sábado, 30 de maio de 2009

A QUÍMICA DO AMOR E DESEJO SEXUAL


Veja um trecho publicado no site Na Galera, de autoria do Dr. Celso Marzano, intitulado A Química do Amor - Atração e Desejo Sexual, cogitando influências da Personalidade sobre a sexualidade.

O velho tema de que "todos somos iguais" ,foi substituído pelo "nascemos igualmente diferentes". A personalidade de cada pessoa, seja introvertido (tímido) ou extrovertido, está marcada pela genética que, por sua vez determina sua resposta sexual.Os introvertidos costumam caracterizar-se por retração do impulso sexual.

Buscar satisfações solitariamente, seja tocando um instrumento, colecionando obras de arte e muitas vezes a masturbação é freqüente. A expressão das emoções costuma ser mais fácil para os extrovertidos, principalmente para os jovens.

Os movimentos corporais de exibição, os atos sinuosos da corte amorosa, nas quais os jovens se aproximam e se afastam uns dos outros, constituem uma forma manifesta de excitar o parceiro e levá-lo a uma comunicação mais íntima.

Para os extrovertidos de maneira geral podemos afirmar:

-terão relações sexuais mais precocemente, mais variadas e variáveis;
-sua freqüência será provavelmente maior que nos introvertidos;
-é mais provável que pensem e queiram atos sexuais mais persistentemente que os introvertidos;
-têm,em geral,uma sexualidade mais "poderosa";
-excitam-se sexualmente com mais facilidade;
-temem pouco as relações sexuais;
-tem pouca dificuldade na expressão de fortes sentimentos sexuais.
O comportamento extrovertido se adapta e é mais apropriado para a juventude.Com o passar da idade e com o amadurecimento sexual ,as diferenças sexuais entre os intro e extrovertidos desaparecem e o desempenho e a satisfação sexual podem ser muito bons,dependendo da cabeça aberta do homem e da mulher,para possíveis mudanças sexuais , sempre para melhor, e como resultado ter uma vida mais prazerosa e feliz.

"........... No homem o processo de envelhecimento é diferente. Normalmente o homem não pensa que o seu tempo acabou. A produção de espermatozóides após os 40 anos é menor mas não totalmente ausente.

Há redução da produção de testosterona, mas de forma lenta e pouco pronunciada. Há porém homens que desencadeiam crises com sintomas psicológicos como depressão, irritabilidade, falta de impulso sexual e queda dos níveis de testosterona.
Em resumo, as mudanças são:
- maior tempo e estimulação genital mais direta.
- A ereção é menos rígida.
- existe menor necessidade física de ejacular e maior controle desta.
- diminuição do volume do sêmen e do jato no orgasmo,
- às vezes diminuição da resposta orgástica,
- queda da ereção mais rápida após a ejaculação.
Como são mudanças lentas, são mais fáceis de se adaptar e de serem aceitas.

Na mulher há uma mudança em nível pessoal e social que se inicia entre os 48 e 51 anos que é a menopausa, ou seja o fim da menstruação e da função reprodutiva. Após este tempo a mulher tem hoje mais ou menos 25 anos pós menopausa onde não deve ser desprezada a sua sexualidade.

Com a menopausa as mudanças fisiológicas atróficas ocorrem na pele, mamas, mucosa genital e também há sintomas psicológicos como irritabilidade ou mudanças de humor, variáveis de mulher para mulher.

As mudanças sexuais são mais lentas e progressivas pela diminuição na produção de hormônios femininos. Efetivamente, a resposta sexual sofre algumas alterações, mas não desaparece. Por outro lado, a situação pós menopausa, é vantajosa: não há o temor da gravidez, não despende tanto tempo para cuidar dos filhos e geralmente se libertou de inibições que atrapalhavam sua vida sexual anterior.

As mudanças são:
1- Presença dos "fogachos" = subitamente aparecem palpitações ,sensação de mal estar, aparece uma onda de calor que sobe pelo peito, as mãos ficam inchadas e quentes, as faces parecem arder como fogo. Após pode vir a transpiração.
2- Redução da produção pelos ovários dos hormônios.
3- Desaparecimento progressivo da ovulação ou seja da fertilidade.
4- Diminuição ou desaparecimento da menstruação.
5- Ocorre transformações no aparelho reprodutor feminino: os grandes lábios ficam enrugados; os pequenos lábios praticamente desaparecem; o períneo perde a sua elasticidade, ocorre queda de pelos; a vagina encurta e se estreita e sua elasticidade se reduz; a mucosa interna se afina e se resseca(diminui a lubrificação vaginal); ocorre enfraquecimento de toda musculatura perineal devido a um processo gradual de atrofia.
6- Nas mamas há diminuição do tecido glandular que é substituído por tecido gorduroso que mais tarde desaparece e estas ficam flácidas e com excesso de pele.
7- Maior possibilidade para outras doenças como a osteoporose, arteriosclerose, incontinência urinária aos esforços ,cistites , etc.

Dr. Celso Marzano e Dra e Sylvia Faria Marzano


---------------------------------


*PORQUE AMAMOS OS HOMENS*

O texto q segue é do Paulo Coelho... deixo aqui para a apreciação e o compartilhar pq cabe perfeitamente como complemento...

* QQ SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA OU PURA OBRA DO ACASO *


Texto de Paulo Coelho - Edição nº 176

Uma amiga minha, Julia, me enviou o texto a seguir. Quando tentei entrar em contacto com ela para saber se era de sua autoria, ela me disse : Mircea Cartarescu.

Fui procurar na internet, e sabem o que descobri? Que existem vários grupos de discussão a respeito! Ou seja, as mulheres hoje em dia estão procurando razões para se apaixonar pelo sexo oposto. Na qualidade de homem, que concorda com alguma destas razões, fiz uma lista baseada no que dizem:

Amamos os homens porque eles não conseguem fingir um orgasmo, mesmo que queiram.

Porque jamais vão nos entender, e mesmo assim continuam tentando.

Porque conseguem ainda ver nossa beleza, mesmo quando nós mesmos já somos incapazes de acreditar nisso.

Porque entendem equações, política, matemática, economia, e desconhecem o coração feminino.

Porque são amantes que só descansam quando nós temos (ou fingimos) prazer.
Porque conseguiram elevar o esporte a algo próximo a uma religião.

Porque jamais tem medo do escuro.

Porque insistem em consertar coisas que estão além de suas habilidades, e se dedicam a isso com o mesmo entusiasmo de um adolescente, e se desesperam quando não conseguem.

Porque são como romãs: grande parte é impossível digerir, mas as sementes são deliciosas.

Porque jamais ficam comentando o que o vizinho pode pensar.

Porque sabemos sempre o que estão pensando, e quando abrem a boca dizem exatamente o que imaginávamos.

Porque jamais sonharam em se torturar com saltos altos.

Porque adoram explorar nosso corpo, e conquistar nossa alma.

Porque uma garota de 14 anos pode deixá-los em silêncio, e uma mulher de 25 consegue domá-los sem muito esforço.

Porque são sempre atraídos por extremos: opulentos ou ascéticos, guerreiros ou monges, artistas ou generais.

Porque fazem o possível e o impossível para tentar esconder suas fragilidades.

Porque o maior medo de um homem é não ser um homem – o que jamais passa pela cabeça de uma mulher (não ser uma mulher).

Porque sempre terminam a comida que está no prato, e não sentem culpa por causa disso.

Porque acham uma graça imensa em temas completamente desinteressantes, como o que aconteceu no trabalho, ou marcas de carros.

Porque são dotados de ombros onde conseguimos dormir sem muito esforço.

Porque estão em paz com seus corpos, exceto pequenas e insignificantes preocupações a respeito de calvície e obesidade.

Porque tem uma coragem impressionante diante de insetos.

Porque jamais mentem sobre a idade que têm.

Porque apesar de tudo que tentam demonstrar, não conseguem viver sem uma mulher.

Porque quando dizemos a um deles “eu te amo”, sempre pedem para que a gente explique exatamente como

--------------------------------------

* HOMENS E MULHERES *
Diz Paulo Coelho:

Kristen, uma leitora, afirma que não sabemos absolutamente nada a respeito da natureza feminina, e elabora a lista a seguir:



1 – Nós, mulheres, já nascemos detetives. Aos nossos olhos, todos os homens são suspeitos, e suas aventuras terminarão sendo descobertas; é apenas uma questão de tempo.

2 – Mesmo que não estejamos apaixonadas por você, escutar “eu te amo” é um bálsamo para nossas almas. E se você não disser isso, vamos notar e vamos ficar tristes.

3 – A mesma coisa acontece com “você está linda”. Demora menos de dois segundos para pronunciar estas três palavras mágicas, que são capazes de transformar nossos pesadelos em verdadeiros contos de fadas.

4 – Se perguntarmos que roupa devemos usar, não fique chateado se decidirmos vestir exatamente o oposto que você escolheu; faz parte da nossa natureza.

5 – Em uma festa, somos capazes de escanear o salão em menos de um minuto, e saber quem nos interessa. Fique atento.

6 – Pensamos em sexo com a mesma compulsão que os homens, ou até mais. A única diferença é que não demonstramos isso.

7 – Se não aceitarmos imediatamente o convite para jantar em um primeiro encontro, não se preocupe; precisamos de alguns dias para perder os quilos extras que sempre julgamos estar destruindo nossas vidas.

8 – Mulheres sempre se lembram de tudo. Se você perguntar quando nos conhecemos, nenhuma de nós vai dizer: “em uma festa”. Diremos: foi em uma terça-feira, logo depois de um jantar onde foi servido salada e canja de galinha, você usava um paletó negro e seus sapatos eram de tal marca, etc.

9 – Por mais amor que sejamos capazes de dar, existem sete dias onde queremos estar longe de tudo e de todos. Você tem duas opções: amarrar-se em um poste e esperar que a tempestade passe, ou ir até a joalheria mais próxima e comprar um presente. Recomendamos a segunda opção. 16 fev excluir ۞ KĤΔŤ¥Δ I ۞
10 – Temos tanto poder de raciocínio como um homem. Mas não precisamos deixar isso evidente, ou você vai ficar inseguro. As mulheres que fizeram isso terminaram sozinhas.

11 – Adoramos todo tipo de cabelo no corpo masculino, embora a depilação seja a nossa tortura favorita.

12 – Detestamos fazer amor quando não estamos com vontade, mas fazemos assim mesmo, e você será incapaz de perceber a diferença.

12ª – Brinque com nossos animais domésticos e com nossas crianças, e brincaremos com você. Ignore-os, e nós o ignoraremos também.

14 – Mulheres são dotadas de visão Raio X. Podemos olhar para olhos negros, duros, e descobrir a criança que se esconde atrás deles. Podemos nos fixar em angelicais olhos azuis, e descobrir o demônio que está ali. Sabemos quando os homens estão fingindo dormir de cansaço, ou – o que é mais evidente – quando estão fingindo não dormir com outra pessoa.

15 – Nem todas as mulheres querem casamento e filhos. Muitas desejam apenas orgasmos e animais domésticos.

16 – Delicadeza, quando é genuína, é capaz de derreter nossos corações empedernidos.

17 – Se temos algum problema para discutir com você, não tente nos dar a solução, nós já temos. É apenas um pretexto para evitar que a relação termine em tédio.




Obs.:Um dos erros do ser humano, é tentar tirar da cabeça aquilo que não sai do coração...


Muita "LUZ" e Bjks!!!

Nenhum comentário: