quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

*** CONEXÃO COM SEU ANIMAL GUARDIÃO ***


Começaremos usando exercícios de visualização para abrir as portas para o Reino Animal.
Deixe de lado as preocupações e idéias pré-concebidas. Volte-se para aquela parte dentro de você que sente mais do que pensa.
Vá para um local onde não possa ser perturbado.
Antes de iniciar a conexão faça a cerimônia de limpeza. Esta cerimônia é feita através da queima de ervas de limpeza, tais como sálvia, alecrim, alfazema, cedro, artemísia, tabaco e outras. Eu gosto muito de utilizar a sálvia.
Coloque a sálvia numa concha de abalone, ou de outro tipo, simbolizando o Elemento Água. A própria erva representa o Elemento Terra. O Elemento Fogo é representado por ele próprio no momento da queima. A defumação é abanada por uma pena representando o Elemento Ar.

Evoque o Espírito da Erva, solicitando seus poderes de limpeza.

De frente para o Leste abanando a fumaça a sua frente você diz:
- Espírito do Leste de onde chega a luz. Portal do Espírito e do Elemento Fogo, ilumine-me.

No sentido horário, gire o corpo ficando de frente para o Sul e diga:
- Espírito do Sul, onde o Sol está forte. Portal das emoções, sentimentos e do Elemento Água, fortifique-me.

No sentido horário, dirija-se para o Norte e diga:
- Espírito do Norte, onde o Sol descansa. Portal da Mente e do Elemento Ar, informe-me.

Volte para o Leste abanando a fumaça para o alto:
- Céu, Grande Força Masculina atrás de tudo o que existe, dê-me Poder.

Ainda a Leste, abanando a fumaça para baixo:
- Mãe-Terra, Grande Força Feminina atrás de tudo o que existe, nutra-me.

(Você pode também apenas reverenciar os Três Mundos: o Superior, o Intermediário, o Subterrâneo, o Céu e a Terra)
Depois, passe a fumaça em si próprio, começando dos pés até acima da cabeça por quatro vezes. Poderá também colocar suas mãos acima da fumaça e passar em seu rosto, baixando a fumaça com as palmas da mão para baixo em direção ao seu corpo até os pés.
Coloque uma fita com som de um tambor batendo (120 a 150 batimentos por minuto). Você poderá pedir a alguém para fazer isso por você também. O ritmo do tambor é o pulso da vida, é a batida do coração da Mãe-Terra.

. Deite e relaxe, respirando profundamente.
. Comece a inspirar de forma rítmica. Irá inspirar, reter o ar com os pulmões cheios, expirar e reter os pulmões sem ar, voltando a inspirar novamente, na mesma contagem de tempo para cada etapa. Costumo fazer com 7. Por exemplo:
. Inspire por 7 segundos (sempre pelo nariz) enchendo todo o pulmão e o diafragma de ar.
. Retenha os pulmões cheios por 7 segundos.
. Expire por 7 segundos todo o ar do corpo.
. Retenha os pulmões vazios por 7 segundos.
. Inspire novamente por 7 segundos.
. Faça uma série de 10 respirações.
. Vá respirando profundamente.
. Feche os olhos e vá sentindo o som do tambor. Deixe que o som entre pelos seus quatro corpos (mental, espiritual, físico e emocional).
. Entre a inspiração e a expiração existem intervalos ou pausas, nas quais você pára de respirar por um momento e prende a respiração.
. Observe seu corpo nesse intervalo e sinta as pausas.
. Na pausa entre a inspiração e expiração, pense em tudo o que lhe preocupa, emita uma ordem de RELAXE.
. A seguir expire todas as toxinas orgânicas e mentais. Entre a inspiração e expiração, pense em todas as energias e emoções que você quer inspirar, emitindo a ordem ENERGIZANDO, e inspire calma, profunda e totalmente.
. Agora deixe sua mente em repouso. Relaxe os seus pensamentos e fique em silêncio mental durante pelo menos 10 respirações.

. Preste atenção em sua respiração, ouça a sua respiração, sinta o seu respirar.
. Sinta como ocorreu o contato com o ar, com o oxigênio natural, com a energia cósmica.
. Com atenção, conscientize-se de sua respiração e libere sua mente de pensamentos, enquanto sente seu respirar. Sinta o subir e descer do seu ventre, sinta a onda respiratória se propagar por todo o seu corpo. Portanto, durante uma pausa, em cada longa expiração de cima para baixo, pense nas partes de seu corpo e emita uma ordem: RELAXE.
. Pense nos músculos do crânio, testa, olhos, pálpebras, rosto, boca, lábios, queixo, maxilares, pescoço, nuca, costas, ombros, braços, mãos, dedos.
. Pense nos músculos do peito, pense no coração, músculos do tórax, no diafragma, nos pulmões.
. Pense nos músculos do abdome, da pelve, das nádegas, das coxas, das pernas, das panturrilhas, dos pés, dos dedos.
. Pense nas glândulas, pense nas juntas, pense nos músculos, tendões, ligamentos.
. Pense nos órgãos, cérebro, coração, pulmões, estômago, intestinos, fígado, rins, órgãos sexuais, pense nos vasos, pense em todo o seu corpo.
. Pense nas partes do seu corpo que precisam relaxar e diga com amor e ternura: RELAXANDO.
. Faça algumas respirações abdominais profundas. Visualize que ao inspirar você atrai energia do centro da Terra, passando pelo cóccix e indo ao coração. Ao expirar visualize essa energia sendo liberada para o centro do peito.
. Ao inspirar visualize chegar energia do Céu, que entra pelo topo de sua cabeça, descendo até o coração. Expire suavemente para o centro do peito.
. Inspire profundamente visualizando que você está recebendo energia das fontes do Cosmos e da Terra.
. Sinta que em seu coração se fundem a energia do Céu com a energia da Terra.
. Imagine um local que você gostaria de estar relaxando, meditando nesse momento (pode ser floresta, campo, montanha, rios, mar etc.).

. Imagine-se nesse local. Esse local nós chamaremos de seu Espaço Sagrado da Mente.
. Visualize seu corpo repousando, e aos poucos vá imaginando o seu corpo espiritual se desprendendo desse seu corpo mental.
. Seu corpo espiritual começa a passear pelo seu Espaço Sagrado até encontrar uma abertura subterrânea. Aproveite para observar a beleza a sua volta.
. Encontrando a abertura, você entra e começa a caminhar por ela, observando que trata-se de um túnel. Caminhe por esse túnel. Caso algo obstrua a sua passagem, não desista, contorne-o e continue a sua caminhada.
. Toque as paredes de seu túnel com as suas mãos e sinta-o. Você poderá sentir a energia da terra em suas mãos, energia da vida fluindo em suas paredes.
. Mais alguns passos e você poderá visualizar a porta de entrada para o Mundo Profundo. Caminhe até chegar em frente a porta e evoque em pensamento:
"Eu peço que meu animal guardião venha se encontrar com sua parte humana"
"Eu ordeno que se abra a porta entre os Dois Mundos para me encontrar com meu Animal Guardião"
. Atravessando a porta você irá observar o animal que chega a sua frente. Não force isso. Não use o racional. Não há medo e assim o animal move-se para mais perto, unicamente fazendo um movimento de reconhecimento. É lindo, profundo. É como se sua mente abrisse as portas de um tempo passado.
. Você também começa a se mover em sua direção. Estenda suavemente as suas mãos, estabeleça contato. Abrace o seu animal, troque carinhos.
. Fique frente a frente com seu animal e faça suas perguntas e espere pacientemente a resposta que poderá se apresentar de maneira simbólica. Observe atentamente.

. Ao final despeça-se de seu animal, agradecendo os ensinamentos.
. Volte para o túnel de onde você saiu e vá ao seu local de repouso.
. Visualize-se retomando para seu corpo.
. Repouse por alguns instantes.
. Volte ao seu local de prática agradecendo ao Universo.
. Estude as respostas recebidas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Texto extraido do livro "O Espírito Animal" do autor Léo Artése, Editora Roca.



Deixe que seu animal se apresente para você, ao invés de escolhê-Io. No inicio desse exercício, algumas pessoas têm dificuldades com a interpretação de imagens. O estudo do animal e a prática constante vão permitir um melhor acesso a essa energia.
Há casos em que aparece mais de um animal. Fique atento, pois o seu guardião usará de uma forma para chamar mais atenção, e seu coração sentirá.
Pesquisar todas as informações sobre o seu animal é uma forma de honrar essa comunicação. Através desse estudo, encontrará explicações para muitas coisas no seu modo de ser.
A diferença entre uma verdadeira viagem xamânica e a ilusão está na profundidade da experiência. Você entra nela! Sente!
Você poderá também ter sonhos com seu animal após essa vivência.

Reconhecendo seu totem você verá sua energia trabalhando. Você notará seu animal em muitos momentos, em livros, revistas e cartões-postais, na natureza, em sonhos e visões. Sua consciência abundará.
Deve ter muito respeito para um relacionamento acontecer.
A natureza tem um caminho para se comunicar se nós, simplesmente, escutamos. Os animais são representantes de nossas mentes inconscientes. Observe se um pássaro vai constantemente cantar na sua janela, escuta ou quando algum animal chama sua atenção. Eles poderão estar se comunicando com você, porém só com consciência sutil é que você poderá compreender.

DANÇANDO COMO UM ESPÍRITO ANIMAL
Este ritual libera emoções e nos ajuda na conexão com nossos ancestrais, trabalhando com a parte primitiva de nossa energia, para que possamos compreender melhor a natureza. Elimina estresse, elimina bloqueios corporais, estimula a criatividade.

Cerimônia de limpeza
. Comece respirando profundamente até sentir-se calmo e centrado. Faça a prece do animal e convide-o para viver e dançar com você.
. Comece movendo-se espontaneamente ao som de um maracá ou tambor em quatro tempos. Enquanto você se move, pode cantar a canção, orar e convidar o animal para dançar com e em você.
. Movimente-se em roda no sentido horário. Mentalize que as forças do Universo estão prontas para te ajudar. As quatro direções (Fogo, Terra, Água, Ar), todas as nossas relações, o Reino Animal, o Céu, o Sol, a Lua, as Estrelas, todos os Reinos. Dançando, você dá provas de tua sinceridade, humildade aos animais de poder. Dançar é um caminho para orar, evocar a simpatia dos espíritos animais.
. Comece a visualizá-lo, e sinta que o animal chega até você. Enquanto você dança, mova-se e vocalize como o animal. Permita-o falar através de você e com você. Você poderá sentir sua energia em seu corpo, relaxe; se isso acontecer, também é normal. Deixe que o animal se expresse por si mesmo através de sua dança. Você poderá perceber-se algumas vezes movendo e vocalizando como você mesmo e também algumas vezes como o animal. Sinta as emoções do animal. Ser e ver o animal é o estado xamânico de consciência. Nesse trabalho, poderá sentir as energias do animal falando para o seu coração e para a sua mente. Estabeleça um diálogo enquanto você estiver nesse espaço receptivo.
. Observe símbolos, sinais, que virão com a sua dança. . Agradeça o animal ao final.

Ao invés de usar todo o adorno do animal, também podemos usar uma peça qualquer para invocar as suas forças, uma pena, uma fita, um desenho.
No início você poderá ficar um pouco preso, mas dance, futuramente poderá vencer essa vergonha na presença e nas lições do animal. Quando você estiver mais acostumado, poderá dançar em grupo, o que traz mais estímulo e deixa a dança mais forte.
O trabalho deve ser o tempo inteiro marcado por sons de tambores ou maracás. A união de ambos é ainda mais desejável. Uma pessoa para tocar o tambor e o participante com o maracá.
Quando dançamos como os animais, colocamo-nos na mesma freqüência que eles. Criamos ressonância, alinhamo-nos.

JORNADA INTERIOR DE CONEXÃO COM O ANIMAL
Cerimônia de limpeza
. Relaxe fazendo respirações profundas.
. Peça mentalmente para seu animal guardião proteger o seu corpo enquanto viaja. Os guias animais podem nos ajudar a levantar de um ritual, proteger nos sonhos, meditações e buscas, assim como no mundo real. Antes de iniciar a cerimônia, certifique-se que está pronto para começar a compreender o significado da mesma e tome-a com todo o respeito.
. Segure em suas mãos a representação de seu animal (totem). Pode ser uma estátua, foto, desenho ou qualquer outra representação.
. Visualize sua conexão com a Terra (pode ser através de uma cor, raio, luz, fios etc.).
. Vire-se de frente para o Leste e ande em círculo no sentido horário até o Norte e volte completando o círculo no Leste.
. No Leste, declare sua intenção de crescer com o seu animal, deixando a criatividade e a iluminação entrar em você.
. No Sul, declare a intenção de se relacionar com seu animal em laços verdadeiros de amor e fé, deixando fluir o amor entre você e seu animal.

. No Oeste, permita ao seu animal ajudá-Io a atender suas necessidades interiores, saúde etc.
. No Norte, evoque a sabedoria, deixando-a guiar seus propósitos, juntamente com seu animal e ancestrais.
. No Leste, de volta, segure o totem para cima e declare ao Espírito Animal sua intenção de amor e da prática do bem, através desse relacionamento.
. Coloque seu totem no altar ou na terra, e para a Mãe-Terra, declare sua intensão de fazer fluir energia da terra através do totem.

. Feche a cerimônia honrando os elementos, espírito guardião, mentores espirituais, elementos e os seres que você sentiu na cerimônia.

JORNADA DE AUTOCONHECIMENTO
Cerimônia de limpeza
. Vá para seu Espaço Sagrado.
. Após sair do túnel, fixe a atenção em sua terceira visão e chame seu animal. Uma vez conectado com seu animal, diga que você deseja tomá-Io para uma viagem de espírito, para que possa aprender mais sobre você mesmo.
. Observe o movimento do animal e o siga.
. Na volta, faça anotações da viagem e medite sobre o que viu.

JORNADA DE CURA
A especialidade do xamã tradicional é mover-se além do corpo físico. Ele viaja nos mais altos níveis em mundos paralelos e outras regiões deste mundo. O vôo xamânico vai além das limitações do corpo físico.
. Faça a conexão com seu animal.
. Diga ao seu animal que você quer se conectar em vários tempos.
. Experimente seu corpo físico.
. Lentamente sinta a sua energia indo para dentro do animal.
. Sinta-se trocando de forma.
. Sinta cada célula de seu corpo se transformando no animal.
. Vá para dentro do seu habitat.
. Mova-se como seu animal.
. Escute sons.
. Experimente a sensação de estar na natureza. . Sinta o portal que se abre para outros reinos.
. Permita-se ver o que necessita para curá-lo hoje.
. Cure o que você vê que precisa ser curado, visualizando luzes brancas na área. Depois disso, envie essa energia para o Planeta.

. Conecte-se com as energias de um xamã nativo e permita que ele mostre a você como se cura.
. Na volta agradeça ao animal e ao xamã.
___________________________________________________________________________________
Texto extraido do livro "O Espírito Animal"do autor Léo Artése, Editora Roca



Fique na Luz Divina!!!

Nenhum comentário: