terça-feira, 14 de agosto de 2007

*** 11 PASSOS PARA A ALMA! ***
Na Kabalah existem 11 passos que devemos seguir, segundo Abulafia, para que possamos elevar nossa alma, sair da nefesh e conhecer a luz do Ruach e neshamah.
Sair da impulsividade, da reatividade.


1. Consciência durante a respiração: não se deve respirar ou inspirar no esquecimento, devemos estar atentos, e prestando atenção ao ar que entra e sai. Quando prestamos atenção a nossa respiração estamos nos conectando ao tempo presente, o aqui e agora e é uma ótima forma de controlarmos nossa reatividade.

2. Observar os passos – ter consciência do andar: saber e perceber a sua forma de andar e a sua postura, percebendo o contato dos pés com o chão.

3. Ira para a sua Terra Prometida. Espaço/lugar é Makon em hebraico e esta palavra é considerada um dos Nomes de D´us. O Lugar é o lugar sagrado, especial, onde tu te encontra contigo mesmo (a). Este é o caminho do auto conhecimento, a autonomia sobre a sua vida.

4. Solidão na Multidão: o equilíbrio perfeito só é alcançado a partir de uma postura adequada em um meio inadequado. É relativamente mais fácil alcançar um estado elevado no isolamento; o desafio verdadeiro é se elevar em um meio ao caos do dia-a-dia sem se deixar afetar por ele. Estar nele e não ser ele.

5. Recordar, trazer na memória: Bal Shem Tov dizia: “A base da sabedoria é a lembrança”. Esta é a base do judaísmo. Mesmo envolvidos pelas atividades mundanas, não devemos esquecer de nossa verdadeira função na existência, de nossa caminhada, de quem realmente somos. Exemplo disto estão as mitzvot e as celebrações.

6. Restrição: somos constantemente bombardeados por imagens, fatores e estímulos externos, sendo eles bons e maus, sofridos ou prazerosos. É o ego que se liga em tudo, sem separar o joio do trigo, a restrição trabalha com este ego, impulsivo e desejoso. Egoísta acima de tudo. Quando você se restringe aprende a contatar a sua essência, a parara para pensar, perceber-se.

7. Plena atenção: existe um exercício importantíssimo na kabbalah que é o desenvolvimento da kavaná. Sem ela, não tem como entender e aplicar os conhecimentos místicos. Kavaná é intenção direcionada, é quando corpo, alma, coração, mente, emoção e ação estão ligados no mesmo objetivo. Coma, mas coma com atenção, estude, mas estude por inteiro. Vai alem de ser atento, mas se deixar envolver. É perceber como aqui que estas fazendo age em você, em seus sentidos.

8. Recolhimento: para a Kabbalah o que interessa é tudo que vai alem dos 5 sentidos, e contatar este universo, do 6° sentido é abrir portas para a percepção. É importante perceber coisas pela alma, um sentir por completo. Não acredite na intuição ela é um elemento do Ego.

9. Pausa no tempo: Agora vem as partes mais difíceis em nossas vidas, mas fundamentais. Criar tempo, espaço para a pausa, para o descanso. Um shabat pessoal. Dar uma pausa no tempo é ter controle sobre o seu tempo, ao invés de ser conytrolado por ele. Estabelecendo prioridades, sem nunca esquecer do tempo para você, do tempo para o Nada, lembrando que Nada é D´us para nós, na Kabbalah. O que você precisa fazer agora é urgente ou importante? Ao darmos atenção excessiva ao urgente muitas vezes deixamos de fazer o que era realmente importante, aumentando o caos em nossas vidas. O mal, a contra inteligência nos induz a pensar que tudo...absolutamente tudo é urgente, e o que é urgente é importante. Não se engane!!

10. Pausa no Espaço: Qual o espaço que você ocupa? Qual o espaço que seus pensamentos ocupam de sua vida? De seu coração? Será que as preocupações não ocupam espaços de mais...seus medos, suas queixas???? É comum algo tolo acontecer e aquilo permanece no seu interior o dia todo, a semana toda.

11. Pausa no coração: Respire, feche seus olhos...reze! Concentre sua atenção em sua respiração e não deixe pensamentos entrarem em sua mente. Visualize um duplo de si e coloque a mão em seu coração, no seu duplo. Quem conhece o Tetragrama, coloque no coração as 4 letras do Nome de D´us. Faço isto todos os dias, 1 minuto, pela manha!

Fique na Luz Divina!!!

Um comentário:

los pibes disse...

nesecitamos una mano quisas vos puedas ayudarnos visita nuestro blogger http://villaritacat94.blogspot.com gracias x tu tiempo