domingo, 24 de maio de 2009

*** AS NOVE FACES DA LUA - O SAGRADO FEMININO ***‏


As Nove Faces da Lua

Os Nove Rostos da Deusa

A Lua é a representação do Sagrado Feminino. Ela está diariamente presente no céu e em nossas vidas desde o início dos tempos de gerações por gerações. Os nossos Antepassados viviam guiando-se pelas luas e mais não seria de esperar, Ela influencia a agricultura da Terra, as colheitas, as marés e os nossos próprios sentimentos e emoções e, ainda hoje, os nossos agricultores guiam-se por ela, para adquirir boas colheitas, semear em épocas propícias ou podar na altura certa.

A Lua está intimamente ligada ao ritmo da terra; a semente que brota no ventre da Terra-Mãe, a flor que nasce frágil, o fruto que cresce, que amadurece e que seguidamente cai novamente na Terra-Mãe para dar continuidade ao ciclo que sempre se renova.

A Lua reflecte-se no rosto de todas as mulheres, a criança, a jovem, a rapariga, a mulher, a mãe, a avó, a sábia, todas espelham os rostos da Deusa que simbolizam as próprias etapas da nossa vida, saber

ouvi-La é saber ouvir-nos a nós próprios, conhece-La é conhecermo-nos a nós mesmos,
nas suas fases vemos quem somos, o que fomos e o que viremos a ser.

Conhecer, perceber, integrar e harmonizarmo-nos com as fases da Lua no seu

Ciclo eterno, é um momento importante para qualquer pagão. Basta levar os olhos ao céu para sentir a sua luz envolver-nos e iluminar as nossas vidas. No entanto é preciso saber ouvi-la, senti-la em nosso ser e compreende-la; Só assim Ela nos revelará os seus segredos escondidos, aqueles que de nossos dias, já só a profunda natureza conhece. Para isso basta acompanhar a evolução da Lua e relaciona-la com o seu estado fisico, com a natureza a sua volta, prceber as mudanças e as evoluções diárias que temos, isso permitirá experienciar por nós mesmos os seus efeitos e assim sincronizarmo-nos mais intimamente com Ela.

Cada fase da Lua tem o seu próprio significado, os seus próprios atributos e simbolismos unicos, um intimo conhecimento facilita a consciencialização e a conexão com a própria Deusa e permite-nos receber as

Suas inúmeras bênçãos.

*A LUA NOVA:
A Lua Nova surge logo após a noite sem lua, quando apenas emerge um fino fio de luz prateado no céu. Nesta fase Ela representa o início da vida, da concepção, o início da jornada…

A Deusa mostra a sua face de Criança. Despertou para a vida, cheia de vontade de aprender, experiênciar e absorve toda a aprendizagem do meio que a envolve. É aqui que Ela constrói os seus alicerces com toda a pureza e inocência de uma criança. Ela é energética e cheia de sonhos, muito próxima dos elementais, e com sede de conhecimento. Ela vai crescendo, descobrindo, aprendendo e se afirmando.

Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a sentir-nos revigorados, cheios de energia, com vontade de aprender e mais ligados com os elementais.



*A LUA CRESCENTE:
A Lua crescente é quando a luz já se reflecte em maior quantidade no céu, brilha mais luminosa mas ainda não atingiu a sua metade. Nesta fase Ela representa a vitalidade, o impulso

para a acção e liderança….

A Deusa mostra a sua face Guerreira. Ela é a jovem adolescente, Começa a descobrir as mudanças no seu corpo e os valores dos mistérios femininos, pois encontra-se no limiar da feminilidade. Já detém os alicerces bem definidos, confiante nos valores que adquiriu e de seus ideais, ela está ciente que é detentora de um papel fundamental no mundo pelo qual Ela acredita poder lutar para o melhorar. Ela tem consciência das suas armas e de sua força. Ela é a que corre livremente pelos bosques selvagens para seu próprio prazer a defender os seus residentes e a limpar o desrespeito da humanidade para com a natureza sempre acompanhada de outras raparigas mas desinteressada de romances.Corajosa tem em ela um sentimento de invencibilidade protegida pelo escudo forjado na sua Confiança.

Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a sentir-nos lutadores e confiantes, mais ligados a natureza e aos passeios ao ar livre. Sentimo-nos abertos prontos para a acção.

*O QUARTO CRESCENTE:
O Quarto crescente é o momento em que a lua esta meio iluminada e meio na penumbra.

Nesta fase Ela representa a sensualidade, a beleza, o amor, a paz, a paixão. Ela é a força da atracção e da ligação…

A Deusa mostra a sua face de Amante. Depois de ter descoberto e percebido os mistérios feminino e de seu corpo ter ganho as suas formas de jovem mulher, Ela desperta para a sua beleza, para as sensações e emoções e torna-se na sensual apaixonada. Libertou-se de qualquer pudor, lavada de quaisquer pecados, descobre os prazeres da mais antiga dança do mundo e assume a sua sexualidade e a sua sensualidade. Sente-se em harmonia com ela própria e para com os outros que a rodeiam. Esta fase não é apenas de amor carnal, é também o amor para com a humanidade, para com as Divindades, o amor no seu estado mais sublime de pureza, o amor espiritual.

Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a sentir-nos apaixonados, mais sensuais, mais atento ás sensações que nos envolvem. Sentimo-nos em harmonia para com os outros.

*A LUA GIBOSA:
A lua Gibosa situa-se entre o Quarto Crescente e a lua cheia. A sua forma

Côncava assemelha-se a imagem de um ovo.

Nesta fase Ela representa os mistérios ocultos, a busca da jornada Espiritual, a iniciada nos mistérios da Lua…

A Deusa mostra a sua face de Sacerdotisa, no meio da sua viajem espiritual. Tornou-se numa mulher com conhecimentos mais firmados. Totalmente imersa no domínio subjectivo da percepção psíquica, descobriu que tudo o que É tem mais que uma face sagrada escondida. Ela é uma iniciada nos mistérios da Lua e nos mistérios femininos pelos quais se apaixonou. Entrega-se a busca de seu Eu profundo e aos dons da vida. Ela é a fonte da verdadeira sabedoria feminina, um canal de comunicação entre os mundos.

Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a sentirmo-nos mais consciente dos mistérios da vida, mais despertos ao chamado da deusa, mais atentos a nossa jornada e aos mundos não perceptíveis pelos olhos de quem não quer ver.

*A LUA CHEIA:
A Lua cheia é apenas Luz brilhante e resplandecente, é quando a Lua se encontra perfeitamente definida no céu.

Nesta fase Ela representa a fertilidade, a maternidade, a vida, a criação, a esperança…

A Deusa mostra a sua face de Mãe. Luminosa e optimista, espalha a esperança pelo mundo inteiro, em cada palpitar de coração. Ela é a criadora, a bondosa dadora da vida, bela e resplandecente irradia alegria e serenidade. Experienciou a maior dádiva de ser Mulher o poder de dar a vida. Transportou no seu ventre o fruto do amor e torna-se na mãe presente, aquela que cuida, que guarda, protege e alimenta a sua mais bela criação com seu interminável amor incondicional. Ela aprende a pensar primeiro em outrem, no seu filho e só depois pensa em ela, aprende a necessidade da partilha consciencializa-se no quanto ela é necessária para a sobrevivência de seu fruto. Ela representa em seu todo o papel da Mulher-Mãe, da Terra-Mãe que dá seus frutos. Ela é a poderosa que tanto pode dar a vida como termina-la se ela assim entender. O Seu corpo apenas pertence a ela e apenas ela detém o seu controlo.

Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a sentirmo-nos mais optimistas, cheios de luz de esperança e amor incondicional, mas também defensores temíveis pelas causas e pessoas amadas.



*A LUA MINGUANTE:
A lua minguante é quando a escuridão começa a ganhar terreno sobre a luz.

Nesta fase Ela representa as provações da vida, as lições diárias, a dura aprendizagem que a vida nos dá…

A Deusa mostra a sua face de Iniciadora. Com a sua própria vivência aprendeu que em todas as áreas da vida há lições a tirar. Sabe que é preciso que seus filhos caíam para assim tirarem as suas próprias lições.

Ela sabe que em todos os nossos actos diários quer sejam alegrias, bênçãos, aflições ou perdas, tem sua razão de acontecer. Nada acontece apenas por acontecer. Todos os momentos são de aprendizado para a evolução do nosso Eu espiritual. Ela descobriu que provações e ganhos estão entrelaçados, completando-se um ao outro, de forma a doar as suas cores e sabores á existência de cada ser. Aprendeu que toda Acção tem sua Reacção e que tudo o que plantamos, é colhido no seu devido tempo. Ela fornece a possibilidade da iniciação nos mistérios, mas exige uma profunda transformação, que implica em um verdadeiro renascimento.


Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a tirar partido das provações da vida, aprendemos a descobrir e aceitar os nossos erros e acima de tudo a aprender com eles. Temos tendência a ser bastante exigentes para connosco e para com os outros.


*O QUARTO MINGUANTE:
O Quarto Minguante é uma fase de enfraquecimento da lua, metade na escuridão que viaja na luz e na vida.

Nesta fase Ela representa a sinceridade, a cura, a maturidade, a abertura de caminhos…


A Deusa mostra a sua face de Curandeira. Já bem madura sente-se mais estável, ainda não é altura para descanso, mas os filhos já crescidos relembram-lhe a beleza da criação e já vislumbra a chegada de netos, de novas vidas e esperança. Já passou a sua juventude fértil e ainda é nova para ser velhinha. Ela é a calma que se aproxima. Já viu nascimentos, já conheceu a beleza, já conviveu com a morte, com as perdas e as decepções, mentiras e traições. Com a própria vivência aprendeu a curar as feridas do corpo do espírito e da alma e as feridas dos outros no caminho que é apenas seu. Reconhece os valores da existência, baseados na verdade, na honestidade, na verdade e na sinceridade. Ela abre-nos os caminhos.

Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a estar mais calmos, a ajudar através da palavra, a acalmar e a trazer esperança e conforto para com os outros. É o momento que nos concentramos sobre o que colhemos e as dádivas que temos tido.


*A LUA BALSÂMICA:
A Lua Balsâmica é a fase que segue ao Quarto Minguante, mais ou menos três dias antes da Lua Negra.

Nesta fase Ela representa a sabedoria, a introspecção, os mistérios da morte, a bondade, a magia, a harmonia, a paciência …

A Deusa mostra a sua face de Sábia, a anciã, a avozinha carinhosa, sempre com amor e conhecimento para partilhar. O Seu Corpo amadureceu, o seu cabelo iluminou-se de prateado e o seu rosto traz nele as marcas encantadoras que a aprendizagem da vida lhe deixou. Agora ela olha para dentro de si, numa introspecção profunda, pois ela alcançou o limiar do maior de todos os mistérios, o mistério da morte. A sábia conhece as verdades difíceis de se ouvir que aprendeu com as piores provações da vida. Conhece a responsabilidade, as acções e as Intenções. Detém o Poder da magia e sabe como utiliza-lo para o bem e para o mal, pois conhece os segredos mais antigos que partilha com o seu próximo. Define-se pelas suas escolhas e suas acções, e controla as suas alegrias ou as suas tristezas com o poder da metamorfose. Ela é a paciente que sabe ouvir.

Tal como a Deusa, nesta fase da lua tendemos a sentirmo-nos mais reservados, mais pacientes, com tendências para o recolhimento e á introspecção.



*A LUA NEGRA:
A Lua Negra é quando não há luz visível na Lua, ela encontra-se negra, profundamente negra.

Ela representa a face mais obscura da Deusa, a morte, a transformação, detentora de todos os mistérios…

A Deusa mostra a sua face de Fiandeira. Esta é a fase que deu origem a imagem da bruxa malévola, assustadora, temível em muitas lendas. Pois ela é a que detém o poder de criar, cortar e remendar as vidas, se essa for a sua vontade. Ela é a que vem buscar os seus filhos na hora que ela lhes predestinou. Agora conhece todos os segredos e mistérios. Tudo o que a Criança, a Guerreira, a Amante e a Sacerdotisa sabem ela aprendeu. Ela provou o poder da concepção e do amor incondicional ao ser Mãe. Como Iniciadora de seus próprios filhos, aprendeu que a vida é a melhor escola de Aprendizagem constante. Vivênciou o poder da Curandeira ajudando os próximos e desempenhou o poder da Sábia anciã. Conselheira paciente e então descobriu os mistérios da morte. Agora juntou todos esses conhecimentos e experiências e transformou-as numa espiral mágica circular detentora de todos os mistérios. Na sua complexidade e na sua simplicidade, Ela é a morte no coração da vida, a escuridão do anoitecer, a noite antes do amanhecer, Ela é o Tudo.

Esta é a face mais complexa da deusa o Inicio e o Fim, e nesta época geralmente é quando vamos ao mais profundo de nosso ser é quando na maior escuridão surge a luz da esperança do recomeço do ciclo eterno.

E o círculo completa-se e continua a sua dança interminável…

-A salientar:
Por vezes surge a dificuldade em saber distinguir a Lua Crescente da Lua Decrescente, isto deve-se ao facto de que o aspecto da lua varia quando observada em hemisferios opostos.

No hemisfério Norte quando a Lua está Crescente
é a parte direita que está iluminada.

Quando a Lua está Decrescente
é o lado esquerdo que está iluminado.
No Hemisfério Sul é o inverso.


*Texto Desenvolvido por A Casa da Floresta©


"O Caminho da Deusa está dentro de ti…
É aí que ela vive, mesmo quando te esqueces de a procurar.
Procura dentro de ti, e sempre a encontrarás".




*** SIMPLESMENTE MULHER ***
Competencia... Sabedoria...
Teu real nome, é MULHER...
Osculos e amplexos,


"TEU REAL NOME É MULHER"

Feita de uma costela de Adão surgiu Eva, a primeira mulher que a história (ou estória?) registra.
Criada por Deus para ser a companheira do homem, que desde sempre julgou ter Eva sido criada para obedece-lo e servi-lo.
O Paraíso em que viviam, transformou-se em trevas, porque ela ousou agir por iniciativa própria, provando do fruto proibido. Mas... Proibido por que? Enfim, era proibido, e ela arcou com as consequências de sua rebeldia.
Posteriormente, teve uma oportunidade para se redimir, e a mulher foi representada por Maria, que dando à luz aquele que traria a Salvação, poderia encontrar a remissão para o chamado Pecado Original, mas outra Maria, a Madalena atrapalhou a purificação da Mulher.
Após marchas e contra marchas, tempos e contratempos, o homem descobriu que a mulher ideal seria a Amélia, chamada de mulher de verdade, subserviente, e em sua submissão total, não tinha a menor vaidade, embora em seu íntimo sonhasse com a igualdade, que não lhe era permitida pela prepotência masculina, que sempre lhe jogava em cara ser a culpada pela perda do Paraíso, e tinha suas contas a pagar.
De repente, não mais que de repente, a mulher decidiu que deveria ser Mulher, e novamente rebelou-se, e foi à luta procurando a igualdade de direitos, que sempre continuaram desiguais, pois das “obrigações domesticas” jamais conseguiu se livrar, e principalmente das dores e problemas da Maternidade.
Mas a Mulher soube superar problemas e contornar obstáculos. Enquadrou as obrigações domésticas, e transformou as dores da Maternidade, em sua maior glória. Uma emoção que homem nenhum jamais conseguirá sentir: SER MÃE.
E a Mulher quis mais, decidiu que a única diferença real que existe entre homem e mulher, é aquela que todos conhecemos, e que deve ser preservada.

Assim, entrou em todos os campos de atividade que antigamente eram exclusividade masculina, seja no campo esportivo, seja no profissional, e até mesmo no pessoal. E mostrando igual ou maior competência. A real qualificação e a qualidade do serviço feito, não é questão de sexo, mas sim, de capacidade pessoal. Mas a questão salarial ainda é um dos tabus a ser derrubado.

*Recebi um texto que fala bem do que é SER MULHER:
Quero minha dignidade. Tenho meus ideais! Hoje não sou só esposa ou filha. Sou pai, mãe, arrimo de família. Sou caminhoneira, taxista, piloto de avião, policial feminina, operária em construção. Ao mundo peço licença para atuar onde quiser, pois se meu sobrenome é Competência, meu nome é MULHER.
Este texto mostra bem quais são as idéias e ideais das mulheres, que conquistaram muitas vitórias, mas ainda falta muita coisa a ser conquistada. Elas ainda têm alguma luta pela frente.
Nada tem a provar, pois já mostraram que de tudo são capazes. E o mais importante, é que entraram em atividades ditas masculinas, sem perder a graça e a feminilidade.

Como se diz, carregam pedras, e ainda conseguem ser sedutoras. Haja capacidade.
Como é um dos 365 dias do ano, este é o Dia da Mulher de Verdade (nada a ver com a velha Amélia...). É um dos dias em que devemos render nossas homenagens ao sexo feminino, que apesar de tudo, sempre conseguem ter UM LINDO DIA.



* VOCÊ SABE O QUE É SER MULHER ?
Ser mulher é entender as fases da lua por ter suas próprias fases.
É ser "nova" quando o coração está a espera do amor.
Ser "crescente" quando o coração está se enchendo de amor.
Ser cheia quando ele já está transbordando de tanto amor.
E, ser minguante quando esse amor vai embora!
Ser mulher é hospedar dentro de si o sentimento do perdão.
É voltar no tempo todos os dias e viver por poucos instantes coisas que nunca ficaram esquecidas.
Ser mulher é cicatrizar feridas de outros e, inúmeras vezes, deixar as suas próprias feridas sangrando.

É ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e especial a vida toda.
Ser mulher é conseguir encontrar uma flor no deserto, água na seca e labaredas no mar.
É chorar calada as dores do mundo e, em apenas um segundo, já estar sorrindo.
Ser mulher é subir degraus e, se os tiver que descer, não precisar de ajuda, é tropeçar, cair e voltar a andar.
É saber ser super-homem quando o sol nasce e virar Cinderela quando a noite chega.
Ser mulher é ter sido escolhida por Deus para colocar no mundo os homens.
É acima de tudo um estado de espírito, é uma dádiva, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo!
Você, mulher, entende bem essas palavras...
Você, homem, ame e respeite todas as mulheres.
Com todo o meu carinho sejam sempre felizes, alegres, comprensivas, tenha sempre garra em seus propósitos, vitórias, Que o Amor esteja sempre reinando nosso Corações.



*AS MULHERES SEMPRE DÃO AS CARTAS
Pergunte ao qualquer homem quem costuma fazer o primeiro movimento no ritual da corte e ele lhe dará, infalivelmente, que são os homens. Todos os estudos sobre a corte dizem, porém, que em 90% dos casos são as Mulheres que tomam a iniciativa.

A Mulher envia uma série de sinais visuais, corporais e faciais ao homem-alvo, que, se for perceptivo o bastante para captá-los, responde a eles. Alguns homens se aproximam de mulheres em clubes ou bares sem ter recebido o sinal verde. Embora possam ser bem sucedidos é relativamente na busca de parceiras, seu índice de sucesso é relativamente baixo por não esperarem ser convidados, eles apenas jogam com as estatísticas.

Nesses casos, quando o homem percebe que a tática será malsucedida quase sempre ele finge que foi falar com a mulher sobre alguém outro assunto. Para ser bem-sucedido no jogo da sedução, o homem precisa abordar muitas mulheres para acertar uma única vez.



Todo homem que atravessa o salão para dar em cima de uma mulher geralmente o faz a convite dela, depois de captar seus sinais de linguagem corporal. Ele apenas parece ser tomado a iniciativa por ter cruzado o salão. As mulheres tomam a iniciativa do flerte em mais de 90% dos casos, mas o fazem tão sutilmente que a maioria dos homens pensa que a iniciativa foi deles.


* SER MULHER É .....
Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora
É estar antes do ontem e depois do amanhã
È desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos
Ser mulher é caminhar na dúvida cheia de certezas
É correr atrás das nuvens num dia de sol
É alcançar o sol num dia de chuva
Ser mulher é chorar de alegria
E muitas vezes sorrir com tristeza
É cancelar sonhos em prol de terceiros
É acreditar quando mais ninguém acredita
É esperar quando ninguém mais espera
Ser mulher é estar em mil lugares de uma só vez
É fazer mil papeis ao mesmo tempo
É ser forte e fingir que é frágil pra ter um carinho
Ser mulher é saber dar o perdão
É tentar recuperar o irrecuperável
É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar
Ser mulher é ser mãe dos seus filhos
E dos filhos de outros e amá-los igualmente
Ser mulher é ter confiança no amanhã
E aceitação pelo ontem...



* É...EU SOU MULHER! (Silvana Duboc)

Eu sou mulher,
aguente quem quiser.
Eu sangro todo mês
e sangro mais de uma vez.
Eu sangro para aliviar tensões
e sangro por vários corações.
Sangro por filhos e pais,
por amigos e animais.
Sangro fisicamente
e emocionalmente.
Sangro chorando e alegremente.
Eu sou mulher,
aguente quem quiser.
Sou frágil aparentemente
e forte constantemente,
sou uma rocha resistente.
Sou mulher que já foi menina
com moldura feminina.
Sou raça e determinação,
sou razão e emoção,
sou um corpo em eterna mutação.
Sou peso, sou medida,
sou feroz e destemida,
sou energia desmedida.
Sou água, sou comida,
sou saboreada, sou bebida.
Por uma mulher fui parida
e pari em seguida
pois nenhuma mulher
perde tempo nessa vida.
Eu sou mulher,
aguente quem quiser.
Sou mulher por isso já fui traída,
à quase nada fui reduzida.
Já fui várias vezes seduzida,
seguida e perseguida,
já fui amparada e iludida.
Já fui enganada e ignorada,
apreciada e idolatrada.
Já fui ardentemente amada
e amei de maneira descontrolada.
De tudo já fui um pouco
mesmo assim meu corpo anda solto
em busca de alguma ilusão
pois eu ainda tenho coração.




*** A NOVA MULHER ***
A nova mulher e suas ferramentas em busca da plenitude! Rosana Braga

Já há algum tempo venho observando a maneira com que muitas mulheres têm conduzido sua vida. A causa de tantos comportamentos incoerentes e desencontrados seria irrelevante detalhar aqui: conquistas e mudanças que elas mesmas têm provocado em todo o mundo ao longo das últimas décadas – sejam as construtivas e dignas de méritos incontestáveis, sejam as deturpadas e equivocadas.

Mas meu intuito não é relatar a história e sim a essência da mulher; é falar da alma feminina e não dos estereótipos, máscaras e papéis que elas vêm utilizando para “garantir” seu espaço e demarcarem sua capacidade de ir além do esperado.

Infelizmente, feridas por regras patriarcais, muitas mulheres saíram do extremo da submissão em busca de seu real valor, mas se perderam. Assim, morrendo de medo de se sentirem novamente amarradas pelas rédeas do passado, insistem em renegar sua alma acolhedora, sua beleza encantadora, seu coração fértil, receptivo...

Neste momento, desejo enaltecer esse doce coração, provocar - no bom sentido - o desabrochar completo desta alma legitimamente sensível, terna, plena!

Que possamos, especialmente hoje e a partir de agora, baixar as armas, as defesas e as desconfianças... e simplesmente ser mulher – com todos os predicados que esse lugar nos cabe! Porém, não com um comportamento maquiado, afiado, dolorosamente sociabilizado. Proponho um comportamento autêntico, com direito à sua notável delicadeza, à doçura que tantas vezes é substituída pelo espírito de competição e comparação equivocada com os homens.

Que deixemos, enfim, de lutar por uma “igualdade” genuinamente impossível, que mais nos desvalorizaria do que enobreceria. Que passemos a assumir nossas maravilhosas e caras diferenças e atuemos decididamente a partir de nossa feminilidade essencial, preciosa, sublime. E que façamos isso, sobretudo, no exercício de conduzir as nossas relações, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Desejo que nós, mulheres, recuperemos nossa capacidade de sedução e envolvimento – no sentido mais amplo dessas expressões – sem, contudo, termos de agir como os homens. Não somos homens. Não somos melhores nem piores. Somos mulheres, somos o feminino divinamente complementar do masculino e vice-versa.

Não precisamos de igualdade, apenas de nossa singularidade. Portanto, sugiro que sejamos firmes, justas e produtivas, mas sem nunca renegarmos nossa natureza criadora e criativa. E com certeiros atos, que possamos, de fato, conquistar o mundo.

Porém, não falo de uma conquista cujo adversário se chama homem! Não precisamos de adversários, mas de companheiros, aliados, protetores e amigos. Quando proponho que nos comportemos femininamente, estou sugerindo o exercício da lucidez feminina, da capacidade que temos de conciliar e compreender, de um gesto que perdoa, um abraço que envolve, de uma conduta que nutre e floresce o que está ao seu redor...


Sei que muitas mulheres são subjugadas e até desvalorizadas em seu ambiente de trabalho e até mesmo em suas relações afetivas; sei que muitas delas não encontram espaço para sua expressão máxima e contundente. Por isso mesmo, hoje especialmente, quero defender a urgência do deixar-ser e levantar a bandeira em nome do SER MULHER!

Que todos nós possamos reconhecer o feminino que há em cada um, o feminino Gaia, o feminino que gera e dá à luz tudo o que é vivo... para que o mundo seja salvo da agressividade, do abandono e da carência profunda de afeto que vem sofrendo!

A gentileza é feminina!




*** SIMPLESMENTE MULHER ***‏
Em 1957 aconteceu a primeira revolução feminina do planeta; reivindicando, dentre outras coisas, a equiparação salarial com os homens. Desde então se tornou imperativo que, a mulher fosse forte o bastante para alinhar-se ao sexo oposto na luta pela sobrevivência econômica e social. Mulheres conquistaram o seu espaço no campo de batalha e trataram de providenciar as armas que, as tornariam equiparáveis aos seus companheiros no amor, e na guerra.

Na década de oitenta, Erasmo Carlos desmistificou em melodia perfeita a fragilidade feminina. Foi se exterminando dia após dia a espécie Sexo Frágil. A pretensão tomou as devidas proporções e contrariando a natureza biológica e divina, batalhões de mulheres desertaram da condição de fêmeas mansas, criativas e criadoras e embrenharam-se pelos campos onde, fraquejar ou chorar é tudo o que não pode, nem deve acontecer.

Mulheres mostraram a força e lutaram. Mulheres disputaram cargos e venceram. Mulheres dividiram as dezenas de tarefas com competência. Mulheres administraram filhos com eficácia. Mulheres continuaram sendo amantes com bravura. Mulheres de tantos feitos ganharam um dia internacional só para elas.


Mas lutar corajosamente carregando tanto peso nas costas, é tornar-se vulnerável a si mesma. Na revolução feminina subestimou-se a essência divina; contrariar a natureza é provocar catástrofes. Mulheres do século XXI repensam a condição de homenageadas e analisam o quanto vale a pena seguir lutando em pé de igualdade. Fêmeas legítimas, muitas vezes desejam render-se a uma posição que lhes permita cansar de vez em quando e gritar: ”Trégua! Preciso chorar neste momento”.


Mulheres lutadoras, frutos de uma revolução necessária, precisam de colo que as acolha, de ombro que as ampare; de ouvidos que as ouçam e corações que as entendam. Mulheres imbatíveis precisam cair; expor seus ferimentos e de alguém que os cure de vez em quando. Mulheres do Terceiro Milênio necessitam de uma revolução que lhes devolva o direito e o tempo necessário para serem o que sempre foram: Frágeis sim! Qual é o problema?

Ao inquirir a um dos meus mestres (quando me preparava para lutar no campo profissional), porque ele subestimava a nós mulheres em relação aos homens; uma vez que afirmara sermos muito mais criativas, estratégicas, e organizadas. Ouvi a resposta sem pestanejar e nunca a esqueci: “A mulher seria imbatível com certeza, se não tivesse filhos. Quando um filho chama é a mãe que larga tudo e corre. Mesmo estando no meio do fogo cruzado; ela abandona as armas e foge (sem um arranhão) para cumprir o papel no qual é invencível: ser mulher. Ou seja, nada é mais forte para uma mulher do que a sua essência feminal.”.

Desfrutemos da honraria que nos foi dada. Recebamos os louros e medalhas com orgulho. Não regozijemos, entretanto, pelo mérito da força que desenvolvemos; e sim pela fragilidade que possuímos que, não nos torna fracas, apenas corajosamente femininas.




*** ELEMENTOS FEMENINOS ! ***
Estava um mestre rodeado por seus pequenos alunos quando um deles perguntou:
- Mestre, por que a beleza é representada por imagem de mulher?
Pôs-se a dizer o Mestre:
- Observe a natureza e veja que o belo nela se manifesta através de elementos femininos:
Como seria o céu sem as nuvens, a Lua e as estrêlas?
Como se mostraria o Sol sem a luz?
O mar nos encantaria sem as águas e as ondas?
Os desertos, como seriam sem as areias e as pedras?
Os bosques teriam perfume sem as árvores e as flores?
O dia prometeria repouso se não houvesse a noite?
Que força teria o fogo se não tivesse as chamas?
Que frescor teria o solo sem a relva?
Que alívio teríamos no verão se não caísse a chuva?
Qual a beleza do inverno que não apresenta a neve?
Haveria romance no outono sem as folhas sopradas pelo vento?
A primavera e suas flores não é a mais linda estação?
Nossos corpos se moveriam se neles não corresse a vida?
O menino refletiu algum tempo e em seguida argumentou:
- Sim, são todos elementos femininos, mas o senhor não falou sobre a mulher...
Respondeu-lhe o Mestre:
- Mas vou falar-lhe sobre o coração:
Nele estão a alma, a paixão e a alegria.
Nele está a beleza da cantiga que acalanta o homem... e sua melodia é sempre uma Mulher...


"LUZ" E Bjks!!!

Nenhum comentário: