder atrás do déficit de atenção e hiperatividade, do retardo mental, dos episódios maníacos do transtorno bipolar ou ainda da esquizofrenia, e é considerada uma doença psiquiátrica independente da proximidade que tenha com aspectos morais e éticos das sociedades em geral. Por tudo isso, é uma doença de difícil diagnóstico.
Os sintomas mais comuns do transtorno de conduta são indiferença ou pouca empatia pelos sentimentos, bem-estar e desejos dos outros, desprezo pelas questões sentimentais (dos outros) e falta de sentimentos próprios, como culpa, ética, moral ou remorso. No caso dos jovens, eles são extremamente manipuladores, traiçoeiros e apresentam uma baixa acentuada de tolerância à frustração e à irritabilidade, além de acessos de raiva e imprudência quando contrariados. Este transtorno está freqüentemente associado com o inicio precoce de comportamento sexual, consumo de álcool e drogas, uso de substâncias ilícitas e atos imprudentes e arriscados.
Tanto as crianças como os jovens podem apresentar muito precocemente este comprometimento, passando a ter comportamentos violentos, reações agressivas a tudo e a todos, hipervalorização somente de seu próprio prazer, ainda que isso prejudique o outro, comportamento de provocação, ameaça ou intimidação e uso de objetos para machucar o outro. Além disso, tais atitudes parecem preocupar muito mais os outros do que a própria criança ou adolescente que sofre da perturbação.
É muito comum a desinformação nas escolas e estabelecimentos de ensino quanto à gravidade deste tipo de comprometimento psiquiátrico, o que leva a maioria dos educadores e professores a tratar este indivíduo de uma maneira ingênua e até irresponsável, por não ter meios de reconhecer este tipo de quadro. Muitos são os relatos, nas escolas, de crianças e adolescentes que são convidados a se retirar da instituição por má conduta e/ou delitos graves contra o patrimônio da mesma, além de apresentarem total refratariedade às normas e condutas do estabelecimento de ensino.
Quanto mais jovem for o indivíduo, mais grave o quadro. Existem quatro graduações de gravidade do transtorno de conduta. São elas: conduta agressiva que causa ameaça ou danos a outras pessoas e/ou animais; conduta não-agressiva, mas que causa perdas ou danos a propriedades, defraudação e/ou furto e violações habituais de regras. O transtorno de conduta é uma doença essencialmente diagnosticada até os 18 anos. Além desta idade, é considerado transtorno da personalidade anti-social, até porque as implicações legais dos atos são interpretadas de formas diferentes. Suas causas mais freqüentes são atitudes e comportamento inadequados dos familiares, exclusão social, desestruturação familiar, abuso sexual e depressão entre outras.
Para ser considerado transtorno de conduta, esse tipo de comportamento problemático deve alcançar violações importantes, além das expectativas apropriadas à idade da pessoa e, portanto, de natureza mais grave que as travessuras ou a rebeldia normal de um adolescente.
O tratamento deste comprometimento é feito sempre por equipes multidisciplinares e envolve médicos psiquiatras e psicólogos; quanto antes o indivíduo for diagnosticado melhor. Os comportamentos do transtorno de conduta podem levar à suspensão ou expulsão da escola, problemas de ajustamento no trabalho, dificuldades legais, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada e ferimentos por acidentes ou lutas corporais.

Silvana Martani é psicóloga da Clínica de Endocrinologia da Beneficência

Fique na Luz Divina!!!

Nenhum comentário: