domingo, 17 de fevereiro de 2008

*** A NOVA VELHA MULHER ***


Recebi esse e-mail que me fez pensar muito a respeito, veja você:


ARIADNE - SENHORA DOS LABIRINTOS

Ariadne era filha do rei Minos de Creta, que apaixonou-se a primeira vista pelo herói Teseu. Este, era filho de Egeu, rei de Atenas e de Etra, que havia nascido em Trezendo e desde muito cedo revelou grande valor e coragem. A estória é mais ou menos assim:
Houve uma época, que os atenienses eram obrigados a pagar um tributo ao rei Minos. Tal fato deveu-se ao assassinato de Androgeu, filho de Minos, que ocorreu depois de ter vencidos os jogos. O rei, indignado com o fato, impôs aos atenienses severo castigo. Eles deveriam, a cada ano, enviar sete rapazes e sete moças, escolhidos mediante sorteio, para alimentarem o Minotauro, furioso animal, metade homem, metade touro, que vivia encerrado no labirinto.
Esse labirinto, um capricho do rei Minos, era um estranho palácio repleto de corredores, curvas, caminhos e encruzilhadas, onde uma pessoa se perdia, jamais conseguindo encontrar a saída depois de transpor a sua entrada. Era aí que ficava encerrado o terrível Minotauro, que espumava e bramia, jamais se fartando de carne humana.
Havia três anos que Atenas pagava o pesado tributo e suas melhores famílias choravam a perda de seus filhos. Teseu resolveu preparar-se para enfrentar o monstro, oferecendo sacrifícios aos deuses e indo consultar o raáculo de Delfos. Invocado o deus, a pitonisa informou a Teseu que ele resolveria o caso desde que fosse amparado pelo amor.
Encorajado, Teseu fez-se incluir entre os jovens que deveriam partir na próxima leva de "carne para o Minotauro". Ao chegar a Creta adquiriu a certeza de que sairia vitorioso, pois a profecia do oráculo começou a realizar-se.
Com efeito, a linda Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por Teseu e combinou com ele um meio de encontrar a saída do terrível Labirinto. Um meio bastante simples: apenas um novelo de lã.
Ariadne ficaria à entrada do palácio, segurando o novelo que Teseu iria desenrolando à medida que fosse avançando pelo labirinto. Para voltar ao ponto de partida, teria, apenas, que ir seguindo o fio que Ariadne seguraria firmente. Cheio de coragem, Teseu penetrou nos sombrios corredores do soturno labirinto. A fera, mal pressentiu a chegada do jovem, avançou, furiosa, fazendo tremer todo o palácio com a sua cólera. Calmo e sereno, esperou sua arremetida. E então, de um só golpe, teseu decepou-lhe a cabeça.
Vitorioso, Teseu partiu de Creta, levando em sua companhia a doce e linda Ariadne. Entretanto, ele a abandona na ilha de Naxos, retornando a sua pátria sem ela. Ariadne, vendo-se sozinha, entrega-se ao desespero. Afrodite, porém, apiedou-se dela e consolou-a com a promessa de que teria um amante imortal, em lugar do mortal que tivera.
A ilha onde Ariadne fora deixada era a ilha favorita de Dionísio e enquanto lamentava seu terrível destino, ele encontrou-a, consolou-a e esposou-a. Como presente de casamento, deu-lhe uma coroa de ouro, cravejada de pedras preciosas que atirou ao céu quando Ariadne morreu. À medida que a coroa subia no espaço, as pedras preciosas foram se tornando mais brilhantes até se transformarem em estrelas, e, conservando sua forma, a coroa de Ariadne permaneceu fixada no céu como uma constelação, entre Hércules ajoelhado e o homem que segura a serpente.
Ariadne é uma mulher mortal associada ao divino, considerada ainda, como a Senhora dos Labirintos e o labirinto é a terra de nossas esperanças, de nossos sonhos e de nossa vida. Os labirintos são janelas do tempo, portais que aprisionam o tempo. São usados para facilitar estados alterados de consciência e tem paralelos com a iniciação, reencarnação, prosperidade e ritos de prosperidade. Antigos escandinavos acreditavam que o labirinto possuia propriedades mágicas e quando se caminhava dentro dele, podia-se controlar o tempo. Hoje compreendemos que os caminhos do labirinto, correspondem aos sete centros de energia do corpo, chamados chacras.
Ariadne também é retratada como líder das extasiantes mênades dançantes, as mulheres seguidoras de Dionísio. Mencionada ainda, como supervisora dos rituais femininos da Vila dos Mistérios, na antiga Pompéia. Esta vila era um lugar destinado à iniciação de mulheres. O primeiro estágio da iniciação começava com orações preliminares, refeição ritual e purificação. O segundo estágio é a entrada no submundo, mostrando sátiros meio-humanos e meio-animais, e Sileno, velho gordo e bêbado, mas dotado de imenso conhecimento do passado e do futuro. Com a perda da consciência, a iniciada entrava no mundo de instintos e sabedoria, distante da segurança racional.
Em cada estágio posterior, a iniciada ia se desfazendo de suas vestes, como se ela fosse despir-se de antigos papéis, a fim de receber uma nova imagem de si mesma. No estágio final, uma cesta contendo o falo ritual é descoberta diante dela. Agora, ela se torna capaz de olhar para o poder fertilizador do deus, uma força regenerativa primordial. Então, uma deusa alada, com chicote comprido e fustigante ergue-se sobre a iniciada, que se submete com humildade. Há também a presença de uma mulher mais velha usando o chapéu da sabedoria, como alguém que já tivesse sido iniciada, e em cujo colo a iniciante, ajoelhada, pousa a cabeça. Ela não protege a noviça, mas lhe dá apoio.
Depois da iniciação a iniciante é vestida com lindos trajes e toda enfeitada. Ela se vê no espelho de Eros, que reflete sua natureza feminina no relacionamento. Ingressou, expeimentou e agora personifica o matrimônio sagrado de Ariadne e Dionísio. Agora é outra mulher, pronta para passar ao mundo exterior a sua força interior.
Na psicologia feminina este mito explica a libertação da mulher do papel de "filha do pai". Para superar esta virgindade perpétua, um cavalheiro-herói com armadura reluzente, a resgata do ambiente paterno. O tal herói é aventureiro e a faz conhecer um uma realidade completamente diversa do que ela já viveu.
Toda mulher, faz do seu primeiro homem uma imagem refletida de um perfeito herói, que nada mais é do que a personificação do seu próprio potencial inconsciente e acredita que este homem travará as batalhas delas, realizará todos seus desejos e lhe tirará de situações indesejáveis. Mas quando, este parceiro, um simples mortal, não corresponde com suas projeções, a realidade é percebida e a relação não pode mais ser sustentada.
Acredite, a paixão é sempre resultado de uma projeção, jamais será um sentimento maduro de respeito e admiração um pelo outro, muito pelo contrário, venera-se um aspecto de si mesmo.
Para que a mulher se relacione bem com seu companheiro, esta projeção deve ser extirdada. Ela precisará compreender que as qualidades que ela vê nele, na realidade, estão dentro dela própria. Aí sim, poderá apreciar a força madura do masculino, o deus que há dentro dele, sem perder a conexão com a sua natureza feminina. A partir da união do masculino com o feminino, a mulher madura experimenta a fertilização de sua própria energia criativa.
Ariadne é a imagem arquetípica de alguém que foi iniciada nos mistérios e alcançou profunda conexão com a Deusa do Amor. Tendo integrado a potência da Deusa, ela pode então servir como mediadora das exigências do inconsciente para outras mulheres.
É através do ritual formal ou da evolução psicológica, que conseguimos conhecer o lado espiritual do erotismo e vive-lo na prática, de acordo com circunstâncias pessoais. Encontramos este tipo de mulher em todas as esferas sociais. Podemos sentir sua presença em toda a mulher que vive sua vida de acordo com sua própria escolha. Tal mulher pode ser muito sexy e provocante, mas não no sentido superficial, por que ela não é motivada pelo consciente ou por exigências inconscientes, mas sim da sutileza do seu ser, que emerge das profundezas de sua alma. Ela é a imagem radiante do feminino que deseja manter um relacionamento amoroso com a mulher real.


Passei então a pensar a respeito das mulheres: com que mulher eu falarei? De que mulher falarei?
Será que a mulher que usa terno preto de risca de giz e nenhum brinco? Ou, sutil, subverte o tailler com um par de sapatos vermelhos?
Quem será esta mulher? Dividida ou múltipla?
Ando suspeitando que esta Nova Velha Mulher é herdeira de antigas tradições que sabe fazer chás, compra flores para a casa, pára em frente a vitrines das mais variadas, exibe orgulhosa ao lado dos títulos acadêmicos os retratos dos filhos, confere tanta atenção a relatórios quanto aos lençóis que lhe embalam o sono, compra livros, vai ao teatro, ao barzinho com outras amigas, e ao cinema com a mesma desevoltura e à vontade com que preside reuniões, constrói uma carreira com o mesmo empenho que cria filhos, ama sobrinhos, ampara amigos, é tão forte que não se importa de fraquejar, de chorar, de mostrar sentimentos e emoções ...
Tenho-a visto de soslaio em alguns lugares. Sua presença é serena e segura. Ao contrário de suas antecessoras não precisa abrir mão de vivenciar em plenitude o arquétipo feminino imposto.
Aqui mesmo entre nós sei da existência de algumas. São contagiantes. Das palavras que fluem de seus lábios e dedos emana força, saber, decisão, entendimento, severidade, Paixões e Grandes e Ardentes Amores ...
Nos próximos tempos, vou preparar-me para contar as minhas netas histórias maravilhosas desta Nova Velha Mulher.
Bolen em seus livros "O milionésimo círculo", e as "Deusas e a mulher", diz que esse trabalho visa resgatar a alma feminina em sua essência trazendo de volta nossa ancestralidade perdida e há muito procurada pelas mulheres. Richard Bach disse: "Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade, sente um impulso ... é para este lugar que devo ir agora. Mas o céu sabe os motivos e desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes, se você olhar dentro de sua alma,o mundo se abrirá para os seus olhos você vai ver.
DE MÃOS DADAS NUNCA ESTAMOS SÓS além da eterna companhia, que nunca nos deixa,e escuta nossa queixa ainda nos temos assim unidas, não estaremos perdidas.
No espelho sempre vemos, quem sempre está a nos acompanhar, e quem sempre devemos amar. A interior solidão, é que faz mal ao coração, tendo das amigas uma gostosa amizade, nunca sentirá saudade e poderá sentir uma quente felicidade e essa felicidade sempre nos acompanha, amizade não é qualquer um que ganha, só pessoas ou melhor dizendo nesse caso, mulheres especiais, especiais como você e sentindo essa alegria no coração, você me dará razão, pois assim, nunca você estará só, de mãos dadas, sem preconceitos, sem olhar defeitos...
"Mulheres não tenham medo dos seus Caminhos, dos seus Dons, nem dos que deles desacreditam, pois se moramos nos sonhos, jamais seremos esquecidas".
"Respire Fundo e Voe Alto"

Quem quiser partilhar alguma história, ouvida ou vivida, dar um depoimento, meter o bedelho , será bem acolhida.
É tempo para muitas trocas e pensares.


Deixo aqui também um belo Poema.

*POEMA*
É preciso amar com intensidade, para saber
se é um amor real, um sonho, ou uma miragem...
Sonho? Miragem? Real?
Se dentro de meus medos me escondia
para proteger-me deste sentimento insano,
que tudo me pede, agora chegas tu.
Toma-me o ar, os céus, torna minha vida um jogo sem fim de sedução,
levando-me ao êxtase.
Transforma-se em meu luar, toma o lugar de minhas confidentes estrelas
e se faz única a brilhar em meu coração.
Agora com este teu jeito meigo
e suave penetra nas entranhas de minha alma desnuda meu peito.
Joga-me neste universo de sabores, tentação e loucura,
fazendo-me teu homem, teu menino, teu amante, teu senhor.
Dias se tornam longos e pesados sem tua presença,
tomo as roupas deixadas em nosso leito de amor
e entrego-me ao teu cheiro que me faz sonhar
com o momento de possuí-la novamente
meio a esta magia criada pelo encontro de nossas almas,
que já não mais acreditavam no amor.
És real? Um sonho? Ou serias tu uma miragem?
Nada me importa agora,
seja o que for quero viver intensamente contigo meus dias,
pois não sei mais viver sem teu néctar
e o quero sentir até meu derradeiro dia.
Amo-te!.
(Paulo Nunes Junior)


*POEMA*
"Quero um homem que toque minha alma, que entre pelos meus olhos e invada meus sonhos. Quero que me possua inteira, corpo e alma, fazendo dos meus desejos breves segundos de êxtase o prazer do encontro total. Quero sentir seus braços longos envolvendo meu abraço, seus lábios mudos calando o meu silêncio sem precisar nada dizer ... apenas me olhando com olhos negros e úmidos e me tomando devagar, como o mar avança na praia, como eu sei que tem que ser e sei que um dia será."


E para finalizar deixo para vocês "Queridas e Maravilhosas Mulheres" essas últimas palavras:
*Resgate a essência feminina da sua alma trazendo de volta conhecimentos
ancestrais há muito esquecidos.
*Cure sua guerreira ferida, arquétipo muito comum nos dias atuais onde a mulher assumem papéis cada vez mais masculinos e acaba se esquecendo do seu lado feminino.
*Resgate seu poder de sedução, sua auto-estima, sua essência feminina, seu poder de ser Mulher.
*Desperte as Deusas existentes em você.
*Entre nesse círculo e sinta a força e o poder da sua Alma Feminina.
"Eu sou um círculo Eu vou te curar Você é um círculo Você vai me curar Unidas somos um ...
Clareia e adoça tua palavra, para que o teu verbo não acuse nem fira, ainda mesmo na hora da consagração da verdade. Fala pouco. Pensa muito. Sobretudo, faze o bem. A palavra sem ação, não esclarece a ninguém. Que o caminho seja brando aos teus pés; Que o vento sopre leve em teus ombros; Que o sol brilhe cálido em tua face; Que as chuvas caiam serenas em teus campos; E, até que eu de novo te veja, Que os Deuses te carreguem nas palmas da mãos!


Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: