quarta-feira, 22 de agosto de 2007

*** NO RITMO DO SOL ***

Agência FAPESP – Cientistas participantes da missão Ulisses, parceria entre as agências espaciais européia (ESA) e norte-americana (Nasa), acabam de provar que sons produzidos a partir do interior do Sol provocam vibrações na Terra, a cerca de 150 milhões de quilômetros de distância.

De acordo com os pesquisadores, tanto o campo magnético como a atmosfera e demais sistemas terrestres acompanham a “batida” produzida pelo Sol.

O grupo, liderado por David Thomson e Louis Lanzerotti, é responsável pelo experimento Hiscale (sigla para Heliosphere Instrument for Spectra, Composition, and Anisotropy at Low Energies), projetado para realizar medidas de íons e elétrons interplanetários.

A partir de dados obtidos com o equipamento, os pesquisadores mostraram que tons distintos e isolados, gerados por ondas de pressão ou gravitacionais no Sol, conseguem chegar até a Terra. No ambiente terrestre, os sons foram identificados no campo magnético, na atmosfera, em voltagens induzidas em cabos oceânicos utilizados para comunicação e em diversos sistemas terrestres.

São sons possíveis de serem captados apenas por aparelhos específicos e imperceptíveis ao ouvido humano. Ocupam uma faixa entre 100 e 5 mil microHertz (1 microHz equivale a uma vibração a cada 278 horas), o que é mais de 12 oitavas abaixo da menor nota audível para humanos. Para efeito de comparação, a nota pela qual músicos de orquestra afinam seus instrumentos corresponde a 440 Hz.

Segundo os autores do estudo, os resultados abrem caminho para que cientistas usem ondas sonoras para estudar o interior do Sol, de forma análoga com a que sismologistas fazem com o interior da Terra.

A Ulisses foi lançada em 6 de outubro de 1990, a partir do ônibus espacial Discovery. Para alcançar altas latitudes solares, a sonda foi direcionada a Júpiter, de modo a usar o campo gravitacional do planeta para ser arremessada rumo ao Sol. A Ulisses sobrevoou o pólo sul solar em 1994 e o pólo norte no ano seguinte. Completada a primeira fase da missão, a nave deu início a sua segunda órbita, completada em 2001. Esta é a terceira órbita da Ulisses pelo Sol.

*Mais informações: www.esa.int/science/ulysses
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=7619


*Enviado por:Zhannko Idhao Tsw


Fique na Luz Divina!!!

Nenhum comentário: