quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

*** BIOENERGIA E OS CHACRAS ***


Bioenergia - Função dos 7 Chacras


Cada um desses vórtices troca energia com o Campo de Energia Universal. Desse modo, quando dizemos sentir-nos “abertos”, estamos dizendo literalmente a verdade. Todos os chacras maiores, menores, mais ou menos importantes e os pontos de acupuntura são aberturas por onde entra e sai a energia da aura. Somos quais esponjas no mar de energia que nos cerca.

Como essa energia está sempre associada a uma forma de consciência, sentimos a energia que trocamos em termos de visão, audição, sentimento, sensação, intuição ou conhecimento direto.Por conseguinte, podemos ver que o fato de ficarmos “abertos” significa duas coisas. Primeiro, significa a metabolização de grande quantidade de energia do campo universal através de todos os chacras, grandes e pequenos. Segundo, significa deixar entrar e, de certo modo, manipular toda a consciência associada à energia que flui através de nós.

A tarefa não é fácil e nem todos podemos executá-la. Verificar-se-ia simplesmente uma entrada excessiva de energia.O material psicológico relacionado com cada chacra é levado à consciência pelo aumento do fluxo de energia através do chacra. O material psicológico seria liberado em excesso por um súbito fluxo de energia, e não poderíamos processá-lo todo.

Trabalhamos, portanto, em qualquer processo de crescimento em que estamos empenhados, para abrir cada chacra devagar, de modo que tenhamos tempo de processar o material pessoal liberado e integrar a nova informação à nossa vida.

É importante abrir os chacras e aumentar o fluxo de energia porque, quanto mais energia deixarmos fluir, tanto mais sadios seremos. A doença do sistema é causada por um desequilíbrio da energia ou uma obstrução do seu fluxo. Em outras palavras, uma falta de fluxo no sistema da energia humana acaba levando à doença. Isso também distorce nossas percepções e deprime nossos sentimentos e, por esse modo, interfere numa serena experiência de vida. Não estamos preparados psicologicamente, entretanto, para ficar abertos sem trabalhar e sem desenvolver nossa maturidade e clareza.

Cada um dos cinco sentidos está vinculado a um chacra. O tato ao primeiro chacra; a audição, o olfato e o gosto ao quinto (ou chacra da garganta); e a vi-são ao sexto chacra (ou terceiro olho). Tudo isso é discutido com minúcias no capítulo sobre percepção.

Os chacras do corpo áurico têm três funções principais:

1. Vitalizar cada corpo áurico e, assim, o corpo físico.

2. Provocar o desenvolvimento de diferentes aspectos da autoconsciência. Cada chacra está relacionado com uma função psicológica especifica.

3. Transmitir energia entre os níveis áuricos. Toda camada áurica tem seu próprio conjunto de sete chacras maiores, cada qual localizado no mesmo lugar do corpo físico. Como cada camada sucessiva existe em oitavas de freqüência que aumentam cada vez mais, isso é possível. Para o quarto chacra, por exemplo, há realmente sete chacras, cada qual de uma faixa de freqüência mais elevada do que a anterior. Esses chacras parecem estar aninhados dentro uns dos outros, como se fossem lentes que se encaixam. Cada chacra em cada camada mais elevada estende-se ainda mais no campo áurico (até a borda de cada camada áurica) e é ligeiramente mais largo do que o que lhe fica abaixo.

A energia é transmitida de uma camada para a seguinte através de passagens nas extremidades dos chacras. Na maioria das pessoas estas passagens estão seladas. Abrem-se em conseqüência do trabalho de purificação espiritual e, por esse modo, os chacras se tornam transmissores de energia de uma camada para outra. Cada chacra do corpo etérico está diretamente ligado ao mesmo chacra do corpo mais fino seguinte, que o cerca e penetra. Os chacras do corpo emocional estão ligados aos chacras do corpo mais fino seguinte, o mental, etc., e assim por diante nas sete camadas.

Na literatura esotérica oriental cada chacra é visto como se tivesse certo número de pétalas. Numa investigação mais rigorosa, as pétalas parecem ser pequenos vórtices que giram a velocidades muito altas. Cada vórtice metaboliza uma vibração de energia que ressoa em sua freqüência de giro particular. O chacra pélvico, por exemplo, tem quatro pequenos vórtices e metaboliza quatro freqüências básicas de energia, e o mesmo acontece com cada um dos outros chacras. As cores observadas em cada chacra relacionam-se com a freqüência da energia que está sendo metabolizada nessa determinada velocidade.

Uma vez que servem para vitalizar o corpo, os chacras se relacionam diretamente com qualquer morbosidade no corpo. Cada chacra está associado a uma glândula endócrina e a um plexo nervoso principal. Os chacras absorvem a energia universal ou primária (ch’i, orgone, prana, etc.), decompõem-na em suas partes e, em seguida, mandam-na, ao longo de rios de energia chamados nadis, para o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e, depois, para o sangue, a fim de alimentar o corpo.

O funcionamento psicodinâmico dos chacras, que será discutido pormenorizadamente, relaciona-se sobretudo com os três primeiros corpos da aura, associados às interações físicas, mentais e emocionais no plano da terra. Quando o chacra do coração está funcionando adequadamente, por exemplo, excluímos no tocante ao amor. Quando o primeiro chacra funciona saudavelmente, temos, de ordinário, uma forte vontade de viver e nos ligamos ao solo. Essa a pessoa muito bem alicerçada na vida. Quando o sexto e o terceiro chacras de uma pessoa funcionam bem, essa pessoa pensará com clareza. Se eles não estiverem funcionando a contento, seus pensamentos serão confusos.


*As Funções de cada Chacra

Chacra Básico - BÁSICO (do sânscrito: "Muladhara": "Base e fundamento"; "Suporte"):
Localização: base da coluna;
Cor: vermelhão.
Bija-mantra: "LAM".
Correlação Física: ligado às Glândulas supra-renais;
É o responsável pela absorção da kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.



Chacra Sacro / Sexual - SACRO (do sânscrito: "Swadhistana": "Morada do Prazer"):
Localização: baixo-ventre;
Cor: laranja, roxo ou vermelho (dependendo das circunstâncias).
Bija-mantra: "VAM".
Correlação Física: ligado aos testículos (homem) ou ovários (mulher):
É o responsável pela energização dos órgãos sexuais. Quando está bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo. Quando superexcitado, causa intenso desejo sexual. Bem desenvolvido, estimula o melhor funcionamento dos outros chacras e ajuda no despertar da kundalini. É o chacra da troca sexual e da alegria.



Chacra Umbilical - UMBILICAL (do sânscrito: "Manipura": "Cidade das jóias"):
Localização: cerca de 1 cm acima do umbigo;
Cor: Amarelo, verde-forte e vermelho.
Bija-mantra: "RAM".
Correlação Física: ligado ao pâncreas;
É responsável pela energização do sistema digestório. É considerado o chacra das emoções inferiores. Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação.
Bem desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais.



Chacra Cardíaco - CARDÍACO (do sânscrito: "Anahata": "Invicto"; "Inviolado"):
Localização: centro do peito;
Cor: verde e amarelo-ouro.
Bija-mantra: "YAM".
Correlação Física: ligado à Glândula Timo;
É o chacra responsável pela energização do sistema cárdio-respiratório. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos. É o chacra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Quando existe um bloqueio nesse chacra, a pessoa sente depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito.



Chacra Laríngeo - LARÍNGEO (do sânscrito: "Vishudda": "O purificador"):
Localização: garganta;
Cor: azul-celeste; lilás, branco prateado ou rosa.
Bija-mantra: "HAM".
Correlação Física: ligado à Glândula Tireóide (e paratireóides);
É o responsável pela energização da boca, garganta e órgãos respiratórios.
Bem desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chacras da cabeça. É o chacra responsável pela expressão criativa (comunicação) do ser humano no mundo.



Chacra Frontal - FRONTAL (do sânscrito: "Ajnã": "Centro de comando"):
Localização: fronte;
Cor: Índigo, branco-azulado, amarelo ou esverdeado.
Bija-mantra: "OM".
Correlação Física: ligado à Glândula Hipófise (pituitária);
É o responsável pela energização dos olhos e do nariz. Bem desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. Por vezes, a sua atividade cria uma palpitação na testa ou sensação de calor (parece um coração batendo na testa).



Chacra Coronário - CORONÁRIO (do sânscrito: "Sahashara": "O lótus da mil pétalas"):
Localização: topo da cabeça;
Cor: Violeta, branco-fluorescente ou dourado.
Bija-mantra: "Brahmarandra" (4) ou o "OM".
Correlação Física: ligado à Glândula Pineal (epífise);
É o chacra mais importante, pois é o responsável pela irrigação energética do cérebro. Bem desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. É muito importante na telepatia, na mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados. É o chacra por onde penetra a energia cósmica.


Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: