sábado, 30 de maio de 2009

*** ANTAKARANA ***


ANTAKARANA é o Caminho, a Ponte, o Fio Condutor, através do qual a nossa mente inteligente nos leva a níveis mais altos de consciência e de percepção. A Ponte entre o cérebro e a mente e a nossa natureza interna, que muitos chamam de Alma.

O ANTAKARANA é a ponte de Luz ou o caminho iluminado sobre o qual o discípulo passa para os mundos superiores. É por meio dessa ponte e caminho iluminado que ele alcança a libertação e a ascensão. Esta integração também ajuda a fazer a ligação entre a consciência de Shambala, a consciência hierárquica e a consciência humana. A consciência de Shambala se relaciona com a mônada e com o aspecto vontade. A consciência hierárquica se relaciona com a alma e com o aspecto amor. A consciência humana se relaciona com a personalidade e com o aspecto inteligência."

Uma discussão sobre a "ponte do arco-íris" construida por homens e mulheres em encarnação, entre o eu inferior e o eu superior, como parte da evolução espiritual pessoal.

A ciência do antakarana é provavelmente a mais importante dos tempos vindouros, mas esta exposição não pretende cobrir todo o tema do Antakarana ou a ciência de seu uso. Esta é uma ciência ainda desconhecida pela humanidade mas tornar-se-á a ciência mental da Nova Era, a da construção da ponte entre o homem inferior e o superior, e também um número de outras pontes: entre os membros da raça humana como um todo; entre um centro, a Humanidade, e outro, a Hierarquia; entre a Hierarquia e Shamballa; entre a Humanidade e Shamballa através da Hierarquia; entre este planeta e outros, este sistema solar e outros. Todas estas pontes e conexões são o resultado do uso correto da ciência do Antakarana, que se constituirá no maior campo educacional para a humanidade nesta era vindoura.

A melhor maneira de estudar o Antakarana é através da leitura dos Ensinamentos de Alice Bailey, particularmente o livro "Educação na Nova Era", e outras referências no livro "Os Raios e as Iniciações". Você não aprenderá a técnica da ciência do Antakarana neste texto ou nos ensinamentos de Alice Bailey. Isto é algo que, no que concerne à humanidade como um todo, ocorrerá no futuro. É um processo gradual de iluminação para a humanidade, mas tornar-se-á a maior ciência, a ciência de evoluir como uma raça e fazer as conexões internas (que certamente já existem mas que devem ser construidas conscientemente pelo homem ou mulher em encarnação), de tecer o fio de retorno à fonte da qual nos originamos. É realmente a ciência do Caminho de Retorno.

Por muitas eras a alma no seu próprio plano olha para seu reflexo, o homem ou a mulher no plano físico, e não vê um modo de interferir no seu desenvolvimento. Há muito pouco que a alma possa fazer exceto criar um corpo, fornecer-lhe seu equipamento físico, astral e mental, e permitir que ele faça o trabalho de evoluir. Eventualmente, numa determinada vida, uma série de vidas para ser mais exato, a alma vê que seu reflexo, o homem ou a mulher, está começando a responder à influência da energia que conecta a alma ao seu reflexo, e o processo de evolução consciente começa.

Cada indivíduo é realmente ternário: a Mônada, ou Centelha Divina, o Eu impessoal que se reflete no plano da alma como uma alma individualizada ou ego. A alma, por sua vez, se reflete no plano físico denso como uma mulher ou homem em encarnação. Este é o caminho descendente, o processo pelo qual o espírito se envolve na sua polaridade oposta, a substância. Quando o aspecto do espírito, ou vida, e o aspecto da matéria se juntam, um terceiro, o aspecto consciência, nasce.

O "Antakarana" é, acima de tudo, o fio da consciência. É o resultado da interação da vida com a forma, com a substância, com a matéria; isto produz algo inteiramente diferente que nós denominamos "consciência".

Podemos também chamá-lo de "o Princípio Crístico". É o próprio processo de evolução.

Os estudiosos da antropologia, a história da evolução no plano físico, a evolução das formas, sabem que no começo havia grandes oceanos, fervilhando de vida; nada na terra até que gradualmente alguns dos animais mais evoluídos - peixes e répteis de todos os tipos - vieram para a terra seca e tornaram-se os primitivos répteis e mamíferos. Gradualmente houve a evolução de um tipo pré-humano que eventualmente tornou-se um primitivo homem-animal, separado do reino animal. Com o germe da mente, que poderia se tornar o núcleo de um corpo mental finalmente formado, a raça humana teve seu início. Isto é negado pelos cristãos fundamentalistas e outros grupos religiosos ortodoxos que negam a realidade da teoria da evolução de Darwin, mas esotéricos aceitam-na como uma explicação mais ou menos precisa do crescimento da forma a evolução da forma neste planeta.

Nossa preocupação não é com isso; nossa preocupação, como seres humanos evoluindo de volta para nossa fonte, é menos voltada para a evolução da forma, que chegou a uma maior ou menor perfeição (embora ainda haja alguns pequenos ajustes e melhorias a serem feitos), do que com a evolução da consciência. Esta evolução da consciência é a base de como nos conscientizamos de nós mesmos e do nosso meio ambiente, e juntos criamos a evolução da raça humana.

A descida da Mônada para a alma e da alma para a personalidade tem que acontecer no sentido contrário. O homem ternário físico-astral-mental, tem que encontrar seu caminho de volta por um processo de fusão, primeiramente com a alma e então, através da tríade espiritual (o reflexo da Mônada) com a própria Mônada: o Ser monádico tríplice. A jornada de volta, ou o processo pelo qual a jornada de volta é realizada, é através da criação, da evolução gradual e construção do Antakarana. Este é um processo consciente e ocorre somente por estágios.

Como o processo de descida tem sido lento, levando milhões de anos, também o processo de retorno pode ser um processo longo e arrastado, e assim o é para a grande maioria da humanidade. Nós nos encontramos no segundo de um sistema solar tríplice. Em outras palavras, este sistema solar é a segunda encarnação ou manifestação do grande Homem Celestial que denominamos de Logos Solar, que tem um Plano para a evolução de todas as formas do sistema solar.

O primeiro sistema solar expressou-se através da matéria, da substância, da qualidade da inteligência ativa. Seu objetivo principal era a criação inteligente das formas. Nós nos encontramos na segunda dessa tríplice expressão na qual a qualidade da alma, o amor ou o aspecto consciência do logos está no processo de se expressar.

O Antakarana Solar está sendo construido pelo Logos Solar e por todas as outras formas, quer saibam elas ou não, que evoluíram do primeiro sistema solar e que estão atualmente criando a ponte entre aquele e este sistemas, e eventualmente, entre este sistema e o próximo. O próximo sistema solar terá como objetivo o aspecto da Vontade, o aspecto Monádico do Logos Solar. Quando a correta ponte entre estas três expressões estiver construida, o Antakarana estará concluido. Isto levará à conclusão do Plano de nosso Logos solar em sua expressão tríplice.



* O Kundalini e os Três Triângulos *

Existe uma analogia muito interessante entre o triângulo da cabeça e o prânico, sendo aquele refletido no triângulo inferior, assentado na base da coluna vertebral. Temos pois três triângulos de suma importância no corpo humano:

a - na cabeça: a glândula pineal, a glândula pituitária ou hipófise e o centro alta maior;

b - no corpo médio: o baço, o centro acima do diafragma e o centro entre as omoplatas, formando o chamado triângulo prânico;

c - na base da coluna vertebral: o ponto na base da coluna vertebral e os dois órgãos sexuais (dois testículos no homem e dois ovários na mulher).

A relação entre esses órgãos físicos e os chacras é a seguinte: glândula pineal → chacra coronário - glândula pituitária → chacra frontal - centro alta maior (região do bulbo, incluindo o corpo carotídeo) → chacra alta maior; ponto na base da coluna vertebral → chacra básico; órgãos sexuais → chacra sacro.

O aspecto sexual não será tratado aqui, porque esse assunto não deve interessar muito ao verdadeiro ocultista, mas cabe enfatizar que na transferência dos fogos do triângulo inferior para os superiores está a redenção do homem.

A fusão ou sintonia dos fogos sintonizados da matéria com os da mente tem como resultado a energização de todos os átomos de matéria que compõem o corpo físico etérico. Como isto ocorre em termos fisiológicos?


Quando se dá a fusão ou sintonia máxima entre o calor corpóreo (kundalini propriamente dito), a emanação prânica e o reação nervosa (o fogo elétrico da matéria, que sustenta toda a atividade cerebral e nervosa), no chacra entre as omoplatas, o fogo solar da Alma e o fogo tríplice de manas são atraídos para o chacra alta maior, provocando o salto do fogo tríplice sintonizado do chacra entre as omoplatas para o alta maior. Inicia-se então a sintonia com os fogos solar e de manas. Disso resulta uma intensa dinamização dos fogos da matéria, ou seja, o homem passa a dispor de um calor corpóreo muito mais forte e dinâmico, de uma emanação prânica também muito mais forte e de um reação nervosa também muitíssimo mais forte. Como conseqüência o homem terá um metabolismo mais intenso (calor corpóreo), um excelente funcionamento dos órgãos (emanação prânica) e uma atividade cerebral e nervosa altamente eficientes (reação nervosa), resumindo, a sua saúde tornar-se-á muitíssimo melhor e sua resistência ao cansaço e às doenças aumentará imensamente.

Não explicarei no momento o mecanismo operacional dessa intensificação e difusão dos fogos, que agem através de átomos, em virtude de sua complexidade, como também é complexo o mecanismo de operação das pétalas dos chacras, ao exercerem suas ações nos órgãos do corpo denso. Esta explicação requer uma série de estudos. Em época oportuna tratarei disso.


Este é o segredo da enorme resistência que possuem os grandes pensadores e trabalhadores da raça (humanidade). Também são estimulados com a fusão os três centros superiores do corpo: - cabeça, coração e laringe - , considerando os três centros da cabeça como sendo um centro, ficando esta região do corpo eletrificada (não esquecer a ação elétrica do reação nervosa).

Cabe aqui explicar que a transferência dos fogos da matéria do chacra umbilical para o cardíaco ocorre na primeira Iniciação, após o aspirante ter feito a transferência do triângulo inferior (básico e sacro - dois órgãos sexuais) para o umbilical. A transferência do cardíaco para o laríngeo se dá na segunda Iniciação.

Vemos pois que duas ações se desenvolvem simultaneamente: de um lado o trabalho do homem em captar e processar os fogos tríplices por fricção do sol em seu triângulo prânico e os da terra, qualificando-os e armazenando-os em sua bolsa de kundalini (regida pelo chacra básico), para em seguida intensificá-los e sintonizá-los no chacra entre as omoplatas.

Vemos pois que duas ações se desenvolvem simultaneamente: de um lado o trabalho do homem em captar e processar os fogos tríplices por fricção do sol em seu triângulo prânico e os da terra, qualificando-os e armazenando-os em sua bolsa de kundalini (regida pelo chacra básico), para em seguida intensificá-los e sintonizá-los no chacra entre as omoplatas.

Quando o fogo solar da Alma juntamente com o fogo de manas passa a circular no triângulo da cabeça (alta maior, pineal e pituitária), em processo de fusão com o fogo já sintonizado da matéria, o fogo elétrico tríplice da Mônada é atraído. Melhor dizendo, a Mônada (o Pai nos céus), vendo que seu reflexo está preparado, decide com grande vontade tomar posse definitiva dele.

Esse fogo elétrico tríplice da Mônada ou fogo do Espírito penetra no corpo físico pelo chacra coronário.

Também nessa fase existe uma intensa movimentação de átomos, transportando o fogo elétrico tríplice da Mônada, todavia a explicação desse fenômeno ficará para mais tarde.

Também nessa fase o Loto Egoico já está com as pétalas da primeira fileira totalmente abertas (as pétalas do conhecimento) e em coordenação as da segunda fileira (do Amor-Sabedoria-Razão Pura). Esse assunto, como já disse, será explicado mais tarde, mas desde já asseguro que é da máxima importância nos tempos atuais.


Com a penetração do fogo elétrico tríplice da Mônada no chacra coronário, suas pétalas (48x2x10+12=972) passam a girar em altíssima velocidade, ao mesmo tempo em que aumentam seu campo de giro, ou seja, alargam-se. Este chacra é o sintetizador, pois controla todos os outros chacras e deles recebe informações.

O estímulo aplicado aos chacras do corpo etérico é duplicado em conseqüência dessa vivificação do chacra coronário, por ser ele o ponto de fusão ou sintonização dos três fogos - da matéria, da Alma e da Mônada.

A penetração do fogo elétrico da Mônada é iniciada a partir da segunda Iniciação, a partir da terceira Iniciação ela se intensifica. Aí a energização resultante é tão forte que começa o processo de combustão, ou melhor dizendo, de desintegração.

Essa combustão deve ser encarada da seguinte forma: quando um átomo químico atinge uma massa muito grande, como o urânio ou o rádio, ele se torna rádio-ativo, emitindo partículas e energia, porque está com excesso dela e não consegue retê-la. Igualmente quando os átomos do corpo físico ficam repletos dessas energias, fogo por fricção, fogo solar e fogo elétrico, todos os três em perfeita sintonia, harmonia e em perfeita fase, com o conseqüente rendimento máximo, o movimento é tão forte que a desintegração se inicia. Isso vai num crescendo, até que na quarta Iniciação tudo se desintegra, ocorrendo a combustão final, como ocorre numa super-nova. Não devemos esquecer que esse processo de dinamização pela ação conjunta dos três fogos ocorre nos corpos astral, mental inferior e mental superior ou causal. Devemos ter sempre em mente que existe o fogo por fricção da matéria astral, da mental inferior e da causal.

A fusão dos fogos da matéria é o resultado do crescimento evolutivo, quando a ação do tempo permite um desenvolvimento lento e normal. A conjunção de ambos os fogos (fogo por fricção/por fricção e fogo por fricção/solar) vem efetuando-se desde os começos da história do homem e produz essa vigorosa saúde de que goza aquele que leva uma vida pura e possui idéias elevadas.


Uma vez que os fogos da matéria tenham subido (unidos) algo mais pelo canal etérico da coluna vertebral, põem-se em contato com o fogo de manas à medida em que é irradiado do chacra laríngeo. Aí o homem começa a trabalhar com mais intensidade seu fogo por fricção/elétrico, o chamado reação nervosa, aumentando sua atividade intelectual.

Aqui é essencial pensar com claridade, pois é necessário esclarecer um pouco este tema tão complexo.

1 - Os três centros maiores da cabeça (desde o ponto de vista físico) são:

a - alta maior;

b - a glândula pineal;

c - a glândula pituitária.

2 - Formam um triângulo manásico, após a união de seus fogos com os dos dois triângulos inferiores, como por exemplo ao sintetizarem-se estes dois no chacra entre as omoplatas. Não esquecer que na realidade são os mesmos fogos (calor corpóreo, emanação prânica e reação nervosa), que são transferidos do triângulo do básico para o triângulo prânico, ao mesmo tempo em que são transferidos para o chacra umbilical, daí prosseguindo para o cardíaco, mas aqui é outra história, ou seja, o trajeto umbilical - cardíaco - laríngeo.

3 - Porém o triângulo puramente manásico, antes dessa fusão, está formado por:

a - o centro laríngeo (o chacra alta maior ainda não está ativado;

b - a glândula pineal;

c - a glândula pituitária.

Isto ocorre durante o período em que o ente humano possui aspirações em forma consciente e aplica a vontade no aspecto evolutivo, dando assim um caráter construtivo à sua vida.

O outro fogo, o da matéria (o fogo tríplice), é atraído para cima, misturando-se com o fogo de manas ou mente, ao efetuar-se a união no centro alta maior. Este centro ou chacra está situado na base do crânio, existindo uma pequena separação entre este centro e o ponto no canal da coluna vertebral etérica donde surgem os fogos da matéria. Parte do trabalho do homem que está desenvolvendo seu poder mental consiste em construir um canal provisório com matéria etérica, para eliminar essa separação. Esse canal é o reflexo do Antakarana no corpo físico, ponte que o Ego (sinônimo de Alma) tem de construir entre o mental inferior e o superior - entre o veículo causal no terceiro sub-plano do plano mental e o átomo manásico ou mental permanente no primeiro sub-plano, para em seguida conectar com a unidade mental, para ser estabelecido o canal de comunicação com a Tríade Superior - Atma-Budi-Manas.

Segundo o Mestre Tibetano, o Antakarana deve ser construído conscientemente pelo homem. No livro Los Rayos y Las Iniciaciones, o Mestre ensina as regras para a sua construção científica, na página 364, sob o título La Ciencia del Antakarana, até a página 436.

Isto completa o aperfeiçoamento da vida da personalidade. Como foi dito anteriormente, este aperfeiçoamento leva o homem ao portal da Iniciação - o que é o sinal de que o trabalho foi realizado e marca o fim de um ciclo de menor desenvolvimento e o começo da transferência de todo o trabalho a uma espiral mais elevada.

Devemos recordar que os fogos da base da coluna vertebral e o triângulo do baço são fogos da matéria. Isto não deve ser esquecido nunca, tão pouco devemos confundi-los. Não têm efeito espiritual e concernem unicamente à matéria onde estão situados os centros de força.

Tais centros são dirigidos pela mente ou manas, ou pelo consciente esforço do ente imanente, o Ego; porém este não pode realizar seu intento até que os veículos (pelos quais trata de expressar-se) e os centros diretores e energizantes respondam adequadamente.

Somente durante o transcurso da evolução e uma vez que a matéria desses veículos esteja suficientemente energizada pelos seus próprios fogos latentes, poderá o ente realizar este tão ansiado propósito. Daí também a necessidade de que o fogo da matéria suba a seu próprio lugar e ressuscite de seu largo enterro e aparente envilecimento, antes de poder unir-se com seu Pai no Céu, o Terceiro Logos, A Inteligência da matéria mesma. Aqui a analogia também é exata. Incluso o átomo do plano físico tem sua meta, suas iniciações e seu triunfo final.



Fique na "Luz" e Bjks!!!

Nenhum comentário: