quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

*** OS CORPOS SUTIS ***


Bioenergia - Os Corpos Sutis - A nossa Visão


Segundo várias doutrinas holísticas e até da física quântica o ser humano é composto de várias camadas que se distinguem por densidade e depois por cada camada possuir características e funções diferentes. No físico temos camadas como a óssea, adiposa, muscular e a líquida (fluídos sangue e água).


Na parte sutil segundo Joshua David Stone possuímos mais de 800 camadas interligadas e com capacidade conciencial, ou seja, pensam independentemente e podem existir, por algum tempo, mesmo que a outra esteja em mal estado.

Nós veremos agora a parte básica dos sete principais corpos. Peço que você não se detenha nos nomes, pois doutrina diverge muito em relação ao nome adequado para cada corpo então preferimos nos referir a estes por números.

Os corpos são compostos de matéria, é matéria sim. Não pense que são compostos de algum fluído extraterrestre. Não esqueça que um elétron, que é uma partícula do átomo, já é matéria. Quando esta matéria está muito unida e vibrando pouco você tem compostos densos como o corpo físico, que chamaremos de corpo 1, e quanto mais as partículas vibram e mais longe ficam uma da outra, mas sem perder a órbita em volta do corpo físico, mais sutil é a camada que chamaremos de corpos 2, 3, 4, 5, 6 e 7. De onde vem tanta matéria?

Do seu suor evaporando, do suor alheio que adere ao seu campo magnético, das partículas presas nos objetos e até as soltas no ar (pense: quanto mais leve e melhor o ar, como o ar de uma floresta nas montanhas, mais leve você se sente e quanto mais pesado o ar, como o centro poluído de uma grande metrópole, mais pesado você fica. Não pense que é só isso que define a densidade, pois sua capacidade de manter as partículas mais perto de você também vai fazer com que você fique mais pesado e denso facilitando assim a emanação e recepção de ondas mais densas além de com tendência a levá-lo a um mal estar.)

Como os seus corpos adoecem? De duas formas básicas: a primeira é atingindo uma densidade tal que percam suas características básicas, um exemplo seria um câncer onde células se unem cada vez mais em estado alterado a ponto de gerar um outro corpo dentro do corpo físico desequilibrando-o ou até matando-o; e a Segunda é que mesmo com sua densidade em estado normal a comunicação de energia entre os corpos fique defasada, como, por exemplo, o bloqueio de um dos meridianos do DO-IN ou ainda um desequilíbrio no corpo 2, que trata das emoções, impedindo o bom funcionamento e comunicação entre o corpo 1 (físico) e o corpo 3 (mente racional) podendo levar ao descontrole psíquico e até ao suicídio. Você pode ser atingido em cada um dos corpos por meios conscientes como traumas e agressões, ou por via vibracional como as obsessões ou as radiações emanadas por uma usina nuclear. Não colocamos cores nos corpos pois constatamos em nossas pesquisas que isto muda todo o tempo, devido ao comprimento de onda que emanam, mesmo que numa grande parte da literatura os autores designem cores para as camadas. Quais são e como se comportam os sete corpos?

Corpo 1 - Físico
Corpo 2 - Astral
Corpo 3 - Emocional Inferior
Corpo 4 - Emocional Superior
Corpo 5 - Mental Inferior
Corpo 6 - Mental Superior
Corpo 7 - Búddhico



"Bioenergia - Os Corpos Sutis pela Visão Tântrica"


Ao longo do desenvolvimento dos estudos a respeito do Tantra, os mestres ocultistas descobriram que, por detrás de toda forma de vida, existe uma vibração, que pode, ou não, encontrar manifestação no plano físico. Trata-se dos nossos corpos sutis, que não podem ser tocados pela mente racional, mas apenas pela percepção e intuição. Por isso, é importante conhecermos quais são esses corpos e aprender um pouco mais sobre cada um.

1º - CORPO Anna Maya Kosha – Corpo Ilusório de Alimento
Corresponde ao nosso corpo material, constituído de ossos, pele e sangue. Apresenta cinco sentidos básicos (tato, paladar, olfato, visão e audição) e cinco agentes de ação (boca, órgãos genitais, mãos, pés e ouvidos). As vibrações emitidas pelos corpos superiores são absorvidas pela estrutura óssea e pelos músculos, nervos e ligamentos. O estágio evolutivo do Anna Maya Kosha, corresponde ao estado mineral, e seu elemento é a Terra. De natureza instintiva, sua energia deriva das áreas genitais. Esse corpo reage aos toques físicos e depende de alimentos materiais para se manter em atividade. Está relacionado ao chacra Muladhara.

2º - CORPO Prana Maya Kosha – Corpo Ilusório Energético Etérico
Corpo formado pela energia (prana) emanada dos cinco elementos básicos da natureza: água, terra, ar, fogo e éter. Assim como o Anna Maya Kosha, encontra correspondência entre os minerais, só que sua manifestação ocorre de maneira mais sutil e seu elemento é a Água. O Prana Maya Kosha opera sobre os cinco sentidos, transmitindo sensação e servindo de intermediário entre o corpo físico (especificamente músculos e nervos) e as emoções. Sua energia nasce das glândulas supra-renais, próximas ao umbigo. Está relacionado ao chacra Swadhistana.

3º - CORPO Kama Maya Kosha – Corpo ilusório dos Desejos
É o corpo dos instintos, dos impulsos, das relações naturais, das emoções telúricas, das vontades e dos desejos. Caracteriza-se pelo ímpeto emocional. Sua Emanação energética parte do plexo solar, o que faz com que esteja relacionado ao pâncreas. O elemento básico do Kama Kosha é o Fogo. Está relacionado ao chacra Manipura.

4º - CORPO Ananda Maya Kosha – Corpo Ilusório da Felicidade
Corpo dos sentimentos, do afeto e das relações amorosas. O Ananda Maya Kosha corresponde ao elemento Ar. Seu ponto central é o coração. Por isso, ele reage a qualquer estímulo emocional. É o corpo responsável pelas impressões de simpatia e antipatia, e pode ser ativado com a ajuda da alimentação; vegetais superiores: (verduras, legumes e frutas). Está relacionado ao chacra Anahata.

5º - CORPO Manas Maya Kosha – Corpo Ilusório do Conhecimento
É o corpo da inteligência, da memória, do intelecto. Seu elemento é o Éter e seu principal ponto de manifestação, a garganta. Os mantram com H aspirado é o principal estímulo para o Manas Maya Kosha, que é um corpo intimamente ligado às vibrações sonoras. Essas vibrações, aliás fazem-no caminhar do racional para o intuitivo. Está relacionado ao chacra Vishnudha.

6º - CORPO Inana Maya Kosha – Corpo Ilusório da Sabedoria Pura
Corpo da sabedoria superior, que extrapola o simples conhecimento mental. É responsável pelas capacidades de clarividência, percepção extrasensorial e clariaudiência. Responde aos estímulos da imaginação e aos sons nasalizados. Por estar além dos limites físicos, não corresponde a nenhum órgão físico específico. Está relacionado ao chacra Ajna.

7º - CORPO Buddhi Maya Kosha – Corpo Ilusório da Intuição
Não reage a nenhum tipo de toque e não corresponde a nenhum som específico. Aliás, só pode ser estimulado com o mantra OM e com símbolos de profunda penetração mística, tais como as Mandalas e os Yantras. O Bushi Maya Kosha é o corpo mais passível de identificação com a Mônada Espiritual Humana. Está relacionado ao chacra Sahashara.

A relação dos corpos com os chacras ocorre da seguinte maneira: quando os chacras giram numa velocidade maior, o corpo está mais atuante. Quando os chacras giram em menor velocidade, o corpo fica sem energia.

vOs textos tântricos ainda descrevem um corpo sutil (áurico) que é o reflexo do corpo físico e principalmente de nossas emoções. Esse corpo fica com cores claras; e aumenta de tamanho quando estamos bem. Ao contrário, contrai-se e fica escuro em sinais de desânimo. Aliás, a palavra desânimo vem do latim des=sem, ânimo = alma, alguém sem alma é um ser desanimado.

As famosas fotos Kirlians, revelam muitos detalhes desse corpo mas, segundo os mestres tântricos, isso não acrescenta muito para nós, esse corpo em questão de minutos, pode se alterar por completo. O Shiva Samhita dá uma explicação muito clara da natureza do corpo áurico: “Neste corpo, o Grande Eixo Central” (Monte Meru, a espinha dorsal) é cercado por sete ilhas (a força vital, o sangue, a carne, a gordura, os ossos, a medula e o sêmen/ovo). Existem rios, mares, etc, assim como profetas, sábios, D’uses, D’usas, inteligências, todas as estrelas e planetas, lugares sagrados de peregrinação, santuários e divindades governantes.

O Sol e a Lua, os agentes da criação e da destruição, também se movem no corpo, como fazem também os Cinco Grandes Elementos: especo, ar, fogo, água e terra. Todos os seres que existem em todos os mundos, também são encontrados no corpo, circulando o eixo central. Neste corpo, que é chamado de Brahmananda (o “ovóide” ou “aura” de Brahma), o microcosmo, existe a Lua com raios de néctar, em seu lugar próprio, no alto da coluna vertebral; tem a sua face voltada para baixo e chove néctar dia e noite. O néctar da Lua subdivide-se em duas partes alimenta o corpo, como as águas do sagrado rio Ganges e desce como um canal sutil do lado esquerdo, o outro raio de néctar, é brilhante como o mais puro leite, penetra o nervo central da espinha para manter e recriar a Lua em seu próprio lugar, no alto do Grande Eixo Central. Na região baixa do Grande eixo do Meru está o sol, localizado dentro do próprio corpo. Saindo do sol interno, situado no umbigo, um canal sutil emana para o lado direito do corpo e carrega o fluído solar para cima pelo poder de seus raios. Este canal do lado direito é uma outra forma do sol e move-se pelo corpo, engolindo secreções vitais e principalmente conduzindo o espírito à Libertação. O Deus da Criação e da Destruição é o Sol, que se move através do receptáculo do corpo. No corpo humano existem centenas de milhares de canais sutis, mas os principais são em número de quatorze. Destes, três são particularmente importantes: ida (para esquerda), pingala (para a direita) e sushumna (no centro). Destes três, sushumna é o mais elevado e amado dos yogues; todos os outros canais sutis são subordinados a ele. O canal chamado Ida, fica ao lado esquerdo, enroscando-se em volta de sushumna e indo para a narina direita. O canal pingala fica do lado direito, enrolando no canal central e indo para a narina esquerda. Aquele que conhece este microcosmo do corpo e experimenta seus mistérios, alcança verdadeiramente o mais elevado estado de ser.”


Fique na Luz Divina !!!

Nenhum comentário: