sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

*** MASSAGEM AYURVÉDICA ***


Em nosso especial sobre a ciência milenar ayurvédica, vamos apresentar a você as massagens. A massagem ayurvédica tradicional é um método de tratamento corporal que acontece com o auxílio de óleos e pós especiais. Eles liberam as toxinas do corpo, presas aos músculos e tecidos, objetivando a manutenção e equilíbrio físico e corporal.
Mas o objetivo maior é atuar ajustando o líquido intercelular do corpo orgânico, chamado linfa, para estabelecer o equilíbrio químico entre os diferentes sistemas dos órgãos, permitindo que os mesmos possam funcionar adequadamente. Isto aliado a várias técnicas corporais - as denominadas manobras e pressões - em determinados pontos do corpo liberam a energia vital o Ki ou o Chi bloqueadas e estagnadas. Esta energia quando impedida é a responsável pelo desequilíbrio físico e emocional do indivíduo. São três tipos de massagem ayurvédica. A tradicional, a facial e a abhyanga.

"A massagem ayurvédica é um rolo compressor", define a fisioterapeuta Tereza Cristina Lordello, especialista na técnica há 14 anos. "Todo o processo é bastante artesanal. Primeiro aquecemos o corpo com as mãos e os óleos. Depois massageamos com os pés. É claro que só usamos os pés na parte posterior. Mas é justamente aí que a musculatura é mais tensa e forte. Afinal, são os músculos responsáveis por toda a estrutura corpo".

Tereza diz que com a massagem é capaz de chegar bem perto de gânglios do sistema nervoso autônomo. "Todo o corpo é beneficiado. Sistemas respiratório, cardíaco e ginecológico. Todo o corpo físico sai da sessão em equilíbrio."

É claro que nesse tipo de técnica alternativa há muita influência espiritual. Tereza diz que é impossível não enxergar a relação. E definiu muito bem: "Tocar um corpo é falar com Deus. Tem toda a genética, a história, as experiências da vida que ficam registradas ali. Independente do apelo religioso".

Mas não dá para ignorar o fato. "Procuro deixar a questão religião de fora. Trato não abertamente. Sou bem neutra porque tenho clientes muçulmanos, católicos que procuram pela técnica e não acreditam na relação astral. Mas é inegável. Sinto no momento das manobras que as pessoas entram em uma outra consciência".

A massagem pode ser aplicada em qualquer pessoa e de qualquer idade (desde que seja adaptada para cada ser, adequando as suas necessidades dentro de suas possibilidades) e as únicas contra-indicações são pessoas com febre alta, vômitos, em coma e pacientes terminais.

Para isso, um profissional de Massagem Ayurvédica deve estar informado a respeito do estado de saúde real do seu cliente, para que assim possa realizar um trabalho harmonioso com resultados positivos e satisfatórios. Mais importante ainda do que o estado físico do cliente é seu estado psíquico.

Os ocidentais têm por costume e condicionamento adquiridos culturalmente e transmitidos de pai para filho o fato de não resolverem seus problemas de uma maneira direta. Eles vão sendo armazenados dentro de um buraco negro em nossa mente. Esses problemas são somatizados em doenças ou chagas espalhadas pelo corpo.

A conseqüência é que não respiramos corretamente e por não respirarmos deixamos de ter uma energia fluente. A baixa energia promove um grande desgaste físico que se transforma em alguma sintomatologia. Ou seja, muitos de nossos males não são caracterizados por uma doença, mas sim o resultado de uma cadeia de acontecimentos que podem ser resolvidos com o equilíbrio corporal e a liberação dos pontos de energia presos, rígidos, estagnados do nosso corpo. Toda ciência oriental parte deste princípio.

Mas o grande trunfo da ciência ayurvédica é fato dela ser, antes de tudo, preventiva. Preventivo indica exatamente que você simplesmente está dando ao seu corpo a atenção e o carinho que ele merece, para que possa ter uma qualidade de vida satisfatória, uma energia equilibrada e um corpo físico integrado ao emocional harmoniosamente!

Massagem Terapêutica

A massagem terapêutica tem como foco produzir a nutrição dos sete tecidos do corpo. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento.
Os sete componentes do corpo humano são:

1 - Rasa (fluídos, hormônios, linfa)
2 - Rakta (sangue)
3 - Mansa (carne, músculos e pele)
4 - Medha (gordura)
5 - Asthi (ossos e dentes)
6 - Majja (medula)
7 - Shukra (sêmen)

Todo e qualquer ser humano que não se encontre em estados fisiopatológicos comprometedores podem e devem realizar a massagem com o objetivo de prevenir desequilíbrios de sua saúde física, emocional, mental e espiritual.

Fonte: Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda ABRA -
Associação Brasileira de Ayurveda


Fique na Luz Divina!!!

Nenhum comentário: